Caloiros FLUL?

Sim, é esse o quadro referente. No entanto, para estares apta num nível, muitas vezes precisarias de estudá-lo mais do que um semestre (que, pensando bem, é pouco tempo), daí que a FLUL desdobra os níveis. Por exemplo, tens o B2 quando terminares o B2.2. Não são subníveis, a FLUL é que desdobra, como outras faculdades também fazem, por apostarem na formação dos alunos consistente. Há algumas línguas que não desdobram alguns níveis.

Não, só fazes teste se for uma língua que tenha teste de colocação (atenção que ainda não estão todos anunciados). Se a língua que escolheste não consta nos testes/nunca tiveste essa mesma língua, inscreves-te no nível inicial.

Essa informação ainda não está disponível no site. Ainda não está decidido se vocês terão dias específicos para fazerem a matrícula, ou se poderão fazê-lo a partir de dia 28. O meu conselho é matricularem-se pela manhã, por volta das 9h, uma vez que, caso tenham algum problema, poderão consultar o Núcleo de Apoio às Inscrições.
Em princípio, a maioria dos alunos nessas línguas costumam ser de Estudos Asiáticos, aliás, dentro das vagas disponíveis, para evitar que sejam logo todas ocupadas por alunos de outros anos, o sistema reserva algumas para alunos de determinados cursos. Por exemplo, há pessoas de LLC que querem fazer cadeiras de Artes do Espectáculo que aparecem como sem vagas. No entanto, quando um aluno de AE vai inscrever-se todas essas vagas estão disponíveis. Em princípio, diria que não terás problemas na escolha das línguas. Se tiveres falta de vagas, contactas o Núcleo de Apoio quando estiveres a fazer matrícula, porque são eles que pedem depois aos SA para abrirem vagas. A FLUL é sensível às vossas situações, no caso das línguas, não iam impedir-vos a oferta dessa forma.

Em breve os contactos estarão todos disponíveis no site. É possível que partilhe aqui também, uma vez que efectivamente estarei no atendimento telefónico e nessas horas não tenho a certeza do quanto poderei estar aqui a responder-vos, embora vá tentar o meu melhor.
Obrigada! Só uma questão em relação ao início das aulas. Está apontado para o dia 30 de Setembro (quarta feira), para os do 1°ano nessa semana haverá mesmo aulas ou será mais de "receção aos caloiros" e as aulas a sério começam dia 6 de Outubro? Ou ainda não se sabe?

Obrigada! Só uma questão em relação ao início das aulas. Está apontado para o dia 30 de Setembro (quarta feira), para os do 1°ano nessa semana haverá mesmo aulas ou será mais de "receção aos caloiros" e as aulas a sério começam dia 6 de Outubro? Ou ainda não se sabe?
Posso estar enganada, mas eu percebi que esse era o dia do início do ano letivo, não das aulas

• Like
Reactions: lauramgouveia
Eu pretendo ir para Estudos Europeus, tenho de me preocupar com essas cenas de níveis de língua e etc?
E alguém, por acaso, me sabe dizer o dia em que as aulas começam, se vai ser presencial ou não, muitos de vcs estão a falar que algo vai ser via Zoom, o quê exatamente.
Estou um pouco perdido nisto tudo 😅

Eu pretendo ir para Estudos Europeus, tenho de me preocupar com essas cenas de níveis de língua e etc?
E alguém, por acaso, me sabe dizer o dia em que as aulas começam, se vai ser presencial ou não, muitos de vcs estão a falar que algo vai ser via Zoom, o quê exatamente.
Estou um pouco perdido nisto tudo 😅

O regime será misto, Pedro. Aqui tens:
Screenshot 2020-08-29 at 21.31.34.png

Retirado de Horários 2020/2021 - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Espero ter esclarecido essa parte. Em relação ao Calendário Escolar:

Screenshot 2020-08-29 at 21.32.59.png
Parece começar dia 30, se iniciares agora a Licenciatura, claro. (1º Ciclo)

Bom dia a tod@s, espero que se encontrem bem! Há umas semanas, publiquei uma espécie de guia de orientação para os eventuais caloiros da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Entretanto, confirma-se que o processo não será de todo presencial, mas sinto-me no dever de vos deixar algo que fique nas vossas mentes, para terem uma ideia do que irá acontecer. Antes de mais, caso tenham alguma dúvida, não hesitem em contactar-me, desde já, porque posso ajudar-vos.

1) Primeiro de tudo, consultem bem o plano de estudos do vosso curso e fiquem a conhecê-lo. Alguma dúvida, podem perguntar, é mesmo importante que vocês ingressem com uma boa ideia do que precisam fazer na inscrição, uma vez que este ano estão com menos apoio presencial e não queremos que aconteçam erros que por vezes ocorrem (dou-vos um exemplo: lembrem-se bem das precedências do níveis de língua. Já aconteceu várias vezes aparecerem pessoas que fizeram o B1.2 e depois misteriosamente fizeram o B2.2 por erro. O sistema não vos corrige isto, portanto, se fizerem isto e não repararem nos três anos do curso, correm o risco de acabarem não licenciados, por não terem feito o B2.1. É um caso bicudo).

2) Agora que já conhecem bem o vosso plano (atenção que há cadeiras que não fazem parte da oferta este ano; atenção que a Iniciação à Língua Latina mudou de nome para Latim I - o mesmo para Grego - para todos os cursos excepto LLC, que continuam com esta designação. Outra chamada de atenção é que, se por acaso virem que determinadas cadeiras apenas aparecem com a TP Zoom e não aparecem com aulas presenciais significa que, por motivos de saúde, o docente apenas pode ofertar aulas à distância), está na altura de fazerem a vossa inscrição no portal Fénix. O site vai instruir-vos como criar a conta no porta da ULisboa - tenham atenção na palavra-passe que escolham, esta não pode ter nenhum dos vossos nomes, datas de nascimento, uma vez que o sistema não aceita esses dados. Acreditem que às vezes há bugs - por exemplo, eu consegui inserir o meu nome e tive de ir alterar porque, apesar de ter passado, fiquei com problemas no acesso à conta. Usem o manual do Fénix que está colocado no site e certifiquem-se que colocam as disciplinas nas opções certas (esta parte toda entenderão melhor no momento).

3) Sobre as propinas: caso sejam candidatos à bolsa, não precisam pagar a 1ª prestação no prazo dos 10 dias, mas a taxa de inscrição é obrigatória- Paguem dentro do prazo ou a vossa matrícula é anulada. Ainda sobre as propinas, como vocês vão entrar em Outubro e têm a tal prestação a vencer em 10 dias, o final do mês de Outubro não terá prestação para pagarem. Ou seja, imaginando que me matriculo a 2 de Outubro, pago a primeira prestação até 12 de Outubro e a próxima será só no final de Novembro.

4) Para o pessoal de LLC - PPE ou PRA, escolhem uma destas, nunca poderão ter ambas dentro das opções que precisam fazer para completar o NUCO. Atenção que há um grupo com 24 ECTS que devem fazer dentro de um conjunto de opções. Depois disso, poderão fazer mais cadeiras desse grupo como opções livres (ou inseridas em algum major/minor que as inclua), desde que não excedam os 36 ECTS feitos desse grupo (ou seja, mais duas cadeiras do que as obrigatórias dos 24 ECTS). Ainda sobre LLC, não se esqueçam que determinados majors e minors têm requisitos, que podem não entrar necessariamente nas cadeiras que entram para completar esse mesmo Major/Minor. Também não podem ter mais do que 4 línguas estrangeiras. Não se esqueçam que para além dos 60 ECTS do NUCO, dos restantes 120 ECTS que fizerem, 60 desses ECTS deverão pertencer a uma lista de UC'S elegíveis disponibilizada no site.

5) Supondo que já conhecem bem os vossos percursos (incluindo, as pessoas que entrarem em Estudos Clássicos, que mudou de estruturação e têm de escolher o vosso perfil na matrícula), podem fazer a vossa inscrição. O Fénix não dá? Experimentem limpar o histórico e as cookies, costuma ajudar.

6) Não conseguiram vagas numa cadeira obrigatória (atenção, isto cinge-se às obrigatórias, as opções a história muda e terão de escolher outras cadeiras)?: Contactem os Serviços Académicos, que fazem a inscrição dessas mesmas UC's em back office. A faculdade assegura-vos sempre vaga nas que são obrigatórias no vosso curso.

7) No caso de cadeiras semestrais, escolhem em qual dos semestres preferem fazer a cadeira - por exemplo, as 3 cadeiras do NUCO são leccionadas em ambos os semestres. Inscrevem-se na cadeira num desses semestres. Se não houver vaga num semestre, troquem para o outro.

8) Estudos Gerais ainda não tem horários para as cadeiras fora da FLUL, com excepção do ISEG. Lembrando que EG e Artes e Humanidades são cursos que terão tutores, isto é, professores que vos ajudarão ao longo do vosso percurso.

9) Caso surja algum problema com a vossa matrícula, o Núcleo de Apoio ao Estudante vai estar no apoio telefónico para vos ajudar. Se alguma dúvida vos surge, é melhor ligarem para perguntar aos colegas, do que fazerem algo indesejável. Não estranhem se vos pedirem o número de aluno, o vosso nome de utilizador ou palavra-passe, haverá casos em que os colegas poderão ter de intervir através da vossa conta para vos ajudar. Mais tarde, poderão mudar a pass no portal do utilizador. Caso seja uma situação muito grave, pertinente, etc., solicitem no apoio telefónico uma chamada por Zoom. O atendimento funcionará das 9h às 17h.

10) Sobre os testes de colocação de língua, fiquem atentos ao site: já existem datas para testes no Zoom, que, como disseram, terão de marcar com 24h de antecedência. Possivelmente existirão alguns testes presenciais. Terão de marcar na mesma e serão dadas instruções sobre o que trazer e o que fazer (sala do teste, horas, o que levar), é uma questão de se manterem atentos.

11) Não se esqueçam de que, após a matrícula, precisarão do comprovativo da mesma. Isso é gerado no Fénix, fazendo pedido aos Serviços Académicos através do portal. É fazerem download desse documento. Ainda não sabemos se para carimbar será preciso deslocarem-se à faculdade, mas por essa altura terão instruções concretas. Sobre os requerimentos do passe, em princípio terão de se deslocar presencialmente à faculdade, preenchem o papelinho e vão aos SA carimbar. Leiam o RAE - regulamento de avaliação, que é importante conhecerem.

Penso que vos disse tudo o que seria relevante 🤗
Post automatically merged:

É feito um teste simples com perguntas ao nível de gramática e de um curto texto em que costumas escolher qual deles fazer. De acordo com o que acharem do teu teste, o professor a avaliar atribui-te um nível da língua. Esse nível será o que se adequa ao teu estudo. Por exemplo, se calhares no B2.2, significa que vai inscrever-te nesse nível no 1º semestre e no 2º semestre farás o C1.1, quando tiveres completado o B2.2, no fundo. Portanto, nunca te inscreves no nível acima do teste de colocação, inscreves no nível que lá vier e as cadeiras seguintes serão sempre o nível seguinte a esse primeiro.

Damn, por momentos fizeste-me recordar as breves explicações que a Dra Anabela e a Dra Lília fazem na sessão de formação e nos dias das matrículas no início da manhã 😂 Pelo que estou a perceber ao longo deste tópico, este ano os novos alunos inscrevem-se sozinhos em casa? Foi isso que entendi, mas também vi há umas semanas a circularem as candidaturas para as inscrições no facebook do NAPE.

Maria, tive Chinês e gostei imenso! Depois se precisares de dicas específicas sobre essa língua, diz-me alguma coisa🤗 Boa sorte!
Obrigada :) mas eu já sei, estudo ja ha alguns anos, realmentte é um idioma fascinante
Vou inscreve-me para aprender mais

O que achaste das aulas e da língua em si? Pergunto porque tenho algum interesse em línguas asiáticas, mas por serem tão diferentes há sempre algum receio :)
Gostaria de um ter a oportunidade de tentar estudar chinês e era bom ter a perspectiva de alguém que já estudou!
Posso responder-te tambem, na minha opinião é um pouco complicado no inicio especialmente os tons, mas com esforço fica mais facil.
A escrita é o mais simples, ouvir musicas e ler a letra ao mesmo tempo ajuda bastante a decorar os Hanzi

Última edição:
O que achaste das aulas e da língua em si? Pergunto porque tenho algum interesse em línguas asiáticas, mas por serem tão diferentes há sempre algum receio :)
Gostaria de um ter a oportunidade de tentar estudar chinês e era bom ter a perspectiva de alguém que já estudou!
Adorei - e olha que não tinha quaisquer conhecimentos da língua, ao contrário do Japonês.
Como já disseram, tens que ter atenção aos tons na parte da pronúncia e tenta habituar-te o mais depressa possível a não dependeres do pinyin para leres os textos. Os professores são incríveis, pelo menos os que eu tive e o manual tem muitos exercícios que podes usar para praticares. Tens que estudar e procurar estar sempre atenta, mas se fizeres isso, consegues ter notas super boas. Recomendo, sem dúvida! Mesmo depois de já ter terminado a Licenciatura, gostei tanto que ainda continuo a estudar Chinês ☺️

A informação que recebi é que começariam a 30 de Setembro mesmo, mas normalmente as aulas iniciais são uma breve apresentação do plano de estudos do semestre e não é algo que não consigas recuperar, caso só consigas vir às aulas uns dias mais tarde.
Damn, por momentos fizeste-me recordar as breves explicações que a Dra Anabela e a Dra Lília fazem na sessão de formação e nos dias das matrículas no início da manhã 😂 Pelo que estou a perceber ao longo deste tópico, este ano os novos alunos inscrevem-se sozinhos em casa? Foi isso que entendi, mas também vi há umas semanas a circularem as candidaturas para as inscrições no facebook do NAPE.
Manhã e tarde 🌚 Este ano não falou a Dra. Lília, estivemos a manhã inteira entregues à Dra. Anabela e a tarde com a Lúcia. Todos muito simpáticos, pelo segundo ano que os revejo. Sim, é isso mesmo. Sozinhos. Em casa. (O que tem tudo para correr...ligeiramente pior, nomeadamente, inscrições mal feitas que o Fénix não acuse, "Estou sim, coloquei como Opção Livre uma cadeira obrigatória, e agora?", etc.).

Este ano será tudo por atendimento telefónico, quanto muito, em casos excepcionais, uma chamada no Zoom e em casos ainda mais excepcionais, uma deslocação à FLUL a partir de 14 de Setembro, quando a faculdade abrir mesmo. Este ano tiveram muitas candidaturas, pelo que disseram. A equipa está reduzida mas, pelo que sei, penso que vão inserir mais pessoas e trocar as que estão actualmente, para que mais pessoas possam ser bolseiras. Parece-me bem. A outra novidade é que também estamos entregues aos mestrados, doutoramentos e a alunos de todos os anos. Veremos como corre.

Posso responder-te tambem, na minha opinião é um pouco complicado no inicio especialmente os tons, mas com esforço fica mais facil.
A escrita é o mais simples, ouvir musicas e ler a letra ao mesmo tempo ajuda bastante a decorar os Hanzi
Adorei - e olha que não tinha quaisquer conhecimentos da língua, ao contrário do Japonês.
Como já disseram, tens que ter atenção aos tons na parte da pronúncia e tenta habituar-te o mais depressa possível a não dependeres do pinyin para leres os textos. Os professores são incríveis, pelo menos os que eu tive e o manual tem muitos exercícios que podes usar para praticares. Tens que estudar e procurar estar sempre atenta, mas se fizeres isso, consegues ter notas super boas. Recomendo, sem dúvida! Mesmo depois de já ter terminado a Licenciatura, gostei tanto que ainda continuo a estudar Chinês ☺️
Obrigada a ambas! Chinês é uma língua que quero estudar mais à frente, é bom ficar já com uma ideia:)

A informação que recebi é que começariam a 30 de Setembro mesmo, mas normalmente as aulas iniciais são uma breve apresentação do plano de estudos do semestre e não é algo que não consigas recuperar, caso só consigas vir às aulas uns dias mais tarde.

Manhã e tarde 🌚 Este ano não falou a Dra. Lília, estivemos a manhã inteira entregues à Dra. Anabela e a tarde com a Lúcia. Todos muito simpáticos, pelo segundo ano que os revejo. Sim, é isso mesmo. Sozinhos. Em casa. (O que tem tudo para correr...ligeiramente pior, nomeadamente, inscrições mal feitas que o Fénix não acuse, "Estou sim, coloquei como Opção Livre uma cadeira obrigatória, e agora?", etc.).

Este ano será tudo por atendimento telefónico, quanto muito, em casos excepcionais, uma chamada no Zoom e em casos ainda mais excepcionais, uma deslocação à FLUL a partir de 14 de Setembro, quando a faculdade abrir mesmo. Este ano tiveram muitas candidaturas, pelo que disseram. A equipa está reduzida mas, pelo que sei, penso que vão inserir mais pessoas e trocar as que estão actualmente, para que mais pessoas possam ser bolseiras. Parece-me bem. A outra novidade é que também estamos entregues aos mestrados, doutoramentos e a alunos de todos os anos. Veremos como corre.

"Este ano" you mean o ano letivo que está prestes a começar?

Beeem então estou para ver :o soube que havia algo por atendimento telefónico, mas não liguei muito... pensei que fosse alguma bolsa semelhante, mas para a parte dos SA. Ia jurar que o ano passado houve uma que era na parte dos SA e que também começava +/- na altura dos bolseiros das inscrições, só não sei se eram também funções relativas às inscrições. Consigo perceber os motivos (que são bastante válidos) em não quererem lá os bolseiros e os novos alunos todos juntos, mas assim vai dar asneira a começar pelos cursos com Major/Minor 🤡

O ano passado (e há dois anos) lembro-me de inscrever alguns alunos de mestrado. Não me lembro é se os doutorados passavam também por nós, mas parece-me que não, pelo que dizes. Eu não me importava nada de dar uma ajudinha, mas por outro lado ainda bem que já não "posso" porque da forma como os horários estão, nem quero imaginar quando estiver tudo cheio e a dar sobreposição... jesus

Algum de vcs pode me dizer como funciona o pedido de residência e se demora muitos dias até podermos entrar na nossa residência ou não.
E sobre as bolsas, ouvi dizer que elas demoram mt a chegar, nesse caso, continuamos a pagar as propinas por nossa conta, ou não?

• Like
Algum de vcs pode me dizer como funciona o pedido de residência e se demora muitos dias até podermos entrar na nossa residência ou não.
E sobre as bolsas, ouvi dizer que elas demoram mt a chegar, nesse caso, continuamos a pagar as propinas por nossa conta, ou não?
pelo que sei os pedidos de alojamento começam a 1 de setembro mas so podes faze-lo depois de teres a certeza que entraste e teres feito a matricula. De qualquer maneira manda um email aos sas ulisboa para esclarecer duvidas que tenhas. Em relaçao as bolsas, podem demorar mais algum tempo para os primeiros anos mas depende das situaçoes de cada aluno. Mas sei que enquanto nao sair o resultado da bolsa (se tens direito a bolsa ou nao), nao tens de pagar as propinas

pelo que sei os pedidos de alojamento começam a 1 de setembro mas so podes faze-lo depois de teres a certeza que entraste e teres feito a matricula. De qualquer maneira manda um email aos sas ulisboa para esclarecer duvidas que tenhas. Em relaçao as bolsas, podem demorar mais algum tempo para os primeiros anos mas depende das situaçoes de cada aluno. Mas sei que enquanto nao sair o resultado da bolsa (se tens direito a bolsa ou nao), nao tens de pagar as propinas
Obrigado 😅🙏

• Like
Para quem quer ir para LLC, podemos escolher uma língua que não tenhamos tido nunca? Thankss

• Like
Coloquei Tradução como primeira opção e LLC e Ciências da Linguagem como 2ª e 3ª opções, respetivamente :D Vamos ver como corre
Eu também coloquei Tradução como primeira opção e estou cheia de ansiedade para saber se entro ou não :/ Sinto que a minha média não será suficiente 😓

Eu também coloquei Tradução como primeira opção e estou cheia de ansiedade para saber se entro ou não :/ Sinto que a minha média não será suficiente 😓
Eu também estou assim, até porque a minha nota de candidatura é igual até à décimas, por isso entendo a tua dor 😅 Mas vamos esperar pelo melhor, talvez até entremos as duas, nunca se sabe! Que outras opções meteste para além de tradução?

Bom dia minha gente! :)
Vi recentemente esta notícia na Uniarea e gostava de saber o que é que vocês acham sobre o aumento de vagas e o facto de o governo dizer "toda a gente vai entrar". Será próximo da verdade ou nem tanto? O que é que acham?

Última edição: