FCTUNL Caloiros 2017/2018 - FCT UNL

claudiop

Membro Caloiro
Matrícula
17 Janeiro 2016
Curso
Eng. Informática
Instituição
FCT - UNL
Já sabes que cadeiras vais ter?
YJaPrZm
YJaPrZm.png

Ficam ai a faltar duas cadeiras de 1º ano que ainda não tem vagas.
Já ouvi falar que AM II de informática é um bixo complicado, mas envolveria andar a aparecer e desaparecer da praxe todos os dias exceto quarta (se bem que as práticas para já devem de ser irrelevantes). O resto talvez não me incomode demasiado faltar.

Quanto às receções, ainda não vi o calendário mas provavelmente a Receção FCT será durante o dia, vamos ter o Desfile do Caloiro (que para mim é do melhor que esta faculdade tem, conheces muita gente, por isso aconselho-te a ires)
Vou tentar ir. Só não quero atropelar AM II teórico. Na pratica eu gostava de ir a todas as atividades académicas do inicio ao fim, mas não me posso dar ao luxo de reprovar a nada neste semestre e o medo reina.

Recomendo que vás ao máximo porque conheces muita gente que te pode vir ajudar ao longo do curso.
Essa até que era a minha principal razão de querer ir. Conhecer pessoal foi a única coisa que por ai alem tirei das praxes que já fiz (noutra faculdade).

Vou aparecer nas praticas das coisas sem conhecer ninguém, à espera que haja pessoal que pelo 2º/3º ano ainda não tenha grupos definidos antes das aulas... :/

Já na praxe apareço com uma t-shirt "SL turno x acusem-se!" :p

Já agora quando é que as cadeiras de 1º ano desbloqueiam para os repetentes?

Última edição:

Joao511

Membro
Matrícula
29 Março 2016
Curso
Eng. Informática
Instituição
FCT - NOVA
CGI é acessível, muito à base de javascript e HTML, não te assustes que faz-se bem.

Física por outro lado, é trabalhoso porque envolve Fisica 1 e 3, e a prof regente (se ainda for a mesma) não é nada simpática. Mas faz-se, vai às práticas e se te esforçares passas.

Sobre AM II, se fores acompanhando e fizeres muitos exercicios para preparação para o teste consegues passar, exercicios estes que vao ser feitos e corrigidos nas práticas (tenta ao máximo ir a todas as práticas, é onde arranjas correções). Se conseguires ir às teoricas melhor, mas se falhares algumas não será por aí que te lixas. Teóricas é basicamente analisar os slides, coisa que consegues fazer sozinho, possivelmente demorando um bocado mais de tempo a perceber mas consegues faze-lo. Repito, vai a todas as práticas.

Quanto às actividades diurnas (desfile inclusive) costumam ser à 4ª feira, dia em que por norma não há aulas à tarde, por isso, salvo raras excepções, não deverás ter que faltar a nada.

Sobre os grupos não te preocupes que muitos grupos são feitos em grupos de facebook, há sempre pessoal à procura e se não conheceres ninguém é fácil de te juntares a alguém. Ou então mal o professor fale do trabalho pergunta logo a um colega se já tem grupo e se não quer fazer contigo. Se quiser ainda bem, se não vai a outro. Se não perguntares só ficas a perder.

As cadeiras de 1º ano costumam aparecer quando os caloiros obtêm o horário, não te sei dizer o dia, mas assim que todos os alunos de 1º ano tiverem horário podes inscrever-te às cadeiras de 1º ano.

• Like
Reactions: claudiop

ruidoliveira

Membro Caloiro
Matrícula
9 Setembro 2017
Curso
Engenharia de Micro e Nanotecnologias
Instituição
FCT NOVA
Olá! Eu muito provavelmente ( se o Universo passar a conspirar comigo e não contra mim), vou entrar em engenharia de micro e nanotecnologias. alguém do curso me pode dar uma ideia de como são os horários do curso e como ele é? do que li do plano curricular adorei o curso mas era giro ter alguém com a derradeira experiência
É a minha 2 opção ahahha
--- Post atualizado ---

Minha 1 opção, aff, mas n devo entrar

Boas malta,

Estou atualmente no terceiro de ano do M.I. de Micro e Nanotecnologias. Se realmente entrarem, é com grande agrado que vos vamos receber (esperamos nós) da melhor forma possível! Como disse o Gil pouco atrás, as cadeiras de 1º ano são bastante "fazíveis", não têm razão para sentir medo da faculdade (ahah). A verdade é sim que é um período diferente das vossas vidas e se devem empenhar mais, mas com o empenho vem a recompensa. O ambiente na FCT é brutal e é a razão pela qual não desmoralizei após ter entrado em 4ª opção, pelo contrário, cada dia me sinto mais contente por estar onde estou. Festas, praxe, convívios... basicamente conseguem ter uma vida social fora daquilo que é a sala de aula, e a faculdade promove isso! A praxe na FCT é super integradora, e é algo que aconselho vivamente a experimentar. Normalmente as aulas práticas durante o primeiro ano são todas obrigatórias, com a exceção das aulas de exercícios que por vezes têm uma frequência mínima a atingir. Quanto às teóricas, a menos que algo mude, cabe a vós decidir se vale ou não a pena aparecer. Seja nos próximos dias, ou, se a colocação se confirmar mesmo, estejam 100% à vontade para perguntar as cenas mais absurdas que queiram perguntar. Este é o vosso momento ;)

Quanto ao trabalho desenvolvido pelos professores, investigadores, alunos e ex-alunos, é de topo, o patamar está bastante elevado. As Nanotecnologias são geralmente associadas ao futuro porque os dispositivos e engenhos equipados através deste tipo de métodos são muito à frente da nossa realidade. Outra coisa que acabam por ver é que toda a área é super versátil, e nunca vão ficar obrigados a trabalhar apenas numa área: síntese de materiais, microeletrónica, aplicações biomédicas, aplicações aerospaciais, etc. É, por isso, um curso em constante evolução e provavelmente os futuros caloiros irão continuar a sentir-se realizados ao entrar nesta odisseia ;)

Mais sobre a minha experiência em Nano:
Perspectivas em Movimento | Uniarea

• Like
Reactions: Pedro Gil Ferreira

Rubenra99

Membro Caloiro
Matrícula
27 Novembro 2017
Boas, estou interessado em Engenharia Civil no IST e na FCT. Alguém que me possa dar uma opinião sobre o cursos ou sobre s duas instituições em questão. Seria uma grande ajuda.

TiagoMartins

Membro
Matrícula
18 Junho 2017
Curso
Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente
Boas, estou interessado em Engenharia Civil no IST e na FCT. Alguém que me possa dar uma opinião sobre o cursos ou sobre s duas instituições em questão. Seria uma grande ajuda.
Eu estou na FCT, não no curso que queres mas também numa Engenharia!
Digo te q quanto a empregabilidade a FCT está a ganhar muito terreno, e nós temos umas "aulas" designadas por soft skills que as empresas prestam muito!
No IST só começas a ter cadeiras do curso, propriamente ditas, muito tarde!
N querendo puxar a brasa á minha sardinha, vê distância a casa, vê empregabilidade, gosto pessoal!
Tenho a dizer te que o ensino na FCT não é de todo facilitado! São bastante exigentes, mesmo. Mas existem professores extremamente simpáticos, temos um campus enorme, existe um ótimo clima em todas as areas na faculdade!

Sofia Luís

Membro
Matrícula
22 Junho 2017
Curso
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Instituição
FCT UNL
Boas! Alguém me poderá falar um bocadinho sobre engenharia eletrotecnica e de computadores na FCT? Duvido que consiga entrar tendo em conta o desastroso exame de matemática que o IAVE decidiu fazer 😊 Mas estou expectante em entrar na segunda fase
Post automatically merged:

E mais uma coisa, na primeira fase se entrar em ambiente (que com aquele exame horrível de matemática deve ser um dos cursos da FCT que consigo entrar) acham que consigo pedir transferencia e mudar para MIEEC? Apesar de só haver 2 cadeiras em comum? E como é que se faz transferências naquela faculdade? É após um ano ou pode-se mudar no semestre a seguir? Agradecia uma resposta, obrigada!

Última edição:
Matrícula
20 Janeiro 2017
Curso
Instituição
FCT NOVA
Boas! Alguém me poderá falar um bocadinho sobre engenharia eletrotecnica e de computadores na FCT? Duvido que consiga entrar tendo em conta o desastroso exame de matemática que o IAVE decidiu fazer 😊 Mas estou expectante em entrar na segunda fase

E mais uma coisa, na primeira fase se entrar em ambiente (que com aquele exame horrível de matemática deve ser um dos cursos da FCT que consigo entrar) acham que consigo pedir transferencia e mudar para MIEEC? Apesar de só haver 2 cadeiras em comum? E como é que se faz transferências naquela faculdade? É após um ano ou pode-se mudar no semestre a seguir? Agradecia uma resposta, obrigada!
Olá! Não é fácil mas tudo se faz com algum trabalho! O ambiente entre o pessoal é excelente, os professores (regra geral) são muito acessíveis e dispostos a ajudar-te. Regra geral, as disciplinas ligadas a matemática fazem-se por 3 testes e as disciplinas ligadas mesmo ao curso fazem-se por testes e um trabalho final. A faculdade é enorme, tem imensas zonas de lazer e de relva onde podes aproveitar para descansar. Se entrares em 1ª fase em Ambiente, podes tentar 2ª fase para Eletro, não precisas de esperar um ano. Se quiseres saber mais alguma coisa em concreto, pergunta!

Sofia Luís

Membro
Matrícula
22 Junho 2017
Curso
Instituição
FCT UNL
Desde já obrigada pela rápida resposta! Pois, já ouvi falar que não é um curso nada fácil e que há algumas pessoas a desistir. Também sei que é um curso mais abrangente que informática, achas que é uma vantagem para quem está indeciso entre esses dois cursos? Mais uma coisa, achas que é complicado para alguém que vá para eletro/informática sem bases nenhumas de programar?

Matrícula
20 Janeiro 2017
Curso
Instituição
FCT NOVA
Desde já obrigada pela rápida resposta! Pois, já ouvi falar que não é um curso nada fácil e que há algumas pessoas a desistir. Também sei que é um curso mais abrangente que informática, achas que é uma vantagem para quem está indeciso entre esses dois cursos? Mais uma coisa, achas que é complicado para alguém que vá para eletro/informática sem bases nenhumas de programar?
Sim, acho que sim, mas depende do teu gosto. Informática trabalha à base de software, enquanto em eletro além disso, tem telecomunicações, eletrónica, energias, controlo e sistemas digitais.
Eu fui exatamente assim para lá. Sofri um bocado mas sobrevivi. Se tiveres a certeza que é eletro na nova que queres, recomendo-te a comprar ou arranjar o livro "Linguagem C" do Luís Damas e a ires lendo e fazendo os exemplos do livro sozinha. É meio caminho andado para não sentires tanto o impacto quando começarem as aulas da disciplina de programação do 1º semestre do curso. Vais acabar por ter que arranjar o livro para as aulas. Na página anterior desta discussão tens um breve resumo de todas as disciplinas de 1º ano que fiz para um colega teu o ano passado.

Sofia Luís

Membro
Matrícula
22 Junho 2017
Curso
Instituição
FCT UNL
Pois, mas acho que estou mais inclinada para eletrotecnica porque tem a parte da robótica. Obrigada mais uma vez por responderes às minhas perguntas! Espero mesmo conseguir entrar na segunda fase! Tenho média de 15,08 (secundário + exame FQ, porque ainda não fiz de matemática). Achas que consigo? O ano passado foi 14,68. Tenho medo que este ano suba

Matrícula
20 Janeiro 2017
Curso
Instituição
FCT NOVA
Esqueci-me dessa área... My bad.
Na boa!
Eu acho que é muito possível. Não acredito que este ano suba muito, fala-se tão mal do exame de matemática...

Sofia Luís

Membro
Matrícula
22 Junho 2017
Curso
Instituição
FCT UNL
Ok, por enquanto foram essas as minhas dúvidas. Obrigada 😊

Miguel245

Membro
Matrícula
6 Julho 2017
Curso
Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Instituição
FCT-NOVA

Olá.

Em relação ao pedido de transferência sei, por colegas meus que estão nessa situação, como funciona para mudares no ano a seguir á entrada na faculdade: basicamente tens um periodo de inscrição em julho, sendo que quando fazes o pedido de transferência, a tua "nota de candidatura" será com a média do secundário + média das cadeiras do primeiro ano (aqui não sei se só importa as cadeiras em equivalência com o curso que queres ou se todas importam), por isso convém ter boas notas no 1ºano se tiveres intenção de mudares de curso, até porque só costuma haver 4 ou 5 vagas para transferências, mas como são mais as pessoas que querem sair de eletro no 1ºano do que aquelas que querem entrar (na minha opniao), as probabilidades são maiores do que se quisesses ir para biomédica.

Outra opção é entrares na segunda fase de candidaturas ao ensino superior, o que seria mais facil.

Em relação ao facto de ambiente ter só duas cadeiras em comum com eletro, não é um problema tão grande assim, porque no segundo semestre podes fazer cadeiras de eletro (provavelmente seria Teoria dos circuitos eletricos e Análise matemática II B) e tenho ideia que até duas cadeiras extras não te cobram nada mas isso não tenho a certeza.

Resumindo...se te esforçares para isso, mudar de curso é possivel mas não desistas, tenta primeiro entrar em eletro pela candidatura ao ensino superior e depois logo se vê!

• Like
Reactions: Pedro_Albuquerque

Sofia Luís

Membro
Matrícula
22 Junho 2017
Curso
Instituição
FCT UNL
E, por acaso, sabes se nessa nota de candidatura do secundário que conta para as transferências do curso, entram os exames da 1 ou 2 fase? Esta dúvida já é muito específica, por isso é normal se não souberes. Sim, entrar na segunda fase era muitooo melhor xD espero mesmo que tire uma nota superior a 17 a matemática na 2 fase, assim já estava numa posição mais confortável, mesmo com a redução de 5% das vagas. E mais uma coisa, disseste que no segundo semestre posso fazer cadeiras de eletro mesmo estando em ambiente? Como assim? xD

Miguel245

Membro
Matrícula
6 Julho 2017
Curso
Instituição
FCT-NOVA
E, por acaso, sabes se nessa nota de candidatura do secundário que conta para as transferências do curso, entram os exames da 1 ou 2 fase? Esta dúvida já é muito específica, por isso é normal se não souberes. Sim, entrar na segunda fase era muitooo melhor xD espero mesmo que tire uma nota superior a 17 a matemática na 2 fase, assim já estava numa posição mais confortável, mesmo com a redução de 5% das vagas. E mais uma coisa, disseste que no segundo semestre posso fazer cadeiras de eletro mesmo estando em ambiente? Como assim? xD

Pois essa parte já não sei XD mas vai a este link:
Reingressos, Mudança de par instituição/curso
para saberes mais informações sobre essa questão

já agora á bocado disse que só costumam haver 4/5 vagas para transferencias , mas afinal para eletro á 10 o que é melhor para ti porque tens mais chances.

sim podes fazer cadeiras de eletro mesmo também em ambiente (evidentemente que existem restrições/regras para tal), por exemplo, eu tenho uma colega minha que quer ir para biomédica e por isso no segundo semestre fez a cadeira de Desenho técnico que é uma cadeira de biomédica e não de eletro. Tenho ideia de que até duas cadeiras extras eles não cobram nada, mas se decidisses fazer 3, cobram 100 euros se não me engano mas esta ultima parte não tenho a certeza.

No teu caso só poderias fazer Teoria dos Circuitos Eletricos e Análise Matemática II-B (se bem que acho que a Análise Matemática II-C de ambiente dá equivalência mas isso também não tenho a certeza), porque Sistemas Lógicos II tem precedência com Sistemas Lógicos I (cadeira do primeiro semestre) e Estrutura de Dados tem precedência com Programação de Microprocessdores (cadeira de 1ºsemestre). Temos também fisica I no segundo semestre mas os de ambiente também por isso mais uma cadeira em comum com eletro.

Sofia Luís

Membro
Matrícula
22 Junho 2017
Curso
Instituição
FCT UNL
Não fazia ideia que isso dava para fazer, ainda bem que me dizes! Ou seja, achas que é melhor ir para eletrotecnica noutra faculdade ou ficar em ambiente (que muito provavelmente irei detestar) e pedir transferência, mesmo havendo a possibilidade de não conseguir? (Isto se não conseguir entrar na 2 fase)

Miguel245

Membro
Matrícula
6 Julho 2017
Curso
Instituição
FCT-NOVA
Não fazia ideia que isso dava para fazer, ainda bem que me dizes! Ou seja, achas que é melhor ir para eletrotecnica noutra faculdade ou ficar em ambiente (que muito provavelmente irei detestar) e pedir transferência, mesmo havendo a possibilidade de não conseguir? (Isto se não conseguir entrar na 2 fase)

A resposta a essa pergunta é muito relativa e depende de muitos factores, nomeadamente da tua area de residencia.

Sofia Luís

Membro
Matrícula
22 Junho 2017
Curso
Instituição
FCT UNL
Pois, mas o melhor é dar o meu máximo neste exame e depois logo se vê o que faço xD mas muito obrigada por todo o esclarecimento!! 😊