Bem, entrei este ano em Bragança, em Saúde também. Sobre as residências, cá não funciona por escolas ou algo do género, existe a residência mista, a feminina e a masculina. Aluguei quarto e por isso apenas posso falar do feedback que tenho, a feminina tem melhores condições porque além de ser menos confusão por apenas serem raparigas, pelo que sei, sofreram obras à pouco tempo e lá com toda a certeza não passas frio pois o aquecimento no inverno está permanentemente ligado e o valor que pagas por elas nem é alto (mas neste momento não te consigo dar valor exato)
Viver em Bragança, bah, não é mau, sou de Guimarães e por isso estava habituada a muito mais movimento, mas até foi fácil a adaptação à cidade em si. Fui praxada e isso ajudou de certa forma a conhecer quase todos os cantinhos que temos dedicados a nós. Apesar das queixas que existem (eu própria as faço) temos tudo na cidade (menos Mac xb) e como é uma cidade pequena acabas por ter tudo relativamente perto.
Eu tenho bolsa de estudos mas não te sei falar muito sobre isso, sei que o mínimo é 81 euros por mês (corresponde ao valor mensal das propinas, isto em licenciatura), e acho que se te candidatares a um lugar na residência e não conseguires consegues um suplemento de alojamento além do valor base que te seria atribuído, conheço pessoas que o valor da bolsa é 2/3 vezes superior ao valor das propinas. Existe ainda o programa + superior, que é uma bola de 1500 euros anuais para alunos que se desloquem para o interior e o IPB esta abrangido, eu por exemplo consegui e recebo a bolsa dita normal mais esta de 1500 euros, este ano foram apenas destinadas para a zona Norte poucas mais que 300 bolsas por isso é "uma sorte" conseguir.
Já agora qual é o curso que estás a pensar?
Se tiveres mais alguma duvida é só dizer :)
--- Post atualizado ---
Em
Em relação a transportes, depende muito da zona que és, mas à sexta e ao Domingo/segunda tens bastante oferta, quer através da Rede expressos, quer na Rodonorte (estas são as empresas mais utilizadas)