UA Campus e cidade em geral - UAveiro

Alguem sabe quando sao ao matriculas em Aveiro e quais os documentos necessarios?
Obrigado!
Olá, daqui a uns dias sairá, quando saírem os resultados das candidaturas, no site da UA. O dia depende do curso e os documentos também estarão no site da UA. Posso-te deixar aqui o que foi preciso o ano passado para teres uma noção: Ensino › matrículas » documentação
Ensino › informação geral
Depois de sairem as colocações pesquisa no google Universidade de Aveiro candidaturas (ou papeis necessários para candidaturas) e deverá aparecer o link correto.
Boa sorte (:

Olá, daqui a uns dias sairá, quando saírem os resultados das candidaturas, no site da UA. O dia depende do curso e os documentos também estarão no site da UA. Posso-te deixar aqui o que foi preciso o ano passado para teres uma noção: Ensino › matrículas » documentação
Depois de sairem as colocações pesquisa no google Universidade de Aveiro candidaturas (ou papeis necessários para candidaturas) e deverá aparecer o link correto.
Boa sorte :)
Obrigado! Daqui a uns dias procuro outra vez entao!
Até Setembro!

• Like
Reactions: anocasenf
Boa sorte :)
Desculpa incomodar outra vez!
Supondo que a documentacao seja a mesma, o que é o pin de morada, ou algo do género?
É que realmente nao sei!

Desculpa incomodar outra vez!
Supondo que a documentacao seja a mesma, o que é o pin de morada, ou algo do género?
É que realmente nao sei!
Sem problema, é um número que está na carta que te mandaram sobre o cartão de cidadão, tens que ir lá ver... mas eu acho que não me pediram o ano passado, mas não tenho a certeza...é melhor levares.

As matriculas da UA irão decorrer a partir de 12 de Setembro, sendo que cada curso tem um dia especifico para o fazer (no entanto podem ir noutro dia).
Os dias deverão ser lançados em breve. Sugiro seguirem o site/facebook da UA.

• Like
Reactions: Sonia Isabel
As matriculas da UA irão decorrer a partir de 12 de Setembro, sendo que cada curso tem um dia especifico para o fazer (no entanto podem ir noutro dia).
Os dias deverão ser lançados em breve. Sugiro seguirem o site/facebook da UA.

^ this

Novos Alunos da Universidade de Aveiro | Facebook

Acompanhem esta página que de certeza que devem aparecer/existir coisas do vosso interesse.
Boa sorte a todos!

• Like
Reactions: DanielleSM
Boas, Aveiro á noite é bom pessoal? Ou é muito parado?
É assim, Aveiro não tem das melhores noites do pais.. o melhor dia é as quintas, porque quintas académicas né.. xD, em que o pessoal costuma jantar junto, ou não, depende de vocês, e depois vai para a praça do peixe, onde tem vários bares, alguns mais fixes que outros, algumas quintas mais cheio que outras, e depende também da altura do ano, se há mais testes, etc. Depois maioria dos bares normalmente fecham às 4h (acho eu, já não me lembro muito bem), mas normalmente o pessoal vai antes disso para o BE (bar do estudante) em que maior parte das noites não se paga, e quando se paga é pouco, e às vezes têm promoções nos finos e somersby etc. e tem música de vários tipos, dj's e assim. Há também uma discoteca lá, mas não é o ponto principal das quintas, porque não fica propriamente perto, como os bares ficam.

Boa noite! Estive a ver apartamentos e gostava de saber se a zona de santa joana é boa. Sei que uma das melhores é o bairro do liceu mas gostava de saber de outras zonas boas para viver!
Obrigada :)

• Like
Reactions: Rui Oliveira
Boa noite! Estive a ver apartamentos e gostava de saber se a zona de santa joana é boa. Sei que uma das melhores é o bairro do liceu mas gostava de saber de outras zonas boas para viver!
Obrigada :)

Boas noites,
A zona de santa Joana é muito abrangente... Portanto não te sei dizer se é realmente bom.
Todas as zonas são normais, mas pelo que dizem deve-se evitar o bairro de Santiago, apesar disso, passo lá muitas vezes e nunca tive quaisquer problemas.
Na minha opinião é preferível morar perto do glicínias, vila jovem,Mário sacramento porque sempre se está mais próximo do jumbo. Por outro lado,no bairro do liceu ficas ligeiramente mais próximo da UA (tbm depende da zona).
Junto ao hospital costumam morar muitos estudantes... Portanto tbm creio q seja um bom local.

• Like
Reactions: Carol_21
Alguém que possa falar sobre as residências da UA? :)
Também gostava de saber mais.
Fui ontem à universidade e eles disseram que normalmente os alunos do primeiro ano ficam nas residências no centro da cidade. São muito longe do campus?

Têm várias residências e depende, as do crasto e de santiago (são no campus) são quartos individuais, sendo os de santiago maiores que os do crasto, mas o crasto é mais recente e tem melhores condições, mas Santiago continua a ter o melhor conjunto de residências visto ser a mais perto da UA em si, enquanto o Crasto fica na zona da ESSUA, Depois existem outras residências, as do Mário Sacramento e da Avenida Lourenço Peixinho, com quartos individuais, duplos ou triplos, e depois existe umas residências que são à beira da estação, chamam-se pateo vera cruz, e são prédios muito recentes com excelentes condições, são apartamentos em que há 5 quartos, 1 triplo e os restantes duplos, ou seja 9 raparigas / 9 rapazes por casa, 3 casas de banho (2 completas), sala, cozinha, tem uma boa TV, etc, é 30 minutos da faculdade, enquanto as restantes, exceto as que estão mesmo no campus, são 5/10 minutos da UA.
Vejam este link e através dele conseguem aceder a todas as residências exceto as que se situam à beira da estação.
Serviços de Ação Social da UA › Complexo Residencial Santiago
A imagem que coloquei é referente à residência do pateo Vera Cruz.
Espero ter ajudado
resid-min.PNG

• Like
Reactions: Deleted member 2390
Fui ontem à universidade e eles disseram que normalmente os alunos do primeiro ano ficam nas residências no centro da cidade. São muito longe do campus?

Lembro-me que no ano passado havia um post sobre as residências na pagina de facebook dos novos alunos onde esclareciam dúvidas, não sei se ainda existe, mas caso não exista perguntem lá que deve haver algum que frequente as residências que vos ajude.
Eu não frequento as residências portanto não sou a melhor pessoa para vos ajudar. Tens duas residências dentro do campus: a de Santiago (mesmo de frente à reitoria) e a do crasto (do outro lado da ponte, perto da associação )
Qualquer coisa que possa ajudar, digam..

• Like
Reactions: Deleted member 2390
Muito obrigada @anocasenf e @Rui Oliveira :) ;)

E em relação aos prazos de candidatura? Eu enviei uma mensagem ao facebook da UA e disseram-me que a candidatura à residência era nos dias das matrículas. A minha dúvida é: será que a listagem sai a tempo do 19, quando iniciam as aulas?

Obrigada mais uma vez! :)

No dia da matricula candidataste e uns dias depois saem as listas, não me lembro o que aconteceu o ano passado, mas acho que as listas não saíram a tempo do primeiro dia de aulas, acho que saem uns dias depois, por volta do dia 20 e tal, pelo menos o ano passado saiu dia 22 e as aulas começaram mais cedo que o dia 19, porque nesses 2/3 primeiros dias não tens aulas a sério, só atividades às quais não és obrigada a participar, mas aconselho muito a ir. Agora se viveres mesmo muito longe da UA não sei como funciona... se for esse o teu caso envia um mail ao sasua a explicar a situação. Em último caso, se conheceres alguém que te possa receber durante uns dias até saírem as listas, aproveita :D
Espero ter ajudado... :)

Alguém que possa falar sobre as residências da UA? :)

Ola.
Eu frequentei as residências do campus de Santiago e do Crasto e, ao contrário do que disseram, o Crasto é, de muito longe, o melhor complexo residencial da UA.

O de Santiago fica, de facto, mais perto, mas é uma diferença de pouco mais de 5 min. (depende do teu departamento) em relação ao Crasto, se bem que em dias de chuva agradeces ser de Santiago. De resto o Crasto é em tudo melhor:
- Menos gente: máximo 16 pessoas (17 se tiver alguem deficiente ou de Erasmus) enquanto que em Santiago são mais de 30, pois a residências são compostas por duas alas (masculina e feminina) mas a cozinha e "sala de estar" é dividida por todos (é maior claro, mas a confusão é maior também);
- Menos gente = menos partilhas: apesar de ter menos um frigorifico e uma arca mais pequena, não tens de ir buscar as tuas cenas sem teres de tirar para fora tudo o que é dos outros.
- Quarto melhor: o tamanho é pouco diferente, mas tens uma secretária muito maior. No Verão, o calor em Santiago é insuportável.
- Condições melhores: aquecimento funciona como deve ser, equipamentos mais novos, uma TV a sério, net boa e sem falhas, casas de banho melhores.
- Sala de estudo: o paraíso em alturas de exame e para dar jantares de turma (atenção à Dna Pureza). É gigante (mesmo grande!).
- Ambiente sossegado (menos à quinta): a de Santiago fica perto da cidade e campus, logo há trânsito, tem as ambulâncias do hospital ao lado, etc... em dias de calor, faz muita diferença. O Crasto fica isolado, mas há quinta tens o Bar do Estudante à porta, sendo o barulho normal.

Claro que Santiago não é mau, mas o Crasto é melhor. Quem para lá vai, não sai.

Quanto a isso dos alunos do primeiro ano, não é totalmente verdade que vão para a cidade.
Todos os anos tenho 3/4 alunos novos na minha residência (não só de saude, como de outros cursos).
Basta tentares ir o mais cedo possível aos SAS (após efectuares matricula) e fazer um bocado de "choradinho" e indicares que queres ficar na residência X ou Y. Se tiveres um motivo concreto, melhor, mas mesmo sem ele, eles costuma facilitar.

Quanto ao sair das listas, elas "saem quando se justifica". Se são de longe de Aveiro, expliquem a situação. Por norma, nesses casos, dão residência na hora,