Caloiros FMUL

 
 

Patrícia99

Membro Veterano
Matrícula
14 Abril 2016
Mensagens
175
Curso
Ciências da Nutrição
Instituição
FMUL
Olá aos candidatos e possíveis futuros caloiros da FMUL, tanto do mestrado integrado em Medicina como da licenciatura em Ciências da Nutrição! Se tiverem questões e dúvidas, sobre a faculdade, os cursos, a cidade, etc, sintam-se à vontade para perguntar. Boa sorte a todos!
 
Oi, queria saber como funciona o ensino por módulos (em medicina), as matérias vão alternando (por exemplo 4 semanas de anatomia depois 4 semanas de fisiologia...etc) ou dá-se varias matérias ao mesmo tempo no mesmo módulo (ou seja uma aula anatomia, depois 1 aula fisiologia...etc)?
 
Oi, queria saber como funciona o ensino por módulos (em medicina), as matérias vão alternando (por exemplo 4 semanas de anatomia depois 4 semanas de fisiologia...etc) ou dá-se varias matérias ao mesmo tempo no mesmo módulo (ou seja uma aula anatomia, depois 1 aula fisiologia...etc)?
Olá!

Depende do módulo.
Até hoje, acho que a única vez que alternou dessa forma mais perfeitinha, sem coincidir, foi no 2º ano com histologia e anatomia clínica, dentro do módulo II.III. Começou com histologia até meados de novembro e depois trocou para anatomia clínica, em termos de aulas teóricas e práticas. No final, em exame, saía toda a parte teórica do módulo.
De resto, as várias áreas disciplinares de um módulo tendem a ocorrer ao mesmo tempo, no entanto podes ter muitas aulas de anatomia, por exemplo, e menos aulas de fisiologia, nesse semestre, no total, e por isso uma aparece mais vezes no calendário que outra. Depende da quantidade de matéria e horas de trabalho que cada área disciplinar exige.
 
  • Like
Reactions: António Duduman
Ah ok, então basicamente tudo se dá ao mesmo tempo...Isto baralha ou é benéfico para se compreender melhor a matéria?
 
Ah ok, então basicamente tudo se dá ao mesmo tempo...Isto baralha ou é benéfico para se compreender melhor a matéria?
Baralhar não diria, pelo contrário... o objetivo dos módulos é mesmo integrar as várias áreas disciplinares da melhor maneira. Mostrar a ligação entre diferentes áreas de conhecimento (isso pode ajudar a compreender melhor a matéria no seu todo), perceber que as matérias não são estanques e ver a sua importância numa bigger picture. Isto é mais visível nuns módulos do que noutros. Até agora, gostei especialmente do módulo de neurociências, do 2.º ano. Há partes da matéria muito parecidas que se abordam de forma um pouco diferente, conforme a área disciplinar, e ajuda a consolidar melhor e a rever conhecimentos.
 
  • Like
Reactions: António Duduman
Baralhar não diria, pelo contrário... o objetivo dos módulos é mesmo integrar as várias áreas disciplinares da melhor maneira. Mostrar a ligação entre diferentes áreas de conhecimento (isso pode ajudar a compreender melhor a matéria no seu todo), perceber que as matérias não são estanques e ver a sua importância numa bigger picture. Isto é mais visível nuns módulos do que noutros. Até agora, gostei especialmente no módulo de neurociências, do 2.º ano. Há partes da matéria muito parecidas que se abordam de forma um pouco diferente, conforme a área disciplinar, e ajuda a consolidar melhor e a rever conhecimentos.
Muito obrigado pelas respostas!
 
  • Like
Reactions: doctorwhy
Olá
Sou aluna do 1º ano de medicina e foi-me aconselhado o livro Essential cell biology para BMC o mais rapidamente possível.
Alguém o conseguiu encontrar online ou algo do género? Porque além de ser muito caro, não existe na maioria das livrarias.
Btw as turmas ainda não saíram pois não? Só encontro ciências da nutrição...
Muito obrigada :)
 
Olá!!
Alguém o conseguiu encontrar online ou algo do género? Porque além de ser muito caro, não existe na maioria das livrarias.
Temos quase todos os livros disponíveis ou nas várias drives dos diferentes anos ou até pode estar disponível na biblioteca virtual da faculdade (aqui já não tenho a certeza, sei que têm muitos livros disponíveis, mas nunca procurei lá).
Já começaram a partilhar as drives no grupo do fb!
Certamente nem terás tempo para ler o Alberts todo, portanto mais vale tê-lo no computador para consulta ocasional...
Btw as turmas ainda não saíram pois não? Só encontro ciências da nutrição...
Acho que não.
Para os alunos do 1.º ano, esta informação será disponibilizada em breve.