Caloiros 2020/2021

Olá, em primeiro lugar, espero que consigas entrar no curso e faculdade que queres e se vieres estudar para a Guarda, estarei disponível para te ajudar. Quando eu vim para o IPG (Politécnico da Guarda) em 2017, após os resultados da segunda fase, tinha várias pessoas que olhavam me de lado, mas eu não importava com isso. Em termos de bullying, onde estou, não sofres, há sempre brincalhões que querem tentar irritar-te, mas no geral, não sofres, podes estar descansado. Onde eu estou, todos são simpáticos e estão sempre disponíveis para ajudar os alunos. Eu já passei pelas mesmas coisas que passaste, e eu sei bem o que é isso, mas não tenhas medo, eu também sou timido e ao longo do tempo, vais ficar a vontade, quer na faculdade, quer na vida. Como disseram anteriormente, há pessoas que falam mal nas costas, bem como há brincalhões, mas bullying, nunca vi. Qualquer coisa, dispõe e se vieres para o IPG, avisa. Abraço
OK. Obrigado. Vais as mensagens privadas que eu mandei te uma.

• Like
Reactions: Ricardo Santos Rosa
Olá! Alguém sabe qual é o curso com mais equivalências a medicina veterinária, para eu me candidatar caso não entre na minha primeira opção? Tenho estado a pesquisar mas ainda não encontrei nenhum curso com algumas disciplinas iguais que tenha média inferior à de medicina veterinária em Évora. Se alguém me pudesse informar sobre como ocorrem as mudanças de curso também agradecia imenso.

• Like
Reactions: GuilhermeReb
Gente, talvez esteja no tópico errado mas tenho algo a falar.... Eu considero me uma pessoa pacata, tímida (pelo menos no início) talvez até por já ter sofrido bastante nos 12 anos de escola (vá apartir do 5º) sofro de bullying, por bocas que sempre ouvi quando passava, pessoas que me agrediram.... Eu gostaria de saber pela experiência de alguns, se na faculdade ainda existe dessas coisas... É um mundo novo para mim, só o facto de eu caminhar para o desconhecido já dá receio.... Mas pronto, para saber tive que partilhar convosco estes momentos menos bons que eu tive na minha vida de estudante... Obrigado.

Sou sincero também passei por isso quando andava na primaria e no básico, mas comecei a trabalhar e gradualmente comecei a estar mais a vontade, e a perder a vergonha, e como consequência fica mais seguro de ti próprio. Este ano vou entrar na universidade e já não estou preocupado se vão ou não "gozar" comigo, porque já tens pessoas mais velhas e com objetivos, e apesar de existir sempre um ou outro mais engraçado que posso mandar alguma boca, no geral tenho a certeza que te vais sair bem, e espero que corra tudo bem durante os anos em que vais frequentar a universidade.

• Like
Reactions: Rui_Moutinho
Olá!! Preciso de algumas opiniões acerca de alguns cursos. Eu estou a pensar em concorrer ao mestrado integrado de psicologia, mas como o que eu mais quero é trabalhar numa área mais direcionada a assistência social não sei se iria percorrer o melhor caminho ao estudar "demasiado" para a profissão. Com isto, pensei também em concorrer a serviço social, educação social e sociologia, mas tenho bastantes dúvidas a distinguir estes cursos. Alguém me poderia ajudar e aconselhar por favor?
Desde já obrigada!!

Apenas poderei falar de Serviço Social, pois não sei nada sobre os outros cursos. Para o que pretendes, penso que o melhor curso, efetivamente, é o de serviço social - é muito abrangente e ficas melhor preparada para o trabalho técnico na área, embora, infelizmente, muitos licenciados noutras áreas exerçam atividade como Assistentes Sociais. Porém, isso vai deixar de acontecer devido à constituição da Ordem dos Assistentes Sociais agora em curso - a partir de certa altura, a curto prazo, apenas licenciados em Política Social e Serviço Social poderão exercer aquela profissão. Espero ter ajudado de alguma forma. Boa sorte!

• Like
Reactions: filipasantos0412
Olá meninxs,

Sei que o tema já foi discutido e penso que não adiciono nada ao tema sem ser mais ansiedade mas precisava de uma opinião.

Depois de lançados os resultados dos exames da 1.ª fase, concluo que fico com média de ingresso de 18,66. A classificação do exame foi mais baixa do que eu esperava e agora não sei se peço reapreciação ou se vou à 2.ªfase. Este meu dilema deve-se ao simples facto de as médias da faculdade subirem este ano. Com isso, tenho receio que subam o suficiente para não conseguir entrar (obs. O curso que me interessa é Direito na FDUP e o mesmo contou com média de 174 no ano passado).

Assim, acham que a minha entrada neste curso em questão é possível ou devo mesmo tentar outros recursos para melhorar a minha classificação?

Muito obrigada!

Assim, acham que a minha entrada neste curso em questão é possível ou devo mesmo tentar outros recursos para melhorar a minha classificação?
Eu diria que 186,6 é uma nota confortável. As médias poderão subir, mas não sei até que ponto um 174 passaria a >186,6. No entanto,se achas que o teu exame foi bastante fora do esperado, não hesites em pedir cópia do exame e verificar com um professor teu, se vale ou não vale a pena pedir reapreciação. Se existir, de facto, algum problema plausível na correcção, só te posso mesmo aconselhar a pedires ajuda ao prof para fundamentar a reapreciação e pedires, isto é tudo tratado com alguma rapidez. Eu fiz isso num exame de 12º ano e subi 3 valores, acabou por não ser muito decisivo, porque tinha outras PI, mas valeu a pena na altura por outros motivos. Se te encontras já algo estafada dos exames, eu diria para não fazeres a 2ª fase. Se achas que conseguirias ter uma nota muito boa na 2ª fase, vai por descargo de consciência, mesmo que não seja assim tão provável que vás precisar.

Boa sorte!

• Like
Reactions: LBlackMoon
Eu diria que 186,6 é uma nota confortável. As médias poderão subir, mas não sei até que ponto um 174 passaria a >186,6. No entanto,se achas que o teu exame foi bastante fora do esperado, não hesites em pedir cópia do exame e verificar com um professor teu, se vale ou não vale a pena pedir reapreciação. Se existir, de facto, algum problema plausível na correcção, só te posso mesmo aconselhar a pedires ajuda ao prof para fundamentar a reapreciação e pedires, isto é tudo tratado com alguma rapidez. Eu fiz isso num exame de 12º ano e subi 3 valores, acabou por não ser muito decisivo, porque tinha outras PI, mas valeu a pena na altura por outros motivos. Se te encontras já algo estafada dos exames, eu diria para não fazeres a 2ª fase. Se achas que conseguirias ter uma nota muito boa na 2ª fase, vai por descargo de consciência, mesmo que não seja assim tão provável que vás precisar.

Boa sorte!
Concordo completamente com ela!

• Like
Reactions: Marianaymm
Não sei se é o melhor tópico para perguntar mas a minha média de candidatura para Engenharia Biomédica no Minho é de 180.6 e a média do último colocado no ano passado foi de 170.6 ,ou seja, tenho um valor a mais. Acham que é capaz de subir mais de um valor?