Caloiros Direito FDUC 2020/2021

Bom dia, entrarei agora no segundo ano de Direito na FDUC, pelo que qualquer pessoa que pretenda candidatar-se a Coimbra, por favor não hesite em mandar mensagem com qualquer dúvida que tenham!

Olá! Candidatar-me à FDUC é uma forte possibilidade. Gostava de saber qual é a tua impressão sobre o curso de Direito. Qualquer informação é bem-vinda :) Obrigada

Olá! Candidatei-me á Fduc, será que podes falar um pouco acerca do curso? Obrigada!
Claro que sim!! Teria todo o gosto em fazê-lo!!
Comparando mesmo o curso de Direito na FDUC a antigamente (a minha mãe também tirou lá direito), o curso já não pode levar com aquelas críticas por ser "demasiado teórico" porque realmente se têm notado bastantes diferenças com a intenção de incorporar casos mais práticos.
Logo o 1° ano tem alguns cadeirões, mas isso é todos os cursos! Pessoalmente eu considerei Introdução ao Direito o mais complicado (não deixes a parte do introdução enganar-te), mas se conseguires levar as coisas e estudares com frequência tenho a certeza que irás conseguir na boa!!
Direito internacional público, eu gostei bastante, e acredita quando te digo que as aulas práticas serão a tua salvação!! O professor realmente explica a resolução de casos práticos o melhor possível!
Eu achei que Direito Romano foi a cadeira mais simples, tens sim casos práticos para resolver mas heeyy, qualquer coisa diz ahah (até porque tenho um livro só de casos práticos pelo que se entrares basta me pedires que assim podes tirar fotocópia e não precisas de comprar!!!).
POR FAVOR não cometas o mesmo erro que eu, e vendas um pulmão para comprar o livro de direito constitucional, acredita em mim quando te digo que não vais pegar nele. Se tiveres a sorte de calhar na turma da professora das aulas práticas, Marta Santos, os PowerPoints dela são o melhor deste mundo, e explicam tudo tão bem!!
Economia política também é um pouco complicado, mas se levares a eito também acredito que te safes na boaaa.
Há muitos aspetos positivos a sério, e também qualquer dúvida que tenhas, estás mais do que a dispor a pedir, como aluna adoraria poder ajudar, desde sebentas, a livros para puderes fotocopiar, a dar conselhos sobre o que pessoalmente resultou para mim, a sério não evites em perguntar!!
Seria a maior das minhas honras em puder ajudaaarr

Última edição:
Olá,
Estou no 12º ano e para o ano pretendo ingressar na FDUC.
Gostaria de saber como é o ambiente em geral, o curso em si, os professores, a praxe e a taxa de empregabilidade, entre outras coisas.
Qualquer informação é bem-vinda.
Obrigada.
Olá!! Eu estou no segundo ano, vou-te mandar MP :]

olá Camila Gomes,
estou interessada nesse curso e nessa faculdade, por favor fala-me um pouco sobre essa instituição. E também gostaria de saber como é a cadeira de economia politica, qual o nível de matemática que a disciplina exige? As cadeiras inglês jurídico e alemão jurídico são lecionadas em português? Que livros recomendas para ter obrigatoriamente em casa referentes ao direito?

olá Camila Gomes,
estou interessada nesse curso e nessa faculdade, por favor fala-me um pouco sobre essa instituição. E também gostaria de saber como é a cadeira de economia politica, qual o nível de matemática que a disciplina exige? As cadeiras inglês jurídico e alemão jurídico são lecionadas em português? Que livros recomendas para ter obrigatoriamente em casa referentes ao direito?

Olá Maria!! Bom, não sou a Camila mas penso que ela não se vai importar de ser eu a responder haha
há muito que falar sobre a fduc e o curso em si, mas o post da Camila já diz muito!
Honestamente, não precisas de muita matemática para economia política. Os professores dão matéria basicamente teórica, e só precisas mesmo de ter alguns conhecimentos para poderes ler gráficos e interpreta-los. Também depende do professor, porque ele pode ou não vincar muito nos gráficos.
Em relação ao inglês e ao alemão, tenho notícias más para ti: estas cadeiras já não são leccionadas! É irresponsável da fduc continuar a incluir as cadeiras na lista que está disponível no site da uc, porque engana muita gente (como me enganou a mim!). Eu pessoalmente não sei porque é que deixaram de ser leccionadas, mas o mais provável é pela falta de professores.
Em relação aos livros, tens total liberdade se quiseres comprar os livros que os professores indicam na bibliografia da cadeiras, mas não é obrigatório. Acho que o mais importante mesmo é teres a legislação mais importante (constituição e códigos), porque são livros que depois têm mais data de validade haha ou seja, não os vais usar simplesmente para ver a matéria durante um semestre.
Espero que tenha ajudado!

Olá Telma Silva,
Eu tenho mais uma questão: Existe na FDUC uma lista de bibliografias respetivamente às cadeiras do curso? Por exemplo, eu queria saber mais sobre a economia política e já ando a ler livros sobre o tema. Requisitei-os na biblioteca municipal, no entanto, esses livros já devem estar um pouco desatualizados, pois, são entre a década de 70 e a década de 90...não tenho acesso a livros mais recentes. A minha dúvida é onde posso encontrar livros que estão de acordo com a Faculdade de Direito. Por favor, peço a alguém que me responda a esta dúvida! Obrigada.

Olá Telma Silva,
Eu tenho mais uma questão: Existe na FDUC uma lista de bibliografias respetivamente às cadeiras do curso? Por exemplo, eu queria saber mais sobre a economia política e já ando a ler livros sobre o tema. Requisitei-os na biblioteca municipal, no entanto, esses livros já devem estar um pouco desatualizados, pois, são entre a década de 70 e a década de 90...não tenho acesso a livros mais recentes. A minha dúvida é onde posso encontrar livros que estão de acordo com a Faculdade de Direito. Por favor, peço a alguém que me responda a esta dúvida! Obrigada.
Olá! os professores disponibilizam essa informação aos alunos. Estou no primeiro ano na fduc, se quiseres posso-te ajudar com os livros, dizer-te quais são e enviar-te alguns que tenho em pdf. No entanto, a bibliografia adotada varia consoante a turma. No caso da minha turma de economia política o manual adotado é o ''Economia: Um texto introdutório'' de Manuel Porto :)

Olá Telma Silva,
Olá!
Quero só complementar o que a minha colega @margstavares disse e dizer para não desesperares muito, porque nem todos os livros das cadeiras são recentes! Aliás, o mais comum é estudarmos as grandes teorias "imutáveis" por livros dos anos 80, 90, 2000s... As bases de algumas áreas raramente mudam (e Economia é uma delas - pelo menos no que toca ao que estudas na cadeira), e livros mais antigos podem ser um excelente ponto de partida, desde que tenhamos em atenção as mudanças que já ocorreram desde aí. Acho que ao fim destes anos todos, de entre dezenas de livros, conto pelos dedos das mãos o número de livros recentes que me foram indicados para estudar!
De qualquer maneira, se não encontrares uma cópia de um dado livro que esteja na Bibliografia da FDUC e quiseres mesmo estudar por lá, uma alternativa a comprar seria requisitares diretamente no Catálogo da FDUC ou pedires que te enviem um scan. Deve ter mais variedade que a Biblioteca Municipal, e costumam ter as edições (ou pelo menos uma anterior) dos livros que os Professores indicam.