Caloiros 2016/2017

Status
Não está aberto para novas mensagens.
Não acho que seja esse o caso, acho que o número de notas superiores a 15 foram inferiores este ano em relação ao ano anterior. Mais ou menos, o número de alunos com notas iguais ou superiores a 15 este ano foi 9300 enquanto que no ano passado eu contei 11300 alunos nessas circunstâncias. Portanto acho que é seguro afirmar que as médias dos cursos que pedem apenas Matemática A como prova de ingresso iram descer, porque os alunos deste ano exercem uma menor pressão competitiva do que os do ano passado.

Dados:

2015 - http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/JNE/enes_hmlg2015_distrib2.pdf
2016 - http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/JNE/enes_hmlg2016_f1_distrib2.pdf
Atenção desceram em todos os valores, nao so em 15 e 14.... como podes costatar nesses graficos, os 19 desceram em 850 pessoa em relacao a 2015

1º - LLC, Universidade Nova de Lisboa
2º - LLC, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
3º - Tradução, Universidade Nova de Lisboa

Ps: rezem para que fique na 1ª opção, eu rezo por vocês.... :smile:
uma pergunta, porquê nova como primeira opção e flul em segundo?

1ª - Universidade de Lisboa: Administração Pública
2ª - Universidade de Coimbra: Administração Público-privada
3ª - Universidade do Minho: Administração Pública
4ª - Universidade de Lisboa:Administração Pública (pós-laboral)
5ª - Politécnico de Leiria: Administração Pública

Mais alguém para AP no ISCSP?
Olá, também é a minha primeira opção. Devo ficar colocada, achas que consegues entrar em AP?

• Like
Reactions: Beatriz Moura
Universidade do Porto - Ciências de Engenharia - Engenharia de Minas e Geoambiente
Instituto Politécnico do Porto - Engenharia Informática
Universidade do Minho - Optometria e Ciências da Visão
Universidade do Porto - Geologia
Universidade do Minho - Geologia

• Like
Reactions: saraferreirascf
Não acho que seja esse o caso, acho que o número de notas superiores a 15 foram inferiores este ano em relação ao ano anterior. Mais ou menos, o número de alunos com notas iguais ou superiores a 15 este ano foi 9300 enquanto que no ano passado eu contei 11300 alunos nessas circunstâncias. Portanto acho que é seguro afirmar que as médias dos cursos que pedem apenas Matemática A como prova de ingresso iram descer, porque os alunos deste ano exercem uma menor pressão competitiva do que os do ano passado.

Dados:

2015 - http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/JNE/enes_hmlg2015_distrib2.pdf
2016 - http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/JNE/enes_hmlg2016_f1_distrib2.pdf
Obrigado pelo fornecimento dos dados. Isto sim é ótimo para retirar conclusões.

• Like
Reactions: BlueApple
Alguém me pode esclarecer um pouco acerca do curso de reabilitação psicomotora?
Já me candidatei nas 6 opções a enfermagem, mas estou a ponderar alterar a candidatura e incluir esse curso, do que li pareceu-me ser bastante interessante ...

Última edição:
Só me consigo inscrever na 2ªfase, mas estou a pensar para já
1ªopção- quimica-FCUL
2ªopçao-química-NOVA LISBOA
as restantes opções deverei meter alguma coisa relacionada com bioquímica ou engenharia

Posso saber o porquê de escolheres na primeira opção química na FCUL, em vez de quimica aplicada na FCT UNL? Já agora, a minha primeira opção é quimica aplicada na FCT UNL!!

Olá pessoal, aqui vão as minhas opções:

1º - Quimica aplicada - FCT UNL
2º - Bioquímica - FCT UNL
3º - Matemática - FCUL
4º - Matemátia - FCT UNL
5º - Engenharia química - IST
6º - Matemática aplicada - FCUL

• Like
Reactions: Raquel
Se precisares de saber alguma coisa em relação ao curso de Gestão na UM, diz-me! Em relação ao ambiente é bastante calmo e não muito competitivo :)
Olá :)
Estou bastante indecisa ainda e pelo que vi, és capaz de ser a pessoa certa para me ajudar se puderes :)
Eu tenho dois grandes interesses: Direito e Gestão. Acontece que, por causa do exame de matemática, não devo conseguir entrar em gestão cá no Porto. Assim, estou a pensar ficar cá em Direito, mas, ao mesmo tempo, considero ir para gestão na UM. O problema é que não conheço ninguém que estude gestão lá para me mostrar os prós e os contras para uma melhor decisão da minha parte. Achas que podes ajudar-me nesse sentido? :)
Obrigada e desculpa!

Olá pessoal, aqui vão as minhas opções:

1º - Quimica aplicada - FCT UNL
2º - Bioquímica - FCT UNL
3º - Matemática - FCUL
4º - Matemátia - FCT UNL
5º - Engenharia química - IST
6º - Matemática aplicada - FCUL
Candidatei-me em segunda opção para a FCUL (Matemática) e em terceira Matemática aplicada. Quais são as tuas expectativas? Já agora desculpa a curiosidade: Qual é a tua nota de candidatura para Matemática?
Presumo que o que queiras realmente é Química aplicada. Boa sorte com isso.

Bem eu quero mesmo a força informática :tearsofjoy:
1- UNL - Engenharia Informática
2- UL- Engenharia informática
3- Instituto Universitário De Lisboa - Engenharia Informática
4 - UC - Engenharia Informática
5 - UA - Engenharia Informática
6- UNL - Engenharia Electromecânica e de computadores
Boa sorte a todos! :grin:

• Like
Reactions: saraferreirascf
Olá :)
Estou bastante indecisa ainda e pelo que vi, és capaz de ser a pessoa certa para me ajudar se puderes :)
Eu tenho dois grandes interesses: Direito e Gestão. Acontece que, por causa do exame de matemática, não devo conseguir entrar em gestão cá no Porto. Assim, estou a pensar ficar cá em Direito, mas, ao mesmo tempo, considero ir para gestão na UM. O problema é que não conheço ninguém que estude gestão lá para me mostrar os prós e os contras para uma melhor decisão da minha parte. Achas que podes ajudar-me nesse sentido? :)
Obrigada e desculpa!

Olá! Vou dizer-te quais são então, na minha opinião, até agora, os prós e contras :) Em relação aos prós: boas instalações, o ambiente não é muito competitivo, boa relação entre os colegas (principalmente se pertenceres á praxe), os professores são muito acessíveis e nota-se que há uma certa preocupação em ajudar os alunos, ocorrência de vários eventos que nos põem mais a par do mercado do trabalho e das empresas... Contras: sinceramente, o único contra que eu vejo é realmente o prestígio da UM, porque apesar de ser uma universidade que cada vez se sobressai mais, a verdade é que pelo menos eu, sinto que nós cá temos de fazer um esforço um pouco maior para nos diferenciarmos no mercado de trabalho, porque é sempre diferente quando se está nas grandes cidades, principalmente em assuntos de "business" pois as oportunidades são outras...

Se quiseres que eu te fale especificamente sobre mais alguma coisa é só dizeres, não me importo nada! :)

Olá! Vou dizer-te quais são então, na minha opinião, até agora, os prós e contras :) Em relação aos prós: boas instalações, o ambiente não é muito competitivo, boa relação entre os colegas (principalmente se pertenceres á praxe), os professores são muito acessíveis e nota-se que há uma certa preocupação em ajudar os alunos, ocorrência de vários eventos que nos põem mais a par do mercado do trabalho e das empresas... Contras: sinceramente, o único contra que eu vejo é realmente o prestígio da UM, porque apesar de ser uma universidade que cada vez se sobressai mais, a verdade é que pelo menos eu, sinto que nós cá temos de fazer um esforço um pouco maior para nos diferenciarmos no mercado de trabalho, porque é sempre diferente quando se está nas grandes cidades, principalmente em assuntos de "business" pois as oportunidades são outras...

Se quiseres que eu te fale especificamente sobre mais alguma coisa é só dizeres, não me importo nada! :)
Para te ser sincera, o meu principal receio é desmotivar no curso e acabar por desistir. Digo isto porque eu sou muito boa a disciplinas teóricas, mas a matemática sou apenas uma aluna média, o que penso que me possa prejudicar bastante num curso como o de gestão. Não sei muito bem como é a componente matemática do curso, se é muito difícil, se uma aluna média a matemática se safa nessas cadeiras. Tenho algum medo de arriscar ir para fora e depois, não 'dar conta do recado' da melhor forma. :/

17,2, só se a média subir 8 décimas é que não entro. acho que isso não deve acontecer. Qual é a tua?
A minha é de apenas 162.2 por isso não vou entrar :( (mas é essa a minha priemira opção). Mas parabens para ti , com essa média entras com certeza :)

Para te ser sincera, o meu principal receio é desmotivar no curso e acabar por desistir. Digo isto porque eu sou muito boa a disciplinas teóricas, mas a matemática sou apenas uma aluna média, o que penso que me possa prejudicar bastante num curso como o de gestão. Não sei muito bem como é a componente matemática do curso, se é muito difícil, se uma aluna média a matemática se safa nessas cadeiras. Tenho algum medo de arriscar ir para fora e depois, não 'dar conta do recado' da melhor forma. :/

É assim, eu este ano (1º) tive 10 cadeiras e só 3 são 100% teórica, de resto... há 4 são teóricas, no entanto, elas envolvem fórmulas que não exigem que se seja top a matemática para saber usá-las, basicamente as fórmulas complementam e auxiliam no estudo da teoria... Nas restantes 3 cadeiras são matemática a 100%, mas 2 delas são as cadeiras em que o pessoal tira melhores notas, porque basicamente é matéria de 12º (até são ligeiramente mais fáceis que a do 12º eheh)

Por isso, eu diria-te para não te preocupares tanto assim com a matemática... eu acho que o importante mesmo é gostares do que estás a estudar, porque caso contrário é meio caminho andado para o desastre, mas se achas que gestão tem a ver contigo, não vejo porque não haverás de arriscar :)
Mais alguma coisa e já sabes que podes perguntar!

O problema é que não há nada parecido e receio que isso possa complicar a transferência. De qualquer das formas vou tentar. Obrigada!!

Olá @dianafts
Porque não Ciências da Informação, Línguas Aplicadas, História ou até mesmo Línguas, Literaturas e Culturas! Tudo ai na FLUP?

No limite, ja viste os cursos do iscap? Comunicação Empresarial ou Assessoria e Tradução?

• Like
Reactions: Anabela Soares
Status
Não está aberto para novas mensagens.