Caloiros 2020/2021

Carolina1311

Membro
Matrícula
15 Junho 2019
Curso
Ciência de Dados
Instituição
ISCTE
Eu tinha dito que colocaria Engenharia e Gestão Industrial em 1.ª opção...
Acho que vou colocar: Matemática Aplicada à Economia e à Gestão no ISEG
A média é alta, este ano não sei se vai subir, mas vou tentar, acho que vou colocar em 1.º...
O que acham do curso? Alguém desse curso? Ou que queira ir para este curso?

• Like
Reactions: rui.ribeiro02

bmpalves

Membro
Matrícula
4 Março 2020
Estão preparados para o ensino superior? Mais um vídeo para ajudar todos os estudantes nesta transição crucial da sua vida académica.

ElisabeteFino

Membro
Matrícula
17 Junho 2018
Curso
Matemática aplicada à economia e à gestão
Instituição
ISEG-UL
A média é alta, este ano não sei se vai subir, mas vou tentar, acho que vou colocar em 1.º...
Eu acabei este ano o 2o ano de Matemática Aplicada à Economia e à Gestão e recomendo imenso se gostares mesmo de matemática

• Like
Reactions: Carolina1311
Matrícula
19 Julho 2020
Medicina - FMUL
Bioquímica - FCUL
Ciências farmacêuticas - FFUL
Engenharia Biológica - IST
Ciências biomédicas laboratoriais - ESTeSL
Química - FCUL
Ainda vai depender da nota dos exames, mas à partida vai ser um desses
Alguém com alguma dessas opções?

• Like
Reactions: íris23
Matrícula
17 Maio 2020
Acho que finalmente decidi a candidatura completa. Devo deixar assim.

Candidatura ao Ensino Superior 2020/21:
1 estudos europeus flul
2 línguas literaturas e culturas flul
3 estudos gerais flul
4 estudos da cultura e comunicação flul
5 relações internacionais iscsp
6 ciências da linguagem flul

Também estou inclinada para esses cursos mas talvez mais inclinada para um curso que não mencionaste da FLUL, nomeadamente Artes e Humanidades

• Fabulous
Reactions: Ariana_

dinisdeoliveirafer

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
29 Fevereiro 2020
Também estou inclinada para esses cursos mas talvez mais inclinada para um curso que não mencionaste da FLUL, nomeadamente Artes e Humanidades
A minha namorada esteve um ano em Artes e Humanidades mas pediu agora transferência para Estudos Europeus porque não estava a gostar do curso. Li o teu outro comentário e já pensaste a sério em Estudos Europeus? Abrange o Direito, Ciência Política, Economia, Línguas e Culturas e Relações Internacionais que foi um bocado o que descreveste no teu outro comentário.

ElisabeteFino

Membro
Matrícula
17 Junho 2018
Curso
Matemática aplicada à economia e à gestão
Instituição
ISEG-UL
Podes-me falar mais do curso?
Das cadeiras do 1.º ano do curso?
Do ambiente na faculdade e assim?
Obrigada pela tua resposta 🙂
Com certeza! Então, o curso divide-se em várias áreas de interesse, como:
- A matemática mais "pura", ou seja, menos aplicada, como as análises ou a álgebra.
- A matemática aplicada, como nas cadeiras de investigação operacional, em que o objetivo é otimizar processos. Imagina por exemplo uma empresa que quer saber quanto deve produzir de cada produto em cada linha de montagem. A empresa pode querer minimizar os custos, estando sujeita a várias restrições, como a procura de mercado ou a capacidade tecnológica das máquinas. São problemas deste género que se resolve e formaliza em investigação operacional. No segundo ano há uma cadeira de programação matemática que também é desta "família", mas que tem mais a ver com algoritmos para problemas típicos.
- Temos as cadeiras de economia, em que adquirimos as bases necessárias tanto em micro como em macro e algumas sobre a história da economia.
- Temos cadeiras ligadas à área financeira, como a matemática financeira, em que aprendemos sobre investimentos, taxas de juro, empréstimos, ações, obrigações, etc..., e como as cadeiras de contabilidade, no 3o ano.
- Estatísticas e teoria da probabilidade, que são bastante importantes em algumas áreas do mercado de trabalho onde os maeg trabalham.

Pronto, aqui tens um overview do curso. Quanto ao primeiro ano, enfatizo a álgebra, que é aquela cadeira que a maior parte das pessoas teme o semestre inteiro mas acaba por ter o "clique" e entender, e linguagens de programação, que é uma dor de cabeça e em que é importante entender os procedimentos desde o início e não deixar dúvidas por tirar. A maioria dos professores são bastante disponíveis para tirar dúvidas, que é algo que se deve aproveitar.

O ambiente na faculdade é bom e não é difícil fazer amigos logo nas primeiras semanas porque estamos todos no mesmo barco e à procura do mesmo. O ISEG é excelente na forma como recebe os alunos, não conheço ninguém que não tenha adorado a forma como foi acolhido. E os alunos mais velhos costumam ter muita disponibilidade para emprestar materiais de estudo ou para te falar das cadeiras e dos cuidados que deves ter. Mais alguma questão, não hesites em perguntar!

rui.ribeiro02

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2020
MAEG no ISEG também é uma das minhas opções!
Acho o curso fantástico, mas por vezes ainda fico com a ideia de que era melhor ir para economia porque é mais abrangente.
Ainda estou um pouco indeciso😅(neste momento estou mais inclinado para MAEG)

• Like
Reactions: Carolina1311

Carolina1311

Membro
Matrícula
15 Junho 2019
Curso
Ciência de Dados
Instituição
ISCTE
Com certeza! Então, o curso divide-se em várias áreas de interesse, como:
- A matemática mais "pura", ou seja, menos aplicada, como as análises ou a álgebra.
- A matemática aplicada, como nas cadeiras de investigação operacional, em que o objetivo é otimizar processos. Imagina por exemplo uma empresa que quer saber quanto deve produzir de cada produto em cada linha de montagem. A empresa pode querer minimizar os custos, estando sujeita a várias restrições, como a procura de mercado ou a capacidade tecnológica das máquinas. São problemas deste género que se resolve e formaliza em investigação operacional. No segundo ano há uma cadeira de programação matemática que também é desta "família", mas que tem mais a ver com algoritmos para problemas típicos.
- Temos as cadeiras de economia, em que adquirimos as bases necessárias tanto em micro como em macro e algumas sobre a história da economia.
- Temos cadeiras ligadas à área financeira, como a matemática financeira, em que aprendemos sobre investimentos, taxas de juro, empréstimos, ações, obrigações, etc..., e como as cadeiras de contabilidade, no 3o ano.
- Estatísticas e teoria da probabilidade, que são bastante importantes em algumas áreas do mercado de trabalho onde os maeg trabalham.

Pronto, aqui tens um overview do curso. Quanto ao primeiro ano, enfatizo a álgebra, que é aquela cadeira que a maior parte das pessoas teme o semestre inteiro mas acaba por ter o "clique" e entender, e linguagens de programação, que é uma dor de cabeça e em que é importante entender os procedimentos desde o início e não deixar dúvidas por tirar. A maioria dos professores são bastante disponíveis para tirar dúvidas, que é algo que se deve aproveitar.

O ambiente na faculdade é bom e não é difícil fazer amigos logo nas primeiras semanas porque estamos todos no mesmo barco e à procura do mesmo. O ISEG é excelente na forma como recebe os alunos, não conheço ninguém que não tenha adorado a forma como foi acolhido. E os alunos mais velhos costumam ter muita disponibilidade para emprestar materiais de estudo ou para te falar das cadeiras e dos cuidados que deves ter. Mais alguma questão, não hesites em perguntar!
Obrigada pela resposta!!! 🙂🙂
Post automatically merged:

MAEG no ISEG também é uma das minhas opções!
Acho o curso fantástico, mas por vezes ainda fico com a ideia de que era melhor ir para economia porque é mais abrangente.
Ainda estou um pouco indeciso😅(neste momento estou mais inclinado para MAEG)
Também ainda estou muito indecisa 😬😕
Mas eu estou indecisa entre MAEG ou só Matemática Aplicada. Engenharia e Gestão Industrial já está em 3.ª opção provavelmente 😅

Rita Suzana

Membro Caloiro
Matrícula
18 Fevereiro 2020
Boa tarde, como muitos eu tenho tido algumas dificuldades quanto a escolha dos cursos do ensino superior. No meu caso estou segura que gostava de seguir o curso de estudos europeus como primeira opção mas estou dividida quando á instituição. Posso tirar este curso na FLUL onde tem 3 percursos de pré especialização no qual escolheria culturas e sociedades ou na FLUC que tem uma lista muito extensa de menores. Alguém nestes cursos que me possa aconselhar? Ou o que fariam em relação a esta escolha? Qualquer cometário sobre as instituições e as cidades seriam muito úteis, obrigada.