Olá! Estou a pensar candidatar me a direito no Porto, e uma vez que não tenho média para a pública, estou indecisa entre a lusíada e a portucalense... Alguém tem alguma informação/experiência pessoal de qual será a melhor no que toca ao ensino, professores, estágios, saídas profissionais e assim... Obrigada!
Sou aluna da Lusíada e apesar da minha intenção não ser de todo assustar, a minha opinião mais sincera e imparcial possível, que gostava de a ter ouvido por parte de outros alunos há uns anos atrás, era para não vir.
Não sei se estás a par mas a Lusíada oferece prémios de mérito a quem entra com média igual ou superior a 14, o que à partida é óptimo pois paga-se o mesmo que numa pública praticamente. Acontece que é EXTREMAMENTE difícil mantê-lo, não devido às cadeiras em si (que são bastante interessantes), mas sim pela existência de muitas muitas muitas injustiças em termos de notas (por vezes chega a roçar o nível ridículo) já para não falar da confusão a nível administrativo. A nível de corpo docente tem professores bastante reconhecidos no mundo do direito. O ambiente da faculdade também é bastante aconchegante e somos todos solidários uns com os outros. Estes factores são óptimos, mas temos de ter em atenção os prós e contras da universidade no curso de direito como um todo.
A minha opinião franca é que se tivesse a oportunidade de ir para outra assim o faria, o que se gasta em propinas podes gastar em despesas para ingressares numa faculdade pública nem que seja longe de casa. Na altura concorri e não entrei na FDUP, se hoje soubesse teria optado pela Universidade do Minho ou a FDUC, universidades mais prestigiadas.
Quanto à Portucalense não frequento por isso não te posso dar uma opinião formada, se alguém pudesse dar o seu testemunho era óptimo para ti.
A cima de tudo antes de tomares uma decisão pesquisa muito, obtém o máximo de testemunhos possíveis, pesa os prós e os contras, e depois de todas estas etapas no fim tomas uma decisão consciente e informada.
É importante ressalvar que esta é a minha experiência pessoal, a tua (se chegares a frequentar) pode ser completamente diferente.