Gente, talvez esteja no tópico errado mas tenho algo a falar.... Eu considero me uma pessoa pacata, tímida (pelo menos no início) talvez até por já ter sofrido bastante nos 12 anos de escola (vá apartir do 5º) sofro de bullying, por bocas que sempre ouvi quando passava, pessoas que me agrediram.... Eu gostaria de saber pela experiência de alguns, se na faculdade ainda existe dessas coisas... É um mundo novo para mim, só o facto de eu caminhar para o desconhecido já dá receio.... Mas pronto, para saber tive que partilhar convosco estes momentos menos bons que eu tive na minha vida de estudante... Obrigado.
Olá!
Li o teu post e fiquei sensibilizado, porque também passei por algumas dessas situações ao longo do meu percurso e, quando fui para a faculdade, senti algo semelhante ao que tu sentes agora.
O que te posso dizer é que quando vim para a faculdade me senti perfeitamente incluido. Não vás a medo: interage com as pessoas, convive, enfim, não obstante esse teu receio tenta ir o mais aberto possível. É que quando sofremo estas coisas por vezes ficamos com a tentação de nos fechar sobre nós mesmos, como forma de procurar uma defesa. No entanto, abre-te ao que a vida te vai trazer de novo: é uma fase nova, com pessoas novas, e talvez num sítio diferente de onde estavas antes.
Claro que há pessoas más em todo o lado, como já se disse acima. Mas não deves ir a pensar nisso. preocupa-te em aproveitar esta fase e em criar um grupo de pessoas com quem te identifiques; a universidade é propícia à formação de amizades. E acredita que se tiveres amigos de verdade, eles vão estar lá para ti para o que quer que precises. Mas sendo totalmente sincero: não acho que a universidade seja um meio muito propício a esse “bullying escolar”. Há pessoas que não gostam umas das outras, uns boatos e umas tensões, mas nada ao estilo bully.
De qualquer modo (e isto é válido para qualquer situação da vida, e digo-te apenas porque se relaciona com a minha experiência), a melhor coisa que se pode fazer para não abusarem de nós - e seja de que maneira for - é não permitirmos que o façam. Marcar limites a certas pessoas é muito importante para evitar chatices.
Mas vai com confiança, porque estás numa fase da vida nova em que esse tipo de situação em princípio se desvanecerá.