Candidatos a biologia na UA 2023'24

anarita04

Membro Veterano
Matrícula
12 Abril 2021
Curso
Biologia
Instituição
Universidade de Aveiro
Olá malta!! Terminei há poucos dias o meu primeiro ano em biologia na universidade de Aveiro.
Se alguém quiser vir para este curso ou para biologia e geologia, ou se ainda tiver dúvidas, pode perguntar-me por aqui ou por priv, que eu responderei o mais brevemente possível😊

Olá malta!! Terminei há poucos dias o meu primeiro ano em biologia na universidade de Aveiro.
Se alguém quiser vir para este curso ou para biologia e geologia, ou se ainda tiver dúvidas, pode perguntar-me por aqui ou por priv, que eu responderei o mais brevemente possível😊
Ola ana, espero que o teu primeiro ano tenha corrido super bem! Eu desde sempre quis entrar em biologia mas, agora que comeca a chegar à hora da candidatura e tal, comeco cada vez mais a ficar indeciso para onde ir. Neste momento estou mais indeciso entre aveiro e coimbra, ate porque nao tenho media para entrar nem em lisboa nem no porto. Pedia te um feddback de aveiro, sem que puxasses muito a brasa a tua sardinha, porque obviamente é normal o fazer. Feedback este sobre o curso, a uniniversidade em si, a cidade e vida academica. Isto porque coimbra, como todos sabemos, é falada como a cidade academica, e pelo que me disseram, ambas as universidades são boas para biologia!

Ola ana, espero que o teu primeiro ano tenha corrido super bem! Eu desde sempre quis entrar em biologia mas, agora que comeca a chegar à hora da candidatura e tal, comeco cada vez mais a ficar indeciso para onde ir. Neste momento estou mais indeciso entre aveiro e coimbra, ate porque nao tenho media para entrar nem em lisboa nem no porto. Pedia te um feddback de aveiro, sem que puxasses muito a brasa a tua sardinha, porque obviamente é normal o fazer. Feedback este sobre o curso, a uniniversidade em si, a cidade e vida academica. Isto porque coimbra, como todos sabemos, é falada como a cidade academica, e pelo que me disseram, ambas as universidades são boas para biologia!
Olá Bernardo. Então, em termos de curso, é muito abrangente (no primeiro ano aprendi as bases de todas as formas de biologia) e muito conhecido por ser o mais prático do país (quase todas as cadeiras têm parte prática, e os professores incentivam sempre a sermos nós a mexer em vez de eles a explicar).
Somos um curso muito unido, não havendo ninguém que fique de fora do resto. Queremos sempre ajudar os mais novos a se integrarem da melhor forma possível. As praxes, caso estejas interessado em experimentar, cá em Aveiro chamam-se faina, e são muito divertidas. Não há praxe psicológica, e a física apenas serve para quando alguém desrespeita um colega ou um trajado. É proibido humilhações e coisas de cariz sexual. Fora de faina, os mais velhos são muito simpáticos e amigáveis, ao ponto de haver convívios, jogos, etc. Conheci o meu namorado pela faina (ele é trajado), por isso estás a ver o quão fácil pode ser a integração 😊.
Acerca da universidade, tens ótimos professores como já disse, que incentivam muito. Há professores que podem ser um pouco mais rígidos, mas são sempre necessários pro nosso crescimento. Nunca conheci professor algum que quisesse torturar a vida dos alunos. Tive, na verdade, professores com quem me dou muito bem, como é o caso da professora Sofia Guilherme. Acerca das cadeiras, a maior parte delas são muito apelativas, especialmente as do 1° semestre. Vais ter física, mas não te preocupes. Cá em Aveiro eles facilitaram imenso essa cadeira em relação ao resto do país. Também vais ter química biorgânica, que se perceberes as bases nas primeiras aulas, consegues perceber todo o semestre. Tens bioestatística que é muito de calculadora gráfica (o que facilita imenso a vida). Acho que são esses os cadeirões.
Já acerca da vida académica, o estudante aveirense nunca dorme. E a maior parte do tempo é porque há imensas atividades pra fazer. Ou são fainas noturnas (o máximo é até às 23h), ou são quintas académicas (amén) na praça (Praça do Peixe, que está cheia de bares, cada curso tem o seu bar). Ou são quartas no BE (bar do estudante aka discoteca da universidade). Também há as tunas (TUA (tuna universitária de Aveiro), tfauav (tuna feminina da associação académica da universidade de Aveiro), e recentemente, a tessua (tuna da escola superior de saúde da universidade de Aveiro)). A TUA faz sempre em maio o Fitua (Festival internacional de tunas da universidade de Aveiro), que é um marco simbólico na vida académica.
A faina, que é o que mais marca a vida universitária dos biólogos, é incrível. Mas não posso contar muito. Só posso dizer que vale muito a pena. Eu há um ano era uma miúda tímida, com medo do mundo, fechada nos livros. Com a faina aprendi a gritar alto sem medo de me ouvirem, aprendi a honrar o meu curso e conheci me a mim mesma. Apesar de ter chumbado, tenho imenso orgulho no meu progresso na faina, e gosto imenso de estar lá. Os trajados são amigáveis, mas puxam muitos gritos (puxar grito= mandar gritares uma música do curso ou responderes a uma pergunta a gritar), o que é necessário para vencer a timidez. É um espaço saudável basicamente. Houve uma altura depois do início do 2° semestre em que estava a pensar desistir, mas continuei a ir. Isso deu num choro enorme depois de passar à tribuna (quando há o cortejo, os aluviões (caloiros) têm de passar por um palco onde está o reitor, e gritar umas músicas que eles criaram).
Basicamente em biologia não só aprendes biologia, como também a amares ser quem tu és e a amares os que contigo estudam. As fainas fazem o grupo mais unido e resiliente às questões mais difíceis da vida. Basicamente o curso no geral prepara te para a vida.
Acerca da cidade, é Veneza de Portugal, ou seja, tens de aproveitar o passeio de moliceiro no Integra-te que eles fazem preços muito baratos (mesmo muito). Tens também o vento absurdo que estraga todos os guarda-chuvas (eu sou aveirense, e foi engraçado ver malta de fora a pôr guarda-chuvas nos lixos do campus). Aveiro é uma cidade muito calma no pov de não haver coisas negativas. Raramente há acidentes, é muito pacífico mesmo.
Desculpa se está muito longo😅

Desde ja obrigado pelo testemunho, nao te preocupes se foi longo ou nao, quanto mais souber melhor. Eu em fevereiro, se nao me engano, fui a aveiro para conhecer um pouco a cidade e dar um saltinho na universidade. Se ano me engano, acabei por ir em altura de exames, dai ter achado a cidade super calma e ter me afastado ligeiramente de aveiro. A partir dai, sempre me liguei mais a coimbra. As minhas duas primeiras opcoes serao coimbra e aveiro, agora a ordem eu ainda vou decidir ate à data das inscricoes. Ja me falaram super bem de aveiro e da sua universidade. O meu sonho sempre foi biologia, e por muito tempo disse que queria era ser biologo marinho. Com o passar do tempo, decidi primmeiro tirar biologia, por ser super abragente, e depois, se quisesse me especializar no mar assim o faria. Eu ja dei uma olhadela nas cadeiras, seja de coimbra ou aveiro, mas sinto que as de coimbra me interessam mais. La tenho os tais cadeiroes como fisica, quimica e matematica, mas tenho tambem cadeiras que me cativam mais como fisiologia animal, diversidade animal ou mesmo zoologia, oq talvez me puxa mais para coimbra. Por outro lado, aveiro nao tem estes "tubaroes", mas tambem nao tem nada que me puxe muito a é atencao percebes. Outro fator que aveiro "ganha" é que a % do secundario é 60 e do exame 40, quando coimbra é 50%50%. Epa nao sei, penso que ficarei bem em qualquer uma das duas nao? Conheces alguem que tenha ficado em coimbra? Em termos de casa e tal em aveiro, como sao os precos?

Desde ja obrigado pelo testemunho, nao te preocupes se foi longo ou nao, quanto mais souber melhor. Eu em fevereiro, se nao me engano, fui a aveiro para conhecer um pouco a cidade e dar um saltinho na universidade. Se ano me engano, acabei por ir em altura de exames, dai ter achado a cidade super calma e ter me afastado ligeiramente de aveiro. A partir dai, sempre me liguei mais a coimbra. As minhas duas primeiras opcoes serao coimbra e aveiro, agora a ordem eu ainda vou decidir ate à data das inscricoes. Ja me falaram super bem de aveiro e da sua universidade. O meu sonho sempre foi biologia, e por muito tempo disse que queria era ser biologo marinho. Com o passar do tempo, decidi primmeiro tirar biologia, por ser super abragente, e depois, se quisesse me especializar no mar assim o faria. Eu ja dei uma olhadela nas cadeiras, seja de coimbra ou aveiro, mas sinto que as de coimbra me interessam mais. La tenho os tais cadeiroes como fisica, quimica e matematica, mas tenho tambem cadeiras que me cativam mais como fisiologia animal, diversidade animal ou mesmo zoologia, oq talvez me puxa mais para coimbra. Por outro lado, aveiro nao tem estes "tubaroes", mas tambem nao tem nada que me puxe muito a é atencao percebes. Outro fator que aveiro "ganha" é que a % do secundario é 60 e do exame 40, quando coimbra é 50%50%. Epa nao sei, penso que ficarei bem em qualquer uma das duas nao? Conheces alguem que tenha ficado em coimbra? Em termos de casa e tal em aveiro, como sao os precos?
É assim, Aveiro também tem essas cadeiras. Temos BED 1 (Biologia, Evolução e Diversidade 1) que é zoologia. A professora é muito simpática, a favorita de todos. Foi ela que me fez ter a certeza de que fui pro curso e uni certos. Ela cativa imenso. Depois, no 2° semestre do 2° ano tens a cadeira de fisiologia animal, a qual eu vou para o próximo ano já que falam tão bem dela. Por isso, basicamente, em termos de conteúdos programáticos, as unis são iguais. Uma coisa boa em Aveiro, é que como é literalmente ao lado do mar, e tem a ria e isso tudo, até a biologia mais básica é virada para a marinha. Tive aulas de BED 2 no 2° semestre em que o professor ia literalmente passear pela ria a apanhar algas. Para além disso, também temos a Pateira de Fermentelos, que é mais virada para floresta. Ou seja, nós temos imensos ecossistemas em Aveiro para estudar, o que dá uma grande variedade de coisas para aprender, o que atrai mais. Para além disso, temos os ditos menores ou ramos no 3° ano, que basicamente se escolhes o ramo de biologia marinha, vais ter cadeiras só disso. Aveiro também é muito conhecido pela enorme instrução que te dão logo na licenciatura, ou seja, há muitas empresas que têm um certo favoritismo por Aveiro (isto por causa dos estudos abrangentes que temos no curso desta uni e porque é muito prático)
Em relação aos preços, depende da zona. Eu vivo com os meus pais numa zona um pouco cara. É um bairro de professores, então é normal ser caro. Mas o bairro de Santiago, ou "prédios amarelos", tem apartamentos muito baratos (a minha irmã de faina está num a 100€) e em ótimo estado.
Eu vi no insta que és da Madeira quando te fui a seguir. Malta dos arquipélagos acho que tem vantagem na questão de residências. Elas são baratas e em bom estado. Bem equipadas em relação á cozinha.
Por isso, isto é maioritariamente barato. Mas um conselho: não é pra te fazer pressão nem nada, mas tens de começar a ver para que uni queres ir o mais rápido possível. Eu tenho muitos anos de experiência em relação a isto por ser de cá. Os preços em julho e agosto são muito baixos, aproveita isso. Porque depois a procura aumenta e com isso, também os preços, para além de que quartos vagos diminuem.
É muita procura mesmo.
Ah, já agora, em relação ao departamento de biologia, segue o neb (núcleo de estudantes de biologia), que assim vês o que se faz lá. E a conta do dbio também.
Outra coisa. Há uns anos, o orçamento participativo deu origem a 2 espaços 24. Isto é, 2 salas no campus que estão abertas 24h para toda a gente. Uma é ao pé da biblioteca, a outra é no próprio dbio (somos mesmo o melhor curso da uni para merecermos tal prêmio 😂). Com isto quero dizer que, a 24 é uma sala que dá para estudar sozinho, em grupo, conversar, ver filmes, brincar com balões (it happened... You guys are scared of college, but we're just a bunch of kids who can drive). Basicamente podes fazer tudo naquela sala.
Depois, cada departamento tem um barzinho. O nosso tem a Dona Manela, uma senhora muito simpática que, apesar de haver umas 1000 pessoas no dbio, conhece o teu nome e o que normalmente pedes.
Depois também tens ao lado o Demac, ou departamento de materiais, que tem a melhor máquina de café do mundo. Com café com chocolate ou com caramelo. Não há mais nenhuma assim no resto da uni.
Depois do lado oposto do dbio, tens o deti, departamento de tecnologias ou whatever that is (são as ovelhas negras da uni, nunca interages com eles. Eles são tipo, uma cambada de idiotas (têm como tradição chumbar à faina, só pra veres))
Depois também tens o departamento de línguas e os famosos 4 andares que ninguém sobe porque há elevador.
Tens o departamento 3 ou antiga reitoria, que só serve para um anfiteatro onde vais ter a maior parte das teóricas do 1° semestre (as cadeiras são desconfortáveis, vais perceber que é melhor ficares em casa a dormir mais umas horas)
Depois tens a Alameda, onde vais ter muitas aulas no 2° semestre (neste semestre, tu não vais às teóricas, vais ao ginásio, que aquilo é a correr dum lado pro outro)
A Alameda tem a maior parte dos departamentos, até alguns que nem percebes porque existem
No fim tens o CP, ou complexo pedagógico, onde vais ter testes no 1° semestre, e aulas no 2° semestre. Em qualquer um dos semestres, o recurso é lá.
Depois, tens a infernal ponte do Crasto, que tem uns 400m de comprimento. Nunca vais fazer aquilo, exceto se fores às noites no BE, já que é do outro lado da ponte.
Ao pé do BE é a essua. Os tristes e abandonados que ainda não perceberam que raramente nos lembramos da existência deles🙃
Acho que é isso...

• Like
Reactions: Jeovana
epa parece mm completo. Quando ai fui adorei o facto de ser tudo no mesmo quarteirao e nao separados, penso que acabam por conviver com todos os cursos e isso parece me otimo. Vou me candidatar a coimbra, aveiro, porto e lisboa ( sendo que estas duas ultimas quase de certeza que nao entro mas vou por pelo sim pelo nao) e logo vejo por onde fico. Obrigado pelo testemunho outra vez!!!

epa parece mm completo. Quando ai fui adorei o facto de ser tudo no mesmo quarteirao e nao separados, penso que acabam por conviver com todos os cursos e isso parece me otimo. Vou me candidatar a coimbra, aveiro, porto e lisboa ( sendo que estas duas ultimas quase de certeza que nao entro mas vou por pelo sim pelo nao) e logo vejo por onde fico. Obrigado pelo testemunho outra vez!!!
De nada!! Se acabares por entrar em Aveiro, diz!😊

Olá, sou aluno de 12 ano (quer dizer, vou para 12 ano no próximo ano🥳) eu gostaria de saber quais são as disciplinas anuais que eu tenho de escolher? Quero seguir Biologia Marinha, a universidade pode ser no Algarve. Sei que tenho de escolher a Biologia e mais o quê? Psicologia B ou Aplicações Informáticas B? Conselhos por favor. Obg

Olá, sou aluno de 12 ano (quer dizer, vou para 12 ano no próximo ano🥳) eu gostaria de saber quais são as disciplinas anuais que eu tenho de escolher? Quero seguir Biologia Marinha, a universidade pode ser no Algarve. Sei que tenho de escolher a Biologia e mais o quê? Psicologia B ou Aplicações Informáticas B? Conselhos por favor. Obg
Olá, qualquer uma serve. Essa opção no 12° ano só serve para aumentar a média, e em nada contribui para melhor ou pior compreensão das matérias na universidade. Eu na minha altura escolhi aplicações informáticas, e apesar de ter medo (a minha escola só me deixou ter essa opção apesar de eu querer psicologia), acabei com 20. Malta que teve psicologia tinha de estudar para testes, eu nunca estudei para aplicações informáticas. Tinha testes práticos em que tinha de fazer um programa simples para resolver a questão, o que me deu uma incrível mentalidade de como resolver problemas que me ajudou agora no curso.
Apesar disso, não tenho nada contra psicologia, até meti o curso de psicologia como 3° opção na candidatura há 2 anos.

• Like
Reactions: Billie Eilish