Olá Mariana!
Também me vou candidatar a MICF mas ainda estou indecisa entre Porto ou Coimbra, embora tenha média para ambas.
No entanto, posso partilhar contigo uma síntese das informações que obtive sobre o curso na ffup após falar com uma aluna de lá!
Então cá vai:
"Há uma parte prática e uma teórica em quase todas as cadeiras, com trabalhos no laboratório, mas também há 2 ou 3 cadeiras de matemática e física. Nos 2 primeiros anos as cadeiras podem parecer muito gerais, porque são as bases, depois começa a afunilar.
Relativamente à parte da investigação, se estiveres interessada, existe o centro de investigação da faculdade, no qual te podes inscrever, e aí vais ter mais horas no laboratório. Para te increveres para a parte da investigação a tua média em si vai contar para entrares, pois como existe muitas pessoas que querem e eles têm vagas limitadas eles fazem diferença pela média.
Em relação à praxe, não é muito pesada, o mais dificil é o primeiro dia, podes experimentar à vontade depois tens de ser tu a perceber se queres ou não, mas é bom no sentido que ficas a conhecer bastantes pessoas do teu ano :)"
Disse-me também que é considerada uma das praxes mais leves da up.
Que "o ambiente é bom, podes sempre contar com os mais velhos, eles ajudam muito, os professores na sua maioria são simpáticos, qualquer dúvidas que tenhas podes perguntar que eles respondem, em comparação a outras faculdades, a do porto costuma ser mais puxada um pouco, mas consegues fazer bem o curso em 5 anos."
Por último o alojamento é o mais difícil, por isso se tiveres a certeza que entras, deves começar já a procurar casa.
Sei que ficou um bocado longo, mas estamos na mesma situação, compreendo as tuas dúvidas e sei que podem ser muitas

Espero ter ajudado e quem sabe até breve!