Caloiros 2020/2021

Gente, talvez esteja no tópico errado mas tenho algo a falar.... Eu considero me uma pessoa pacata, tímida (pelo menos no início) talvez até por já ter sofrido bastante nos 12 anos de escola (vá apartir do 5º) sofro de bullying, por bocas que sempre ouvi quando passava, pessoas que me agrediram.... Eu gostaria de saber pela experiência de alguns, se na faculdade ainda existe dessas coisas... É um mundo novo para mim, só o facto de eu caminhar para o desconhecido já dá receio.... Mas pronto, para saber tive que partilhar convosco estes momentos menos bons que eu tive na minha vida de estudante... Obrigado.

Gente, talvez esteja no tópico errado mas tenho algo a falar.... Eu considero me uma pessoa pacata, tímida (pelo menos no início) talvez até por já ter sofrido bastante nos 12 anos de escola (vá apartir do 5º) sofro de bullying, por bocas que sempre ouvi quando passava, pessoas que me agrediram.... Eu gostaria de saber pela experiência de alguns, se na faculdade ainda existe dessas coisas... É um mundo novo para mim, só o facto de eu caminhar para o desconhecido já dá receio.... Mas pronto, para saber tive que partilhar convosco estes momentos menos bons que eu tive na minha vida de estudante... Obrigado.

É assim, não vou dizer que não existe, pode existir até porque seres humanos horríveis existem em todo o lado, porém da minha experiência e da de outras pessoas que conheço, as mentalidades mudam e por consequência acaba por haver menos desses comportamentos.

• Like
Reactions: Rui_Moutinho
É assim, não vou dizer que não existe, pode existir até porque seres humanos horríveis existem em todo o lado, porém da minha experiência e da de outras pessoas que conheço, as mentalidades mudam e por consequência acaba por haver menos desses comportamentos.
Obrigado. Tipo quando falo que sofro de bullying, não é fisicamente é mesmo verbal, indiretas, bocas que me mandam etc... Mas é algo que vou tentando sempre passar por cima. Não me considero uma pessoa frágil, porque com o tempo fui amadurecendo e a dar pouca ou nenhuma importâncias aos outros, mas é sempre chato. Mas obrigado pela tua resposta.

Olá. Sei que já te responderam mas mais uma opinião é sempre bem vinda. No ambiente da minha faculdade isso também não acontece com grande frequência. Existe sempre pessoas que "falam mal por trás" mas nunca vi nada além disso no ambiente da minha faculdade. Acho que deves escolher muito bem com quem andas e na faculdade acabas por conhecer gente com gostos semelhantes então acaba que é mais fácil integrar - se. Espero que corra tudo bem para ti e boa sorte nas colocações :)

• Like
Reactions: Rui_Moutinho
Olá!

Li o teu post e fiquei sensibilizado, porque também passei por algumas dessas situações ao longo do meu percurso e, quando fui para a faculdade, senti algo semelhante ao que tu sentes agora.

O que te posso dizer é que quando vim para a faculdade me senti perfeitamente incluido. Não vás a medo: interage com as pessoas, convive, enfim, não obstante esse teu receio tenta ir o mais aberto possível. É que quando sofremo estas coisas por vezes ficamos com a tentação de nos fechar sobre nós mesmos, como forma de procurar uma defesa. No entanto, abre-te ao que a vida te vai trazer de novo: é uma fase nova, com pessoas novas, e talvez num sítio diferente de onde estavas antes.

Claro que há pessoas más em todo o lado, como já se disse acima. Mas não deves ir a pensar nisso. preocupa-te em aproveitar esta fase e em criar um grupo de pessoas com quem te identifiques; a universidade é propícia à formação de amizades. E acredita que se tiveres amigos de verdade, eles vão estar lá para ti para o que quer que precises. Mas sendo totalmente sincero: não acho que a universidade seja um meio muito propício a esse “bullying escolar”. Há pessoas que não gostam umas das outras, uns boatos e umas tensões, mas nada ao estilo bully.

De qualquer modo (e isto é válido para qualquer situação da vida, e digo-te apenas porque se relaciona com a minha experiência), a melhor coisa que se pode fazer para não abusarem de nós - e seja de que maneira for - é não permitirmos que o façam. Marcar limites a certas pessoas é muito importante para evitar chatices.

Mas vai com confiança, porque estás numa fase da vida nova em que esse tipo de situação em princípio se desvanecerá.

Acham que as médias vão subir muito? Estou a querer entrar em bioquímica no Porto e a média do último colocado é 16.9
Fiz este ano o exame de bio e geologia e correu me bem devo tirar entre 18 e 18.8 e portanto a minha média no mínimo ficará por volta dos 17.3...
Tenho andado nervoso com esta porcaria 😌😓

Comunicação social ou Jornalismo. Mais alguém? 😊

Whereeee

Acho que finalmente decidi a candidatura completa. Devo deixar assim.

Candidatura ao Ensino Superior 2020/21:
1 estudos europeus flul
2 línguas literaturas e culturas flul
3 estudos gerais flul
4 estudos da cultura e comunicação flul
5 relações internacionais iscsp
6 ciências da linguagem flul

Gosto dessas opções, especialmente a 4ª 😎 good luck

Olá. Sei que já te responderam mas mais uma opinião é sempre bem vinda. No ambiente da minha faculdade isso também não acontece com grande frequência. Existe sempre pessoas que "falam mal por trás" mas nunca vi nada além disso no ambiente da minha faculdade. Acho que deves escolher muito bem com quem andas e na faculdade acabas por conhecer gente com gostos semelhantes então acaba que é mais fácil integrar - se. Espero que corra tudo bem para ti e boa sorte nas colocações :)
Muito obrigado. Sim a tua opinião é muito bem vinda também. Obrigado pelo desejo de boa sorte 💙😍😘

• Love
Reactions: Cristiana Matos
Olá, em primeiro lugar, espero que consigas entrar no curso e faculdade que queres e se vieres estudar para a Guarda, estarei disponível para te ajudar. Quando eu vim para o IPG (Politécnico da Guarda) em 2017, após os resultados da segunda fase, tinha várias pessoas que olhavam me de lado, mas eu não importava com isso. Em termos de bullying, onde estou, não sofres, há sempre brincalhões que querem tentar irritar-te, mas no geral, não sofres, podes estar descansado. Onde eu estou, todos são simpáticos e estão sempre disponíveis para ajudar os alunos. Eu já passei pelas mesmas coisas que passaste, e eu sei bem o que é isso, mas não tenhas medo, eu também sou timido e ao longo do tempo, vais ficar a vontade, quer na faculdade, quer na vida. Como disseram anteriormente, há pessoas que falam mal nas costas, bem como há brincalhões, mas bullying, nunca vi. Qualquer coisa, dispõe e se vieres para o IPG, avisa. Abraço

Última edição:
  • Like
Reactions: Catarina5