Candidatos a Ciência Política e/ou Relações Internacionais - 2021/2022

Joshua26a

Membro
Matrícula
9 Abril 2018
Olá, futuros politólogos!

Crio este tópico para discutirmos sobre a candidatura aos cursos ligados à área da Política e contactamos com possíveis colegas.

Se tiverem alguma dúvida ou estiverem indecisos sobre qual dos cursos existentes devem escolher, disponham!
Post automatically merged:

Eu sou o Joshua e este ano irei mudar de curso: vou sair de Direito para entrar em Ciência Política e Relações Internacionais na Nova FCSH

• Like
Reactions: Rafael Salgueiro

Joshua26a

Membro
Matrícula
9 Abril 2018
Olá Joshua, tudo bem? Vou candidatar-me este ano a CPRI na NOVA. Gostava de saber... o que te faz sair de Direito para ir para CPRI?

Já me levantaram essa questão noutro tópico e foi isto que eu respondi:

Eu gostei de Direito, mas o que me levou a mudar de curso foram os seguintes aspetos:

- Não gosto muito de Direito Privado, que representa mais de metade do curso;

- Identifico me muito com CPRI, um curso muito adequado aos meus interesses.

No fundo, foi uma questão de gosto que influenciou a minha decisão. Mais do que estudar as normas que regem a comunidade, gostava de perceber melhor os fundamentos sociais, políticos e economicos que lhe estão ligados.

Não gostava de dar continuidade à minha carreira jurídica sabendo que há um curso com o qual me identifico mais, em virtude de um aspeto emocional muito forte na minha pessoa. Não me revejo na estrutura do Direito nem em certas matérias.

Quanto às diferenças preponderantes entre Direito e CPRI, tenho a apontar:

- Direito é mais prático (sobretudo na Católica) ao passo que CPRI é mais teórico; no primeiro curso liga-se mais à lei e à sua aplicacao e no segundo curso liga-se às origens das normas e às suas consequências políticas;

- Direito é mais dogmático, na medida em que não há uma discussão teórica tão grande quanto a que existe em CPRI;

- Direito é normativo, porque se estudam diferentes ordens jurídicas para saber como se deve atuar perante uma questão jurídica, ao passo que CPRI é mais descritivo, porque se estuda a forma como a politica e a ordem internacional se articulam, sem, contudo, prescindir de fazer análises criticas ou propostas de cariz normativo.

Espero ter ajudado.

Já agora, se não for indiscrição, vais te candidatar com que média? E quais serão as tuas opções?

• Like
Reactions: Rafael Salgueiro

rodritunes

Membro Caloiro
Matrícula
3 Agosto 2021
Já me levantaram essa questão noutro tópico e foi isto que eu respondi:

Eu gostei de Direito, mas o que me levou a mudar de curso foram os seguintes aspetos:

- Não gosto muito de Direito Privado, que representa mais de metade do curso;

- Identifico me muito com CPRI, um curso muito adequado aos meus interesses.

No fundo, foi uma questão de gosto que influenciou a minha decisão. Mais do que estudar as normas que regem a comunidade, gostava de perceber melhor os fundamentos sociais, políticos e economicos que lhe estão ligados.

Não gostava de dar continuidade à minha carreira jurídica sabendo que há um curso com o qual me identifico mais, em virtude de um aspeto emocional muito forte na minha pessoa. Não me revejo na estrutura do Direito nem em certas matérias.

Quanto às diferenças preponderantes entre Direito e CPRI, tenho a apontar:

- Direito é mais prático (sobretudo na Católica) ao passo que CPRI é mais teórico; no primeiro curso liga-se mais à lei e à sua aplicacao e no segundo curso liga-se às origens das normas e às suas consequências políticas;

- Direito é mais dogmático, na medida em que não há uma discussão teórica tão grande quanto a que existe em CPRI;

- Direito é normativo, porque se estudam diferentes ordens jurídicas para saber como se deve atuar perante uma questão jurídica, ao passo que CPRI é mais descritivo, porque se estuda a forma como a politica e a ordem internacional se articulam, sem, contudo, prescindir de fazer análises criticas ou propostas de cariz normativo.

Espero ter ajudado.

Já agora, se não for indiscrição, vais te candidatar com que média? E quais serão as tuas opções?
Muito obrigado pela resposta!
Vou candidatar-me com média de 18,4 valores, prova de ingresso História A (20 valores) + 16,8 valores média interna. 1ª opção será CPRI NOVA; 2ª opção Direito NOVA; 3ª opção Ciência Política ISCTE; 4ª opção Ciência Política ISCSP; 5ª opção ainda não sei

Carolina9999

Membro
Matrícula
24 Junho 2017
Curso
Relações Internacionais
Instituição
Universidade de Évora
Futuros caloiros que entrarem em RI em Évora, se precisarem de alguma coisa digam ;)