🧑🎓 No conjunto do Sistema de Ensino Superior Público e Privado, o número total de vagas para o ano letivo 2025/2026 é de 101.798, o que representa um acréscimo de 1.647 vagas face ao ano anterior. Já as podes consultar aqui.
Olá, eu vou este ano para o 4 ano na FDUC por isso se quiseres consigo dar-te uma ideia do curso, ambiente na faculdade, avaliações etc, sente-te à vontade em enviar mensagem.
Alô! Acabei o 1.º ano na FDUL e por isso qualquer dúvida que tenhas quero que saibas que estou disponível para esclarecer! Em relação à FDUC nada sei mas posso te dizer que ficas bem em qualquer uma delas, pois ambas são ótimas faculdades!
Olá! Vi uns comentários acerca dos professores e os seus egos, que não facilitam nada para os estudantes e fazem imensa pressão… é verdade? E quanto ao curso achas que na clássica é mais teórico do que prático?
Bem quanto aos professores posso dizer que temos um corpo docente de excelência reconhecido a nível nacional e até internacional. Quanto a essa questão do ego acho que não podemos generalizar, claro que pode haver docentes não tão dispostos a um contacto mais direto com os estudantes mas também existem outros que são totalmente o oposto , acredito que independentemente da faculdade para onde vás irás sempre encontrar estas 2 realidades.
Quanto ao tipo de ensino, é verdade que tem alguma carga teórica mas não se resume a isso, temos também o caso das aulas práticas em que somos confrontados com problemas do dia a dia de um jurista e que nos ajuda a perceber aquilo que é aprofundado nas aulas teóricas. Mas temos também algumas atividades como moot courts por exemplo ajudam na questão da oralidade tão essencial nesta área, por isso como vês não é só teoria, apesar de considerar que não podes ter uma boa prática sem uma boa teoria
Estou decidida que o curso que quero seguir é Direito na FDUP. No entanto, com todo este receio de não conseguir entrar na primeira opção, quero ter a certeza que a segunda opção para mim será a mais certa. Com isso, queria pedir a vossa opinião sobre o curso de Direito nas Faculdades de Coimbra e UMinho.
Apesar de já ter realizado a inscrição (e ter colocado a FDUC como 2.ª opção) fico sempre a pensar se fiz a escolha correta.
Sendo honesta, os únicos pontos positivos que ouvi falar sobre a FDUC foram os mesmos de sempre: faculdade com prestígio, muito reconhecida e com bom espírito académico.
No entanto, não sei se essas características serão suficientes para ultrapassar aspetos negativos como o ensino pouco prático, muito teórico, classificações tendencialmente mais baixas, etc.
Bem, a vossa ajuda seria muito importante para mim! Assim sendo, agradeço desde já a vossa disponibilidade.
Olá!
Eu estou em Direito na UM, no 1° ano e não poderia pedir melhor universidade!
O corpo docente para além de ser de excelência é novo, então acabam por se adaptar melhor em termos de ensino, oferecendo uma componente teórica e prática! Procuram mesmo proximidade com os estudantes respondendo a todas as dúvidas que possam existir (mesmo que, e não vou mentir, não fiquem respondidas da forma mais simples de compreender) no prazo de, no máximo 1 semana (mesmo no pior das hipóteses).
Outra coisa que vale a pena referir é que a universidade não é só o curso e felizmente a UM em termos de associativismo é incrível. O pessoal que estuda cá também é super simpático, acredita, a integração que recebi, especialmente num ano tão atípico, foi perfeita, fez me sentir em casa.
Toda a equipa não docente é prestável e preocupados, uma coisa que não esperava encontrar e, pelo menos eu, nunca conheci ninguém tão útil como aquele que trabalha na Biblioteca de Direito.
As UCs são exigentes, não vou mentir, mas não são impossíveis, posso te mandar apontamentos se entrares cá e precisares, embora o primeiro ano não tenha muito contacto com o Direito em si, mas isso é normal!
Se quiseres posso te responder a todas as dúvidas que tenhas, assim como qualquer um!
Quanto a outras atividades diferentes, como moot courts/mock trials, também temos, normalmente realizados pelas associações (este ano tivemos um moot court da ELSA UMinho e um JULGAEDUM realizado pela associação de estudantes), temos ainda negotiation competitions e outras atividades para complementar o ensino oferecido (descobrirás assim que entrares).
Quanto à faculdade de prestígio, anjo, não ligues muito a isso, no último ano (2020) a universidade do minho foi considerada a melhor para direito! E a realidade é que, quanto eu ouvi e pode não passar de rumores, o ensino da FDUC deixa a desejar por ser, ultrapassado digamos, ha muita gente que dps pede transferência para outras universidades, embora seja aquela mais clássica de se pensar.
Olá Helena!! Não percebi bem onde queres entrar, se é mais em Direito em geral, mas acredita que a média que tens no 10° ano não é o fim! Toda a gente começa mal, uns pior outros melhor, tu consegues!
A minha media do 10° ano para a média de acesso subiu 3 valores!
Agora tens que te esforçar para isso :)
Ola boa tarde.
Alguém que tenha ido para o curso de solicitadoria em Bragança e depois tenha mudado para direito? Gostava de saber a opinião e como o fizeram.
Obrigada
Na FDUL o método de avaliação é composto pelo método A e o método B.
O método A que equivale a avaliação contínua. És avaliada através de uma prova escrita, a frequência (50%) e pela oralidade nas aulas práticas* (50%) nas aulas práticas durante todo o semestre.
É obrigatório ter uma nota 12 ou superior. No caso em que não consigas e fiques com uma nota entre o 11 e 8 és admitida a exame ( que apenas é necessário atingir 9,5 valores e já ficas com a cadeira feita), . Contudo, se tiveres entre 8-9 valores és imediatamente admitida a oral de passagem. E 7 valores para baixo é recurso.
Por outro lado, o método B é uma avaliação que consiste avaliar apenas o teu resultado do exame, única e exclusiva forma de seres avaliada.
Se tiveres uma nota igual ou superior a 12 ficas aprovado! (Não chega o 9.5 como método A), se acabares com uma nota entre 11 e 8 vais a oral de passagem e é necessário obter 10 valores. Uma nota equivalente a 7 ou inferior é recurso. Podes a meio do semestre passar qualquer cadeira ou até todas para método B, ficas dispensada das aulas práticas e da frequências e só vais ao exame.
E também temos as famosas bonificações na tua média final! Se passares todas as cadeiras daquele ano, adicionam 0,6 à tua média. E se passares 4 anos de faculdade sem chumbar a nenhuma cadeira, no final adicionam ainda mais 0,6. Porém, a soma das bonificações não podem acrescentar mais do que um valor à média.
oralidade nas aulas práticas* - resolução de casos práticos, apresentação de um tema, comentários, trabalhos e qualquer coisa que seja afixada pelo assistente em questão
Olá, tenho uma dúvida, estou a um semestre de acabar a licenciatura em direito, sei que a minha faculdade tem bonificações alguem sabe como funcionam na média final, ou seja a média que vem no diploma é já a média bonificada? Será com essa média que concorremos a mestrados etc?
Este site usa cookies para ajudar a personalizar o conteúdo, adequar a tua experiência e manter o teu login se efectuares o teu registo.
Ao continuar a usar este fórum concordas com o uso de cookies.