Caloiros IST 2020/2021

Mymelo

Membro Dux
Matrícula
21 Novembro 2017
Curso
Engenharia Química
Instituição
IST
Olá @Pedro Cordeiro.

É uma boa questão, que acho que só se coloca para os alunos de primeiro ano. Acho que os dos restantes anos optarão pelas aulas à distância de bom grado. Diria que há 2 cenários:
1) first come, first served. A sala tem a capacidade de um terço do normal. Quem chegar primeiro entra até encher essa capacidade. Os restantes terão de assistir as aulas online, podendo-o fazer noutro espaço do campus.
2) Fazem-se turnos. Os alunos do número XX a ZZ podem vir às teóricas das terças, e os alunos de YY a WW podem vir às teóricas das quintas, por exemplo.

Considerando que em muitas aulas o número de alunos que vai às teóricas reduz acentuadamente no fim das primeiras semanas apostaria na primeira opção.

A estrutura de uma parte considerável das disciplinas do Técnico é:
- 2 aulas teóricas de 1,5h/semana
- 1 aula prática de 1,5h/semana
Dado o que conheço do IST deste fantástico ano letivo, diria que a teóricas vão ser sem dúvida first come first server. Para além disso, duvido que o professor vá contando quem vai entrando, portanto definitivamente vão haver aulas com pessoas a mais 🙃

• Like
Reactions: davis

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Porque dizes que os alunos não caloiros aceitariam o ensino à distância? Até agora não tenho ouvido comentários muitos positivos....
Porque depois do primeiro ano começas a seleccionar bem as teóricas que vais. Algumas não valem a pena, e mais vale usares esse tempo para estudares por ti próprio, ou fazeres projectos em atraso.
Quanto ao first come, first served, é um pouco arriscado por exemplo para mim ir fazer 100km e ainda ter a chance de ficar fora da sala, vai ser um risco que vou ter de avaliar.
Vais viver a 100km do Técnico?
Dado o que conheço do IST deste fantástico ano letivo, diria que a teóricas vão ser sem dúvida first come first server. Para além disso, duvido que o professor vá contando quem vai entrando, portanto definitivamente vão haver aulas com pessoas a mais 🙃
Também tenho sérias dúvidas que os professores o façam. E até acho que é contraproducente fazer essa contagem em todas as aulas.

O mais fácil, e espero que seja a medida adoptada, é que sejam assinalados os lugares que podem ser usados em cada sala, e os restantes estejam bloqueados. Assim é só deixar entrar até encher esses e mandar embora o resto.

• Like
Reactions: Wraak and Bea M

juv58

Membro
Matrícula
20 Abril 2020
Curso
Bioquímica
Instituição
ULisboa - FCUL
hello ! a minha 1º opção foi engenharia biológica, mas tenho cerca de 1% de probabilidade de entrar pois tenho uma décima abaixo do ultimo colocado (e tendo em conta ao ano invulgar que todos estamos a presenciar, não tenho muita fé em entrar). 2º opção foi eng. química no ist também !
ainda não vi muitos candidatos a eng. biológica..
boa sorte a todos :)

Mymelo

Membro Dux
Matrícula
21 Novembro 2017
Curso
Engenharia Química
Instituição
IST
hello ! a minha 1º opção foi engenharia biológica, mas tenho cerca de 1% de probabilidade de entrar pois tenho uma décima abaixo do ultimo colocado (e tendo em conta ao ano invulgar que todos estamos a presenciar, não tenho muita fé em entrar). 2º opção foi eng. química no ist também !
ainda não vi muitos candidatos a eng. biológica..
boa sorte a todos :)
Espero que entres em biológica, mas se não entrares eng química é quase igual a eng biológica no 1° ano e facilmente consegues trocar de curso no final do 1° ano. Boa sorte!! ☘️

• Like
Reactions: juv58

juv58

Membro
Matrícula
20 Abril 2020
Curso
Bioquímica
Instituição
ULisboa - FCUL
Espero que entres em biológica, mas se não entrares eng química é quase igual a eng biológica no 1° ano e facilmente consegues trocar de curso no final do 1° ano. Boa sorte!! ☘
muito obrigada 😋🥰

Matrícula
13 Julho 2020
Boas!
Em principio este ano consigo entrar em engenharia mecânica, alguém conseguiria dizer quais as cadeiras mais complicadas e mais trabalhosas em que necessito de me aplicar mais?
Post automatically merged:

Boas!
A minha primeira opção foi aero e a segunda foi meft.
Acham que as médias vão subir muito? Não faço ideia se entro.
Boa sorte malta!
Muito muito nunca devem subir, porque habitualmente os alunos que entram em aero já têm vintes ou dezanoves nos exames, este qno pode haver é mais alunos com essas notas, contudo, acho que não deve subir mais de 0,3 0,4. Mas boa sorte:)

Spew09

Membro
Matrícula
27 Julho 2020
alguém já se conseguiu inscrever? Eu não consigo fazer autenticação com a chave móvel digital, diz que ocorreu um erro. Se selecionar o cartão de cidadão diz a mesma coisa
É suposto realizar já a inscrição, mesmo não tendo conhecimento se ficamos ou não na instituição? 👀

• Like
Reactions: Bea M

juv58

Membro
Matrícula
20 Abril 2020
Curso
Bioquímica
Instituição
ULisboa - FCUL
É suposto realizar já a inscrição, mesmo não tendo conhecimento se ficamos ou não na instituição? 👀
eu já me inscrevi na plataforma pois eles dizem que a matrícula será logo feita ao longo de dia 28 (enviam sms com os horários e etc) por isso acho que sim (?)
não tive problema nenhuma com a chave móvel digital.. confere se o pin e n° de telemóvel está correto.. ou talvez faz a inscrição noutro browser !

Vera Vas

Membro
Matrícula
3 Julho 2020
Curso
EGI
Instituição
IST
eu já me inscrevi na plataforma pois eles dizem que a matrícula será logo feita ao longo de dia 28 (enviam sms com os horários e etc) por isso acho que sim (?)
não tive problema nenhuma com a chave móvel digital.. confere se o pin e n° de telemóvel está correto.. ou talvez faz a inscrição noutro browser !
está tudo correto, eu ao indicar o número e o pin recebo um código por sms e, após introduzir o mesmo, dá erro. Acho estranho porque consigo entrar no sns através do mesmo método mas não me consigo registar nesta plataforma

juv58

Membro
Matrícula
20 Abril 2020
Curso
Bioquímica
Instituição
ULisboa - FCUL
não sei como te ajudar.. talvez alguém consiga ainda ajudar-te
em último caso contacta o IST mesmo !
Post automatically merged:

uma questão sobre os valores das propinas, só saberei o valor no ato da matrícula? pois ainda não há informações sobre as propinas para o ano letivo 2020/2021

• Like
Reactions: Francisco Aveiro

Francisco Aveiro

Membro Veterano
Matrícula
14 Maio 2015
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
Instituto Superior Técnico
uma questão sobre os valores das propinas, só saberei o valor no ato da matrícula? pois ainda não há informações sobre as propinas para o ano letivo 2020/2021

Bem visto, estranho ainda não estar atualizado. Este ano há outra vez redução e ficará nos 697€ (Propinas | DGES).

• Like
Reactions: juv58 and davis

juv58

Membro
Matrícula
20 Abril 2020
Curso
Bioquímica
Instituição
ULisboa - FCUL
alguém que já se submeteu a inscrição na plataforma? eu consegui verificar a minha identidade e tudo mais, mas no último passo (para autorizar a utilização dos dados para os cartões IST e ULisboa) quando carrego submeter não faz nada...

Mada Nunes

Membro
Matrícula
17 Maio 2020
Curso
Engenharia Física Tecnológica
Instituição
Instituto Superior Técnico
alguém já se conseguiu inscrever? Eu não consigo fazer autenticação com a chave móvel digital, diz que ocorreu um erro. Se selecionar o cartão de cidadão diz a mesma coisa
A mim aconteceu-me precisamente a mesma coisa. Já enviei um mail para o IST a explicar a situação.