FCTUNL Caloiros 2017/2018 - FCT UNL

TiagoMartins

Membro
Matrícula
18 Junho 2017
Curso
Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente
Eu sou um dos futuros caloiros deste ano na FCT, achei por bem criar este tópico para veteranos e/ou doutores nos darem conselhos, para começar a conhecer pessoal caloiro também, e partilhar informações.
Porque depois destes 12 trabalhosos anos. NÓS MERECEMOS a loucura.

Eu sou um dos futuros caloiros deste ano na FCT, achei por bem criar este tópico para veteranos e/ou doutores nos darem conselhos, para começar a conhecer pessoal caloiro também, e partilhar informações.
Porque depois destes 12 trabalhosos anos. NÓS MERECEMOS a loucura.

Vais necessariamente conhecer gente logo nas primeiras aulas teóricas e práticas. Tenta juntar-te a outras pessoas que te pareçam sozinhas. Aproveita bem a semana do caloiro :)

• Like
Reactions: TiagoMartins
Vais necessariamente conhecer gente logo nas primeiras aulas teóricas e práticas. Tenta juntar-te a outras pessoas que te pareçam sozinhas. Aproveita bem a semana do caloiro :)
Alguém aqui vai ou anda no curso de engenharia eletrotécnica e de computadores?

Quem já anda podem dizer como é o curso no FCT?

• Like
Olá! Eu muito provavelmente ( se o Universo passar a conspirar comigo e não contra mim), vou entrar em engenharia de micro e nanotecnologias. alguém do curso me pode dar uma ideia de como são os horários do curso e como ele é? do que li do plano curricular adorei o curso mas era giro ter alguém com a derradeira experiência

Uma pequena Overview.

Primeiro semestre:

Análise Matemática I - Continuação da matemática do secundário, depois piora um bocado e depois melhora bastante. Comigo foi assim. Mas de qualquer das formas este ano o regente vai ser certamente melhor que a da minha altura. Tem 3 testes.
Álgebra Linear e Geometria Analítica- É engraçado. Trabalhas com matrizes. E os testes costumam ser quase iguais aos dos anos anteriores. Tem 3 testes.
Desenho Assistido por Computador- Vais aprender a projetar circuitos de iluminação e de tomadas em casas e depois mais para o fim aprendes a fazer umas contas para perceber quantas lâmpadas e de que potência deves usar num certo espaço (por ex. num armazém). Trabalhas com AutoCAD e com o DIALux, salvo erro. Não há testes, só dois trabalhos individuais e os restantes são em grupos de 2 ou 3 (1 trabalho por semana).
Programação de Microprocessadores- É bastante difícil, talvez a pior disciplina do primeiro ano. Mas faz-se. Vais fazer vários programas ao longo do semestre e no fim o trabalho final costuma ser um pouco complicado. Os testes também não costumam ser lá muito engraçados. Vais trabalhar com um editor de texto para Linux chamado gedit e vais usar um livro chamado Linguagem C do Luís Damas, que podes levar para os testes. Costuma ter 3 testes.
Sistemas Lógicos I - É uma disciplina engraçada também. Trabalhas com circuitos lógicos. Há 2 testes e costumam ser acessíveis. O trabalho final é que é preciso um pouco mais de cuidado mas também não é mau de todo. O trabalho é feito num programa chamado Xilinx.

Segundo semestre:

Algoritmos e Estruturas de Dados - Continuação de PM. Aprendes mais umas coisinhas de programação linguagem C e fazes alguns trabalhos. Também tem trabalho final. Usas um programa chamado Eclipse. Tem 2 testes.
Análise Matemática II - Um pouco mais difícil que a I na minha opinião. Mas gostei muito mais da matéria, achei muito mais interessante e até gostava mais de estudar para esta do que para a I. Basicamente, trabalhas com funções do tipo f(x,y) (IR2 e IR3). Tem 3 testes.
Física I - Dás sobretudo mecânica. Não gostei. É tudo muito à sorte. Testes de escolha múltipla sem descontar. Não há aulas de exercícios quase nenhumas e é muito fácil uma pessoa perder-se, principalmente eu que nunca fui muito bom a física. E as aulas teóricas também não eram propriamente boas. De qualquer forma tens acesso ao documento que tem todas as escolhas múltiplas que podem aparecer nos testes. Tem é 600 e tal páginas de questões e nos testes aparecem 20 perguntas. Tem 2 testes.
Sistemas Lógicos II - Adorei. O trabalho final é construir um microcomputador em software, usando o Xilinx novamente. Esse trabalho vai sendo feito ao longo das aulas práticas no semestre. Não é preciso perder dias a fio com aquilo fora das aulas. Os testes são de escolha múltipla. 10 questões a valer 2 valores cada. Cada uma que se erra desconta meio valor. Mas não é difícil ter boa nota, eles deixam levar uma folha A4 frente e verso com apontamentos. Tem 2 testes.
Teoria de Circuitos Elétricos - Aprendes a analisar circuitos com fontes de tensão, corrente, resistências, condensadores e bobines, através de cálculos. Calcular tensões, correntes, etc... Não há trabalho final, há 3 trabalhos ao longo do semestre que são feitos nas aulas práticas com a ajuda dos professores. Tem 2 testes.

Espero ter ajudado. Qualquer coisa, pergunta.

Uma pequena Overview.

Primeiro semestre:

Análise Matemática I - Continuação da matemática do secundário, depois piora um bocado e depois melhora bastante. Comigo foi assim. Mas de qualquer das formas este ano o regente vai ser certamente melhor que a da minha altura. Tem 3 testes.
Álgebra Linear e Geometria Analítica- É engraçado. Trabalhas com matrizes. E os testes costumam ser quase iguais aos dos anos anteriores. Tem 3 testes.
Desenho Assistido por Computador- Vais aprender a projetar circuitos de iluminação e de tomadas em casas e depois mais para o fim aprendes a fazer umas contas para perceber quantas lâmpadas e de que potência deves usar num certo espaço (por ex. num armazém). Trabalhas com AutoCAD e com o DIALux, salvo erro. Não há testes, só dois trabalhos individuais e os restantes são em grupos de 2 ou 3 (1 trabalho por semana).
Programação de Microprocessadores- É bastante difícil, talvez a pior disciplina do primeiro ano. Mas faz-se. Vais fazer vários programas ao longo do semestre e no fim o trabalho final costuma ser um pouco complicado. Os testes também não costumam ser lá muito engraçados. Vais trabalhar com um editor de texto para Linux chamado gedit e vais usar um livro chamado Linguagem C do Luís Damas, que podes levar para os testes. Costuma ter 3 testes.
Sistemas Lógicos I - É uma disciplina engraçada também. Trabalhas com circuitos lógicos. Há 2 testes e costumam ser acessíveis. O trabalho final é que é preciso um pouco mais de cuidado mas também não é mau de todo. O trabalho é feito num programa chamado Xilinx.

Segundo semestre:

Algoritmos e Estruturas de Dados - Continuação de PM. Aprendes mais umas coisinhas de programação linguagem C e fazes alguns trabalhos. Também tem trabalho final. Usas um programa chamado Eclipse. Tem 2 testes.
Análise Matemática II - Um pouco mais difícil que a I na minha opinião. Mas gostei muito mais da matéria, achei muito mais interessante e até gostava mais de estudar para esta do que para a I. Basicamente, trabalhas com funções do tipo f(x,y) (IR2 e IR3). Tem 3 testes.
Física I - Dás sobretudo mecânica. Não gostei. É tudo muito à sorte. Testes de escolha múltipla sem descontar. Não há aulas de exercícios quase nenhumas e é muito fácil uma pessoa perder-se, principalmente eu que nunca fui muito bom a física. E as aulas teóricas também não eram propriamente boas. De qualquer forma tens acesso ao documento que tem todas as escolhas múltiplas que podem aparecer nos testes. Tem é 600 e tal páginas de questões e nos testes aparecem 20 perguntas. Tem 2 testes.
Sistemas Lógicos II - Adorei. O trabalho final é construir um microcomputador em software, usando o Xilinx novamente. Esse trabalho vai sendo feito ao longo das aulas práticas no semestre. Não é preciso perder dias a fio com aquilo fora das aulas. Os testes são de escolha múltipla. 10 questões a valer 2 valores cada. Cada uma que se erra desconta meio valor. Mas não é difícil ter boa nota, eles deixam levar uma folha A4 frente e verso com apontamentos. Tem 2 testes.
Teoria de Circuitos Elétricos - Aprendes a analisar circuitos com fontes de tensão, corrente, resistências, condensadores e bobines, através de cálculos. Calcular tensões, correntes, etc... Não há trabalho final, há 3 trabalhos ao longo do semestre que são feitos nas aulas práticas com a ajuda dos professores. Tem 2 testes.

Espero ter ajudado. Qualquer coisa, pergunta.

Muito obrigado pela resposta!
Só mais uma coisa... pode dar a sua opinião em relação á faculdade em si (infraestruturas), ambiente entre alunos e com os professores, e a qualidade de ensino ministrado pelos professores?

Muito obrigado pela resposta!
Só mais uma coisa... pode dar a sua opinião em relação á faculdade em si (infraestruturas), ambiente entre alunos e com os professores, e a qualidade de ensino ministrado pelos professores?

Podes tratar por tu.
As infraestruturas são muito agradáveis. Há edifícios mais novos/bonitos/melhores que outros. Ainda assim há sempre um ou outro defeito a apontar. Mas isso é o costume. O facto de haver zonas verdes e da faculdade ser grande cria um bom ambiente.
Não me posso queixar de todo do ambiente entre o pessoal. Há sempre aquele grupinho de meia dúzia de pessoas com as quais te dás melhor, mas não é por isso que não falas com outras pessoas. Existe muita entreajuda com trabalhos e tarefas nos grupos do facebook. Muita gente acaba por se conhecer também através daí.
Professores, depende. Há bons e maus como em qualquer lado. Há aqueles que têm prazer em chumbar pessoas e ficam felizes com a "desgraça" dos alunos, e há outros que até falas com eles por facebook quando precisares de perguntar alguma coisa.
A qualidade do ensino também depende dos professores e das regras do departamento da disciplina, mas no geral acho que é bastante boa. O departamento de física é que a malta costuma olhar um bocado de lado porque é tudo meio parvo. Desde professores, às regras, às aulas, ao modo como as coisas são feitas, etc...Mas pronto. Também são só 3 disciplinas de lá durante o curso inteiro, parece-me.
Vamos ser colegas?

• Like
Podes tratar por tu.
As infraestruturas são muito agradáveis. Há edifícios mais novos/bonitos/melhores que outros. Ainda assim há sempre um ou outro defeito a apontar. Mas isso é o costume. O facto de haver zonas verdes e da faculdade ser grande cria um bom ambiente.
Não me posso queixar de todo do ambiente entre o pessoal. Há sempre aquele grupinho de meia dúzia de pessoas com as quais te dás melhor, mas não é por isso que não falas com outras pessoas. Existe muita entreajuda com trabalhos e tarefas nos grupos do facebook. Muita gente acaba por se conhecer também através daí.
Professores, depende. Há bons e maus como em qualquer lado. Há aqueles que têm prazer em chumbar pessoas e ficam felizes com a "desgraça" dos alunos, e há outros que até falas com eles por facebook quando precisares de perguntar alguma coisa.
A qualidade do ensino também depende dos professores e das regras do departamento da disciplina, mas no geral acho que é bastante boa. O departamento de física é que a malta costuma olhar um bocado de lado porque é tudo meio parvo. Desde professores, às regras, às aulas, ao modo como as coisas são feitas, etc...Mas pronto. Também são só 3 disciplinas de lá durante o curso inteiro, parece-me.
Vamos ser colegas?

Para ser honesto eu pôs em primeiro lugar o técnico XD!

Mas duvido que lá entre por isso pus em segunda opção esta.

De qualquer das maneiras já percebi que o FCT também é uma boa faculdade e que também é uma boa opção

Mais uma vez obrigado por tudo!

Para ser honesto eu pôs em primeiro lugar o técnico XD!

Mas duvido que lá entre por isso pus em segunda opção esta.

De qualquer das maneiras já percebi que o FCT também é uma boa faculdade e que também é uma boa opção

Mais uma vez obrigado por tudo!

Sim, se fores para a FCT vais ficar muito bem também.
Se tiveres mais alguma questão, pergunta.
Boa sorte!

• Like
Olá! Eu muito provavelmente ( se o Universo passar a conspirar comigo e não contra mim), vou entrar em engenharia de micro e nanotecnologias. alguém do curso me pode dar uma ideia de como são os horários do curso e como ele é? do que li do plano curricular adorei o curso mas era giro ter alguém com a derradeira experiência

Olá!! Também me candidatei a nano como 1ª opção, por isso se calhar até vamos ser colegas! :)
E por acaso também estava curiosa para saber como é que são os horários...

Olá!! Também me candidatei a nano como 1ª opção, por isso se calhar até vamos ser colegas! :)

Se calhar vamos ter mesmo que esperar até lá para ver!! espero conhecer te por lá

• Like
Não sou de Nano mas os horários do 1º ano não fogem muito uns dos outros nas Engenharias. Vão ter 5 cadeiras em ambos os semestres, e uma cadeira entre os semestres. Essa cadeira dá-se entre fevereiro e março e serve como cadeira "extracurricular", por isso não entra no vosso horário de 1º nem de 2º semestre (tem horário próprio). Todos os cursos da faculdade têm e as turmas são sorteadas por malta de todos os cursos, o que é porreiro para conhecer gente nova e fazer amizades fora do curso que estão a tirar.
Horários em si nunca são muito puxados, com sorte têm um dia livre durante a semana, se não terão com certeza tardes e/ou manhãs livres. Pelo que sei do vosso futuro curso, no 1º semestre têm Análise 1 - no meu tempo eram 3 aulas teoricas de 1h cada por semana + 2 aulas práticas de 1,5h - Álgebra - 2 teóricas de 1,5h e 1 pratica de 2h - Física 1 - 2 teóricas 1h e 1 prática 2h. As outras 2 (Introdução às nanotecnologias e Química) não as tive não sei dizer ao certo, mas a carga horária de cada uma não deve fugir muito das outras, mas visto que Introdução às nanotecnologias é de 3 ECTS é certo ter menos horas semanais. A carga das cadeiras do 2º semestre também não deve fugir muito a isto. Por isso pronto, devem ter umas 20 e poucas horas semanais (pouco mais de 4h diárias fazendo a média), das quais mais de metade são aulas teóricas, em que normalmente não são obrigatórias, salvo uma ou outra excepção (só estou a passar informação, não vos quero influenciar a nada, só faltam se quiserem!). O 1º horário (do 1º semestre) é gerado pela faculdade aleatoriamente, por isso depende da vossa sorte se têm um horário melhor ou pior, mas nunca será nada de extremamente mau. A partir do 2º semestre (inclusive) são vocês que fazem o vosso horário (depois ficam a perceber como funciona isso, não vou tar aqui a explicar senão nunca mais me calo).
Espero ter-vos ajudado em alguma coisa. Boa sorte!

Se calhar vamos ter mesmo que esperar até lá para ver!! espero conhecer te por lá

Ola, tal como já respondido em cima as disciplinas que vão ter são:
Física I ( Mecânica e cinética , para quem teve Física 12 é parecido)
Analise Matemática I ( blabla teoremas e primitivas blablabla)
Álgebra Linear e Geometria Analítica ( faz-se bem e se for o mesmo professor que eu tive vão gostar )
Química B ( química 12 com mais umas coisas )
Introdução às Micro e Nanotecnologias ( é interessante e simples )

O meu horário este ano foi
Gyazo - 0d07463678cbe138ece406511333a82f.png
0d07463678cbe138ece406511333a82f

0d07463678cbe138ece406511333a82f

As aulas com tp ou p são obrigatórias e o horário pode ser diferente mas no primeiro semestre tem poucas variações.
No segundo semestre é complicado , mas depois iram perceber.
Eu vou agora para o 2º Ano de Nano se tiverem mais alguma duvida digam :)

Última edição:
Boa noite, eu pus Engenharia Biomédica como primeira opção mas quase de certeza que não vou entrar, o mais provável é entrar na FCT em Engenharia Física. Alguém me sabe dizer alguma coisa sobre o curso, professores, etc?
Obrigada!!

É a minha 2 opção ahahha
--- Post atualizado ---
Minha 1 opção, aff, mas n devo entrar

Boa noite, eu pus Engenharia Biomédica como primeira opção mas quase de certeza que não vou entrar, o mais provável é entrar na FCT em Engenharia Física. Alguém me sabe dizer alguma coisa sobre o curso, professores, etc?
Obrigada!!
O departamento de Física não está assim muito bem visto pelos alunos, há muitas queixas em relação aos professores, por serem professores à antiga, nada simpáticos e demasiado rígidos em relação à postura que um aluno deve ter na sala, mas também a maioria não tem assim muitas cadeiras de Física, por isso não te sei dizer se é tudo assim ou se há mais professores porreiros do que professores mais chatos, mas por experiência própria não gostei, mas mais uma vez só tive 1 cadeira desse departamento e não chega para tirar uma conclusão muito concreta. O curso é como os outros, está bem visto por fora, com isto não quero dizer mal do curso, apenas notei alguma diferença na maneira de ser da professora que apanhei, que no meu curso nunca experienciei. Mas mesmo que isto se confirme, vais gostar! O pessoal compensa estas chatices ;) Boa sorte, está quase!

Como é a a vida para um caloiro de 3º ano?
A semana de 11, que é marcada como "chegada de caloiros" é só matriculas do pessoal de 1º ano, correto?
Presumo que ai tenha de ir às aulas do que tenho de 2º e 3º ano.

Depois "Receção FCT"(dias 18 e 19) e "Receção AE" (20, 21 e 22), pressuponho que sejam um pseudo tour e praxe respetivamente. É isso?

Será que os vets levam a mal se andar a alternar entre aulas e esta praxe? Ao contrario dos caloiros de 1º ano, eu não estou dispensado das aulas todas.

PS: Estou a ver por aqui: https://www.fct.unl.pt/sites/default/files/documentos/Calendarios/Calendario_Escolar_17-18_1_ano.pdf

Como é a a vida para um caloiro de 3º ano?
A semana de 11, que é marcada como "chegada de caloiros" é só matriculas do pessoal de 1º ano, correto?
Presumo que ai tenha de ir às aulas do que tenho de 2º e 3º ano.

Depois "Receção FCT"(dias 18 e 19) e "Receção AE" (20, 21 e 22), pressuponho que sejam um pseudo tour e praxe respetivamente. É isso?

Será que os vets levam a mal se andar a alternar entre aulas e esta praxe? Ao contrario dos caloiros de 1º ano, eu não estou dispensado das aulas todas.

PS: Estou a ver por aqui: https://www.fct.unl.pt/sites/default/files/documentos/Calendarios/Calendario_Escolar_17-18_1_ano.pdf
Já sabes que cadeiras vais ter? Convém saberes porque 2º 3º 4º e 5º anos começam já dia 11, e se tens cadeiras de qualquer um desses anos convem saberes quais e onde há uma aula a que possas ir se não perdes logo 1 semana. Os profs, regra geral em informática, são fixes e compreensivos por isso não fiques com medo de aparecer numa aula que não estejas inscrito e falares com o prof no final para expores a tua situação. Aliás, eles saberão dizer-te melhor que eu o que deves fazer para te inscreveres numa turma, já que ainda não tens a matrícula na FCT feita.

Quanto às receções, ainda não vi o calendário mas provavelmente a Receção FCT será durante o dia, vamos ter o Desfile do Caloiro (que para mim é do melhor que esta faculdade tem, conheces muita gente, por isso aconselho-te a ires) que se realiza a tarde toda dum desses dias (ou 18 ou 19, como já disse ainda não olhei po calendario de festas). O outro dia deverá ser uma praxe qualquer, not sure about that, mas não será nada de mais. Depois tens a Receção tipo festa que já tens cartazes por ai, estas sim já são festas a sério com artistas e para durar a noite toda. Recomendo que vás, tens a opção de pagar 20€ pelos 4 dias ou ~9€ por dia se não quiseres ir os dias todos.

Nenhum veterano pode levar a mal o facto de seres caloiro e teres que ir a uma aula na altura da praxe, se levar a mal é otário e devia preocupar-se mais com o seu percurso académico e menos com a praxe, porque quem está mal é ele. Se isso acontecer vira-lhe as costas e vai à aula na mesma, acima de tudo estás ali para tirar o curso, não tens penalização nenhuma se não fores à praxe, seja em que dia for, apenas recomendo que vás ao máximo porque conheces muita gente que te pode vir ajudar ao longo do curso.
Mais alguma dúvida que tenhas diz que se souber esclarecer, esclareço. Abraço!

• Like
Reactions: claudiop