É possível entrar em engenharia informática sem qualquer base sobre informática ou computadores? Tipo, não saber fazer nada... Mas ao mesmo tempo ter interesse nas potencialidades e portas que este curso abre.
Obrigada
(Eu não sou de informática mas eu partilho quase todas as cadeiras com o curso de Engenharia Informática até ao 2o ano (excepto 2 ou 3) o meu curso é basicamente o mesmo mas com pequenas diferenças.)
Sim, os cursos estão feitos de modo a ensinarem-te tudo do 0 visto que não é nenhuma área obrigatória no secundario ao contrário de outros cursos, as únicas bases que tens de ter é matemática, mas mesmo isso é quase dado de novo da maneira que os professores querem.
Apenas tens de ter interesse e motivação para aprender.
Neste caso em informática dou-te o exemplo de programação, eu por acaso tive API no 12º e aprendi algumas bases de programação (por mim), os professores ensinam-te tudo das bases teoricas e depois tens aulas práticas onde um professor de ajuda mais individualmente caso precises, o que eu fazia e irás certamente fazer quando aprenderes pela primeiras vez uma linguagem de programação e sempre que aprenderes uma nova é praticar muitas vezes. Se na aula vocês aprenderam em como fazer uma certa coisa em programação, quando tiveres em casa tenta fazer o mesmo, aplicar a situações diferentes e talvez (se tiveres muita motivação, espero que sim) tentar expandir para além do que aprenderam e pesquisar coisas por ti.
Uma das razões pela qual saber matemática é tão importante em informática não é por teres de saber como analisar uma função ou fazer uma derivada mas sim a maneira lógica de pensar que usas em matemática vais aplica-la a eng. informática.
Vejo muitos dos novos alunos de primeiro ano a preocuparem-se que vieram para o curso e nunca programaram na vida e que estão em desvantagem em relação aos outros (que sabem), e acredita que isso é a parte fácil, porque o curso está feito para as pessoas como tu e não para pessoas que vão lá e já têm algumas bases iniciais, o curso é para aprender e não mostarar que sabe (isso é só no final de cada semestre haha).
Espero que isto te ajude e qualquer outra dúvida que tenhas só dizer ;)