Caloiros Ciências Farmacêuticas 2021/22

hugomlpaixao

Membro
Matrícula
16 Janeiro 2021
Curso
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas
Instituição
Universidade de Coimbra
olá, hugo! Desculpa a pergunta... mas como são as praxes? Ou não houve?
Eu tive 2 praxes no princípio do ano.
Ensinaram-me a apresentar-me à caloiro, mandaram-me roubar umas capas, pedir o número a umas caloiras, berrar as músicas do curso e fazer algumas coisas para passar vergonha (o pior que me mandaram fazer foi dizer a todas as doutoras que estivessem a fumar: fumar mata mas chupar-me a pila não). Depois dividiram-nos por grupos, puseram-nos a contar piadas, tivemos de fazer um mini teatro, e tivemos de defender uma dissertação com o tema escolhido pelos doutores (eu tive de explicar o motivo de o utensílio favorito das lésbicas ser uma colher). No fim fomos beber finos.
O importante na praxe é que não tenhas vergonha, podes fazer o que te mandarem à vontade porque ninguém leva a mal, todos sabem que estás a fazer porque te mandaram. Lembra-te que a praxe é sexista (no sentido que só rapazes praxam rapazes e só raparigas praxam raparigas), o teu clube é a Académica de Coimbra, se te mandarem apalpar um rabo é o de cavalo, apalpar os seios é os seios nasais, e apalpar o peito é o do pé. Se por acaso apanhares alguma doutora que seja estúpida, estás sempre a tempo de te ir embora, mas experimenta que vais divertir-te e conhecer gente.

hugomlpaixao

Membro
Matrícula
16 Janeiro 2021
Curso
Instituição
Universidade de Coimbra
Olá. Em termos de materiais escolares o que aconselhas? Estou indecisa entre um caderno para cada cadeira ou um único caderno para tudo e depois organizo as folhas desse caderno, por cadeiras, num dossiê.
Isso aí tu é que sabes o que gostas mais. Eu prefiro ter um só caderno para levar para as todas aulas teóricas e tirar apontamentos (rabiscos), e depois ter um caderno para cada disciplina e fazer lá um resumo de cada aula, e exercícios. Dossier vs caderno é uma questão de preferência. É importante é tirar apontamentos. Na uni não há manuais, o material que tens para estudar são PowerPoints manhosos que não dizem nada, por isso é importante criares tu o teu próprio material através dos apontamentos.

• Like
Reactions: Natasha Rey

Rodrigo_Esteves

Membro Caloiro
Matrícula
13 Maio 2021
Isso aí tu é que sabes o que gostas mais. Eu prefiro ter um só caderno para levar para as todas aulas teóricas e tirar apontamentos (rabiscos), e depois ter um caderno para cada disciplina e fazer lá um resumo de cada aula, e exercícios. Dossier vs caderno é uma questão de preferência. É importante é tirar apontamentos. Na uni não há manuais, o material que tens para estudar são PowerPoints manhosos que não dizem nada, por isso é importante criares tu o teu próprio material através dos apontamentos.
Achas que levar computador para as aulas é bom para tirar apontamentos? E em termos de metodos de estudo, qual aconselhas? Apesar de cada um ter o seu próprio metodo.

• Like
Reactions: hugomlpaixao

hugomlpaixao

Membro
Matrícula
16 Janeiro 2021
Curso
Instituição
Universidade de Coimbra
Achas que levar computador para as aulas é bom para tirar apontamentos? E em termos de metodos de estudo, qual aconselhas? Apesar de cada um ter o seu próprio metodo.
Eu não acho que um computador seja bom para isso. Não te permite fazer esquemas com a mesma rapidez de fazer à mão, e acho que escrever à mão ajuda a reter a matéria. Para além disso, normalmente é pesado.
Quanto a método de estudo, o ideal é ir a todas as aulas teóricas, estar atento, e depois no fim do dia ler os PowerPoints e escrever um resumo de cada aula. Para disciplinas do tipo matemática, física estatística, etc (basicamente as que têm aulas TP) convém fazer alguns exercícios depois dos resumos das teóricas, mas se vires que te estás a dar bem, podes relaxar um bocado nisso e fazer exercícios só nas aulas TP. Pelo menos os resumos das teóricas têm de ser feitos para todas as aulas (lembra-te que vais estudar por aí, porque não tens manuais escolares; e na universidade não é como no secundário que ficam 2 semanas a dar a mesma coisa, dá-se numa aula e acabou). Se faltares a alguma teórica, lê o PowerPoint e tenta fazer resumos na mesma. Depois, antes das frequências/exames, lê os apontamentos e faz exames dos anos anteriores.
Não caias no erro de começar a deixar aulas em atraso (como eu caí), prepara-te para estudar em média 1-2h por dia, vai facilitar-te muito a vida quando chegarem os exames.
(Podes relaxar a história da farmácia tho)

Diego Só

Membro
Matrícula
9 Julho 2020
Curso
Caloiro Higiene Oral 2021/22
Instituição
Fcauldade de Medicina Dentária
Eu não acho que um computador seja bom para isso. Não te permite fazer esquemas com a mesma rapidez de fazer à mão, e acho que escrever à mão ajuda a reter a matéria. Para além disso, normalmente é pesado.
Quanto a método de estudo, o ideal é ir a todas as aulas teóricas, estar atento, e depois no fim do dia ler os PowerPoints e escrever um resumo de cada aula. Para disciplinas do tipo matemática, física estatística, etc (basicamente as que têm aulas TP) convém fazer alguns exercícios depois dos resumos das teóricas, mas se vires que te estás a dar bem, podes relaxar um bocado nisso e fazer exercícios só nas aulas TP. Pelo menos os resumos das teóricas têm de ser feitos para todas as aulas (lembra-te que vais estudar por aí, porque não tens manuais escolares; e na universidade não é como no secundário que ficam 2 semanas a dar a mesma coisa, dá-se numa aula e acabou). Se faltares a alguma teórica, lê o PowerPoint e tenta fazer resumos na mesma. Depois, antes das frequências/exames, lê os apontamentos e faz exames dos anos anteriores.
Não caias no erro de começar a deixar aulas em atraso (como eu caí), prepara-te para estudar em média 1-2h por dia, vai facilitar-te muito a vida quando chegarem os exames.
Ola Hugo, sei que a resposta nao foi pra mim mas obrigado pelos conselhos:) . Ler isto de uma pessoas mais experiente do assunto foi bueee bommm a serio . Vou-me ingressar este ano em MICF- FFUL e estou a preparar-me para o tal. Olha se tiver alguma vou chatear-te hahahahahah

Rodrigo_Esteves

Membro Caloiro
Matrícula
13 Maio 2021
Obrigado pelas dicas Hugo!!

• Like
Reactions: hugomlpaixao

hugomlpaixao

Membro
Matrícula
16 Janeiro 2021
Curso
Instituição
Universidade de Coimbra
Ola Hugo, sei que a resposta nao foi pra mim mas obrigado pelos conselhos:) . Ler isto de uma pessoas mais experiente do assunto foi bueee bommm a serio . Vou-me ingressar este ano em MICF- FFUL e estou a preparar-me para o tal. Olha se tiver alguma vou chatear-te hahahahahah
Não ligues muito à minha "experiência", que eu deixei 5 cadeiras por fazer 😂😂😂
Estás à vontade para me chatear 😂😂
Post automatically merged:

Obrigado pelas dicas Hugo!!
Na boa

Diego Só

Membro
Matrícula
9 Julho 2020
Curso
Instituição
Não ligues muito à minha "experiência", que eu deixei 5 cadeiras por fazer 😂😂😂
Estás à vontade para me chatear 😂😂
Post automatically merged:

Na boa
De certeza que tiraste algo de positivo nesta "experiencia" e agora tas a fazer o q um irmao mais velho faz, ou seja, ensina-nos o que temos de aprender pra n fazer o mesmo :)) ... Obrigadoo

Snoopie_16

Membro Dux
Matrícula
2 Julho 2018
Curso
Ciências Farmacêuticas
Oi oi! Reparei nesta tua mensagem! Acabei agora o meu 2ºAno do MICF na FFUL! Qualquer dúvida que tenhas, não hesites em perguntar!

Diego Só

Membro
Matrícula
9 Julho 2020
Curso
Instituição
Oi oi! Reparei nesta tua mensagem! Acabei agora o meu 2ºAno do MICF na FFUL! Qualquer dúvida que tenhas, não hesites em perguntar!
Ah olaa, obrigado por se mostrar disponível para me ajudar pq eu tenho MUITAS questoes🥴😂.
1. Como são as praxes na FFUL?? Ja vi MUITA gente a falar das praxes tanto como algo positivo quanto como MUITO negativo e por isso acho q seria importante um testemunho de uma pessoa que está na FFUL pra poder decidir se vou às praxes ou não e tmb lra ter uma ideia :). Ainda tou bastante indeciso ;-;
2. Que conselho dá a quem vai ingressar este ano no MICF??? Tipo conselhos que gostaria de receber quando ingressou no MICF.
3.Em termos do ambiente da faculdade, acha que as pessoas têm um espírito de ajuda uns aos outros ou é cada um por si ?? Tipo o ambiente da faculdade é bom??
Peço desculpas tar a fazer muitas questoes mas a minha psicologa disse que tenho ouvir testemunhos de pessoas mais velhas :))
e OBRIGADO DESDE JA!!!

InêsSimão

Membro
Matrícula
23 Julho 2018
Curso
Ciências Farmacêuticas
Instituição
FFUL
Ah olaa, obrigado por se mostrar disponível para me ajudar pq eu tenho MUITAS questoes🥴😂.
1. Como são as praxes na FFUL?? Ja vi MUITA gente a falar das praxes tanto como algo positivo quanto como MUITO negativo e por isso acho q seria importante um testemunho de uma pessoa que está na FFUL pra poder decidir se vou às praxes ou não e tmb lra ter uma ideia :). Ainda tou bastante indeciso ;-;
2. Que conselho dá a quem vai ingressar este ano no MICF??? Tipo conselhos que gostaria de receber quando ingressou no MICF.
3.Em termos do ambiente da faculdade, acha que as pessoas têm um espírito de ajuda uns aos outros ou é cada um por si ?? Tipo o ambiente da faculdade é bom??
Peço desculpas tar a fazer muitas questoes mas a minha psicologa disse que tenho ouvir testemunhos de pessoas mais velhas :))
e OBRIGADO DESDE JA!!!
1. É algo que tens de experimentar para saber se gostas porque varia de pessoa para pessoa eu pessoalmente gostei bastante e é um bom momento de convívio e se for online é mais pacífico não te pedem para gritar ou encher
2. Quando me disseram que o curso era difícil eu pensei que fosse difícil mas menos do que aquilo que é realmente e criei uma expectativa que se calhar não me ajudou muito então não cries expectativas. Outra dica não vás a teóricas só por ir ou porque te sentes mal e culpado se faltares se fores vai para ouvir porque achas que vale a pena porque se não for assim estás a perder o teu tempo com algo que não te está a agregar muito e podias estar a fazer outra coisa. Foca-te em conhecer as pessoas e em fazer amigos (até de outras faculdades) porque te vai ajudar bastante teres apoio emocional de quem está no mesmo barco que tu além de teres quem te ajude quando tens dúvidas e ainda podem sair para se divertir.
3. O ambiente é muito bom e toda a gente se ajuda com tudo e à medida que o tempo passa apercebes-te mais disso e vais te dando mais com as pessoas e crias relações muito boas e que te vão ajudar mesmo muito a conseguir acabar o curso.

Espero ter ajudado e se tiveres alguma dúvida estás à vontade para perguntar.

Snoopie_16

Membro Dux
Matrícula
2 Julho 2018
Curso
Ciências Farmacêuticas
e OBRIGADO DESDE JA!!!

Oii! Não te preocupes por serem tantas questões, estou cá para ajudar no que puder! 🥰

1. Não posso dar grande opinião sobre a praxe da FFUL, pois não participei! No entanto, o meu conselho é que, caso tenhas interesse, que experimentes, porque varia de pessoa para pessoa! Das pessoas que conheço, todos tiveram uma boa experiência da praxe na nossa faculdade! Também conheço outras pessoas que foram à praxe, não se identificaram com aquilo e desistiram.
2. Os conselhos que tenho são mesmo para não desanimares caso o primeiro semestre não corra tão bem xD É muito normal sentires um choque na quantidade de matéria a estudar! É muita matéria teórica e ainda vais ter aulas práticas, nas quais vais fazer trabalhos/apresentações e ainda aulas laboratoriais com experiências que te permitem consolidar a matéria ou até mesmo perceber como certas técnicas são efetuadas em laboratório! Tenta sempre estudar todos os dias, apesar de saber que nem sempre será possível devido a trabalhos e outras avaliações que surgem no meio! Portanto, mesmo que não consigas estudar, ao menos tenta prestar atenção às aulas para te facilitar o estudo para o exame final (assim ao longo do semestre, se tiveres atento já vais ficar familiarizado com os conceitos da disciplina)! Relativamente a avaliações, a maior parte das disciplinas é avaliada na parte teórica por exame final e depois tens sempre uma parte prática/laboratorial que é avaliada através de trabalhos, apresentações, participação, empenho e essas coisas xD
De um modo geral, no início parece sempre muita matéria, mas te garanto que ao longo dos semestres, vais melhorar bastante a tua forma de estudar e vais ter uma melhor prestação na faculdade xD (pelo menos aconteceu comigo xD)
3.A faculdade tem um ótimo ambiente! É bastante calmo e acolhedor! Ajudamos muito uns aos outros, não há de todo aquela "competição" entre alunos!

De um modo geral, o curso é trabalhoso, mas não é nada de impossível xD Tens é de te empenhar bastante ao longo do ano e vais perceber isso a cada semestre que passa, mas se te organizares bem, vai correr tudo bem!

Qualquer outra dúvida, não hesites em perguntar! Boa sorte! 🥰

Matrícula
29 Setembro 2020
Curso
Engenharia mecânica
Instituição
FCTUC
Olá a todos! O meu nome é Maria e vinha perguntar-vos uma coisa: candidatei-me a CF em Coimbra e a minha nota de candidatura é 156.2. Vocês acham que consigo entrar?
Obrigada!
Olá Maria, penso que me encontro numa situação muito semelhante à tua, também concorri em coimbra a CF com 15,85 e estou com algumas dúvidas de que entre, sobretudo devido às notas dos exames do ano passado.
Espero que possamos ser colegas...a esperança é a última a morrer 😅 .

• Like
Reactions: Natasha Rey

Mariamm26

Membro
Matrícula
3 Novembro 2020
Olá Maria, penso que me encontro numa situação muito semelhante à tua, também concorri em coimbra a CF com 15,85 e estou com algumas dúvidas de que entre, sobretudo devido às notas dos exames do ano passado.
Espero que possamos ser colegas...a esperança é a última a morrer 😅 .
Olá Guilherme! Estou a torcer por ti! A espera pelas colocações anda a matar-me... Se não for indiscreto, o que colocaste como opção seguinte? 😋

Natasha Rey

Membro
Matrícula
24 Janeiro 2021
Olá a todos! O meu nome é Maria e vinha perguntar-vos uma coisa: candidatei-me a CF em Coimbra e a minha nota de candidatura é 156.2. Vocês acham que consigo entrar?
Obrigada!
Ola Maria ! Acho que sim, as notas (penso eu) deverão ser bastante similares a do ano passado. Força !! Eu candidatei tambem a coimbra em 3º posição depois da
FFUL

Matrícula
29 Setembro 2020
Curso
Engenharia mecânica
Instituição
FCTUC
A espera pelas colocações anda a matar-me...
Já somos dois, nunca mais chega dia 27
o que colocaste como opção seguinte?
Nas restantes opções coloquei:
Engenharia mecânica UC 14,38
Enfermagem ESEnfC 15,78
Economia UC 13,55
e nas restantes duas não devo entrar, umas escolhas um bocado diferentes umas das outras eu sei 😅 mas CF foi a que mais me chamou mais à atencão e como não gosto particularmente de nenhuma área foram estas as minhas opções.
Quais foram as tuas restantes opções?(se não te importares de responder claro).

Mariamm26

Membro
Matrícula
3 Novembro 2020
Já somos dois, nunca mais chega dia 27

Nas restantes opções coloquei:
Engenharia mecânica UC 14,38
Enfermagem ESEnfC 15,78
Economia UC 13,55
e nas restantes duas não devo entrar, umas escolhas um bocado diferentes umas das outras eu sei 😅 mas CF foi a que mais me chamou mais à atencão e como não gosto particularmente de nenhuma área foram estas as minhas opções.
Quais foram as tuas restantes opções?(se não te importares de responder claro).

Uau ahaha áreas muito diferentes, que coragem! Eu também não gosto de nenhuma área em particular mas achei CF um curso promissor, aqui vai:

Ciências Farmacêuticas FFUP
Ciências Farmacêuticas FFUC
Farmácia Biomédica FFUC
Ciências Bioanaliticas UC
Farmácia Politecnico Porto
Ciências Farmacêuticas UBI

Devo entrar com certeza na terceira opção por isso vamos encontrar-nos por Coimbra :)