Candidato-me à privada e à pública ao mesmo tempo?

dianaagomes

Membro Caloiro
Matrícula
8 Junho 2022
Curso
Psicologia
Instituição
FPUL
Olá! Quero entrar em psicologia e de momento estou com uma média que poderá, ou não, ser suficiente para entrar. Tenho medo de não conseguir entrar numa pública pelo que queria perguntar se é possível candidatar-me ás duas ao mesmo tempo e depois, se por acaso entrar no público, anular a matrícula na privada. Obrigada!

Solução
Olá! Quero entrar em psicologia e de momento estou com uma média que poderá, ou não, ser suficiente para entrar. Tenho medo de não conseguir entrar numa pública pelo que queria perguntar se é possível candidatar-me ás duas ao mesmo tempo e depois, se por acaso entrar no público, anular a matrícula na privada. Obrigada!
Sim, é possível.
Sim, é possível.

Solução
Infelizmente, o iscte está com uma média super alta (17,4)… e isso aflige-me um bocado. Tenho medo que aumente ainda mais… Fizeste exame de macs ou vais tentar com biologia/geologia ou Mat A?

Infelizmente, o iscte está com uma média super alta (17,4)… e isso aflige-me um bocado. Tenho medo que aumente ainda mais… Fizeste exame de macs ou vais tentar com biologia/geologia ou Mat A?
Fiz exame de macs e tive 17,3. Este ano vou fazer o de pt e espero ter uma bota parecida xD a UL está mais acessível. Espero que este ano as médias baixem :(

Eu também vou fazer o exame de português, mas acho que não me vai correr muito bem. De qualquer forma, tenho mais interesse no iscte.
Muita gente diz que vai baixar... mas a média do exame de macs subiu, então tenho as minhas dúvidas em relação ao curso de psicologia. Agora só mesmo em setembro é que vamos saber, até lá é tentar aguentar a ansiedade.

• Like
Reactions: dianaagomes
Bom dia! Estou na mesma situação que já aqui falaram. Pretendo ir para psicologia mas tenho receio de não conseguir entrar. Como tal a privada é uma possibilidade. Contudo gostaria de saber se caso entre na pública e anule na privada se tenho que pagar alguma coisa. Além disso se decidisse candidatar-me á privada numa data mais próxima de saber se entrei ou não na pública, seria arriscado?

Obrigado

Obrigado

Última edição:
Bom dia! Estou na mesma situação que já aqui falaram. Pretendo ir para psicologia mas tenho receio de não conseguir entrar. Como tal a privada é uma possibilidade. Contudo gostaria de saber se caso entre na pública e anule na privada se tenho que pagar alguma coisa. Além disso se decidisse candidatar-me á privada numa data mais próxima de saber se entrei ou não na pública, seria arriscado?

Obrigado

Obrigado
Olá @Carlos777
Deves validar com a universidade privada quais são as condições de anulação da matrícula e os custos associados. Cada uma define essas condições.
Quanto mais à frente concorreres maior o risco de não haver vagas. Tens de gerir esse risco conforme a procura do curso e universidade em causa.

Boa tarde! Tenho 21 anos. Já acabei o 12° em 2019. Fiz o exame de Português e pretendo me candidatar às universidades. Só o consigo fazer quando sair o resultado do exame? Obrigado!

Boa tarde, candidatei-me a uma universidade privada e vou me candidatar a uma publica, tem algum problema ? Se entrar em ambas o que acontece, tenho de escolher uma? Ou apenas fico colocada na publica ou apenas na privada, sendo automaticamente anulada a outra candidatura?

Boa tarde, candidatei-me a uma universidade privada e vou me candidatar a uma publica, tem algum problema ? Se entrar em ambas o que acontece, tenho de escolher uma? Ou apenas fico colocada na publica ou apenas na privada, sendo automaticamente anulada a outra candidatura?
Podes candidatar-te a ambas e depois escolhes.

Bom dia, estava a fazer a minha candidatura para a universidade publica, depois de ja ter me candidatado para a privada e dizia que qualquer candidatura que tivesse realizado antes ia ser substituida, a candidatura para a privada é anulada ou não tem interferencia?

Bom dia, estava a fazer a minha candidatura para a universidade publica, depois de ja ter me candidatado para a privada e dizia que qualquer candidatura que tivesse realizado antes ia ser substituida, a candidatura para a privada é anulada ou não tem interferencia?
Não tem interferência. Quanto à outra mensagem que enviaste, a candidatura na privada fica formalizada quanto tiveres a documentação toda entregue e o pagamento feito.

Bom dia, pretendo me candidatar com preferencia regional para o politécnico do Porto, ao me candidatar com preferencia regional fico eliminada do contigente geral ou a minha candidatura é avaliada das duas formas? É vantajoso?

Bom dia, pretendo me candidatar com preferencia regional para o politécnico do Porto, ao me candidatar com preferencia regional fico eliminada do contigente geral ou a minha candidatura é avaliada das duas formas? É vantajoso?
Se na primeira opção queres colocar um curso em que podes entrar com a preferência regional, não tens desvantagens. Existem vagas para essa regime, mas se não entrares é possível que entres pelo contingente geral, sim.

• Like
Reactions: Dianamo25