FEUC Caloiros 2016/2017 - FEUC

DanielaFilipaRodrigues

Membro Caloiro
Matrícula
4 Agosto 2016
Curso
Economia
Instituição
Faculdade Economia Coimbra
A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra é composta por 4 licenciaturas : Economia, Gestão, Relações Internacionais e Sociologia.

Este tópico é essencialmente para responder a duvidas ou dar informações a quem tem duvidas sobre um determinado curso :)

Gostaria que me explicassem melhor com funciona o curso de Gestão nesta universidade. Os professores são bons, explicam bem e estão disponíveis para os alunos? O material de estudo é facilmente adquirido? Como são as praxes? O que gostam mais e o que gostam menos. O que acham que o curso feito na UC é melhor em relação às outras universidades. Estou indecisa entre a UC e a UÉ e gostaria de saber o que é que a UC é melhor em relação à UÉ neste curso. Obrigada :)

• Like
Reactions: Deleted member 4272
Boa tarde, gostava que me esclarecessem certas dúvidas, relativamente às diferenças que existem entre o curso de gestão na FEP e na FEUC, ao nível de dificuldades, aprendizagem e saída profissional, obrigada

Boa tarde, gostava que me esclarecessem certas dúvidas, relativamente às diferenças que existem entre o curso de gestão na FEP e na FEUC, ao nível de dificuldades, aprendizagem e saída profissional, obrigada
Só te consigo responder quanto às saídas profissionais... a FEP está no top nacional de faculdades de Economia/Gestão, o que não acontece com a FEUC, pelo que é relativamente mais fácil sair da FEP já com emprego do que seria com a FEUC. Tirando isso, as opções profissionais que te dão são as mesmas.

• Like
Reactions: RMoon99
Gostaria que me explicassem melhor com funciona o curso de Gestão nesta universidade. Os professores são bons, explicam bem e estão disponíveis para os alunos? O material de estudo é facilmente adquirido? Como são as praxes? O que gostam mais e o que gostam menos. O que acham que o curso feito na UC é melhor em relação às outras universidades. Estou indecisa entre a UC e a UÉ e gostaria de saber o que é que a UC é melhor em relação à UÉ neste curso. Obrigada :)

Eu sou de Economia, mas algumas disciplinas são as mesmas que as de gestão. Cada professor tem um horario de atendimento no seu gabinete, e podes marcar outros horários com eles. Quanto ao material de estudo a nível de livros são recomendados livros que estão disponiveis na biblioteca. Quanto às praxes, na FEUC as praxes não são pesadas é tudo muito porreiro.
Comparando a UC com Évora, acredito que a UC acabe por ser melhor, tem bons professores, e acaba por ter mais prestigio por ser a Universidade de Coimbra. Quanto a outras universidades não sei, mas acredito que não seja muito má como algumas pessoas dizem, tendo em conta o que amigos meus de outras universidades falam :)
--- Post atualizado ---
Eu também que concordo que é mais o prestigio da FEP a grande diferença. Tenho uma amiga lá, e pelo que fala a nível de disciplinas não há muita diferença e de dificuldade também não, a FEUC é exigente. Quanto a saídas profissionais dá para o mesmo, apenas é a questão do prestigio da FEP que altera as coisas.

estou a pensar candidatar-me a sociologia na feuc.
alguém me pode dar mais informações concretas sobre o curso, componentes teóricas e práticas e métodos de avaliação?
obrigada

estou a pensar candidatar-me a sociologia na feuc.
alguém me pode dar mais informações concretas sobre o curso, componentes teóricas e práticas e métodos de avaliação?
obrigada
Olá, estive no curso durante 1 mês (eu queria economia, nada parecido, mesmo), não sei se te posso ajudar muito, mas pela minha curta experiencia e pelas amigas que tenho lá, tem uma forte componente teórica, contudo é prática da feuc, existirem aulas práticas e teóricas de cada disciplina (ou então são teórico-praticas). Quanto aos métodos de avaliação, podes analisar para cada disciplina no site da faculdade: Cursos - UC.PT ainda não é o do próximo ano, mas não há-de de alterar muito. Espero ter ajudado :)

Queria muito entrar na FEUC em Sociologia porém tudo conspira contra: tenho apenas 5 décimas a mais que o último colocado em 2016 e sou de Setúbal e não houve ninguém de Setúbal a ingressar neste curso nessa faculdade, no ano anterior. Isso poderá pôr em desvantagem não é? É uma pena porque sociologia quis desde de sempre contudo Coimbra só "descobri" recentemente que quero ir para lá.

Queria muito entrar na FEUC em Sociologia porém tudo conspira contra: tenho apenas 5 décimas a mais que o último colocado em 2016 e sou de Setúbal e não houve ninguém de Setúbal a ingressar neste curso nessa faculdade, no ano anterior. Isso poderá pôr em desvantagem não é? É uma pena porque sociologia quis desde de sempre contudo Coimbra só "descobri" recentemente que quero ir para lá.

Olá! A única desvantagem que pode haver são as 5 décimas, o facto de ninguém de setúbal ter ingressado não tem nada a ver.
Contudo se é mesmo o que queres, tenta na mesma, não tens nada a perder, o não está garantido, por isso podes ter uma surpresa e entrar, porque tudo depende das médias dos candidatos! Além de que tens mais 2 fases de candidatura, por isso não desistas!! Ainda tens hipotese!! Boa sorte, se precisares de alguma coisa dispõe!

Olá! A única desvantagem que pode haver são as 5 décimas, o facto de ninguém de setúbal ter ingressado não tem nada a ver.
Contudo se é mesmo o que queres, tenta na mesma, não tens nada a perder, o não está garantido, por isso podes ter uma surpresa e entrar, porque tudo depende das médias dos candidatos! Além de que tens mais 2 fases de candidatura, por isso não desistas!! Ainda tens hipotese!! Boa sorte, se precisares de alguma coisa dispõe!

Muito obrigada pela tua resposta, deixou-me mais descansada. Relativamente à média eu ainda tenho esperanças porque ela nunca subiu mais de 0,2 relativamente aos anos anteriores (2014,2015,2016). Também pode acontecer que eu tenha azar e este ano suba mais do que isso até né mas prefiro pensar positivo!

• Like
Reactions: rfultrastars
olá, boa noite! Alguém me consegue esclarecer sobre o curso de sociologia? a cadeira de introdução à economia tem muita matemática ou é algo mais do género de MACS (Matemática aplicada às ciências sociais)? quanto às saídas profissionais o que faz um sociólogo? pretendia um curso com uma vertente virada para a política, sociologia será uma boa opção tendo isso em conta? obrigada!