Caloiros Direito FDUC 2021/2022

feli22

Membro Caloiro
Matrícula
23 Maio 2021
Sou estudante de Direito na FDUC, se precisarem de alguma ajuda no que concerne a informações sobre a faculdade, cidade, praxe, ajuda a arranjar casa no futuro, estou disponível para responder às vossas perguntas!!

Olá, boa noite, eu estou neste momento, com dúvidas sobre a forma como é lecionada a Faculdade de Direito, em Coimbra; isto é, quais são ,efetivamente, as diferenças de aprendizagem e de organização entre o Ensino Secundário e a Faculdade de Direito de Coimbra? Nas aulas de Direito utilizam os manuais? Costumam fotocopiar os livros académicos? Qual a melhor reprografia, tendo em vista, o preço de baixo custo? Como são administradas as aulas? Ainda está em vigor o ensino de modo arcaico? Qual é a diferença entre os vários tipos de avaliação praticada por essa Faculdade? Como são apresentadas as Provas de Recurso? (Eu sei que são muitas questões, mas preciso mesmo de uma pequena orientação/esclarecimento)

• Like
Reactions: inesilva.10
olá! o que me dizes do curso aí na fduc? é o "inferno" de que tanto se queixam?
Olá!
Diria que isso é relativo, depende muito do gosto, método e dedicação de cada um. Regra geral, não é um curso fácil, seja em que faculdade for (claro que algumas são mais exigentes do que outras ). A FDUC é uma faculdade muito exigente, mas não lhe chamaria um inferno. Se tiveres alguma dúvida concreta sente-te à vontade para a colocar, ajudo no que puder :)
Post automatically merged:

Olá, boa noite, eu estou neste momento, com dúvidas sobre a forma como é lecionada a Faculdade de Direito, em Coimbra; isto é, quais são ,efetivamente, as diferenças de aprendizagem e de organização entre o Ensino Secundário e a Faculdade de Direito de Coimbra? Nas aulas de Direito utilizam os manuais? Costumam fotocopiar os livros académicos? Qual a melhor reprografia, tendo em vista, o preço de baixo custo? Como são administradas as aulas? Ainda está em vigor o ensino de modo arcaico? Qual é a diferença entre os vários tipos de avaliação praticada por essa Faculdade? Como são apresentadas as Provas de Recurso? (Eu sei que são muitas questões, mas preciso mesmo de uma pequena orientação/esclarecimento)
Olá!
Vou responder por partes:

• diferenças de aprendizagem e de organização entre o Ensino Secundário e a Faculdade de Direito de Coimbra
    Para mim a principal diferença está mesmo nas aulas. Ali não tens uma turma propriamente dita, varia consoante a cadeira. Por norma existe uma, duas ou três turmas, dependendo da unidade curricular e cada turma tem mais de 150 alunos, isso é sempre. Ou seja, aquele ambiente de turma de secundário ali desaparece. As aulas estão divididas em aulas práticas e aulas teóricas, em que nas aulas teóricas o professor expõe a teoria (são aulas em que não existe muito espaço para a nossa participação ) e nas aulas práticas, geralmente lecionadas por professores mais jovens, são resolvidos casos práticos e/ou lecionada novamente a matéria teórica.
  • Nas aulas de Direito utilizam os manuais?
    Não, salvo se quiseres levar para fazer breves anotações no manual e acompanhar o que o docente estiver a lecionar. Os manuais servem apenas para estudares por ti em casa, nas aulas ninguém vai estar a ler o manual, até porque os manuais são livros autênticos, não são manuais semelhantes aqueles que se utilizam no secundário.
  • Costumam fotocopiar os livros académicos?
    Há quem fotocopie (não convém é levar depois para as aulas sendo fotocopiado ) e há quem prefira comprar, até há quem não compre de todo, depende muito e fica ao critério de cada um.
  • Como são administradas as aulas?
    Acabei por responder a isto na primeira resposta, mas se tiveres alguma dúvida mais concreta sobre as aulas, respondo sem problema!
  • Ainda está em vigor o ensino de modo arcaico?
    Percebo o que estás a perguntar ahaha e tenho a dizer que depende um bocado da perspetiva. Eu considero o ensino muito teórico, mas não lhe chamaria arcaico, até porque por norma nas aulas práticas tens muita abertura para tirares as tuas dúvidas!
  • Qual é a diferença entre os vários tipos de avaliação praticada por essa Faculdade?
    Tens dois métodos: avaliação repartida e avaliação final. Cabe ao docente decidir se quer utilizar avaliação repartida e avaliação final, ou apenas avaliação final. No caso da avaliação repartida fazes duas frequências (testes) ao longo do semestre, se a média de ambas der, pelo menos, 9,5, ficas aprovado à cadeira. Caso contrário, só podes ir a exame de recurso. No método de avaliação final fazes a cadeira apenas por exame, ou seja, uma prova de 2h em que são avaliados os conteúdos de todo o semestre. Em relação aos exames, tens época normal e época de recurso (só podes ir a recurso se chumbares em época normal). Contudo, se tiveres 8 ou 9 em prova escrita, podes ir a um exame oral de passagem, em que tens a oportunidade de fazer a cadeira dessa forma (e se chumbares em oral, também podes ir a recurso), porém não és obrigada a ir, mas acaba por ser vantajoso porque é uma oportunidade extra que tens.
  • Como são apresentadas as Provas de Recurso?
    Tal como expliquei no ponto anterior, servem para quando reprovas na época normal (quer seja por exame, quer seja por frequências) e consistem num exame escrito de 2h

Qualquer outra questão que tenhas, sente-te à vontade para a colocar!

Última edição:
Boa tarde a todos. Eu sou caloiro na fluc mas estou a pensar em trocar para direito agora no fim do ano. Alguém que tenha entrado no curso desta maneira para me poder tirar umas dúvidas?

Olá!
Diria que isso é relativo, depende muito do gosto, método e dedicação de cada um. Regra geral, não é um curso fácil, seja em que faculdade for (claro que algumas são mais exigentes do que outras ). A FDUC é uma faculdade muito exigente, mas não lhe chamaria um inferno. Se tiveres alguma dúvida concreta sente-te à vontade para a colocar, ajudo no que puder :)

Olá!
Vou responder por partes:

• Para mim a principal diferença está mesmo nas aulas. Ali não tens uma turma propriamente dita, varia consoante a cadeira. Por norma existe uma, duas ou três turmas, dependendo da unidade curricular e cada turma tem mais de 150 alunos, isso é sempre. Ou seja, aquele ambiente de turma de secundário ali desaparece. As aulas estão divididas em aulas práticas e aulas teóricas, em que nas aulas teóricas o professor expõe a teoria (são aulas em que não existe muito espaço para a nossa participação ) e nas aulas práticas, geralmente lecionadas por professores mais jovens, são resolvidos casos práticos e/ou lecionada novamente a matéria teórica.

• Não, salvo se quiseres levar para fazer breves anotações no manual e acompanhar o que o docente estiver a lecionar. Os manuais servem apenas para estudares por ti em casa, nas aulas ninguém vai estar a ler o manual, até porque os manuais são livros autênticos, não são manuais semelhantes aqueles que se utilizam no secundário.

• Há quem fotocopie (não convém é levar depois para as aulas sendo fotocopiado ) e há quem prefira comprar, até há quem não compre de todo, depende muito e fica ao critério de cada um.

• Acabei por responder a isto na primeira resposta, mas se tiveres alguma dúvida mais concreta sobre as aulas, respondo sem problema!

• Percebo o que estás a perguntar ahaha e tenho a dizer que depende um bocado da perspetiva. Eu considero o ensino muito teórico, mas não lhe chamaria arcaico, até porque por norma nas aulas práticas tens muita abertura para tirares as tuas dúvidas!

• Tens dois métodos: avaliação repartida e avaliação final. Cabe ao docente decidir se quer utilizar avaliação repartida e avaliação final, ou apenas avaliação final. No caso da avaliação repartida fazes duas frequências (testes) ao longo do semestre, se a média de ambas der, pelo menos, 9,5, ficas aprovado à cadeira. Caso contrário, só podes ir a exame de recurso. No método de avaliação final fazes a cadeira apenas por exame, ou seja, uma prova de 2h em que são avaliados os conteúdos de todo o semestre. Em relação aos exames, tens época normal e época de recurso (só podes ir a recurso se chumbares em época normal). Contudo, se tiveres 8 ou 9 em prova escrita, podes ir a um exame oral de passagem, em que tens a oportunidade de fazer a cadeira dessa forma (e se chumbares em oral, também podes ir a recurso), porém não és obrigada a ir, mas acaba por ser vantajoso porque é uma oportunidade extra que tens.

• Tal como expliquei no ponto anterior, servem para quando reprovas na época normal (quer seja por exame, quer seja por frequências) e consistem num exame escrito de 2h

Qualquer outra questão que tenhas, sente-te à vontade para a colocar!
Obrigada!! tudo a que respondeste até agora foi bastante útil. Muito muito muito obrigada ;)

• Like
Reactions: pancakes
😊Olá pancakes, muito obrigada pela tua resposta, foste mesmo precisa e minuciosa a esclarecer cada dúvida que tinha. No entanto, tenho outras dúvidas, neste momento, como por exemplo: Eu trabalho a tempo inteiro e estou a preparar-me para a entrada na faculdade; a minha questão é, se tens conhecimento de alguém que estude nessa faculdade e que trabalhe ao mesmo tempo e como fazem para conciliar e estar presentes nas aulas; que tipo de trabalho arranjaram ou que recomendam para se conciliar com os estudos; como se procede com o estatuto trabalhador-estudante; os professores não "embirram" com quem falta às aulas para estar a trabalhar? ( já ouvi um murmúrio sobre o assunto) Quando puderes, diz-me alguma coisa, por favor. Obrigada😙

• Like
Reactions: pancakes
😊Olá pancakes, muito obrigada pela tua resposta, foste mesmo precisa e minuciosa a esclarecer cada dúvida que tinha. No entanto, tenho outras dúvidas, neste momento, como por exemplo: Eu trabalho a tempo inteiro e estou a preparar-me para a entrada na faculdade; a minha questão é, se tens conhecimento de alguém que estude nessa faculdade e que trabalhe ao mesmo tempo e como fazem para conciliar e estar presentes nas aulas; que tipo de trabalho arranjaram ou que recomendam para se conciliar com os estudos; como se procede com o estatuto trabalhador-estudante; os professores não "embirram" com quem falta às aulas para estar a trabalhar? ( já ouvi um murmúrio sobre o assunto) Quando puderes, diz-me alguma coisa, por favor. Obrigada😙
Olá!
Não conheço ninguém que esteja nessa situação de trabalhador-estudante, no entanto, sei que existem mesmo muitas pessoas nessa situação. Em relação às aulas, elas não são obrigatórias, pelo que ninguém controla as faltas e as presenças, assim como os docentes nem nos conhecem, ninguém embirrra. Em relação a pedir o estatuto, não sei como funciona, mas isso é uma questão de contactares os serviços da faculdade

Olá, boa noite, as minhas questões , neste momento são as seguintes:
-Como faço para adquirir o estatuto trabalhador-estudante? Conhece alguém que esteja nessa situação?
-O que mudou no curso de Direito, relativamente à pandemia? (Têm requisitos ou metodologias novas adequadas a esta situação pandémica?)
-No site da FDUC, o regime dos maiores de 23 anos, não apresenta as provas referentes a 2020 e 2021; Como posso saber se o método de avaliação é o mesmo?
-Também estou um pouco preocupada com o facto de Direito não ter empregabilidade.
O que me pode dizer sobre isto?
Por favor, quando puder, diga-me alguma coisa. Obrigada.

Sou estudante de Direito na FDUC, se precisarem de alguma ajuda no que concerne a informações sobre a faculdade, cidade, praxe, ajuda a arranjar casa no futuro, estou disponível para responder às vossas perguntas!!
Olá!
Estou muito indecisa em relação a tudo.
Portanto a minha pergunta é simples: Porquê direito?

Olá!
Estou muito indecisa em relação a tudo.
Portanto a minha pergunta é simples: Porquê direito?

• Like
Reactions: Maria Alves02
Olá, boa noite, as minhas questões , neste momento são as seguintes:
-Como faço para adquirir o estatuto trabalhador-estudante? Conhece alguém que esteja nessa situação?
-O que mudou no curso de Direito, relativamente à pandemia? (Têm requisitos ou metodologias novas adequadas a esta situação pandémica?)
-No site da FDUC, o regime dos maiores de 23 anos, não apresenta as provas referentes a 2020 e 2021; Como posso saber se o método de avaliação é o mesmo?
-Também estou um pouco preocupada com o facto de Direito não ter empregabilidade.
O que me pode dizer sobre isto?
Por favor, quando puder, diga-me alguma coisa. Obrigada.
Olá Maria João! Eu não sou trabalhadora estudante. No entanto, conheço um senhor que vai passar para o segundo ano do curso que é. Se estiver interessada em entrar em contacto com ele, posso ajudar! Acredito que ele está num grupo com alunos na mesma situação inclusive.

Quando ao facto de Direito não ter empregabilidade, é tudo imensamente relativo. Os dois anos que se seguem à licenciatura são, a meu ver, essenciais! Seja mestrado, ou CEJ, ou ordem. No entanto, acredito fortemente no impacto de um percurso académico acompanhado de um currículo consistente, seja a nível de estágios de verão ou outras atividades dentro da área. Enfim, acredito que existem múltiplos fatores com peso forte na questão, e que a mesma está longe de ser linear.

Olá, boa noite, raquelmoreira13 ,muito obrigada pela tua mensagem. E, sim, eu gostaria de entrar em contacto com esse Senhor que mencionaste, pois, preciso de alguma orientação, relativamente a quem tem experiência no âmbito do estatuto trabalhador-estudante; No seguimento desse assunto, foi emitido um artigo na capa do Jornal Expresso, hoje, dia 30 de julho, com a seguinte informação: "Estado vai pagar salário de trabalhadores que querem estudar";
Capa - Expresso (não querendo ser muito maçadora, o que me podes dizer sobre isto?) Mais uma vez, obrigada! Cumprimentos.

Olá, boa noite, raquelmoreira13 ,muito obrigada pela tua mensagem. E, sim, eu gostaria de entrar em contacto com esse Senhor que mencionaste, pois, preciso de alguma orientação, relativamente a quem tem experiência no âmbito do estatuto trabalhador-estudante; No seguimento desse assunto, foi emitido um artigo na capa do Jornal Expresso, hoje, dia 30 de julho, com a seguinte informação: "Estado vai pagar salário de trabalhadores que querem estudar";
Capa - Expresso (não querendo ser muito maçadora, o que me podes dizer sobre isto?) Mais uma vez, obrigada! Cumprimentos.
Claro! Vou enviar-lhe uma mensagem privada!

Olá a todos! Sou estudante do 2º ano na FDUC. As dúvidas e anseios que têm agora, também eu tive anteriormente, portanto, estejam à vontade para me contactarem e tentarei ajudar e esclarecer acerca da faculdade, da cidade em si, do alojamento, da praxe, entre outros ( o meu Instagram - @inesolivemoreira). Boa sorte e muita força nesta nova etapa!

• Love
Reactions: nesakax
Olá , malta ! Eu sou aluna da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra , caso queriam entrar e tenham alguma duvida quanto ao curso , à matrícula , à faculdade , à vida académica ,não hesitem em mandar mensagem para vos poder ajudar. Tenho noção do que é ser caloira covid e andar em papos de aranha 😂