Caloiros FLUL?

Olá!
- 2 níveis da mesma língua não é possível por semestre. Só é possível um nível de língua por semestre, portanto, provavelmente estás a confundir com o facto de teres de fazer 2 níveis de uma língua (1 por semestre).
- Se forem 12 ECTS, são 2 cadeiras, portanto 1 por semestre ou como te der mais jeito na organização do teu currículo e horário. Podes fazer 2 no 1º e 0 no segundo semestre, desde que consigas ficar com 5 cadeiras por semestre. Se forem 24 ECTS, são 4 cadeiras.
- Não marcas nada, a inscrição será feita pelos SA.
Muito obrigada! Sem ter feito os testes de colocação, posso ir além da fase que diz "Inscrição em Turnos"?

Muito obrigada! Sem ter feito os testes de colocação, posso ir além da fase que diz "Inscrição em Turnos"?
Não convém, inscreves-te nos turnos de todas as outras cadeiras e deixas estar até teres o resultado dos testes (excepto de Inglês, que é a única cadeira que não é inscrita por vocês).

• Like
Reactions: Ana_Monteiro
Penso que podes fazer tudo já menos a inscrição na língua. Só não concluas o processo, faz só até à inscrição de horários e depois acrescentas a língua (se for Ing., concluis o processo e deixas Inglês por inscrever que isso são os SA que fazem).
Olá!
Eu ainda não fiz o teste de inglês, mas segundo o que disseste posso já concluir a matrícula as outras cadeiras?
Na parte de inscrição nas disciplinas, não preciso de assinalar nada na língua A pois não (no meu caso vai ser inglês)?

Não convém, inscreves-te nos turnos de todas as outras cadeiras e deixas estar até teres o resultado dos testes (excepto de Inglês, que é a única cadeira que não é inscrita por vocês).
No meu caso é inglês (que é a minha língua A)... sendo assim posso concluir ou é melhor esperar por precaução? 😬

Olá

Olá!
Eu ainda não fiz o teste de inglês, mas segundo o que disseste posso já concluir a matrícula as outras cadeiras?
Na parte de inscrição nas disciplinas, não preciso de assinalar nada na língua A pois não (no meu caso vai ser inglês)?
Olá! Sim, podes inscrever-te em tudo menos a Inglês, logo, não preenches nada na língua A.
Post automatically merged:

No meu caso é inglês (que é a minha língua A)... sendo assim posso concluir ou é melhor esperar por precaução? 😬
Podes concluir, se era só isso que te faltava.

Olá! Sim, podes inscrever-te em tudo menos a Inglês, logo, não preenches nada na língua A.

Era sim! A minha outra língua vai ser alemão, que vou começar do início então inscrevi-me logo no nível A1.
Sendo assim vou concluir agora a matricula! Muito obrigada Ariana! 🙏 Não imaginas o quanto me ajudaste!

• Like
Reactions: Ariana_
Bom dia!

Eu fiz a candidatura de mudança de par instituição/curso para além da candidatura normal mas quero fazer a inscrição com a candidatura normal (porque é uns dias antes).
Quando recebi os dados para criar a conta fénix através da candidatura de mudança par instituição/curso criei uma conta, e temo que isso agora esteja a interferir de alguma forma pois não recebi mensagem nem email nenhum e não aparecem as instruções para criar a conta apareceram antes no site.

Bom dia!

Eu fiz a candidatura de mudança de par instituição/curso para além da candidatura normal mas quero fazer a inscrição com a candidatura normal (porque é uns dias antes).
Quando recebi os dados para criar a conta fénix através da candidatura de mudança par instituição/curso criei uma conta, e temo que isso agora esteja a interferir de alguma forma pois não recebi mensagem nem email nenhum e não aparecem as instruções para criar a conta apareceram antes no site.
Se já tens conta na ULisboa, experimenta aceder ao Fénix através dela e vê se te aparece o curso no qual entraste. Se aparecer, se a tua matrícula é amanhã, na parte dos processos de inscrição deverás poder iniciar. Caso não apareça para iniciar (isto contando que, pelo que disseste, a tua matrícula é a 29/09 - a partir das 9h), contactas uma das linhas de apoio (estarei na linha 17) e explicas a tua situação, aguardando resposta.

Em princípio deverás poder inscrever-te como aluna que entrou pelo CNAES, não recebeste credenciais simplesmente porque já tens uma conta.

Olá! Muito obrigada, já conclui a candidatura então!
So mais uma questao: eu sou candidata a bolsa. Tenho de pagar já o valor das propinas e eles depois devolvem caso eu fique com a bolsa. Ou não pago já?

Olá!
- 2 níveis da mesma língua não é possível por semestre. Só é possível um nível de língua por semestre, portanto, provavelmente estás a confundir com o facto de teres de fazer 2 níveis de uma língua (1 por semestre).
- Se forem 12 ECTS, são 2 cadeiras, portanto 1 por semestre ou como te der mais jeito na organização do teu currículo e horário. Podes fazer 2 no 1º e 0 no segundo semestre, desde que consigas ficar com 5 cadeiras por semestre. Se forem 24 ECTS, são 4 cadeiras.
- Não marcas nada, a inscrição será feita pelos SA.

Ariana, eu só tenho, por exemplo, Inglês X no segundo semestre e faz parte do Major de Línguas Modernas, como é que coloco no Fénix antes do teste de colocação? Não ponho mesmo nada?

Uma duvida relativamente a candidatura para as residências: O que é suposto por aqui? Datas de inicio e fim do periodo que pretende ficar alojada?

Attachments

• IMG_20200928_105731.jpg
    IMG_20200928_105731.jpg
    1.3 MB · Visitas: 5
Olá! Eu queria fazer no primeiro ano os dois níveis de inglês do major de estudos ingleses e não dois niveis da língua do NUCO. Como faço para haver essa distinção?

Olá! Muito obrigada, já conclui a candidatura então!
So mais uma questao: eu sou candidata a bolsa. Tenho de pagar já o valor das propinas e eles depois devolvem caso eu fique com a bolsa. Ou não pago já?
Se és candidata à bolsa, só tens mesmo de pagar a taxa de inscrição nos 10 dias consecutivos à matrícula, como todos os alunos. Podes esperar pela resposta da bolsa e só quando receberes da bolsa é que pagas todos os valores em atraso (recebes as prestações da bolsa em atraso). Vais acumular juros, é normal - na altura em que recebas a resposta da bolsa, envias email para a tesouraria a mostrar o resultado da bolsa e pedes para retirarem os juros. Tens (penso eu) 20 dias depois da resposta da bolsa para pagares as prestações em dívida.

Ariana, eu só tenho, por exemplo, Inglês X no segundo semestre e faz parte do Major de Línguas Modernas, como é que coloco no Fénix antes do teste de colocação? Não ponho mesmo nada?
Não pões nada, mesmo. Eles inscrevem-te e colocam lá. Se não tiverem colocado no Major, quando verificares contactas e os SA alteram isso sem issues.

Uma duvida relativamente a candidatura para as residências: O que é suposto por aqui? Datas de inicio e fim do periodo que pretende ficar alojada?
Isso é só uma estimativa, é para terem ideia de como é o teu período lectivo. Mas, como disse, é uma estimativa, depois se entrares na resi podes alterar a data de saída.

já tenho o horário feito, alguém me explique a ler depois de feito :) não consigo distinguir quais são as presenciais e esqueci-me de apontar

e btw como é que eu tenho a certeza que não fiz nada de mal?

Olá! Eu queria fazer no primeiro ano os dois níveis de inglês do major de estudos ingleses e não dois niveis da língua do NUCO. Como faço para haver essa distinção?
Mas inglês é a língua do NUCO? Se sim, não faz sentido colocares já níveis no major, colocas no NUCO e fazes os restantes no major. Se não for a língua do NUCO, inscreves-te na respectiva língua e abres o major no Fénix, mesmo que não te inscrevas em nada. Quando os SA te inscreverem, verificas se está no major. Se não estiver, contactas os SA e eles alteram isso, não têm de pagar nada.

já tenho o horário feito, alguém me explique a ler depois de feito :) não consigo distinguir quais são as presenciais e esqueci-me de apontar
Quando consultas o horários, as T's são as aulas Zoom. As TP's/P's são as presenciais.

Mas inglês é a língua do NUCO? Se sim, não faz sentido colocares já níveis no major, colocas no NUCO e fazes os restantes no major. Se não for a língua do NUCO, inscreves-te na respectiva língua e abres o major no Fénix, mesmo que não te inscrevas em nada. Quando os SA te inscreverem, verificas se está no major. Se não estiver, contactas os SA e eles alteram isso, não têm de pagar nada.

Quando consultas o horários, as T's são as aulas Zoom. As TP's/P's são as presenciais.
Obrigada !! Alguém me perguntou se no caso da lingua Alemã (e a pessoa fizer o teste) também não se inscreve e depois os serviços administrativos inscrevem ou tem de esperar pelo resultados e fazer ela a inscrição?

(estou com algum medo de não ter selecionado bem as tps ou me ter engando, e ter me inscrito em professores diferentes... existe forma de confirmar isso? eu dei doble check antes mas...)

Já agora, e aproveitando para escrever isto enquanto aguardo chamadas. Nas que tenho atendido, tenho verificado vários alunos com problemas com as credenciais de acesso/acesso à conta Fénix/recuperação de conta. I've got you.

1) Verifiquem se estão a introduzir o nome de utilizador e a senha correctos.
2) Verifiquem se na vossa senha não colocaram algum dos vossos nomes ou datas de nascimento. Apesar de conseguirem criar conta, quando fazem isso, o sistema fica com um erro e depois não conseguem entrar no Fénix. Se fizeste isso, não te preocupes, experimenta:

a) aceder à conta @edu.ulisboa.pt. Isto é acedido através do gmail, metem o vosso nome de utilizador, seguido do enderenço edu e metem a vossa palavra-passe. Se conseguirem entrar, conseguem fazer recuperação de conta e alterar a palavra-passe para uma que cumpra as regras!

b) caso não consigam aceder, precisam enviar um email, identificando o vosso nome, nome de utilizador para o seguinte endereço: dsi@letras.ulisboa.pt

Qualquer problema que tenham com as vossas contas é com este email que devem contactar, as linhas de apoio não conseguem resolver a questão.

Obrigada !! Alguém me perguntou se no caso da lingua Alemã (e a pessoa fizer o teste) também não se inscreve e depois os serviços administrativos inscrevem ou tem de esperar pelo resultados e fazer ela a inscrição?

(estou com algum medo de não ter selecionado bem as tps ou me ter engando, e ter me inscrito em professores diferentes... existe forma de confirmar isso? eu dei doble check antes mas...)
Tem de ser ela a fazer a inscrição.

A forma de verificares é indo ao Fénix, clicam em Consultar -> Currículo e verificam aí as TP's.

Alguém está a ter problemas com o Cartão Estudante? A página da Caixa diz-me que "Algo correu mal" sempre que pressiono continuar, mas acusa positivo na Chave Móvel e parece tirar os meus dados sem problemas...

• Like
Reactions: Daniellaagos