UA Campus e cidade em geral - UAveiro

Olá! Estou a considerar a universidade de Aveiro para o próximo ano letivo, mas não moro em Aveiro. A universidade têm alguma residência para os alunos?

• Like
Reactions: Sonia Isabel
Olá! Estou a considerar a universidade de Aveiro para o próximo ano letivo, mas não moro em Aveiro. A universidade têm alguma residência para os alunos?
Sim, tem. :)
Não sou estudante na universidade, mas vivo muito perto de Aveiro. Se quiseres saber algo sobre a cidade, é só perguntar.

• Like
Reactions: Deleted member 4272
Olá a todos! Uma das minhas opções é biotecnologia em Aveiro, mas tenho algumas perguntas. Alguém me consegue falar um pouco sobre o curso, sobre as cadeiras, se são principalmente teóricas ou se há uma boa componente prática... E quanto a empregabilidade, acham que é algo que tenha saída em Portugal? Por último: já vi que a universidade tem residência, sabem dizer-me por quanto fica? Desde já, obrigada!

• Like
Sim, tem. :)
Não sou estudante na universidade, mas vivo muito perto de Aveiro. Se quiseres saber algo sobre a cidade, é só perguntar.

Obrigada :) da cidade para já ainda não estou em grandes explorações, só queria mesmo ter a certeza que tenho a possibilidade de ficar num dormitório durante a semana!

Bom dia académicos da majestosa e salgada Universidade de Aveiro.
Não querendo ser spamer, venho por este meio dar a conhecer a página do facebook Memes UA.
Nova página!
Mensagem privada se quiseres pertencer à equipa!

Confere já!!!

https://m.facebook.com/universidadeaveiro/

Olá Rafaela! Sim, a Universidade de Aveiro tem imensas instalações de residências tanto na zona do campus como mais dentro da cidade, digamos assim :) Não deverá de faltar lugar para ti ;)

Olá a todos! Uma das minhas opções é biotecnologia em Aveiro, mas tenho algumas perguntas. Alguém me consegue falar um pouco sobre o curso, sobre as cadeiras, se são principalmente teóricas ou se há uma boa componente prática... E quanto a empregabilidade, acham que é algo que tenha saída em Portugal? Por último: já vi que a universidade tem residência, sabem dizer-me por quanto fica? Desde já, obrigada!

Olá Ângela! Sobre biotecnologia não estou muito dentro do curso e não te sei responder. Em relação às residências, o site da UA tem uma parte específica sobre isso: Serviços de Ação Social da UA › tabela preços alojamento Apesar de ser sobre o ano letivo que passou, presumo que os preços sejam por aí :)

Olá! Eu candidatei-me a Tradução em Aveiro e tenho quase a certeza que entro (tenho mais 3 valores que a média do último colocado no ano passado) :p
O que é que me podem dizer sobre a praxe e os horários e assim? Como é que é o ambiente na UA? Alguém do departamento de Línguas que me possa dizer alguma coisa? :)

Boas! Não sei se é o sítio mais adequado mas podem tirar-me umas dúvidas quanto à residência ?
Eu candidatei -me à residência da ua através de um link na página da mesma. Depois da candidatura como somos informados de que ela foi ou não aceite ? Temos alguma entrevista ou eles só se seguem pelos dados que inserimos na página de inscrição ?

Olá! Eu candidatei-me a Tradução em Aveiro e tenho quase a certeza que entro (tenho mais 3 valores que a média do último colocado no ano passado) :p
O que é que me podem dizer sobre a praxe e os horários e assim? Como é que é o ambiente na UA? Alguém do departamento de Línguas que me possa dizer alguma coisa? :)

Olá @Jessica A. :)
Estudo no departamento de Línguas, o ambiente é espetacular, basta escolher as pessoas certas como tudo na vida :p Vais adorar, acredita.
Conheço muita gente de tradução e é tudo boa onda. Em relação à praxe, não tenho a certeza, uma vez que não sou de tradução mas normalmente as minhas eram à quarta feira porque era quando tudo tinha tarde livre. Se tiveres mais alguma dúvida, está a vontade :)

• Like
Reactions: Jessica A.
Olá a todos!!!

Uma das minhas opções é enfermagem em Aveiro... mas tenho algumas dúvidas relativamente às residências, cantinas e praxes.. Alguém me consegue transmitir algumas informações??

Obrigada :D :D :D
A essua (onde tiras enfermagem na UA) fica a uns metros do Campus principal, e tens que atravessar uma ponte, demora cerca de 5 minutos. Nessa zona, mesmo perto da essua, existe umas residências que se chamam residências do Crasto, e normalmente os estudantes da essua têm prioridade. Além destas a UA tem muitas outras residências disponíveis, desde umas casas a beira da estação, cerca de 30 minutos da UA a pé, outras em várias ruas, a 10 minutos da UA e outras que ficam mesmo no Campus, que são as de Santiago. Existem 2 cantinas, uma do lado do Campus da essua e outra na UA a beira do SASUA etc, no teu caso irás à cantina do Crasto porque é mais perto, e dizem também que é melhor xD. Relativamente à praxe, a da essua é diferente atrevo-me a dizer. Somos praxados todos em grupo, porque não há separação dos cursos da essua, somos um só. Temos praxes sujas, temos jogos, temos um bocadinho de praxe física, nada de especial, mas isto tudo depende de comissão de Faina para comissão. Somos obrigados e incentivados a saber o código de Faina (o que para muitas Comissoes não é muito relevante, mas para a Essua é, e vais perceber porquê caso vas) e somos o "curso" com mais Aluviões e trajados a praxar. Usamos uma camisola verde e um chapéu verde que diz essua. Temos muitas atividades de praxe, como splash e guerra de balões de água, além disto fazemos muitos jogos... Como somos uma escola em que há estágio desde o 2 ano em quase todos os cursos, as vezes no segundo semestre só somos praxados pela comissão de Faina, e por um ou outro trajados. Mas é incrível porque crias uma ligação incrível com eles.
Caso não queiras ir para a praxe, ninguém te exclui nem tens menos amigos por isso!

Bom dia a todos.

Sou do Porto e as minhas duas primeiras opções são em Aveiro. Quando terminei o secundário, fui trabalhar para juntar dinheiro para a faculdade e consegui. No entanto, a minha ideia inicial era estudar no Porto e só há relativamente pouco tempo é que descobri estes dois cursos em Aveiro...Ora, não querendo pedir ajudas a ninguém para poder ir viver para Aveiro, vou ter mesmo de ir e vir todos os dias de comboio (1h de viagem para cada lado). A minha questão é se alguém aqui fez/faz ou conhece alguém que já fez/faz o mesmo e se acham que é muito cansativo ou se é uma coisa que se faz relativamente bem?

Obrigada desde já :)

• Like
Bom dia a todos.

Sou do Porto e as minhas duas primeiras opções são em Aveiro. Quando terminei o secundário, fui trabalhar para juntar dinheiro para a faculdade e consegui. No entanto, a minha ideia inicial era estudar no Porto e só há relativamente pouco tempo é que descobri estes dois cursos em Aveiro...Ora, não querendo pedir ajudas a ninguém para poder ir viver para Aveiro, vou ter mesmo de ir e vir todos os dias de comboio (1h de viagem para cada lado). A minha questão é se alguém aqui fez/faz ou conhece alguém que já fez/faz o mesmo e se acham que é muito cansativo ou se é uma coisa que se faz relativamente bem?

Obrigada desde já :)
Eu fiz durante o primeiro semestre e desisti no segundo e fui viver para lá, não porque não aguentava mais, mas porque percebi que seria melhor porque perdia muito tempo de estudo e de passar tempo com as amigas, e para fazer trabalhos. Agora, não significa que te aconteça a ti, ou porque o teu curso é mais soft em termos de decorar que o meu, ou porque os teus horários não são tão chatos como o meu, em que entrava as 9 e saia as 6h etc... Muita gente conseguiu fazer bem :) tens é que te esforçar mais do que quem vive em Aveiro, mas faz se à mesma. Torna se complicado quando queres sair à noite, mas isso há sempre algum colega que te oferece casa :)
Não sei se é o teu caso, mas se pedires bolsa e se tiveres, tens direito a complemento de alojamento caso vivas nas residências, ou seja, não pagas o alojamento :)

• Like
Reactions: RitaVieira9
Eu fiz durante o primeiro semestre e desisti no segundo e fui viver para lá, não porque não aguentava mais, mas porque percebi que seria melhor porque perdia muito tempo de estudo e de passar tempo com as amigas, e para fazer trabalhos. Agora, não significa que te aconteça a ti, ou porque o teu curso é mais soft em termos de decorar que o meu, ou porque os teus horários não são tão chatos como o meu, em que entrava as 9 e saia as 6h etc... Muita gente conseguiu fazer bem :) tens é que te esforçar mais do que quem vive em Aveiro, mas faz se à mesma. Torna se complicado quando queres sair à noite, mas isso há sempre algum colega que te oferece casa :)
Não sei se é o teu caso, mas se pedires bolsa e se tiveres, tens direito a complemento de alojamento caso vivas nas residências, ou seja, não pagas o alojamento :)
Obrigada por responderes :)
Tu estás em que curso? (EDIT: já vi que estás em Enfermagem. As minhas opções são Línguas e Relações Empresariais e Línguas e Estudos Editoriais.)
A minha ideia era aproveitar a hora de viagem para estudar, mas tenho esse receio dos horários tb, porque não faço mesmo ideia como irão ser...
E infelizmente não tenho direito a bolsa :(

Última edição:
Obrigada por responderes :)
Tu estás em que curso? (EDIT: já vi que estás em Enfermagem. As minhas opções são Línguas e Relações Empresariais e Línguas e Estudos Editoriais.)
A minha ideia era aproveitar a hora de viagem para estudar, mas tenho esse receio dos horários tb, porque não faço mesmo ideia como irão ser...
E infelizmente não tenho direito a bolsa :(
Olá Rita!
Em Aveiro existe um vasto leque de oferta de quarto a estudantes. A cidade é plana, pelo que conseguirás andar bem a pé (evitando desse modo os passes da Transdev que custam os olhos da cara). Quanto mais perto do campus, mais caro será.

• Like
Olá Rita!
Em Aveiro existe um vasto leque de oferta de quarto a estudantes. A cidade é plana, pelo que conseguirás andar bem a pé (evitando desse modo os passes da Transdev que custam os olhos da cara). Quanto mais perto do campus, mais caro será.
Olá :)
Obrigada pela tua mensagem. Mas eu não poderei mesmo ir viver para Aveiro... :(

Olá :)
Obrigada pela tua mensagem. Mas eu não poderei mesmo ir viver para Aveiro... :(
Nesse caso, podes vir de Urbano. A questão é que, se vieres do Porto, deve te ficar à volta de uns 100€ mensais. E a Estação Ferroviária de Aveiro é ainda longe da faculdade, pelo que, se não quiseres fazer o percurso a pé, terás de ter um passe que (como anteriormente referi) fica caro. Ou seja, em transportes, gastarias por volta de 120€ por mês, suspeito eu.
Tens de ver o que compensa mais, para ti.

• Like
Nesse caso, podes vir de Urbano. A questão é que, se vieres do Porto, deve te ficar à volta de uns 100€ mensais. E a Estação Ferroviária de Aveiro é ainda longe da faculdade, pelo que, se não quiseres fazer o percurso a pé, terás de ter um passe que (como anteriormente referi) fica caro. Ou seja, em transportes, gastarias por volta de 120€ por mês, suspeito eu.
Tens de ver o que compensa mais, para ti.
Porra, o passe fica assim tão caro?? Achava que não...Em relação a ir a pé, não haveria problema para mim.
Vou ver melhor isso dos preços porque para gastar 120€ nos transportes, mais vale gastar 160€ no alojamento e ficar lá (ainda que tenha depois mais despesas de alimentação, etc...). Tenho de ver bem isso. Obrigada ;)

Porra, o passe fica assim tão caro?? Achava que não...Em relação a ir a pé, não haveria problema para mim.
Vou ver melhor isso dos preços porque para gastar 120€ nos transportes, mais vale gastar 160€ no alojamento e ficar lá (ainda que tenha depois mais despesas de alimentação, etc...). Tenho de ver bem isso. Obrigada ;)
O passe do comboio fica a menos de 60 euros, se vieres do Porto. O passe da move Aveiro(camioneta para a faculdade) l fica a 20 euros ou 15, porque tens desconto de estudante nos 2 passes, ignora a transdev. Fica mais barato ir e vir, acredita. Mesmo que não tenhas direito, inscreve-te, porque a universidade paga metade das propinas a alunos que não tenham tido direito a bolsa, mas têm que ter rendimentos menores que X porcento, agora não sei os valores, mas eles contactam te automaticamente, caso não tenhas bolsa, mas tens que te inscrever a mesma. Se quiseres, liga para o sasua e eles ajudam te.
Relativamente aos passes da camioneta, se não quiseres tirar passe, podes comprar umas senhas próprias que vendem no quiosque dentro da estação, em que 10 senhas ficam a menos de 10 euros. Isto é o ideal quando vais a pé para a faculdade, e só usas senhas esporadicamente. (a estação 30/35 minutos da universidade)

• Like
O passe do comboio fica a menos de 60 euros, se vieres do Porto. O passe da move Aveiro(camioneta para a faculdade) l fica a 20 euros ou 15, porque tens desconto de estudante nos 2 passes, ignora a transdev. Fica mais barato ir e vir, acredita. Mesmo que não tenhas direito, inscreve-te, porque a universidade paga metade das propinas a alunos que não tenham tido direito a bolsa, mas têm que ter rendimentos menores que X porcento, agora não sei os valores, mas eles contactam te automaticamente, caso não tenhas bolsa, mas tens que te inscrever a mesma. Se quiseres, liga para o sasua e eles ajudam te.
Relativamente aos passes da camioneta, se não quiseres tirar passe, podes comprar umas senhas próprias que vendem no quiosque dentro da estação, em que 10 senhas ficam a menos de 10 euros. Isto é o ideal quando vais a pé para a faculdade, e só usas senhas esporadicamente. (a estação 30/35 minutos da universidade)
Pois, eu estive a ver no site da cp e é 58,65€ por isso vou mesmo optar por isso :)
Não sabia disso da universidade pagar metade das propinas. Vou ligar para lá na segunda feira para ver qual é que é esse mínimo, mas quase de certeza que não tenho direito porque eles têm em conta os rendimentos de todo o agregado familiar e não são assim tão baixos os dos meus pais e do meu irmão (ainda que vá ser eu a pagar tudo).
E sim, devo fazer isso das senhas!
Muito obrigada pela ajuda :)