Caloiros Ciência Política e Relações Internacionais 20/21

Heyyy pessoal! Parabéns a todos!! Eu entrei em relações internacionais no iscsp ☺️
Pessoal do iscsp, bora fazer um grupo no insta para nos conhecermos? 🎉
 
  • Like
Reactions: saracruz9
Colocada em Relações Internacionais no ISCSP! Mais alguém?
Post automatically merged:

Heyyy pessoal! Parabéns a todos!! Eu entrei em relações internacionais no iscsp ☺
Pessoal do iscsp, bora fazer um grupo no insta para nos conhecermos? 🎉
também entrei!!!
Post automatically merged:

Muitos Parabéns 🥳!! Eu em relações internacionais, parece que vamos ver nos lá no ISCSP.😁
RI no ISCSP também!!
 
Olá, Emilia.

Este ano vou candidatar ao curso de Ciência Política e Relações Internacionais na Nova FCSH. No entanto, julgo ter conhecimento suficiente para acabar com a tua indecisão, dado que tive de analisar tanto o ISCSP como a Nova antes de tomar a minha decisão.

Vamos às diferenças entre os dois cursos:

1 - O curso na Nova integra tanto a Ciência Política como as Relações Internacionais, ao passo que no ISCSP se restringe às Relações Internacionais. Este aspeto é relevante porque o grau de abrangência é de profundidade dos cursos em questão condiciona a tua preparação aquando da entrada no mercado de trabalho ou do prosseguimento de estudos no Mestrado. Se o que te interessa é ter um leque mais vasto de conhecimentos sobre a análise da vida política no geral e sobre a dinâmica das relações entre nações, então a escolha certa é a Nova FCSH. Se preferes ter um nível elevado de conhecimento restrito às Relações Internacionais, então a escolha certa é o ISCSP. Pessoalmente, julgo que a CP e as RI são indissociáveis e complementam-se mutuamente, pelo que não é uma coincidência que nas principais universidades do mundo as duas áreas sejam estudadas num único curso.

2 - Os dois cursos distinguem-se, obviamente, quanto à instituição que os preside. Portanto, o ambiente, as condições de aprendizagem e o clima académico onde vais ter aulas também serão diferentes. Recomendo-te que pesquises sobre os horários nos dois cursos e avalies o que é melhor para ti. Além disso, seria relevante falar com alguém que ande no ISCSP e na Nova para compreender como se articula máquina burocrática e as associações de estudantes. Eu próprio falei com alunos das duas instituições e cheguei à conclusão que a Nova é uma instituição mais fiável. Em primeiro lugar, o horário é melhor do que no ISCSP. Em segundo lugar, o ambiente académico e a vida académica é mais descontraída, e a associação de estudantes é bem reivindicativa. Em terceiro lugar, o ISCSP tem um sistema de avaliação injusto, em que o calendário de exames do primeiro semestre e do segundo semestre se encontram contíguos, significando que alunos fazem exames de cadeiras sobre as quais já não têm aulas há meses.

Essas são as duas diferenças principais. Se quiseres que aprofunde algum facto ou as razões de ordem superior pela qual escolhi a Nova FCSH, diz.