Caloiros Direito - 2021/2022

Olá Margarida sou aluno da Nova portanto se quiseres ver esclarecida alguma dúvida não hesites em mandar-me mensagem.
Olá! Muito obrigada Luís, mas penso já estar esclarecida! Espero que sejamos colegas. 🙏🏻
Post automatically merged:

Olá Margarida! Sou aluna da FDUL e estou disponível para esclarecer quaisquer dúvidas que tenhas (de forma o mais honesta possível). Podes mandar msg priv ;)
Olá! Muito obrigada mas penso já ter esclarecido tudo! 😘

Olá a todos, como qualquer pessoa nesta fase, estou com dúvidas :). Sei que quero Direito, mas a questão é: Nova ou Clássica? Já vi todos os fóruns, mas mesmo assim tenho dúvidas. Neste momento vejo-me a ser juíza e já me disseram que para ser juiz, a Nova não prepara como a Clássica (até porque no site da FDUNL dizem que os licenciados ficam preparados para colocações em profissões de "menor teor jurídico").
Mas fora de ser juiz, a FDUL é assim tão assustadora e traumatizante como dizem? Ou é um bom desafio para a vida (é que é esse o meu ponto de vista também)
Por outro lado, as cadeiras da Nova são mais chamativas por terem uma grande diversidade de disciplinas como economia (que eu gosto).
Desculpem se estiver confuso ou se for um exagero, mas se alguém puder ajudar com pontos de vista mais claros, eu fico agradecida 😅

Olá!

Antes de entrar para a faculdade, estava com dúvidas, pois ponderava também ir para a NOVA, que me cativava pela sua modernidade. Hoje, terminado o primeiro ano na FDUL, sei que fiz a escolha certa, pois estou numa faculdade que me prepara como nenhuma outra.

De modo geral, as cadeiras são interessantes. A par de disciplinas mais pesadas e exigentes, como Teoria Geral do Direito Civil e Direito Constitucional, tens Introdução ao Estudo do Direito, duas cadeiras históricas (Direito Romano e História do Direito Português) e Economia I. No segundo semestre do primeiro ano, podes ainda escolher uma disciplina optativa (Filosofia do Direito, Economia II, Sociologia do Direito ou História das Ideias Políticas).

Os professores são exigentes, é verdade, mas, com trabalho diário, consegues ter os resultados que ambicionas. Contudo, é normal existe sempre um choque, que vai diminuindo com o passar do tempo. Garanto-te que, se trabalhares, a FDUL não é tão traumatizaste como dizem por aí.

Por fim, adoro o ambiente da faculdade. Conheces pessoas de imensos sítios de pais, assim como pessoas do Brasil e dos PALOP. Para além disso, tens imensos sítios de convívio na faculdade, como o famoso Bar Velho, onde acabas por passar muito tempo com vários grupos.

Olá a todos, como qualquer pessoa nesta fase, estou com dúvidas :). Sei que quero Direito, mas a questão é: Nova ou Clássica? Já vi todos os fóruns, mas mesmo assim tenho dúvidas. Neste momento vejo-me a ser juíza e já me disseram que para ser juiz, a Nova não prepara como a Clássica (até porque no site da FDUNL dizem que os licenciados ficam preparados para colocações em profissões de "menor teor jurídico").
Mas fora de ser juiz, a FDUL é assim tão assustadora e traumatizante como dizem? Ou é um bom desafio para a vida (é que é esse o meu ponto de vista também)
Por outro lado, as cadeiras da Nova são mais chamativas por terem uma grande diversidade de disciplinas como economia (que eu gosto).
Desculpem se estiver confuso ou se for um exagero, mas se alguém puder ajudar com pontos de vista mais claros, eu fico agradecida 😅

Olá!

Antes de entrar para a faculdade, estava com dúvidas, pois ponderava também ir para a NOVA, que me cativava pela sua modernidade. Hoje, terminado o primeiro ano na FDUL, sei que fiz a escolha certa, pois estou numa faculdade que me prepara como nenhuma outra.

De modo geral, as cadeiras são interessantes. A par de disciplinas mais pesadas e exigentes, como Teoria Geral do Direito Civil e Direito Constitucional, tens Introdução ao Estudo do Direito, duas cadeiras históricas (Direito Romano e História do Direito Português) e Economia I. No segundo semestre do primeiro ano, podes ainda escolher uma disciplina optativa (Filosofia do Direito, Economia II, Sociologia do Direito ou História das Ideias Políticas).

Os professores são exigentes, é verdade, mas, com trabalho diário, consegues ter os resultados que ambicionas. Contudo, é normal existe sempre um choque, que vai diminuindo com o passar do tempo. Garanto-te que, se trabalhares, a FDUL não é tão traumatizaste como dizem por aí.

Por fim, adoro o ambiente da faculdade. Conheces pessoas de imensos sítios de pais, assim como pessoas do Brasil e dos PALOP. Para além disso, tens imensos sítios de convívio na faculdade, como o famoso Bar Velho, onde acabas por passar muito tempo com vários grupos.
Obrigada pela honestidade, ajudou muito!!

Boas!
A minha primeira opção será a FDUP, embora concorra sem certeza que consiga entrar; tudo depende da evolução da média :/ se baixar umas décimas consigo. Segunda opção será FDUC e aí já concordo com segurança. Boa sorte a todos!

• Like
Reactions: Maria Alves02
Boa tarde a todos! Alguém que já tenha escrito uma carta de motivação para a FDUC que possa dar uma ajudinha?

Olá malta! Concluí recentemente o meu 1º ano na FDUL e estou completamente disponível para responder a qualquer pergunta ou inquietação que tenham! Serei o mais honesta possível, sem qualquer vergonha de expor as dificuldades pelas quais passei este ano.
Qualquer coisa, disponham! (e já vi por aí uns coleguinhas simpáticos que estão dispostos ao mesmo)

Quem quer entrar em Direito no próximo ano letivo? E em que universidade? Vamos conhecer eventuais futuros colegas!!!
FDUC OU FDUL , mandem mensagem colegas <33

Olá, eu terminei este ano o secundário com uma média interna de 159 valores. Relativamente aos exames nacionais fiz no ano passado o exame de filosofia onde tirei 179 valores e fiz este ano o exame de português onde consegui 161 valores. Pretendo candidatar-me ao curso de Direito na FDUL e fazendo os cálculos todos fico com uma média de 164.5 valores, mas o que me preocupa é o facto de a média do último classificado de 2020 ter sido 162, não estando assim tão distante da minha atual média de candidatura. Contando com a eventual descida das notas dos exames este ano será possível uma descida da média do último classificado na FDUL? Estarei eu com uma média confortável para a candidatura?
Acho que sim, estás com uma média confortável. As médias devem se manter quase iguais, nem subir muito, nem descer muito. Não te deves esquecer que há muita gente a concorrer ainda com o exame de filosofia do 11°ano, oque vai contribuir com que a média não desça muito, visto que houve notas absurdas no exame do ano passado. Por outro lado temos os exames do 12° ano mais difíceis este ano.. oque não contribuirá para que soba muito. Consideraste a opção pós-laboral? Sempre te dá mais manobra... Espero ter ajudado :))

Olá. A FDUL é uma das minhas opções. No entanto, tenho receio, tendo em conta o facto de ser em Lisboa, ser cada um por si e não haver entre ajuda!

Olá. A FDUL é uma das minhas opções. No entanto, tenho receio da integração tendo em conta que é um meio maior, podendo não haver tanta entre ajuda.
Encontro-me com o mesmo receio/medo.
A FDUL foi a minha segunda opção, sendo que será a mais provável de entrar. É complicado...

Última edição:
  • Like
Reactions: Tcross
Sou estudante de Direito na Universidade de Coimbra, qualquer dúvida ou ajuda que necessitem estou completamente disponível!!
Boa tarde, sou da área do Direito e passei tanto na Católica do Porto como no resultado preliminar de Coimbra para Mestrado, sei que está na a proceder a licenciatura, mas estou com dúvida qual Mestrado escolher, por isso queria saber como é Coimbra é Universidade, acho importante conciliar Mestrado com estágios práticos a fim de pegar prática, em sua opinião, é possível olhando a cidade de Coimbra como um todo? Se puderes dizer como está sendo a sua experiência em Coimbra eu ficaria engrandecido

Boas, pessoal! Sou aluno da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, mais concretamente do curso de Direito. Como já estive desse lado, assumo que estejam a passar por uma fase de dúvidas e incertezas e por isso estou disponível para vos responder a qualquer pergunta relacionada c o curso, a matrícula, a vida académica, a praxe, a cidade, a procura de casa, etc. :)

Olá, sou estudante na FDUC, se tiverem algumas questões sobre a faculdade,praxe ou sobre a cidade,sintam-se à vontade para perguntar.

• Like
Reactions: Karlota
Olá a todos! Vou agora para o 2º ano de direito na FDUC e estou totalmente disponível para responder a qualquer questão que vos surja, quer seja sobre aulas, métodos de avaliação, procura de casa, praxe, ou qualquer outra questão ou inquietação sobre o mundo académico! Também fui caloira em tempos de covid e portanto sei perfeitamente o que é estar perdida e cheia de receios.
Boa sorte para as colocações!

• Like
Sou estudante de Direito na Universidade de Coimbra, vou agora para o 2ºano, qualquer dúvida ou ajuda estou disponível para esclarecer!!

• Like