Caloiros Ciências Farmacêuticas FFUC 2021-22

Jess.Mendes

Membro Caloiro
Matrícula
6 Fevereiro 2020
Curso
Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas
Instituição
Universidade de Coimbra
Caloiras, tudo a respeitar esta doutora, se não ela põe-vos já de quatro! É pequenina e tem mau gosto para as cadeiras, mas vai ser o vosso terror na praxe. 😂
O desrespeito da criatura, a audácia do feto. Caloirada tudo a fugir deste rapaz, ele não é decente e chumbou a história da farmácia, têm permissão para usar este argumento contra ele :)

• Like
Reactions: hugomlpaixao

hugomlpaixao

Membro
Matrícula
16 Janeiro 2021
Curso
Instituição
Universidade de Coimbra
O desrespeito da criatura, a audácia do feto. Caloirada tudo a fugir deste rapaz, ele não é decente e chumbou a história da farmácia, têm permissão para usar este argumento contra ele :)
Vêem, caloiros?? Esta criatura nem os outros doutores respeita, já está a fazer bullying comigo...

Mariamm26

Membro
Matrícula
3 Novembro 2020
Olá, eu passei para o 2.° ano de ciências farmacêuticas na FFUC. Se alguém precisar de tirar uma dúvida, ou alguma coisa, estão à vontade
Olá Hugo! Muito obrigada pela disponibilidade, desde já. A minha dúvida consiste no seguinte: candidatei-me a CF na FFUP e na FFUC e como terceira opção coloquei Farmácia Biomédica na FFUC (por causa das equivalências). A minha média para CF na FFUC é de 156.2 e por isso estou insegura quanto à minha entrada. Achas que Farmácia Biomédica é uma boa opção para fazer cadeiras e posteriormente mudar de curso para CF? Existe facilidade, preenchendo os requisitos necessários, de fazer esta mudança?

Mega obrigada!

• Like

hugomlpaixao

Membro
Matrícula
16 Janeiro 2021
Curso
Instituição
Universidade de Coimbra
Olá Hugo! Muito obrigada pela disponibilidade, desde já. A minha dúvida consiste no seguinte: candidatei-me a CF na FFUP e na FFUC e como terceira opção coloquei Farmácia Biomédica na FFUC (por causa das equivalências). A minha média para CF na FFUC é de 156.2 e por isso estou insegura quanto à minha entrada. Achas que Farmácia Biomédica é uma boa opção para fazer cadeiras e posteriormente mudar de curso para CF? Existe facilidade, preenchendo os requisitos necessários, de fazer esta mudança?

Mega obrigada!
Olá, e desculpa não ter respondido antes.
Farmácia Biomédica é um curso que te dá umas bases de biologia, química, farmacologia, etc, mas foca-se mais em praparar-te para o processo do desenvolvimento de medicamentos. Dá algumas equivalências para ciências farmacêuticas, mas se queres mesmo mudar para MICF, ciências bioanalíticas seria uma melhor opção. É um curso que serve para te preparar para trabalhar nas análises clínicas, e apesar de também ser mais incompleto do que MICF, tem mais disciplinas em comum, e o primeiro ano é praticamente igual. Se fizeres o primeiro ano de LCB, e depois mudares para MICF, passas logo para o segundo ano (acho que tens de fazer só mais 3-4 disciplinas de primeiro ano). A UC permite inscreveres-te em uma disciplina extra por semestre, por isso podes fazer duas das disciplinas de MICF que faltam logo no primeiro ano (e se tiveres a certeza que entras, podes até ignorar as disciplinas de LCB que não dão equivalência para MICF). As disciplinas de MICF (do primeiro ano) que LCB não tem é Histologia, História da Farmácia, Química-física, e não sei se a química orgânica de LCB dá equivalência à química orgânica I de MICF.

• Like
Reactions: Natasha Rey

Mariamm26

Membro
Matrícula
3 Novembro 2020
Olá, e desculpa não ter respondido antes.
Farmácia Biomédica é um curso que te dá umas bases de biologia, química, farmacologia, etc, mas foca-se mais em praparar-te para o processo do desenvolvimento de medicamentos. Dá algumas equivalências para ciências farmacêuticas, mas se queres mesmo mudar para MICF, ciências bioanalíticas seria uma melhor opção. É um curso que serve para te preparar para trabalhar nas análises clínicas, e apesar de também ser mais incompleto do que MICF, tem mais disciplinas em comum, e o primeiro ano é praticamente igual. Se fizeres o primeiro ano de LCB, e depois mudares para MICF, passas logo para o segundo ano (acho que tens de fazer só mais 3-4 disciplinas de primeiro ano). A UC permite inscreveres-te em uma disciplina extra por semestre, por isso podes fazer duas das disciplinas de MICF que faltam logo no primeiro ano (e se tiveres a certeza que entras, podes até ignorar as disciplinas de LCB que não dão equivalência para MICF). As disciplinas de MICF (do primeiro ano) que LCB não tem é Histologia, História da Farmácia, Química-física, e não sei se a química orgânica de LCB dá equivalência à química orgânica I de MICF.
Obrigada por me responderes. Esta tua resposta trouxe-me um problema. Muito provavelmente vou entrar em Farmácia Biomedica na FFUC pois é a minha 3a opção. Como 4a opção realmente meti LCB mas não me apercebi que as equivalências eram mais…

• Like

hugomlpaixao

Membro
Matrícula
16 Janeiro 2021
Curso
Instituição
Universidade de Coimbra
Obrigada por me responderes. Esta tua resposta trouxe-me um problema. Muito provavelmente vou entrar em Farmácia Biomedica na FFUC pois é a minha 3a opção. Como 4a opção realmente meti LCB mas não me apercebi que as equivalências eram mais…
Candidata-te na 2a fase! Não é que farmácia Biomédica seja um mau curso, mas se queres mesmo ciências farmacêuticas acho que LCB é melhor, porque o primeiro ano de LFB só te dá 2-5 equivalências. Se acabares por ir para LCB, não te esqueças de na matrícula te inscreveres nas cadeiras extra de MICF que não tens equivalência, é mais fácil começar a fazê-las no primeiro ano do que ficar com elas em atraso.

Mariamm26

Membro
Matrícula
3 Novembro 2020
Candidata-te na 2a fase! Não é que farmácia Biomédica seja um mau curso, mas se queres mesmo ciências farmacêuticas acho que LCB é melhor, porque o primeiro ano de LFB só te dá 2-5 equivalências. Se acabares por ir para LCB, não te esqueças de na matrícula te inscreveres nas cadeiras extra de MICF que não tens equivalência, é mais fácil começar a fazê-las no primeiro ano do que ficar com elas em atraso.
Como é que faço isso da 2a fase? Sabes quando saem os resultados?
eu quero mesmo Ciências Farmacêuticas. Quando comparei os planos de unidades curriculares de LCF e LFB pareceram-me muito semelhantes tipo em 10 unidades curriculares e estava confiante com isso…

hugomlpaixao

Membro
Matrícula
16 Janeiro 2021
Curso
Instituição
Universidade de Coimbra
As candidaturas da 2a fase começam quando saem os resultados da 1a. É no site onde fizeste a primeira.
Por exemplo, em LFB há uma cadeira de Biologia Celular e Molecular. Em MICF há duas: Biologia Celular e Biologia Molecular. Em LFB há Anatomia, Histologia e Fisiologia Humana I e II (2 cadeiras), em MICF há Histologia e Embriogia Humana, Anatomofisiologia Humana I e II. Em LFB tens uma cadeira de Bioquímica, em MICF há Bioquímica I e II. É nestes casos que eu acho que eles não dão equivalência. O plano de estudos de LCB é mais parecido com o de MICF (pelo menos o primeiro ano).

Rita Flor

Membro Caloiro
Matrícula
5 Agosto 2021
Curso
Ciências Farmacêuticas
Instituição
FFUC
Olá rita, antes de mais espero que entres :). Já estou no 2 ano de micf, alguma dúvida dispõe.
Quanto à matemática é relativo, muita gente vem para este curso para se escaparem à matemática então apanham ali um choque. Eu pessoalmente não gosto de matemática e sempre fui aluna mediana e passei e não achei nada demais. É trabalhosa sim, dizem até que é o cadeirão do 1 semestre. O importante é manter o foco desde o início e praticar muito.
Boa sorte e espero ver-te na ffuc daqui a 1 mês 😊
Obrigado pela resposta! Eu não tenho muitas dificuldades a matemática, só não gosto é nada das matérias em si. Como disseste, apenas queria escapar-me dela hahah. Também te espero ver lá daqui a umas semanas, temos de fazer todos um grupo chamado "O bando do Fórum" :P

Jess.Mendes

Membro Caloiro
Matrícula
6 Fevereiro 2020
Curso
Instituição
Universidade de Coimbra
Obrigado pela resposta! Eu não tenho muitas dificuldades a matemática, só não gosto é nada das matérias em si. Como disseste, apenas queria escapar-me dela hahah. Também te espero ver lá daqui a umas semanas, temos de fazer todos um grupo chamado "O bando do Fórum" :P
Vais ver que tudo se faz, e é só uma cadeira. Aviso já que o primeiro ano é muito geral e às vezes pode ser desmotivante porque pensas que estás a estudar coisas completamente à toa nada a ver com farmácia mas melhora ahhaha
Temos mesmo que criar um grupo do bando do Fórum, para o pessoal se ir conhecendo 😊

hugomlpaixao

Membro
Matrícula
16 Janeiro 2021
Curso
Instituição
Universidade de Coimbra
Matemática é a melhor cadeira do primeiro ano 😂😂

• Like
Reactions: Rita Flor

ana.g

Membro
Matrícula
10 Agosto 2021
Curso
Ciências Farmacêuticas
Instituição
FFUC
Olá, eu passei para o 2.° ano de ciências farmacêuticas na FFUC. Se alguém precisar de tirar uma dúvida, ou alguma coisa, estão à vontade
Olá Hugo! Tenho outra dúvida,
Quanto aos horários, mais precisamente às aulas teórico-práticas e práticas laboratoriais, nós escolhemos aquelas a queremos ir? Ou seja, fazemos o nosso próprio horário?

• Like

hugomlpaixao

Membro
Matrícula
16 Janeiro 2021
Curso
Instituição
Universidade de Coimbra
Olá Hugo! Tenho outra dúvida,
Quanto aos horários, mais precisamente às aulas teórico-práticas e práticas laboratoriais, nós escolhemos aquelas a queremos ir? Ou seja, fazemos o nosso próprio horário?
Olá. As aulas teóricas é com o curso todo junto. Há turmas para as aulas práticas (PL) e para as teórico-práticas (TP). Normalmente há 10 turmas PL e 5 turmas TP. Os horários designam-se por A, B, C, ..., J. O horário A corresponde às turmas PL1 e TP1, o horário B corresponde às turmas PL2 e TP1, o horário C corresponde às turmas PL3 e TP2, o horário D corresponde à PL4 e TP2, etc. Os horários já estão disponíveis no site da FFUC (mas está tudo junto), se quiseres podes ir já separando para ires vendo qual é que te dá mais jeito. Depois de fazeres a matrícula, hás de receber um email em que te dizem um dia e uma hora para escolher o horário. Convém estares lá à hora exata, porque aquilo parece os Hunger Games, atrasas-te 1 minuto e ficas sem horário (como me aconteceu no 1.° semestre do 1.° ano e este semestre). A inscrição faz-se no inforestudante, balcão académico, inscrição em turmas. Btw tem cuidado com as faltas, porque se tiveres falta a mais de 1/3 das aulas PL ou TP chumbas à cadeira. Boa sorte.

Última edição:
  • Like
Reactions: LeoSF and ana.g

ana.g

Membro
Matrícula
10 Agosto 2021
Curso
Ciências Farmacêuticas
Instituição
FFUC
Olá. As aulas teóricas é com o curso todo junto. Há turmas para as aulas práticas (PL) e para as teórico-práticas (TP). Normalmente há 10 turmas PL e 5 turmas TP. Os horários designam-se por A, B, C, ..., J. O horário A corresponde às turmas PL1 e TP1, o horário B corresponde às turmas PL2 e TP2, o horário C corresponde às turmas PL3 e TP2, o horário D corresponde à PL4 e TP2, etc. Os horários já estão disponíveis no site da FFUC (mas está tudo junto), se quiseres podes ir já separando para ires vendo qual é que te dá mais jeito. Depois de fazeres a matrícula, hás de receber um email em que te dizem um dia e uma hora para escolher o horário. Convém estares lá à hora exata, porque aquilo parece os Hunger Games, atrasas-te 1 minuto e ficas sem horário (como me aconteceu no 1.° semestre do 1.° ano e este semestre). A inscrição faz-se no inforestudante, balcão académico, inscrição em turmas. Btw tem cuidado com as faltas, porque se tiveres falta a mais de 1/3 das aulas PL ou TP chumbas à cadeira. Boa sorte.
Obrigada!

• Like

hugomlpaixao

Membro
Matrícula
16 Janeiro 2021
Curso
Instituição
Universidade de Coimbra
Resultado: Colocada
Instituição: [0504] Universidade de Coimbra - Faculdade de Farmácia
Curso: [9494] Ciências Farmacêuticas

e vocês maltinha?
PARABÉNS!
IGUAL!!! AAAAAAA 😍🥳
PARABÉNS TB!

Bem-vindas à melhor cidade, à melhor universidade, e ao curso de saúde menos valorizado 😂😂
Nunca se esqueçam da regra n.° 1 da praxe: "FARMÁCIA É ORGULHO, O RESTO É ENTULHO!" 💜

Rita Flor

Membro Caloiro
Matrícula
5 Agosto 2021
Curso
Ciências Farmacêuticas
Instituição
FFUC
Resultado: Colocada
Instituição: [0504] Universidade de Coimbra - Faculdade de Farmácia
Curso: [9494] Ciências Farmacêuticas

PARABÉNS A TODOS!!! 🥳 vejo-vos dia 6!