No ano passado quando precisei recebi esclarecimentos que me ajudaram a tomar uma decisão, então agora estou na condição de retribuir e assim o farei, podem fazer as perguntas que quiserem, responderei dentro da minha disponibilidade e capacidade ☺
Antes de tudo é importante frisar que na sequência do covid praticamente só tive a experiência universitária "normal" no primeiro semestre sendo que irei basear-me na experiência de um semestre na resposta à maior parte das vossas perguntas.
Em termos de ambiente na universidade acho pertinente fazer duas separações, o ambiente proporcionado pelo espaço físico da faculdade e o ambiente transcendente a este e que envolve colegas, festas, praxes e afins.
O ambiente e o próprio espaço físico da universidade é bastante bom. As pessoas são civilizadas, o campus é relativamente novo e a faculdade dá todas as condições físicas para que tudo corra bem. O espaço é limpo e arranjado, há cantina social, bar, ginásio e pavilhão desportivo, tudo com boas condições e a 5 minutos a pé no máximo. A biblioteca deixa um pouco a desejar mas tem o que interessa mesmo; livros e computadores. Há um espaço grande denominado de esplanada com mesas e cadeiras onde podes fumar, conviver e passar os intervalos ou mesmo aulas quando elas estiverem a ser dadas por professores incompetentes

O espaço é super calmo, acho que ninguém se sente minimamente inseguro na zona do campus, mesmo aqueles meus colegas que saem de lá depois das 22h. Os transportes podem ser uma dor de cabeça ou não, depende um pouco da tua localização. Por exemplo eu vivo na linha de Cascais e chego com bastante mais rapidez ao ISCSP do que chegaria à NOVA, não tenho razões de queixa.
Em relação aos colegas festas e praxes, tudo isso é super subjectivo e a minha experiência pode (ou não) ser diferente da vossa. Em relação aos colegas, nunca tive atrito com ninguém e alguns deles transformaram-se em amigos cuja amizade vai de certeza ultrapassar estes anos de licenciatura. As festas foram muito fixe mas é algo que não vejo a acontecer (posso estar errado) neste próximo ano e também é um tópico ultra subjectivo então não irei alongar-me mais. Em relação à praxe, foi algo positivo e que sem qualquer duvida aconselho a quem irá para RI no ISCSP a experimentar, nem que seja apenas os primeiros dias, não se perde nada, literalmente. A ver vamos se o covid não cancela as praxes. Também há pelo menos 1 vez em cada semestre um grande jantar de curso de RI onde toda a gente do curso, quer ande na praxe ou não, vai jantar, conviver e sair à noite, é imperdível.
Em relação à parte académica, as cadeiras de língua estrangeira têm 1h30 de duração, o resto das cadeiras a duração é 3h. O normal é termos aula durante 1h30, fazer um intervalo de 15min e depois mais um horinha de aula. Na minha opinião faz-se bem, até porque ou é a única aula do dia ou então é acompanhada por mais uma cadeira de língua estrangeira. O método de avaliação mais predominante no primeiro semestre foi o de avaliação final, ou seja, a nota do exame é a tua nota na cadeira. Grande parte das cadeiras tem de ser feita por avaliação final, não há escolha por parte do aluno em relação ao método de avaliação da cadeira, pelo menos no primeiro ano, desvantagem de sermos muitos no curso. O nível de dificuldade das cadeiras varia um pouco, há sempre aquelas cadeiras mais puxadas com professores que são muito exigentes e que não perdoam nada. No geral posso dizer que as cadeiras são exigentes, que é praticamente impossível as fazer sem estudo, mas que com dedicação e algum estudo até se consegue tirar boas notas.
Eu sei pouco sobre as saídas profissionais e não quero estar a falar do que não sei, não te vou conseguir dizer muito em relação a isso. Neste link
Relações Internacionais estão as saídas profissionais do curso, de acordo com o ISCSP. O que posso acrescentar é que existem saídas profissionais que nós alunos de RI podemos envergar e que não estão ai mencionadas, mas que dependem muito das tuas notas, conhecimentos adquiridos e do mestrado que vais tirar. Já me disseram algumas vezes que tirar um mestrado é importante e que só com licenciatura as coisas não são fáceis, então tem isso em conta. Por outro lado tenho um colega que acabou a licenciatura e já tem emprego e a ganhar muito bem para primeiro emprego. Estamos em Portugal, são poucos os cursos que têm empregabilidade garantida e infelizmente Relações Internacionais não é um desses, mas sinceramente a ideia que tenho neste momento é que se fores bom aluno, esforçares-te para adquirir o máximo de competências e fizeres um bom mestrado, tens o caminho feito para ter uma vida financeiramente estável a fazer algo que te agrade. Sim acho que é possível fazer o curso sem ir às aulas dado a natureza teórica do mesmo. Tem em atenção que a maior parte das cadeiras é muita matéria para deixar andar e estudar só no ultimo mês, então se queres fazer o curso sem ir às aulas tens de ter uma ética de estudo muito forte. Tens também de certificar que estás a estudar com os melhores apontamentos possíveis e de acordo com as pretensões do professor.
Eu não tenho nenhum amigo na NOVA, não sei como as coisas funcionam lá, não consigo estabelecer uma comparação de relevo. Ainda para mais gosto genuinamente do meu curso, estarei sempre inclinado a dizer coisas boas dele e não consigo fazer o mesmo com o da NOVA porque simplesmente não sei nada, tem isso em conta. Uma coisa que me saltou à vista quando fiz a comparação dos cursos no ano passado é as línguas. Em RI no ISCSP tens sempre uma cadeira de língua estrangeira à tua escolha (inglês, alemão, espanhol) em cada semestre até ao fim da licenciatura. Foi um ponto positivo para mim, pois queria aprimorar ainda mais o meu inglês e aprender alemão. Uma diferença um bocado óbvia mas que deve ser salientada é a maior preponderância de tudo o que envolve ciência politica na licenciatura da NOVA, enquanto que no ISCSP há um foco maior nas Relações Internacionais, Direitos Humanos, ONGs, línguas estrangeiras, Europa e.t.c