Alguém que possa falar sobre as residências da UA? :)
Também gostava de saber mais.
Fui ontem à universidade e eles disseram que normalmente os alunos do primeiro ano ficam nas residências no centro da cidade. São muito longe do campus?
Ola.
Eu frequentei as residências do campus de Santiago e do Crasto e, ao contrário do que disseram, o Crasto é, de muito longe, o melhor complexo residencial da UA.
O de Santiago fica, de facto, mais perto, mas é uma diferença de pouco mais de 5 min. (depende do teu departamento) em relação ao Crasto, se bem que em dias de chuva agradeces ser de Santiago. De resto o Crasto é em tudo melhor:
- Menos gente: máximo 16 pessoas (17 se tiver alguem deficiente ou de Erasmus) enquanto que em Santiago são mais de 30, pois a residências são compostas por duas alas (masculina e feminina) mas a cozinha e "sala de estar" é dividida por todos (é maior claro, mas a confusão é maior também);
- Menos gente = menos partilhas: apesar de ter menos um frigorifico e uma arca mais pequena, não tens de ir buscar as tuas cenas sem teres de tirar para fora tudo o que é dos outros.
- Quarto melhor: o tamanho é pouco diferente, mas tens uma secretária muito maior. No Verão, o calor em Santiago é insuportável.
- Condições melhores: aquecimento funciona como deve ser, equipamentos mais novos, uma TV a sério, net boa e sem falhas, casas de banho melhores.
- Sala de estudo: o paraíso em alturas de exame e para dar jantares de turma (atenção à Dna Pureza). É gigante (mesmo grande!).
- Ambiente sossegado (menos à quinta): a de Santiago fica perto da cidade e campus, logo há trânsito, tem as ambulâncias do hospital ao lado, etc... em dias de calor, faz muita diferença. O Crasto fica isolado, mas há quinta tens o Bar do Estudante à porta, sendo o barulho normal.
Claro que Santiago não é mau, mas o Crasto é melhor. Quem para lá vai, não sai.
Quanto a isso dos alunos do primeiro ano, não é totalmente verdade que vão para a cidade.
Todos os anos tenho 3/4 alunos novos na minha residência (não só de saude, como de outros cursos).
Basta tentares ir o mais cedo possível aos SAS (após efectuares matricula) e fazer um bocado de "choradinho" e indicares que queres ficar na residência X ou Y. Se tiveres um motivo concreto, melhor, mas mesmo sem ele, eles costuma facilitar.
Quanto ao sair das listas, elas "saem quando se justifica". Se são de longe de Aveiro, expliquem a situação. Por norma, nesses casos, dão residência na hora,