Caloiros Engenharia Informática 2020/2021

Quero seguir engenharia informática.
Sou de Braga e estou em ciências socioeconômicas, acabei agora o 12°ano com média de 16.
Ando um bocado indecisa entre a uminho e a isep, gostava de saber as diferenças entre as duas tanto a nível de aulas como depois para o mercado de trabalho.
Alguém que já teve experiência nas duas ou numa delas pode-me ajudar a esclarecer algumas dúvidas (já fiz algumas pesquisas)?
Obrigada
Ambos os cursos são bem vistos no mercado de trabalho, embora a UM seja mais bem vista pelas empresas. Na UM abrange-se um maior número de conteúdos do que no ISEP.

É possível entrar em engenharia informática sem qualquer base sobre informática ou computadores? Tipo, não saber fazer nada... Mas ao mesmo tempo ter interesse nas potencialidades e portas que este curso abre.

Obrigada

• Like
Reactions: Dannyus
É possível entrar em engenharia informática sem qualquer base sobre informática ou computadores? Tipo, não saber fazer nada... Mas ao mesmo tempo ter interesse nas potencialidades e portas que este curso abre.

Obrigada

(Eu não sou de informática mas eu partilho quase todas as cadeiras com o curso de Engenharia Informática até ao 2o ano (excepto 2 ou 3) o meu curso é basicamente o mesmo mas com pequenas diferenças.)

Sim, os cursos estão feitos de modo a ensinarem-te tudo do 0 visto que não é nenhuma área obrigatória no secundario ao contrário de outros cursos, as únicas bases que tens de ter é matemática, mas mesmo isso é quase dado de novo da maneira que os professores querem.
Apenas tens de ter interesse e motivação para aprender.

Neste caso em informática dou-te o exemplo de programação, eu por acaso tive API no 12º e aprendi algumas bases de programação (por mim), os professores ensinam-te tudo das bases teoricas e depois tens aulas práticas onde um professor de ajuda mais individualmente caso precises, o que eu fazia e irás certamente fazer quando aprenderes pela primeiras vez uma linguagem de programação e sempre que aprenderes uma nova é praticar muitas vezes. Se na aula vocês aprenderam em como fazer uma certa coisa em programação, quando tiveres em casa tenta fazer o mesmo, aplicar a situações diferentes e talvez (se tiveres muita motivação, espero que sim) tentar expandir para além do que aprenderam e pesquisar coisas por ti.
Uma das razões pela qual saber matemática é tão importante em informática não é por teres de saber como analisar uma função ou fazer uma derivada mas sim a maneira lógica de pensar que usas em matemática vais aplica-la a eng. informática.

Vejo muitos dos novos alunos de primeiro ano a preocuparem-se que vieram para o curso e nunca programaram na vida e que estão em desvantagem em relação aos outros (que sabem), e acredita que isso é a parte fácil, porque o curso está feito para as pessoas como tu e não para pessoas que vão lá e já têm algumas bases iniciais, o curso é para aprender e não mostarar que sabe (isso é só no final de cada semestre haha).

Espero que isto te ajude e qualquer outra dúvida que tenhas só dizer ;)

Última edição:

Obrigada
Sim, eles partem do princípio que sabes 0 de informática.

• Like
Reactions: RV318
Bom dia caloiros, vou entrar no segundo ano de Eng. Informática na FCTUC. Coisas a reter: se não tens bases de informática, não há grande problema. Mas preparem-se para estudar e fazer vários exercícios. Informática é como a matemática, demora para fazer o “clique” mas quando faz é muito interessante entrar em problemas mais sérios com várias matérias. Eu aprendi a programar em Java e Visual Basic em API no 12.º, e não usei grandes recursos dessas matérias este ano, no entanto aprendi três linguagens novas, Python, C e R (em Estatística). Vão com uma mente aberta e independentemente onde entrem, Informática domina! Se entrarem na FCTUC, estou na caça de afilhados. Qualquer dúvida, mandem uma mensagem privada.

• Like
Reactions: Spew09
Bom Dia! Estou a pensar em ingressar no IST em engenharia Informática e de computadores, gostava de saber quais as vossas previsões da média do último colocado, em ambos os campus, alameda e tagus Park. Estou a pensar ingressar com uma nota de candidatura por volta dos 18 valores e ando com algum receio de que as médias disparem e não consiga entrar em nenhum dos polos.
Boas, por acaso, encontro-me na mesma situação apenas com umas ligeiras décimas abaixo do 18. No caso, penso que não haverão grandes mudanças no polo da Alameda, a média do último colocado deve-se manter nos 17,2 do ano passado, caso suba, não mais que 0,2/0,3val. Por outro lado, vejo o polo do Tagus a subir consideravelmente a média do último colocado. Com certeza teremos uma melhor ideia no dia em que as notas dos exames saírem.

Boas, tenho andado com umas dúvidas e gostava de as esclarecer.
Basicamente eu pretendo candidatar-me a engenharia informatica, no entanto, deparei me com o curso de engenharia informatica e multimédia do ISEL que me agradou bastante, o meu receio é que esse curso não tenha tanto mercado como engenharia informatica e não tenha tanta programação.
Resumindo, gostava de saber se o curso de engenharia informatica e multimédia do ISEL não me prepara só na parte de multimédia como também na parte informática e se com esse curso consigo trabalhar em algo que um engenheiro informático conseguiria mais a parte da multimédia.
Obrigado.

Boas, tenho andado com umas dúvidas e gostava de as esclarecer.
Basicamente eu pretendo candidatar-me a engenharia informatica, no entanto, deparei me com o curso de engenharia informatica e multimédia do ISEL que me agradou bastante, o meu receio é que esse curso não tenha tanto mercado como engenharia informatica e não tenha tanta programação.
Resumindo, gostava de saber se o curso de engenharia informatica e multimédia do ISEL não me prepara só na parte de multimédia como também na parte informática e se com esse curso consigo trabalhar em algo que um engenheiro informático conseguiria mais a parte da multimédia.
Obrigado.
Aconselho te a ver as saidas que eles indicam é uma das maneiras

Aconselho te a ver as saidas que eles indicam é uma das maneiras
Eu já vi e pelo que me pareceu tem uma componente de multimédia muito forte daí a minha dúvida pois não sei relativamente á parte de informática, gostava que alguém que tenha andado ou ande lá me conseguisse ajudar porque ya eles sabem como aquilo é, mas obrigado!

Saidas são essas agora de acordo com o plano corricular já foge ligeiramente a um de LEI só mas podes desenvolver software e as bases são o que precisas para saber programar e consegue ser suficiente pra desenvolver aplicações. Tens de ver tu
  • Projeto e desenvolvimento de software e de sistemas de informação multimédia;
  • Projeto e desenvolvimento de aplicações multimédia interativas, nomeadamente para a Internet;
  • Produção de modelos e animações 3D para a indústria de entretenimento e do audiovisual;
  • Produção de conteúdos multimédia para distribuição pela Internet e outros suportes digitais;
  • Desenvolvimento de aplicações para suporte ao ensino à distância e ao comércio eletrónico;
  • Projeto de redes e serviços multimédia;
  • Desenvolvimento, instalação, configuração e administração de redes;
  • Projeto e desenvolvimento de aplicações baseadas em tecnologias vídeo, nomeadamente vídeo vigilância e controlo de tráfego rodoviário (e.g. reconhecimento de matrículas, classificação de veículos, estatísticas de tráfego e deteção de infrações);
  • Consultadoria na área das tecnologias de informação.
Eu já vi e pelo que me pareceu tem uma componente de multimédia muito forte daí a minha dúvida pois não sei relativamente á parte de informática, gostava que alguém que tenha andado ou ande lá me conseguisse ajudar porque ya eles sabem como aquilo é, mas obrigado!

Saidas são essas agora de acordo com o plano corricular já foge ligeiramente a um de LEI só mas podes desenvolver software e as bases são o que precisas para saber programar e consegue ser suficiente pra desenvolver aplicações. Tens de ver tu
  • Projeto e desenvolvimento de software e de sistemas de informação multimédia;
  • Projeto e desenvolvimento de aplicações multimédia interativas, nomeadamente para a Internet;
  • Produção de modelos e animações 3D para a indústria de entretenimento e do audiovisual;
  • Produção de conteúdos multimédia para distribuição pela Internet e outros suportes digitais;
  • Desenvolvimento de aplicações para suporte ao ensino à distância e ao comércio eletrónico;
  • Projeto de redes e serviços multimédia;
  • Desenvolvimento, instalação, configuração e administração de redes;
  • Projeto e desenvolvimento de aplicações baseadas em tecnologias vídeo, nomeadamente vídeo vigilância e controlo de tráfego rodoviário (e.g. reconhecimento de matrículas, classificação de veículos, estatísticas de tráfego e deteção de infrações);
  • Consultadoria na área das tecnologias de informação.
Muito Obrigado!!

Ola a todos, sou Caloiro em engenharia informatica (no IPLeiria) e estou um pouco nervoso, aos que ja fizeram o curso, o que pode-se esperar da dificuldade do mesmo ?
e em relação ao material, devo levar um portátil já nos primeiros dias ?

Ola a todos, sou Caloiro em engenharia informatica (no IPLeiria) e estou um pouco nervoso, aos que ja fizeram o curso, o que pode-se esperar da dificuldade do mesmo ?
e em relação ao material, devo levar um portátil já nos primeiros dias ?
Frequentei o primeiro qno em beja então talvez te consiga ajudar.
Não é um curso fácil, vais precisar de trabalhar muito e ao inicio vai ser um choque pois nunca mexeste em programação suponho, aconselho-te a manteres a calma e não stressares logo com isso, eu ao inicio também andava bue stressado e achava que não fazia o curso mas empenhei-me e a coisa foi ao lugar, programação é uma coisa que teras que treinar diariamente. Se gostares não precisas de ficar nervoso, assim que aprenderes a programar vais ver o quão interessante é. Acerca do portátil sim acho melhor levares logo desde o dia 1 porqur pelo menos aqui em beja eles dão um resumo teórico e depois instalas o IDE que é onde vais programar.
Espero ter ajudado, se tiveres mais alguma dúvida diz

Ola! Queria saber qual é a diferença no IST entre o campus de Alameda e o campus tagus park e porque têm a diferença de média de 1 valor sendo da mesma faculdade
Post automatically merged:

Alguém me pode dizer entre UMinho, universidade de Aveiro e FCTUC qual consideram melhor? A que é melhor vista por empresas e tem melhor oferta de emprego
Olá! Não existe diferença nenhuma no curso, o curso é o mesmo (mesmas cadeiras, avaliações, projetos etc..), apenas são em campus diferentes.
A diferença de média deve-se a localização dos campus visto que a maior parte das pessoas prefere a Alameda então é mais concorrida.

Acho que era isto que estavas a procura, se tiveres mais alguma dúvida basta dizer :D

• Like
Reactions: J5rweens and davis
Olá! Não existe diferença nenhuma no curso, o curso é o mesmo (mesmas cadeiras, avaliações, projetos etc..), apenas são em campus diferentes.
A diferença de média deve-se a localização dos campus visto que a maior parte das pessoas prefere a Alameda então é mais concorrida.

Acho que era isto que estavas a procura, se tiveres mais alguma dúvida basta dizer :D
Olá, boa noite. Uma vez que frequentas o curso de Engenharia de Telecomunicações e Informática no Tagus Park, eu gostaria de te perguntar como tem sido a tua "aventura" no curso e o próprio ambiente vivido entre os diversos colegas/professores. Desde já, muito obrigado. :))

• Like
Reactions: Dannyus
Olá, boa noite. Uma vez que frequentas o curso de Engenharia de Telecomunicações e Informática no Tagus Park, eu gostaria de te perguntar como tem sido a tua "aventura" no curso e o próprio ambiente vivido entre os diversos colegas/professores. Desde já, muito obrigado. :))

Com certeza, mas não quero desrespeitar o tópico falando dum curso que não o mencionado no titulo por isso vou-te enviar mensagem privada ;)

Obrigado e como não sou de Lisboa não tenho bem a noção sobre a localização do tagus park. Está assim tão mal localizado comparado ao da alameda?
O campus da Alameda é no centro da cidade, com 2 estações de metro perto. O campus do Taguspark fica já no concelho de Oeiras inserido num parque empresarial. Sugiro que vejas no Google maps para teres uma noção.

• Like
Reactions: J5rweens