Caloiros Direito FDUC 2022/23

Rafael Gaio

Membro Caloiro
Matrícula
25 Agosto 2021
Curso
Direito
Instituição
FDUC
Olá a todos! Antes de mais espero que os exames vos tenham corrido bem e que tenham umas boas férias! Sou estudante de Direito na FDUC e vou para o 3º ano e qualquer questão que possam ter relativamente ao curso, à cidade, alojamento e mesmo sobre a praxe estejam à vontade em me mandar msg!

Olá a todos! Antes de mais espero que os exames vos tenham corrido bem e que tenham umas boas férias! Sou estudante de Direito na FDUC e vou para o 3º ano e qualquer questão que possam ter relativamente ao curso, à cidade, alojamento e mesmo sobre a praxe estejam à vontade em me mandar msg!
Já começou o cacique? Mais vale escreverem logo “quero que venham para a minha tertúlia” ou “se tiverem dúvidas sobre a praxe digam”. Todos os anos o mesmo discurso, ao menos sejam diretos como a malta de outras faculdades em vez de usarem falsa ajuda a pessoas que realmente precisam dela.

Já começou o cacique? Mais vale escreverem logo “quero que venham para a minha tertúlia” ou “se tiverem dúvidas sobre a praxe digam”. Todos os anos o mesmo discurso, ao menos sejam diretos como a malta de outras faculdades em vez de usarem falsa ajuda a pessoas que realmente precisam dela.
Boas, independentemente do que escreveste ao qual eu tenho maior respeito possível, na msg que aqui escrevi referi-me a isso mesmo que tu mencionaste sobre "se tiverem dúvidas sobre a praxe digam", basta leres com atenção... Como tal, sendo isto um fórum de ajuda a futuros candidatos, só frequenta a praxe todo e qualquer caloiro que assim deva entender. Eu próprio já fui "cacicado" como disseste por mais do que uma pessoa no meu ano de caloiro e no entanto houve quem me ajudasse mesmo eu não tendo frequentado a mesma tertúlia que a pessoa. Ao invés de criarem confusão onde ela não existe, procurem efetivamente respeitar e corrigir quando assim se justificar. Boas férias!

Boas, independentemente do que escreveste ao qual eu tenho maior respeito possível, na msg que aqui escrevi referi-me a isso mesmo que tu mencionaste sobre "se tiverem dúvidas sobre a praxe digam", basta leres com atenção... Como tal, sendo isto um fórum de ajuda a futuros candidatos, só frequenta a praxe todo e qualquer caloiro que assim deva entender. Eu próprio já fui "cacicado" como disseste por mais do que uma pessoa no meu ano de caloiro e no entanto houve quem me ajudasse mesmo eu não tendo frequentado a mesma tertúlia que a pessoa. Ao invés de criarem confusão onde ela não existe, procurem efetivamente respeitar e corrigir quando assim se justificar. Boas férias!
Não estou a tentar criar confusão, da mesma forma que respeitas o meu comentário, eu respeito ( mesmo que criticando arduamente ) o teu. Mas da mesma maneira que és livre de fazer uma publicação dessas, e sendo este um fórum de acesso público, eu também sou livre de a comentar.

Acho que o importante é que os futuros estudantes do primeiro ano tenham acesso ao máximo de informação possível. Eu, por exemplo, gostava que no meu primeiro ano me tivessem explicado que aquelas pessoas todas que queriam “ajudar”, queriam, na verdade, apenas chamar-me para a praxe.

Tal como disseste, só frequenta a praxe todo e qualquer estudante que assim o entender, e não poderia concordar mais. Da mesma forma que tu vês um lado da moeda e o tentas passar, eu vejo o outro e é esse que tento transmitir às pessoas.

Não sou anti praxe, apenas acho que o assunto das candidaturas e das dúvidas relativas ao acesso ao ensino superior é bastante delicado para quem está a passar por ele e fica bastante mal a estudantes mais velhos aproveitarem-se disso para as suas tertúlias.

Boas férias!

P.S: A minha posição é apenas relativa ao assunto em si. Não te conheço nem sei quem és e, por isso, não quero que penses que é um ataque pessoal. É apenas uma crítica à atitude, que por acaso hoje vi acontecer na tua publicação, mas que já critiquei anteriormente noutras publicações de outras pessoas e que provavelmente voltarei a criticar noutras

Não estou a tentar criar confusão, da mesma forma que respeitas o meu comentário, eu respeito ( mesmo que criticando arduamente ) o teu. Mas da mesma maneira que és livre de fazer uma publicação dessas, e sendo este um fórum de acesso público, eu também sou livre de a comentar.

Acho que o importante é que os futuros estudantes do primeiro ano tenham acesso ao máximo de informação possível. Eu, por exemplo, gostava que no meu primeiro ano me tivessem explicado que aquelas pessoas todas que queriam “ajudar”, queriam, na verdade, apenas chamar-me para a praxe.

Tal como disseste, só frequenta a praxe todo e qualquer estudante que assim o entender, e não poderia concordar mais. Da mesma forma que tu vês um lado da moeda e o tentas passar, eu vejo o outro e é esse que tento transmitir às pessoas.

Não sou anti praxe, apenas acho que o assunto das candidaturas e das dúvidas relativas ao acesso ao ensino superior é bastante delicado para quem está a passar por ele e fica bastante mal a estudantes mais velhos aproveitarem-se disso para as suas tertúlias.

Boas férias!

P.S: A minha posição é apenas relativa ao assunto em si. Não te conheço nem sei quem és e, por isso, não quero que penses que é um ataque pessoal. É apenas uma crítica à atitude, que por acaso hoje vi acontecer na tua publicação, mas que já critiquei anteriormente noutras publicações de outras pessoas e que provavelmente voltarei a criticar noutras
Post automatically merged:

Penso que a questão aqui seja a integração e a ajuda que um novo estudante precisa quando na sua entrada na faculdade.

Todos temos a nossa visão sobre a questão da praxe, no entanto, a minha é a de que lá por eu querer recrutar e querer integrar um novo estudante na "minha tertúlia" não quer dizer que não o queira ajudar, é exatamente o oposto!

O objectivo, a meu ver e da minha experiência pessoal na praxe foi sempre esse, a integração de estudantes que muitas vezes vêm de muito longe, sozinhos, desorientados e no fundo só querem que alguém os oriente sobre as demais preocupações.

Última edição:
Post automatically merged:

Olá Rafael !
Tenho uma dúvida sobre a praxe.. se eu mudar de curso (dentro da mesma universidade ) para direito e ingressar no primeiro ano como é a minha situação na praxe? Mudar de curso implica “começar do início” ou seja posso ser praxada ou não? Se não puder ser praxada posso juntar-me à praxe ? Qual será o meu papel nesse caso ?
Olá Leonor!
Relativamente à praxe em vou fazer só um breve resumo sobre como funciona em Direito antes de te responder diretamente às questões.

Como todos os anos entram 300 ou mais alunos por ano, houve a necessidade de se dividir a praxe por tertúlias. As tertúlias podem ser masculinas ou femininas embora existam grupos de praxe mistos, tendo cada tertúlia o seu modo de praxar e as suas próprias tradições.

Relativamente à tua situação, caso mudes de curso quase de certeza que tens de repetir a praxe de novo juntamente com os caloiros, uma vez que, como expliquei no parágrafo acima, cada tertúlia tem uma maneira de praxar diferente das demais e tradições próprias que pretendem transmitir todos os anos aos caloiros.
Na minha situação pessoal, eu também mudei de curso e também tinha frequentado a praxe numa outra faculdade e tive que repetir o processo todo de novo.

No caso de não quereres ser praxada e quereres praxar junto a uma tertúlia, isso dificilmente acontecerá uma vez que como não passaste pelo processo de conhecimento das tradições da tertúlia não tens quase que como "legitimidade" para o fazer.

Penso estar tudo, qualquer erro peço que me corrijam e espero ter-te ajudado!

Boas,
Há algum grupo de caloiros 2022/2023?
Alguém conhece quem esteja numa situação de trabalhador estudante?
Como funciona a avaliação final e repartida?
Que material levar para as aulas?
Obrigada

Olá!! eu estou na mesma situação, entrei só agora na 2 fase e estou um bocado perdida em relação a tudo .
Boas,
Há algum grupo de caloiros 2022/2023?
Alguém conhece quem esteja numa situação de trabalhador estudante?
Como funciona a avaliação final e repartida?
Que material levar para as aulas?
Obrigada

Olá!! eu estou na mesma situação, entrei só agora na 2 fase e estou um bocado perdida em relação a tudo .
Eu posso te mandar o link do grupo deste ano, o meu insta é @_jessicacatarina_! Manda mensagem lá e eu mando-te.
No que diz respeito ao método de avaliação, normalmente no primeiro ano costuma ser só por exames, que ocorrem em janeiro e depois mais tarde em junho.
Recomendo comprares somente a constituição e o código cívil.
Por fim, para as aulas podes levar ou um computador, um caderno ou um tablet, isso já é contigo

• Like
Reactions: JoãoCosta-Direito