Caloiros 2019/2020

Joana Antunes

Membro
Matrícula
11 Julho 2015
Curso
Comunicação Social
Instituição
ESEC - Coimbra
Olá! Eu tenho uma dúvida relativamente à universidade/politécnico que deva escolher. Estou decidida a seguir Ciências da Comunicação ou Comunicação Social, mas estou com dúvidas em relação à Universidade que vou escolher...
Eu estava a pensar seguir Comunicação Social no IPS, uma vez que fica perto de casa e até tem um bom plano de estudo, mas tanto pessoas amigas como desconhecidas começaram-me a dizer que o IPS não dava tantas saídas nem era tão bom como Ciências da Comunicação na FCSH-UNL, e foi aqui que comecei a ficar baralhada.
Eu sei que a FCSH-UNL é muito conceituada, mas se for para o IPS estarei a limitar o mercado de trabalho (uma vez que também me disseram que iria parar ao desemprego)?
Gostava que alguém me ajudasse a tirar a limpo estas ideias por favor, uma vez que estou completamente perdida e a data da escolha está-se a aproximar 😅
Obrigada!
Olá! Olha, estudo Comunicação Social no Instituto Politécnico de Coimbra.

Não conheço como é o curso no Instituto Politécnico de Setúbal. Entre essa faculdade e a FCSH, apenas já ouvi feedbacks (e muitos) sobre a FCSH. Pelo que oiço dizer é uma boa faculdade para estudares Comunicação.

Aconselho-te a não escolheres o curso que vieres a frequentar só pelo nome da faculdade. Claro que isso é importante, mas não é o único fator a ter em conta, na minha opinião. Acredito que ambas as instituições sejam boas opções para Comunicação, mesmo não conhecendo o IPS. E se quiseres vir a escolher esta última instituição, acredito que estudar num Politécnico não te vai trazer menos possibilidades de futuro do que estudar numa Universidade. Muitas vezes as pessoas dizem isso do desemprego simplesmente porque acham que Comunicação Social é só jornalismo. É verdade que não é uma área propriamente fácil em termos de emprego, digamos assim. Mas tens imensas possibilidades de profissões que podes vir a ter com um curso de Comunicação, seja ele qual for! Escolhe o curso que, entre esses dois, mais gostares do plano de estudos e a faculdade na qual mais te vês a estudar. 🙂

Referes-te ao Instituto Politécnico de Setúbal? É que pela pesquisa no site deles, não existe o curso de Comunicação Social.
Os nomes das faculdades, por muito que alguns digam o contrário, são extremamente importantes. Cada uma tem o seu peso e importância aos olhos dos empregadores. Eles não sabem o plano curricular dos cursos de cada faculdade nem querem saber. O que salta logo à vista no CV é a faculdade e o curso, certo?
Agora pensa, qual das duas te trás mais valor profissional? Resposta fácil a meu ver. Na tua posição iria para a NOVA. Como te disseram e bem, é bastante conceituada.
Se pesquisares tanto no site deles como pela DGES aparece Comunicação Social lá também. A menos que venha a haver alguma alteração.

Última edição:

Marco Osório

Membro
Matrícula
15 Setembro 2017
Curso
Gestão de Marketing
Instituição
IPAM
Olá! Olha, estudo Comunicação Social no Instituto Politécnico de Coimbra.

Não conheço como é o curso no Instituto Politécnico de Setúbal. Entre essa faculdade e a FCSH, apenas já ouvi feedbacks (e muitos) sobre a FCSH. Pelo que oiço dizer é uma boa faculdade para estudares Comunicação.

Aconselho-te a não escolheres o curso que vieres a frequentar só pelo nome da faculdade. Claro que isso é importante, mas não é o único fator a ter em conta, na minha opinião. Acredito que ambas as instituições sejam boas opções para Comunicação, mesmo não conhecendo o IPS. E se quiseres vir a escolher esta última instituição, acredito que estudar num Politécnico não te vai trazer menos possibilidades de futuro do que estudar numa Universidade. Muitas vezes as pessoas dizem isso do desemprego simplesmente porque acham que Comunicação Social é só jornalismo. É verdade que não é uma área propriamente fácil em termos de emprego, digamos assim. Mas tens imensas possibilidades de profissões que podes vir a ter com um curso de Comunicação, seja ele qual for! Escolhe o curso que, entre esses dois, mais gostares do plano de estudos e a faculdade na qual mais te vês a estudar. 🙂

Se pesquisares tanto no site deles como pela DGES aparece Comunicação Social lá também. A menos que venha a haver alguma alteração.
Agora com a CMTV e tal está mais fácil ingressar no mundo do jornalismo :D

Não quis dizer que o politécnico é inferior. Referia-me apenas a estas duas instituições em particular. Penso que lhe é mais benéfico ir para a Nova. Mas é a minha opinião.

No site da dges também não encontrei, mas posso ter visto mal.

• Like
Reactions: Katariina

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL

Não quis dizer que o politécnico é inferior. Referia-me apenas a estas duas instituições em particular. Penso que lhe é mais benéfico ir para a Nova. Mas é a minha opinião.

IPS pode ser Instituto Politécnico de Santarém.

@Katariina - Sobre cursos e faculdades: o meu conselho é consultares o plano de estudos e escolheres o que te interessa mais e o sítio com que mais te identificas. Eu acho que um aluno com uma licenciatura com boa média no politécnico torna-se tão competente no mercado de trabalho como os que vêm de universidades. É verdade que há ainda algum estigma, mas penso que cada vez mais isso se está a esbater, com a redução de vagas e com os vários artigos que têm saído sobre a qualidade de ensino no politécnico.
Acho cada vez mais que as estruturas de ensino do politécnico estão mais preparadas para a formação de trabalhadores, enquanto que nas universidades noto que a licenciatura está um bocado mais inclinada para te levar a seguir estudos superiores. Obviamente que, se fores para um politécnico, podes seguir mestrado e doutoramento na mesma. Escolhe mesmo aquilo que gostares mais, no máximo aconselho a ver se no estágio com quem há parcerias,o resto é um bocado estigma da sociedade e está na hora de deixar de afetar-nos por isso

Joana Antunes

Membro
Matrícula
11 Julho 2015
Curso
Comunicação Social
Instituição
ESEC - Coimbra

Percebo o que queres dizer com a tua opinião.

Não posso dizer muito sobre o IPS, porque como disse não conheço, então acho que não devo aconselhar uma das duas por não ter termo de comparação para ambas. Mas sem dúvida que em termos de nome, acho que não preciso de dizer qual das duas tem mais nome. Nisso tendo a concordar. Apesar disso é como a @Ariana_ também disse. Ainda há estigma de algumas pessoas quanto aos politécnicos. Daí ter aconselhado a @Katariina a escolher o curso em que mais se vê a estudar, e também que lhe der mais jeito em termos de logística.

IPS pode ser Instituto Politécnico de Santarém.

@Katariina - Sobre cursos e faculdades: o meu conselho é consultares o plano de estudos e escolheres o que te interessa mais e o sítio com que mais te identificas. Eu acho que um aluno com uma licenciatura com boa média no politécnico torna-se tão competente no mercado de trabalho como os que vêm de universidades. É verdade que há ainda algum estigma, mas penso que cada vez mais isso se está a esbater, com a redução de vagas e com os vários artigos que têm saído sobre a qualidade de ensino no politécnico.
Acho cada vez mais que as estruturas de ensino do politécnico estão mais preparadas para a formação de trabalhadores, enquanto que nas universidades noto que a licenciatura está um bocado mais inclinada para te levar a seguir estudos superiores. Obviamente que, se fores para um politécnico, podes seguir mestrado e doutoramento na mesma. Escolhe mesmo aquilo que gostares mais, no máximo aconselho a ver se no estágio com quem há parcerias,o resto é um bocado estigma da sociedade e está na hora de deixar de afetar-nos por isso

@Ariana_ Olá! 😀 Dito isto, (e como também já estive numa Universidade, noutro curso, antes de estar no Politécnico de Coimbra agora) posso dizer que notei muito essa questão do curso ser mais prático na instituição atual. Às vezes na Universidade em que estava os professores eram somente isso e então não sabiam falar-nos muito das realidades profissionais que estavam relacionadas com o que davamos nas aulas. No IPC a maioria dos professores do meu curso também são ou foram profissionais de comunicação, o que ajuda imenso a termos mais noção do que podemos vir a enfrentar profissionalmente, ou seja, é mais equilibrado em termos de teoria e prática. Ambas são importantes, e só fazem sentido quando integradas uma com a outra. Imaginem dar teoria em aula, como perceberiam melhor porque razão aquilo é relevante? Somente dando em aula e estudando, ou para além disso aplicando em casos reais?

Já que também falaste nisso, aproveito para dizer que sim, de facto atualmente é mais uma questão de estigma e de mentalidades de algumas pessoas, porque tens Politécnicos muito bons enquanto instituições de ensino, tal como também tens Universidades muito boas. E depois pensem no seguinte: imaginem que escolhiam a faculdade só pelo nome que ela tem e não pelo curso que querem estudar. Pensem na quantidade de gente que tira o mesmo curso, na mesma faculdade. Não é tanto isso que vos vai distinguir de entre os vossos colegas, mas sim os projetos em que se envolverem, o interesse e a dedicação com que se esforçarem para melhorar diariamente. E sim, claro que podem prosseguir estudos em ambos. Atualmente não importa assim tanto se é Universidade ou Politécnico, porque acho que as coisas têm vindo a amenizar nas diferenças entre os dois subsistemas de ensino, pelo menos pelo que me tem parecido.

Esqueci-me de falar sobre a questão do estágio curricular também, sim, @Katariina vê também isso porque às vezes há parceiras interessantes quanto ao estágio, dependendo da faculdade. E o estágio de facto é um dos diferenciadores que penso que os Politécnicos têm que a maioria das Universidades ainda não tem, pelo menos do que sei em Comunicação.

Não fazia ideia que também havia faculdade em Santarém.

Como está a ser a tua experiência na FLUL, já agora? O que estás a achar?

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Percebo o que queres dizer com a tua opinião.

Não posso dizer muito sobre o IPS, porque como disse não conheço, então acho que não devo aconselhar uma das duas por não ter termo de comparação para ambas. Mas sem dúvida que em termos de nome, acho que não preciso de dizer qual das duas tem mais nome. Nisso tendo a concordar. Apesar disso é como a @Ariana_ também disse. Ainda há estigma de algumas pessoas quanto aos politécnicos. Daí ter aconselhado a @Katariina a escolher o curso em que mais se vê a estudar, e também que lhe der mais jeito em termos de logística.

@Ariana_ Olá! 😀 Dito isto, (e como também já estive numa Universidade, noutro curso, antes de estar no Politécnico de Coimbra agora) posso dizer que notei muito essa questão do curso ser mais prático na instituição atual. Às vezes na Universidade em que estava os professores eram somente isso e então não sabiam falar-nos muito das realidades profissionais que estavam relacionadas com o que davamos nas aulas. No IPC a maioria dos professores do meu curso também são ou foram profissionais de comunicação, o que ajuda imenso a termos mais noção do que podemos vir a enfrentar profissionalmente, ou seja, é mais equilibrado em termos de teoria e prática. Ambas são importantes, e só fazem sentido quando integradas uma com a outra. Imaginem dar teoria em aula, como perceberiam melhor porque razão aquilo é relevante? Somente dando em aula e estudando, ou para além disso aplicando em casos reais?

Já que também falaste nisso, aproveito para dizer que sim, de facto atualmente é mais uma questão de estigma e de mentalidades de algumas pessoas, porque tens Politécnicos muito bons enquanto instituições de ensino, tal como também tens Universidades muito boas. E depois pensem no seguinte: imaginem que escolhiam a faculdade só pelo nome que ela tem e não pelo curso que querem estudar. Pensem na quantidade de gente que tira o mesmo curso, na mesma faculdade. Não é tanto isso que vos vai distinguir de entre os vossos colegas, mas sim os projetos em que se envolverem, o interesse e a dedicação com que se esforçarem para melhorar diariamente. E sim, claro que podem prosseguir estudos em ambos. Atualmente não importa assim tanto se é Universidade ou Politécnico, porque acho que as coisas têm vindo a amenizar nas diferenças entre os dois subsistemas de ensino, pelo menos pelo que me tem parecido.

Esqueci-me de falar sobre a questão do estágio curricular também, sim, @Katariina vê também isso porque às vezes há parceiras interessantes quanto ao estágio, dependendo da faculdade. E o estágio de facto é um dos diferenciadores que penso que os Politécnicos têm que a maioria das Universidades ainda não tem, pelo menos do que sei em Comunicação.

Não fazia ideia que também havia faculdade em Santarém.

Como está a ser a tua experiência na FLUL, já agora? O que estás a achar?
A FLUL é o meu habitat natural, sempre quis uma imersão na teoria e acho qie estou no sítio certo para tentar seguir investigação na minha área. E quiçá ensino (quando os dinossauros da FLUL se reformarem, hopefully já terei um doutoramento ahahah)
No entanto, acho que o meu curso acaba por ter uma maioria de pessoas cujos objetivos estão distantes da teoria, pelo que não sei se realmente se sentem no sítio adequado. O curso tem estágio, o que é muito bom, mas é um estágio muito relacionado ou com arquivo, ou investigação ou o funcionamento das companhias. Não é exatamente o curso para "artistas", mas antes para pensadores e organizadores do sistema.

Katariina

Membro Caloiro
Matrícula
22 Julho 2018
Olá a todos! Obrigadaaa pelas respostas e peço desculpa só responder agora.
Eu referia-me ao Instituto Politécnico de Setúbal, desculpem não ter sido mais clara no que toca a isso mas ainda bem que todos perceberam ☺, agradeço a vossa ajuda @Ariana_ , @Joana Antunes e @Marco Osório .
Após ler todas as vossas respostas ponderei bem, e cheguei à conclusão que a maioria dos problemas aqui levantados têm mais a ver com a questão do estigma, como mencionaram. Eu matriculei-me este ano no curso de Multimédia na Faculdade de Belas-Artes e acabei por não gostar, desisti e mudei radicalmente a minha escolha pois identifiquei-me mais com este curso, penso que vou sentir-me mais realizada nele. Os planos de estudo são ela por ela pois têm as mesmas cadeiras, só deve mudar mesmo a forma como é ensinado, talvez mais prático num lado do que no outro.
Vou-me dedicar a procurar mais sobre os estágios e as parcerias de cada um para ponderar melhor.
Mesmo assim, as vossas respostas ajudaram-me a esclarecer as dúvidas que tinha levantado.
Vou-me repetir outra vez, OBRIGADA, por tudo. 🤩😘

Matrícula
18 Julho 2018
1- Psicologia UC
2- Psicologia UBI
Mensagem fundida automaticamente:

A única cena que difere entre as universidades é a forma como os cursos são leccionados. Assim sendo, em Coimbra, o curso de Direito é um curso extremamente teórico, enquanto que em outras faculdades talvez seja um pouco menos, passando um pouco mais para a prática, mas em todas as Universidades o curso de Direito é, substancialmente, teórico.
tou em psicologia na uc qq duvida dispõe

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
1º Opção: Ciências Biomédicas Laboratoriais IPP-ESS
2º Opção: Farmácia IPP-ESS
3º Opção: Biologia FCUP
4º Opção: Biologia UA
5º Opção: Biologia Aplicada ECUM

Se alguém tiver um feedback a dar sobre CBL ou Farmácia (e sobre a ESS) gostaria de ouvir :P Thanks!

Última edição:

Jessicacmduarte

Membro Caloiro
Matrícula
1 Setembro 2016
Alguém que possa dar informações sobre Marketing? Estou a pensar fazer transferencia para Marketing visto que não gostei do curso que frequento (gestão).

MarianaCastro19

Membro Caloiro
Matrícula
1 Março 2019
Curso
Ciências da Linguagem
Instituição
FLUL
Olá! Estou a pensar seguir Ciências Da Linguagem para a FLUL, alguém?
Queria conhecer alguém ahaha sinto-me um pouco perdida

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Olá! Estou a pensar seguir Ciências Da Linguagem para a FLUL, alguém?
Queria conhecer alguém ahaha sinto-me um pouco perdida
Aqui no Uniarea tens a @Jéssica Pinto nesse curso. Nas tbh, a FLUL é uma mixórdia e acabas por andar com gente de todos os cursos

Joana Antunes

Membro
Matrícula
11 Julho 2015
Curso
Comunicação Social
Instituição
ESEC - Coimbra
Olá a todos! Obrigadaaa pelas respostas e peço desculpa só responder agora.
Eu referia-me ao Instituto Politécnico de Setúbal, desculpem não ter sido mais clara no que toca a isso mas ainda bem que todos perceberam ☺, agradeço a vossa ajuda @Ariana_ , @Joana Antunes e @Marco Osório .
Após ler todas as vossas respostas ponderei bem, e cheguei à conclusão que a maioria dos problemas aqui levantados têm mais a ver com a questão do estigma, como mencionaram. Eu matriculei-me este ano no curso de Multimédia na Faculdade de Belas-Artes e acabei por não gostar, desisti e mudei radicalmente a minha escolha pois identifiquei-me mais com este curso, penso que vou sentir-me mais realizada nele. Os planos de estudo são ela por ela pois têm as mesmas cadeiras, só deve mudar mesmo a forma como é ensinado, talvez mais prático num lado do que no outro.
Vou-me dedicar a procurar mais sobre os estágios e as parcerias de cada um para ponderar melhor.
Mesmo assim, as vossas respostas ajudaram-me a esclarecer as dúvidas que tinha levantado.
Vou-me repetir outra vez, OBRIGADA, por tudo. 🤩😘
Ainda bem que pude esclarecer-te de alguma forma! Se precisares de mais alguma ajuda, podes contar comigo para te ajudar também 😄

E desde já desejo-te boa sorte e que te identifiques realmente com o teu novo percurso. E que gostes do curso que escolheres 🙂

Filipa Vaz

Membro Caloiro
Matrícula
12 Abril 2017
Curso
Música
1- Gestão no ISCAL
2- Gestão de RH no IPSetubal
3- Novas tecnologias da Comunicação na UAveiro
4- Criatividade e Inovação Empresarial no ISCAP
5- Relações Internacionais na UÉvora
6- Relações Publicas e Comunicação Empresarial na ESCS

Estas são as minhas seis opções 🥳

• Like
Reactions: aabalvb

matilde.costa

Membro Caloiro
Matrícula
5 Junho 2019
Olá a todos! Sou a Matilde e venho da ilha de Santa Maria, nos Açores. Ainda estou indecisa no que colocar em primeira opção: Engenharia Eletrotécnica e de computadores no Instituto superior técnico ou Engenharia Eletrónica e Telecomunicações na Universidade de Aveiro.
Se alguém tiver alguma opinião sobre as universidades em questão que me ajude 😊

• Like
Reactions: tiagopaiva

Patrícia99

Membro Veterano
Matrícula
14 Abril 2016
Curso
Ciências da Nutrição
Instituição
FMUL
Eu vou me candidatar este ano! A FMUL vai ser a minha 2 ou 3 opção.. ainda não sei qual escolher depois da fcnaup em 1... Se a nova ou a FMUL
Se precisares de mais informações sobre o curso na FMUL avisa! Boa sorte 😋