Alguém aqui vai ou anda no curso de engenharia eletrotécnica e de computadores?
Quem já anda podem dizer como é o curso no FCT?
Uma pequena Overview.
Primeiro semestre:
Análise Matemática I - Continuação da matemática do secundário, depois piora um bocado e depois melhora bastante. Comigo foi assim. Mas de qualquer das formas este ano o regente vai ser certamente melhor que a da minha altura. Tem 3 testes.
Álgebra Linear e Geometria Analítica- É engraçado. Trabalhas com matrizes. E os testes costumam ser quase iguais aos dos anos anteriores. Tem 3 testes.
Desenho Assistido por Computador- Vais aprender a projetar circuitos de iluminação e de tomadas em casas e depois mais para o fim aprendes a fazer umas contas para perceber quantas lâmpadas e de que potência deves usar num certo espaço (por ex. num armazém). Trabalhas com AutoCAD e com o DIALux, salvo erro. Não há testes, só dois trabalhos individuais e os restantes são em grupos de 2 ou 3 (1 trabalho por semana).
Programação de Microprocessadores- É bastante difícil, talvez a pior disciplina do primeiro ano. Mas faz-se. Vais fazer vários programas ao longo do semestre e no fim o trabalho final costuma ser um pouco complicado. Os testes também não costumam ser lá muito engraçados. Vais trabalhar com um editor de texto para Linux chamado gedit e vais usar um livro chamado Linguagem C do Luís Damas, que podes levar para os testes. Costuma ter 3 testes.
Sistemas Lógicos I - É uma disciplina engraçada também. Trabalhas com circuitos lógicos. Há 2 testes e costumam ser acessíveis. O trabalho final é que é preciso um pouco mais de cuidado mas também não é mau de todo. O trabalho é feito num programa chamado Xilinx.
Segundo semestre:
Algoritmos e Estruturas de Dados - Continuação de PM. Aprendes mais umas coisinhas de programação linguagem C e fazes alguns trabalhos. Também tem trabalho final. Usas um programa chamado Eclipse. Tem 2 testes.
Análise Matemática II - Um pouco mais difícil que a I na minha opinião. Mas gostei muito mais da matéria, achei muito mais interessante e até gostava mais de estudar para esta do que para a I. Basicamente, trabalhas com funções do tipo f(x,y) (IR2 e IR3). Tem 3 testes.
Física I - Dás sobretudo mecânica. Não gostei. É tudo muito à sorte. Testes de escolha múltipla sem descontar. Não há aulas de exercícios quase nenhumas e é muito fácil uma pessoa perder-se, principalmente eu que nunca fui muito bom a física. E as aulas teóricas também não eram propriamente boas. De qualquer forma tens acesso ao documento que tem todas as escolhas múltiplas que podem aparecer nos testes. Tem é 600 e tal páginas de questões e nos testes aparecem 20 perguntas. Tem 2 testes.
Sistemas Lógicos II - Adorei. O trabalho final é construir um microcomputador em software, usando o Xilinx novamente. Esse trabalho vai sendo feito ao longo das aulas práticas no semestre. Não é preciso perder dias a fio com aquilo fora das aulas. Os testes são de escolha múltipla. 10 questões a valer 2 valores cada. Cada uma que se erra desconta meio valor. Mas não é difícil ter boa nota, eles deixam levar uma folha A4 frente e verso com apontamentos. Tem 2 testes.
Teoria de Circuitos Elétricos - Aprendes a analisar circuitos com fontes de tensão, corrente, resistências, condensadores e bobines, através de cálculos. Calcular tensões, correntes, etc... Não há trabalho final, há 3 trabalhos ao longo do semestre que são feitos nas aulas práticas com a ajuda dos professores. Tem 2 testes.
Espero ter ajudado. Qualquer coisa, pergunta.