Caloiros 2018/2019

Status
Não está aberto para novas mensagens.
Lá por a propaganda ser muito apelativa, não quer dizer que seja verdade, e muito menos quer dizer que a tenhas de tomar como tal...

Exatamente!!!! uma coisa é a propaganda para o candidato, outra é a realidade como aluno nessa faculdade. Nem tudo é um mar de rosas, futuros universitários.

Por causa desse tal "prestígio" que falam, as universidades do Algarve e da Beira Interior são um bocadito olhadas de lado sem razão. Uma coisa é não termos possibilidades ou não dar jeito nenhum entrar nessas universidades, tendo em conta a situação e localização do candidato no país, outra é apontar o dedo que são instituições com "menos prestígio", porque os últimos colocados dos cursos têm médias menores, ou pq estão mais deslocadas da capital, piores acessos, that doesn't mean a thing..

Em que medida é que achas que não é um bom sítio para aprender?

ninguém disse isso. pelo menos, no meu entendimento!

• Like
Reactions: JoanaCC
Lol, o pessoal do dia aberto não ia falar mal da faculdade, não é? (Já agora, também fui ao IST e não achei as instalações nada de especial, de todo...)

Lol, o pessoal do dia aberto não ia falar mal da faculdade, não é? (Já agora, também fui ao IST e não achei as instalações nada de especial, de todo...)

já deviam de saber que no dia aberto é pra "vender o peixe" como deve ser :tearsofjoy::tearsofjoy: claro que só vão mostrar as maravilhas, os podres ficam pra depois :sweatsmile:

Aqui na minha Terra nunca ouvi falar da FEUP sempre se falou que a melhor universidade para engenharias é o Técnico. Se é verdade eu não sei, mas que é muito bem reconhecida é.

• Like
Reactions: davis
Aqui na minha Terra nunca ouvi falar da FEUP sempre se falou que a melhor universidade para engenharias é o Técnico. Se é verdade eu não sei, mas que é muito bem reconhecida é.
Aqui na minha terra já ouvi falar do IST, mas nunca ouvi dizer que é a melhor. Mais como uma alternativa à FEUP para aqueles que não têm média para lá :sweatsmile:

(Mas observação: não é, de todo, o que é o IST...)

Bem, a maioria da população dos Estados Unidos também nunca ouviu falar de Portugal, o que não invalida que não sejamos um bom país para viver :p

Curiosidade: a patente mais cara vendida alguma vez em Portugal, por cerca de 5 Milhões de euros, pertence a um professor da FEUP.

Aqui na minha terra já ouvi falar do IST, mas nunca ouvi dizer que é a melhor. Mais como uma alternativa à FEUP para aqueles que não têm média para lá :sweatsmile:

É assim as notas na FEUP são mais elevadas mas também não te podes esquecer que é no Norte onde as notas são um pouco inflacionadas. Pelo que disseram. Mas claro não tiro o mérito à FEUP deve ser de facto uma boa aposta para engenharias também

Bem... o IST é o sonho de qualquer pessoa que queira seguir engenharia... não é por nada que é reconhecido internacionalmente e muitos dos alunos são "pescados" antes sequer de acabarem o curso. Se tens possibilidades de vir para lisboa e é mesmo o curso que queres why not?
Mas os alunos acabam os cursos na mesma, ou não?

Olá, este ano pretendo seguir engenharia informática só que ainda não sei onde. Por aquilo que tenho lido as universidades que se destacam mais nesta área são o IST e a FEUP. Como sou do norte a minha primeira opção seria a FEUP mas é quase impossível entrar. Como no IST a prova de ingresso é só matemática a minha média sobe e fica algumas décimas acima da nota do último colocado do ano passado. A minha dúvida é se vale realmente a pena candidatar-me ao IST ou se a universidade do minho tem um curso tão bom como o do IST.
A Universidade de Aveiro tem vindo a demonstrar cada vez mais que o seu curso de Eng. Informática é muito bom, e tem vindo empresas ao Departamento salientar isso, pelo que te recomendo também considerar a UA.

Mas os alunos acabam os cursos na mesma, ou não?

A Universidade de Aveiro tem vindo a demonstrar cada vez mais que o seu curso de Eng. Informática é muito bom, e tem vindo empresas ao Departamento salientar isso, pelo que te recomendo também considerar a UA.

sim claro q acabam

isso de n ser um bom sitio para aprender ainda é mais "patético"... qualquer um q visite as instalações, fale com professores, fale com alunos etc consegue perceber perfeitamente que aquilo é um sitio de onde se sai bem ensinado e aprendido. eu n quero ir para engenharia mas fui la com a minha turma e até fiquei com vontade de ir para la estudar xD

Fui uma vez ao IST numa visita privada que a minha escola conseguiu arranjar, e sinceramente não fiquei minimamente impressionado. Há assim uns ares de arrogância que pairam sobre aqueles edifícios... Entendedores entenderão.

É uma excelente instituição, sem dúvida, das melhores faculdades do país e do mundo. Isso é de facto inquestionável. Agora há que lembrar que não é a única.

Fui uma vez ao IST numa visita privada que a minha escola conseguiu arranjar, e sinceramente não fiquei minimamente impressionado. Há assim uns ares de arrogância que pairam sobre aqueles edifícios... Entendedores entenderão.

É uma excelente instituição, sem dúvida, das melhores faculdades do país e do mundo. Isso é de facto inquestionável. Agora há que lembrar que não é a única.

ahahah sim a competitividade naquela zona aparenta atingir niveis extremos mas tambem acho q depende do edificio que visitas xD tenho um amigo que entrou este ano em aeroespacial e q diz q muitos dos colegas gozam com ele por ter entrado com media de apenas 18,9 (que estupidez de certeza q é a brincar mas devem ter exagerado tanto q ele n deve ter gostado) e entao juntou se mais aos de mecanica q diz q sao todos muito bacanos xD eu fui ao edificio de eng.biologica e parecia tudo na maior... notava se q nao era teatro era mesmo real a relaçao de amizade q os colegas tinham uns com os outros mesmo a nossa frente (ate combinaram ir caçar pokemons uns com os outros a seguir a nos mostrarem o sitio xD)

qualquer um q visite as instalações, fale com professores, fale com alunos etc consegue perceber perfeitamente que aquilo é um sitio de onde se sai bem ensinado e aprendido.
Se tivesses saído de lá com outra ideia, é porque estavam a fazer um mau trabalho de marketing. As faculdades [de engenharia] com melhores médias de entrada têm isso mesmo: melhor média de entrada. Os que chegam ao fim dos cursos já vinham do Secundário com mais autonomia, bases fortes, e valor académico. O resto morreu pelo caminho. Quanto aos profs, se consultares os currículos, descobres muita endogamia: tiraram licenciatura, mestrado e doutoramento, no mesmo sítio, e nunca saíram de lá, nunca puseram os pés numa empresa, nem nunca partiram à descoberta de outras coisas. Isso tem consequências, talvez pouco aparentes, mas tem.
Não estou a dizer isto para falar por cima de ti. Só acho que as pessoas não devem ir ao engano.

EDIT: De notar que as faculdades/departamentos de que falo são as de engenharia; em particular, a informática, que é a minha área. Não estou a generalizar para outras áreas.

Muito obrigado pela recomendação. De facto referi a universidade do minho por ser aquela onde conheço mais pessoas que já lá estudaram ou que estão lá a estudar e todos me falaram bem dela . Contudo vou procurar saber mais sobre o curso na UA.

ahahah sim a competitividade naquela zona aparenta atingir niveis extremos mas tambem acho q depende do edificio que visitas xD tenho um amigo que entrou este ano em aeroespacial e q diz q muitos dos colegas gozam com ele por ter entrado com media de apenas 18,9 (que estupidez de certeza q é a brincar mas devem ter exagerado tanto q ele n deve ter gostado) e entao juntou se mais aos de mecanica q diz q sao todos muito bacanos xD eu fui ao edificio de eng.biologica e parecia tudo na maior... notava se q nao era teatro era mesmo real a relaçao de amizade q os colegas tinham uns com os outros mesmo a nossa frente (ate combinaram ir caçar pokemons uns com os outros a seguir a nos mostrarem o sitio xD)

Por acaso conheço bastante pessoal de mecânica de lá e posso confirmar que são malta bacana xD

Dando uma achega ao tema da melhor escola de engenharia em Portugal, depende mais da pessoa em si, pois já trabalhei com engenheiros de Bragança ou Castelo Branco (que não fazem parte das mais faladas) e que eram muito competentes, e em todo o lado há pessoas competentes e pessoas com menos perfil. O segredo é colocar um determinado engenheiro onde ele é bom, eu não posso pegar num engenheiro do IST ou da FEUP com média de 18 de final do curso, e colocá-lo na produção, ou mais na parte prática, porque à partida ele é bom na investigação e no desenvolvimento dos produtos, porque ele é bom é a investigar. E coloco um engenheiro com outro perfil nesse local. Outra questão, eu tenho de pegar num engenheiro informático por exemplo, que tenha aprendido uma determinada tecnologia de bases de dados por exemplo, e colocá-lo a fazer isso, onde ele é realmente bom.

E nas empresas na maior parte das vezes, nem sempre é o melhor sucedido que sabe mais teoria, isso sem dúvida que é importante, mas a maturidade e responsabilidade que uma determinada pessoa tem, a capacidade de liderança, a resistência à tensão, a capacidade de organização e de trabalho isso muitas vezes é mais importante. E a ética no trabalho quando vocês começarem a trabalhar vão-se aperceber que é um fator crucial.

Em que medida é que achas que não é um bom sítio para aprender?

Digamos que aprender, até se aprende; agora, o mais que te fazem penar para reconhecerem que aprendeste é que é pior.

Sem querer assustar propriamente os eventuais candidatos (não é, de todo, essa a minha intenção), devo dizer que as coisas não estão exactamente estruturadas de modo a ser razoavelmente agradável frequentar aquele sítio, antes pelo contrário; haverá, naturalmente, excepções, mas, pelo menos, para mim, não elegeria o IST como a instituição que possui melhor corpo docente...

(Já agora, também fui ao IST e não achei as instalações nada de especial, de todo...)

(Mais uma vez, sem querer assustar ninguém, aquilo está um bocado para o partido, de facto...)

• Like
Reactions: Cristiano Barardo
Status
Não está aberto para novas mensagens.