Parabéns a todos e bem-vindos caloiros!
Espero que tenham experiências tão boas (e melhores!) do que as que eu tive durante os meus 3 anos no Técnico. O curso vai puxar-vos mentalmente e fisicamente (andar a escrever 5 páginas por aula de cálculo, uff) mas lembrem-se que entraram na faculdade para aprender e se formarem nos profissionais do futuro. Provavelmente vão ouvir balelas de professores, conselho pedagógico, ... de como o Técnico é a melhor escola do mundo (já ouvi comparações com Berkeley, MIT e Harvard) e que vocês só são representativos do Técnico se acabarem o vosso curso a tempo e com notas excelentes, esqueçam isso tudo. Primeiro, arrogância não serve de nada e não vos vai favorecer em literalmente nada na vossa carreira e, segundo, os cursos já são difíceis sem pressão externa.
Podem haver alturas durante o vosso curso que talvez se sintam mais em baixo seja por motivos pessoais ou por estarem completamente overwhelmed com a carga de trabalho. Lembrem-se de que isso é normal e que todos nós (alunos atuais e alumni) também tivemos na vossa situação. São coisas mega temporárias e se estiverem a ter problemas, usem os vossos amigos como apoio porque eles também vão estar na mesma situação provavelmente.
Os caloiros deste ano vão entrar numa faculdade completamente diferente, adaptada às circunstâncias em que o mundo está atualmente, mas não tenho dúvidas que vão arranjar formas de tirar o melhor proveito possível da vossa experiência na faculdade. Por isso boa sorte e divirtam-se!
Uma especial mensagem aos caloiros de LEIC: O curso é muito fixe e desafiante, aproveitem estes 3 anos para se divertirem e aprenderem o máximo que podem porque vocês têm 100% de controlo sobre o que vão fazer no futuro e podem literalmente escolher qualquer mercado do planeta, não é o tipo de flexibilidade que todos têm desde o início, aproveitem-na. Não tenham medo de ser curiosos e de experimentarem coisas "só porque sim", isto é chave para Eng. Informática. Boa sorte!