NOVA Candidata a engenharia informática - FCT

halogéneo23

Membro Caloiro
Matrícula
15 Agosto 2024
Alo! Candidatei me a engeharia informatica na FCT, se algum aluno deste curso ler isto podem responder a algumas perguntas??
Como são os horários
Como é a carga de trabalho
Quantas raparigas havia na fossa turma (😭)
Há muitos projetos de grupo ou mais individuais
Como é o ambiente de turma/entre turmas

Obrigado :))

Olá,
Como são os horários
No 1º semestre do 1º ano os horários vão ser feitos pela faculdade, vocês não escolhem. Normalmente têm aulas todos os dias exceto 1, mas isto pode variar. As aulas de informática são entre as 9h e as 18h, mas as aulas de outros departamentos podem ser das 8h até às 20h. Nos semestres seguintes tu fazes o teu próprio horário.

Como é a carga de trabalho
Normalmente vais ter sempre coisas para fazer durante todo o semestre se quiseres ter boas notas. Se fores fazendo os trabalhos ao longo do semestre e não deixares tudo para o fim a carga não é exagerada.

Quantas raparigas havia na fossa turma (😭)
No ano em que eu entrei (2020) também entraram cerca de 10 raparigas (em cerca de 200 caloiros), mas nos últimos anos tenho visto mais.

Há muitos projetos de grupo ou mais individuais
95% dos trabalhos são em grupo, normalmente de 2/3 pessoas mas pode ir até 5.

Como é o ambiente de turma/entre turmas
Na universidade não existem exatamente "turmas". No 1º semestre do 1º ano vão separar alunos por turmas que são alunos que têm os mesmos turnos para ser mais fácil fazerem amigos, mas depois disso vocês é que fazem os horários por isso já não existem turmas.

Eu estou em EI na FCT, qualquer dúvida que tenhas podes dizer por aqui ou mandar mensagem privada.

• Like
Reactions: halogéneo23

Olá,

No 1º semestre do 1º ano os horários vão ser feitos pela faculdade, vocês não escolhem. Normalmente têm aulas todos os dias exceto 1, mas isto pode variar. As aulas de informática são entre as 9h e as 18h, mas as aulas de outros departamentos podem ser das 8h até às 20h. Nos semestres seguintes tu fazes o teu próprio horário.

Normalmente vais ter sempre coisas para fazer durante todo o semestre se quiseres ter boas notas. Se fores fazendo os trabalhos ao longo do semestre e não deixares tudo para o fim a carga não é exagerada.

No ano em que eu entrei (2020) também entraram cerca de 10 raparigas (em cerca de 200 caloiros), mas nos últimos anos tenho visto mais.

95% dos trabalhos são em grupo, normalmente de 2/3 pessoas mas pode ir até 5.

Na universidade não existem exatamente "turmas". No 1º semestre do 1º ano vão separar alunos por turmas que são alunos que têm os mesmos turnos para ser mais fácil fazerem amigos, mas depois disso vocês é que fazem os horários por isso já não existem turmas.

Eu estou em EI na FCT, qualquer dúvida que tenhas podes dizer por aqui ou mandar mensagem privada.
Obrigado Rui! Tenho só mais umas perguntas se não te importares:

Como foram as tuas experiências com trabalhos de grupo? Oiço muita malta a dizer que na faculdade acabem em grupos com pessoas que nao trabalham nada e sempre ti e esse receio ahaha,

As cadeiras de matemática são muito puxadas?

Como foram as tuas experiências com trabalhos de grupo? Oiço muita malta a dizer que na faculdade acabem em grupos com pessoas que nao trabalham nada e sempre ti e esse receio ahaha,
No primeiro semestre vais ter que te juntar com pessoas que não conheces o que é sempre um risco, mas a ideia é tentares fazer um grupo de amigos que saibas que trabalham bem para poderes escolher com quem fazes os trabalhos. Podes sempre escolher com quem fazes os trabalhos.

As cadeiras de matemática são muito puxadas?
Eu não sei bem como responder a esta pergunta. Por um lado diria que não porque não têm muita matéria, apesar da matéria em geral ser um pouco complicada. Por outro lado são puxadas porque são no 1º/2º ano e os alunos ainda costumam estar com a mentalidade de secundário (em que só precisavam de estudar pouco antes dos testes). Se tiveres um estudo contínuo ao longo do semestre não terás grandes problemas.