UA Campus e cidade em geral - UAveiro

PS: Há uma residência feminina no Crasto que tem quartos partilhados e por isso são mais de 16 pessoas. Mas o espaço é maior também.

QUalquer dúvida, disponham ;)

É possível ter um quarto individual sendo aluno do 1º ano?
Li, algures no fórum, que os alunos do 1º ano ficam, por norma, colocados em quartos duplos. É verdade?

É possível ter um quarto individual sendo aluno do 1º ano?
Li, algures no fórum, que os alunos do 1º ano ficam, por norma, colocados em quartos duplos. É verdade?

Maioria dos quartos são individuais, por tanto é provável, e até há uma boa chance; No momento da inscrição menciona a tua preferência (se bem que não sei se ajuda porque tu preenches um questionário). Há residências que têm os 2 tipos, outras duas que só tem duplos e triplos, e outras que só têm individuais.

• Like
Reactions: DanielaAbreu97
Muito obrigada pelas respostas! :)

@PSilva Em relação às casas de banho das residências, são partilhadas com outros quartos? E as cozinhas, costuma haver muita gente a cozinhar?

Não sou o Pedro mas como recebi a notificação e li, decidi responder xD
As casas de banho são partilhadas, imagina: existe um certo número de quartos por andar e depois existem 4 casas de banho para o número de quartos nesse andar, mas podes usar as outras, acho que ao todo em Santiago são 10 casas de banho (no lado das raparigas + 10 nos rapazes). Suponho que nas restantes residências seja igual, o número é que pode variar. A única diferença é na residência do pateo vera cruz, que são 3 casas de banho para as 9 pessoas da casa, porque são apartamentos. (:

Obrigada :) :blush: e em relação às cozinhas, podes dar-me uma opinião?
No início de certeza que há confusão, mas com o passar dos dias, vais percebendo a rotina dos teus colegas, a que horas comem, onde comem e quanto tempo demoram a fazer e a comer. Depende todos os anos porque são pessoas diferentes, mas duma forma geral, por exemplo nas residências de Santiago existem 2 fogões se não me engano, com 2 bicos cada um, nas casas é um fogão por apartamento. O que acontece é: normalmente almoçam nas cantinas, logo é mais tranquilo, no jantar, há pessoas que jantam na cantina mas uma maioria não., ou seja há um bocado de confusão, mas com o passar do tempo começas a perceber a melhor altura para comeres.Há quem só use o microondas e há quem cozinhe. Há quem jante as 7h, outros as 8 outros as 9 por tanto é relativo em termos de confusão s: Há mesas para comeres ou se preferires, podes comer no teu quarto. Desculpa não ser mais especifica. (:

Já ajudaste imenso! Obrigada :) em princípio devo utilizar a cantina, é mais tranquilo. Existem frigoríficos, certo? Existem problemas com isso? Tipo coisas que "desaparecem", pergunto porque já tive relatos noutras universidades que costumava acontecer coisas do género... Desculpa se estou a ser chata :sweatsmile::tonguewink:
Não estás xD
Eu estive numa outra residência (as que são apartamentos) e os frigoríficos é na boa porque há 1 prateleira para cada uma, e se tiveres com amigos ainda melhor é porque partilham. Nas restantes não sei exatamente, mas o que me contaram e que vi, é que em Santiago tens uma arca (congelador) ou 2, já não me lembro, e que guardas lá coisas dentro de sacos de plástico, pelo menos todos fizeram isso eheh, e tens 2 frigoríficos, e guardas as tuas coisas, identificando-as. Vi coisas à solta e vi coisas bem identificadas, por tanto, depende de ti, mas uma colega minha que vivia lá, nunca se queixou de lhe desaparecerem coisas, agora, depende dos outros xD (sei que estou a ser repetitiva).
Além disto, tens direito a uma espécie de cacifo para guardares as tuas coisas na cozinha. Vi pessoas a usarem coisas, tipo facas que estavam na banca, uns dos outros mas depois lavavam e não estragavam, mas não acontece muito xD.

@Daniela Ornelas
Respondendo às tuas perguntas:
As casas de banho são por norma uma para cada dois quartos (não sei como são as da cidade). Normalmente toda a gente parte do principio que a sua é a que fica ao lado do seu quarto e por norma só essas pessoas usam esse WC.

Quanto à cozinha, depende de residência para residência.
A minha quase ninguém lá faz refeições, há outras onde há mais confusão. No Crasto tens 1 fogão, 1 mo, um frigorifico e uma arca mais pequena que a de Santiago. Tal como disseram, no frigorifico e arca convém marcar as tuas coisas. Em Santiago, tens tudo em dobro, mas são muito mais pessoas também.

Quanto aos roubos... podem acontecer. Mas por norma, quando desaparece algo é mesmo por engano.

Convém é aprender a utilizar bem o espaço, não colocar coisas desnecessárias por exemplo.

Opinião bem pessoal.

De uma forma geral, compensa MUITO viver nas residências da UA. Para quem tem bolsa... compensa 200%, porque não pagas nada.

Têm todas as despesas incluidas no preço, trocam os lençóis/toalhas uma vez por semana, limpam a casa uma vez por semana (excepto quarto), ficam bem localizadas.
As do campus e Crasto (pelo menos) têm aquecimento, coisas que muitas casas arrendadas em Aveiro não têm.

Já para não falar na experiência... convives com pessoas de vários sitios e vários cursos. É um ambiente muito diferente de viver numa casa,

Boa noite!
Candidatei me a residência em Aveiro, atraves do preenchimento de um formulario que encontrei numa das 68281 vezes que visitei o site da universidade ahah acontece que tenho algumas duvidas sobre esse e outros assuntos:
Toalhas? Disponibilizam ou preciso de levar?
Se nao comer na cantina, ha louca na cozinha? xD
Disseram me que os alunos de 1° ano têm as aulas todas no mesmo departamento.. É verdade?
Ha horarios nas residencias?
E por falar em horarios: tentei ver no paco o "meu" (biotecnologia), mas encontrei dois.. nos depois podemos escolher?
Desculpem tantas perguntas... desde ja obrigada a quem responder :)

Boa noite!
Candidatei me a residência em Aveiro, atraves do preenchimento de um formulario que encontrei numa das 68281 vezes que visitei o site da universidade ahah acontece que tenho algumas duvidas sobre esse e outros assuntos:
Toalhas? Disponibilizam ou preciso de levar?
Se nao comer na cantina, ha louca na cozinha? xD
Disseram me que os alunos de 1° ano têm as aulas todas no mesmo departamento.. É verdade?
Ha horarios nas residencias?
E por falar em horarios: tentei ver no paco o "meu" (biotecnologia), mas encontrei dois.. nos depois podemos escolher?
Desculpem tantas perguntas... desde ja obrigada a quem responder :)

Se este é o teu primeiro ano na UA, esse questionário não é o correto para ti, o que tens que preencher é no dia da inscrição na UA :)
Disponibilizam 2 toalhas, uma grande e outra mais pequena, e podes trocar 1 vez por semana.
Há as residências que são a beira da estação de comboios, que são o pateo vera Cruz, que disponibilizam toda a loiça, mas acho que as restantes não disponibilizam pratos, panelas, copos, talheres, etc.
Relativamente às aulas depende do teu curso, podes ter aulas no teu departamento e aulas no mesmo edifício onde vais fazer a matricula, ou seja, podes ter aulas fora do teu departamento e podes ter uma ou outra aulas noutros departamentos.
Não percebi a pergunta dos horários nas residências, desculpa xD
Relativamente aos horários não sei, porque para o meu departamento, não aparecem os horários aí.. Acredito que te vás poder inscrever numa turma, e isso tem influência o horário que tens preferência, por tanto acredito que o motivo para haverem dois, seja exatamente o que disseste xD
Espero ter ajudado.

• Like
Reactions: Maria_
Se este é o teu primeiro ano na UA, esse questionário não é o correto para ti, o que tens que preencher é no dia da inscrição na UA :)
Disponibilizam 2 toalhas, uma grande e outra mais pequena, e podes trocar 1 vez por semana.
Há as residências que são a beira da estação de comboios, que são o pateo vera Cruz, que disponibilizam toda a loiça, mas acho que as restantes não disponibilizam pratos, panelas, copos, talheres, etc.
Relativamente às aulas depende do teu curso, podes ter aulas no teu departamento e aulas no mesmo edifício onde vais fazer a matricula, ou seja, podes ter aulas fora do teu departamento e podes ter uma ou outra aulas noutros departamentos.
Não percebi a pergunta dos horários nas residências, desculpa xD
Relativamente aos horários não sei, porque para o meu departamento, não aparecem os horários aí.. Acredito que te vás poder inscrever numa turma, e isso tem influência o horário que tens preferência, por tanto acredito que o motivo para haverem dois, seja exatamente o que disseste xD
Espero ter ajudado.

Quando perguntei se havia horários nas residencias estava a falar de hora para entrar..

Quando perguntei se havia horários nas residencias estava a falar de hora para entrar..

Quando sairem as listas, vês onde ficaste alojada, e depois tens um período de dias em que podes entrar. Não existe hora obrigatória. Depois quando já estás lá a morar, não há horários.

• Like
Reactions: Maria_
Quando sairem as listas, vês onde ficaste alojada, e depois tens um período de dias em que podes entrar. Não existe hora obrigatória. Depois quando já estás lá a morar, não há horários.

Ok, fiquei esclarecida.
Muito obrigada :)

• Like
Reactions: anocasenf
Boas! Quem vai entrar este ano para a UA pode-se candidatar para as residências no dia da matrícula ou pelo formulário disponível no site da universidade? Desde já obrigado :)