Desde ja obrigado pelo testemunho, nao te preocupes se foi longo ou nao, quanto mais souber melhor. Eu em fevereiro, se nao me engano, fui a aveiro para conhecer um pouco a cidade e dar um saltinho na universidade. Se ano me engano, acabei por ir em altura de exames, dai ter achado a cidade super calma e ter me afastado ligeiramente de aveiro. A partir dai, sempre me liguei mais a coimbra. As minhas duas primeiras opcoes serao coimbra e aveiro, agora a ordem eu ainda vou decidir ate à data das inscricoes. Ja me falaram super bem de aveiro e da sua universidade. O meu sonho sempre foi biologia, e por muito tempo disse que queria era ser biologo marinho. Com o passar do tempo, decidi primmeiro tirar biologia, por ser super abragente, e depois, se quisesse me especializar no mar assim o faria. Eu ja dei uma olhadela nas cadeiras, seja de coimbra ou aveiro, mas sinto que as de coimbra me interessam mais. La tenho os tais cadeiroes como fisica, quimica e matematica, mas tenho tambem cadeiras que me cativam mais como fisiologia animal, diversidade animal ou mesmo zoologia, oq talvez me puxa mais para coimbra. Por outro lado, aveiro nao tem estes "tubaroes", mas tambem nao tem nada que me puxe muito a é atencao percebes. Outro fator que aveiro "ganha" é que a % do secundario é 60 e do exame 40, quando coimbra é 50%50%. Epa nao sei, penso que ficarei bem em qualquer uma das duas nao? Conheces alguem que tenha ficado em coimbra? Em termos de casa e tal em aveiro, como sao os precos?
É assim, Aveiro também tem essas cadeiras. Temos BED 1 (Biologia, Evolução e Diversidade 1) que é zoologia. A professora é muito simpática, a favorita de todos. Foi ela que me fez ter a certeza de que fui pro curso e uni certos. Ela cativa imenso. Depois, no 2° semestre do 2° ano tens a cadeira de fisiologia animal, a qual eu vou para o próximo ano já que falam tão bem dela. Por isso, basicamente, em termos de conteúdos programáticos, as unis são iguais. Uma coisa boa em Aveiro, é que como é literalmente ao lado do mar, e tem a ria e isso tudo, até a biologia mais básica é virada para a marinha. Tive aulas de BED 2 no 2° semestre em que o professor ia literalmente passear pela ria a apanhar algas. Para além disso, também temos a Pateira de Fermentelos, que é mais virada para floresta. Ou seja, nós temos imensos ecossistemas em Aveiro para estudar, o que dá uma grande variedade de coisas para aprender, o que atrai mais. Para além disso, temos os ditos menores ou ramos no 3° ano, que basicamente se escolhes o ramo de biologia marinha, vais ter cadeiras só disso. Aveiro também é muito conhecido pela enorme instrução que te dão logo na licenciatura, ou seja, há muitas empresas que têm um certo favoritismo por Aveiro (isto por causa dos estudos abrangentes que temos no curso desta uni e porque é muito prático)
Em relação aos preços, depende da zona. Eu vivo com os meus pais numa zona um pouco cara. É um bairro de professores, então é normal ser caro. Mas o bairro de Santiago, ou "prédios amarelos", tem apartamentos muito baratos (a minha irmã de faina está num a 100€) e em ótimo estado.
Eu vi no insta que és da Madeira quando te fui a seguir. Malta dos arquipélagos acho que tem vantagem na questão de residências. Elas são baratas e em bom estado. Bem equipadas em relação á cozinha.
Por isso, isto é maioritariamente barato. Mas um conselho: não é pra te fazer pressão nem nada, mas tens de começar a ver para que uni queres ir o mais rápido possível. Eu tenho muitos anos de experiência em relação a isto por ser de cá. Os preços em julho e agosto são muito baixos, aproveita isso. Porque depois a procura aumenta e com isso, também os preços, para além de que quartos vagos diminuem.
É muita procura mesmo.
Ah, já agora, em relação ao departamento de biologia, segue o neb (núcleo de estudantes de biologia), que assim vês o que se faz lá. E a conta do dbio também.
Outra coisa. Há uns anos, o orçamento participativo deu origem a 2 espaços 24. Isto é, 2 salas no campus que estão abertas 24h para toda a gente. Uma é ao pé da biblioteca, a outra é no próprio dbio (somos mesmo o melhor curso da uni para merecermos tal prêmio
). Com isto quero dizer que, a 24 é uma sala que dá para estudar sozinho, em grupo, conversar, ver filmes, brincar com balões (it happened... You guys are scared of college, but we're just a bunch of kids who can drive). Basicamente podes fazer tudo naquela sala.
Depois, cada departamento tem um barzinho. O nosso tem a Dona Manela, uma senhora muito simpática que, apesar de haver umas 1000 pessoas no dbio, conhece o teu nome e o que normalmente pedes.
Depois também tens ao lado o Demac, ou departamento de materiais, que tem a melhor máquina de café do mundo. Com café com chocolate ou com caramelo. Não há mais nenhuma assim no resto da uni.
Depois do lado oposto do dbio, tens o deti, departamento de tecnologias ou whatever that is (são as ovelhas negras da uni, nunca interages com eles. Eles são tipo, uma cambada de idiotas (têm como tradição chumbar à faina, só pra veres))
Depois também tens o departamento de línguas e os famosos 4 andares que ninguém sobe porque há elevador.
Tens o departamento 3 ou antiga reitoria, que só serve para um anfiteatro onde vais ter a maior parte das teóricas do 1° semestre (as cadeiras são desconfortáveis, vais perceber que é melhor ficares em casa a dormir mais umas horas)
Depois tens a Alameda, onde vais ter muitas aulas no 2° semestre (neste semestre, tu não vais às teóricas, vais ao ginásio, que aquilo é a correr dum lado pro outro)
A Alameda tem a maior parte dos departamentos, até alguns que nem percebes porque existem
No fim tens o CP, ou complexo pedagógico, onde vais ter testes no 1° semestre, e aulas no 2° semestre. Em qualquer um dos semestres, o recurso é lá.
Depois, tens a infernal ponte do Crasto, que tem uns 400m de comprimento. Nunca vais fazer aquilo, exceto se fores às noites no BE, já que é do outro lado da ponte.
Ao pé do BE é a essua. Os tristes e abandonados que ainda não perceberam que raramente nos lembramos da existência deles
Acho que é isso...