Caloiros Matemática 2021/2022

Eu acabei com média interna de 14,5 mas tenho 16,2 no exame de matemática e a minha média de acesso fica 15.35 espero que seja suficiente para entrar na fctuc tendo em conta que no ano passado a média foi 14,65.

Matemática na FCUP!!
média de 18.5😁
Post automatically merged:

Podes falar um pouco sobre o curso sff?
Para começar, não sei se já verificaram, mas o plano de estudos mudou. Entrará em vigor neste novo ano letivo que se aproxima. Eu já frequentei 2 anos letivos no antigo plano de estudos, mas pelo que verifiquei, tem profs que se mantém e a matéria é mais ou menos a mesma

- Em relação a professores: a maior parte deles são profissionais incríveis. Já tive professores a darem aulas de reforço aos sábados e/ou feriados, há professores que fazem frequências acessíveis (no sentido de passar, notas mais altas são um pouco mais dificeis de conseguir, mas nada impossível) e explicam de maneiras diferentes se não entenderem. Claro que existe também uma minoria que é bastante rigoroso nos exames, mal dá a hora do fim da aula vão embora sem nem explicar as dúvidas dos alunos ou até mesmo aqueles em que por exemplo 9.4 é 9 e não 10.

- Empregabilidade: os profs na universidade dizem muito "não falta trabalho para um matemático"... o que acontece é que muitas empresas contratam matematicos, não por saberem matemática teorica, mas pela forma de pensar que adquirem no curso.
Obviamente, um mestrado abre mais portas. Mestrados com muita saída são analista de dados, estatística, engenharia matemática,...
A docência também é uma hipótese que tem melhorado, pois a maior parte dos professores estarão a entrar na reforma nos próximos anos.

- Grau de dificuldade: é um curso exigente, rigoroso e que vai obrigar a "sair da caixa". Na minha opinião, o primeiro semestre do primeiro ano é o pior. É outro ritmo de trabalho, professores mais rigorosos, há mais nervosismo pelos exames no início e às vezes acontece de descobrirmos que não estudamos da maneira mais eficiente.

Falando de uma forma um pouco mais detalhada, o primeiro semestre do primeiro (que não se alterou) costuma ter as cadeiras mais simples. Muita gente consegue fazer este semestre sem deixar nenhuma cadeira para trás. Se tiverem os professores que estão indicados nas fichas das ucs, ides ter sorte. São todos bons stores.
No segubdi semestre, a pior cadeira para a maioria é análise real ii. Agora esta cadeira vai valer mais créditos, então deve gicar um pouco mais complicada por pedir ainda mais trabalho semanal. Programação também costuma dar dor de cabeça a algumas pessoas. Normalmente é abordado python, então se quiserem começar aprender sozinhos, ajudará quando tiverem a cadeira ( e por exemplo, em analise numérica (2o ano 1o semestre) costumam usar python para criar programas para os relatórios da disciplina)
Acho que as restantes cadeiras do semestre não costumam dar muitos problemas.

Se vocês forem ver as estatísticas, talvez se assustem um pouco. Muitas cadeiras do curso tem taxas de aprovação pequenas, mas se estudarem regularmente tendes 0 problemas mesmo nas cadeiras mais difíceis

Eu nunca fui aluna nota 20 a matemática ( acho que me enquadraria em aluna nota 16 ahah) e na universidade consegui obter resultados melhores do que na maior parte do secundário.

E só uma coisa que eu queria alertar porque é um choque para muita gente quando chega lá... ainda vão existir alguns exercícios de "rotina", mas para conseguir ter bons resultados e aprender mais, será necessário saber muito bem a teoria e pensar "Como aplico oq aprendi ao exercício".

Se tiverem alguma dúvida em concreto é só dizerem. Muita sorte 🍀

Olá anjitos!
A verdade é que só vim cá hoje. Tenho média de 16,25 para tentar concorrer à FCUP. O exame correu bastante mal em relação ao que eu esperava.
Acham que é provável neste curso a média baixar? Não queria nada ir à segunda fase :(
É muito difícil prever. Mas tendo em conta a distribuição das notas do exame é possível que baixe um pouco em relação ao ano passado.

Boa sorte 🍀

Olá anjitos!
A verdade é que só vim cá hoje. Tenho média de 16,25 para tentar concorrer à FCUP. O exame correu bastante mal em relação ao que eu esperava.
Acham que é provável neste curso a média baixar? Não queria nada ir à segunda fase :(
Eu sinceramente acho que vai baixar, porque as notas do exame de matemática baixaram este ano

Sim, pelos exemplos que tenho em termos de turma, pessoas da minha escola, etc, as notas foram super abaixo da nota em pauta que tinham. Até fiquei admirada de terem colocado uma discussão sobre o curso de Matemática, até porque ainda não tinha falado com ninguém que pretendesse seguir esta área..
Aquilo que tenho mais medo é que não desça mesmo e tenha de ir para Aveiro...
Mas vamos rezar.
Obrigada pelas respostas <3333

Boas. Alguém aqui está a pensar ir para a nova? Candidatei-me a matemática aplicada à gestão de risco e até agora não encontrei ningúem :/.
Acham que o curso será muito puxado? Toda a gente me chama de maluco por escolher matemática hehe

• Like
Reactions: mariaaa777
Boas. Alguém aqui está a pensar ir para a nova? Candidatei-me a matemática aplicada à gestão de risco e até agora não encontrei ningúem :/.
Acham que o curso será muito puxado? Toda a gente me chama de maluco por escolher matemática hehe
Olá. Sou estudante de matemática (pura) então n posso dar te o feedback de algumas cadeiras mais aplicadas que irás ter. Porém, tens muitas cadeiras base que já tive. Na minha opinião nada é difícil para passar. Difícil é teres notas acima de 18 na pauta (mas n é impossível). Pelo que eu tenho verificado por estatisticas DA FCUP normalmente as análises são as cadeiras com mais alunos a se espetarem completamente.
Sinceramente, n é nada de outro mundo. São conceitos que já conheces (como por exemplo derivadas) mas vistos em outras dimensões e em outros corpos (números complexos). Se estudares com frequência tiras fácil acima de 15.
Algebra e estatistica, em geral, costumam ter boas taxas de aprovação. Geometria tb é relativamente fácil.

Em relação à matéria do primeiro ano n tens muito que te preocupar. São bases que te serão úteis para outras cadeiras com um grau de exigência um pouco maior. Podes é ter o azar de ter algum stor que n saiba explicar e teres de estudar tudo por conta própria (mas existem sempres livros online ótimos).

Boa sorte 🍀