Candidatos a Direito 2023/2024

Olá olá a todos! Eu sou a Maria João, estou no meu terceiro ano na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e estou disponível para quaisquer dúvidas que tenham sobre o curso, ambiente, alojamento, tudinho! ☺️ Quem estiver interessado/a em Coimbra, por favor não hesite em colocar qualquer questão! Tenho nada a não ser coisas boas a dizer sobre esta faculdade incrível!
Muito boa sorte a todos os futuros/as caloirinhos/as, estamos muito felizes por vocês, cá vos esperamos com muito carinho! Um beijinho enorme, e aproveito e deixo o meu instagram caso alguma questão surja: @maria.almeida20. Boa sorteee 💟

Olá!! Indecisa entre colocar, em primeira opção, a Nova ou a FDUL. Alguém por aqui que possa falar um pouco sobre estas universidades? Obrigada! ☺️

Olá!!! Eu já estive na tua posição com muitas dúvidas mas após fazer uma pesquisa aprofundada decidi que a melhor opção para mim é a FDUL!!! Eu vou dar-te a minha opinião sincera, eu pretendo ingressar FDUL por diversos fatores. Sendo estes fatores os mais preponderantes para mim o peso político da Associação de Estudantes (AAFDL), a editora da faculdade, sendo que a maior parte dos manuais que vais comprar são editados pela AAFDL editora, o prestígio que a faculdade detém, assim como a preparação e exigência, para além disso todos os grandes nomes saem de lá e se queres ser boa no que fazes então um grande passo a dar é ser ensinada pelos melhores!!! Outros aspetos que também são muito importantes no meu ponto de vista é o facto de teres avaliação contínua e teres orais que para além de te ajudarem a subir a nota fazem com que desenvolvas essa soft skill que vejo como uma ferramenta essencial no curso e na tua futura vida profissional. Tens diversos cursos intensivos em inglês que podem fazer com que tenhas uma pós graduação como um trabalho final, existem diversos núcleos e clubes como um de simulação das Nações Unidas e tens ainda vários centros de investigação como o CIPD. Ah é verdade, as festas são das melhores, sendo até consideradas míticas e lendárias ahahah. Eu fui ao Open Day da FDUL e adorei mas não nos podemos esquecer que nesses dias fazem para tudo parecer muito perfeito e fantástico, de qualquer das formas percebi que é ali que quero estudar e é a melhor faculdade do país!!! No meu ponto vista a FDUL só peca em ter tetos de nota (Porém tens sempre a possibilidade de ires a oral de melhoria que serve sempre para melhorar a nota, nunca para piorar) e o distanciamento entre os professores e os alunos (Sendo que existe maior proximidade com os professores das aulas práticas, visto que são 25/30 alunos), de resto parece-me excelente.

Em relação à Nova o que te posso dizer é que se tens a certeza que queres seguir algo relacionado com Direito Internacional então sem dúvida que a Nova é melhor opção para ti. A proximidade entre os alunos e os professores é maior devido ao número de alunos que entram por ano que são cerca de 100 enquanto que na FDUL são cerca de 450. Para mim o que falta à Nova é um plano de estudos nuclear, sendo que muitas cadeiras são opcionais na Nova e nas outras faculdades obrigatórias. A avaliação na Nova é 100% exame final (Apesar de já ter ouvido dizer que as avaliações estão muito mais contínuas, com testes e trabalhos que retiram algum peso do exame final) e não tens avaliações orais o que para mim é algo mau. Outra coisa que ouvi dizer é que os serviços académicos da Nova por vezes demoram muito tempo responder e a quantidade de melhorias permitidas ao longo do curso (8 melhorias ao longo dos 4 anos de curso).

Espero que te tenha ajudado, se tiveres mais alguma dúvida não hesites em enviar mensagem. Boa sorte nas candidaturas.

Olá!!! Eu já estive na tua posição com muitas dúvidas mas após fazer uma pesquisa aprofundada decidi que a melhor opção para mim é a FDUL!!! Eu vou dar-te a minha opinião sincera, eu pretendo ingressar FDUL por diversos fatores. Sendo estes fatores os mais preponderantes para mim o peso político da Associação de Estudantes (AAFDL), a editora da faculdade, sendo que a maior parte dos manuais que vais comprar são editados pela AAFDL editora, o prestígio que a faculdade detém, assim como a preparação e exigência, para além disso todos os grandes nomes saem de lá e se queres ser boa no que fazes então um grande passo a dar é ser ensinada pelos melhores!!! Outros aspetos que também são muito importantes no meu ponto de vista é o facto de teres avaliação contínua e teres orais que para além de te ajudarem a subir a nota fazem com que desenvolvas essa soft skill que vejo como uma ferramenta essencial no curso e na tua futura vida profissional. Tens diversos cursos intensivos em inglês que podem fazer com que tenhas uma pós graduação como um trabalho final, existem diversos núcleos e clubes como um de simulação das Nações Unidas e tens ainda vários centros de investigação como o CIPD. Ah é verdade, as festas são das melhores, sendo até consideradas míticas e lendárias ahahah. Eu fui ao Open Day da FDUL e adorei mas não nos podemos esquecer que nesses dias fazem para tudo parecer muito perfeito e fantástico, de qualquer das formas percebi que é ali que quero estudar e é a melhor faculdade do país!!! No meu ponto vista a FDUL só peca em ter tetos de nota (Porém tens sempre a possibilidade de ires a oral de melhoria que serve sempre para melhorar a nota, nunca para piorar) e o distanciamento entre os professores e os alunos (Sendo que existe maior proximidade com os professores das aulas práticas, visto que são 25/30 alunos), de resto parece-me excelente.

Em relação à Nova o que te posso dizer é que se tens a certeza que queres seguir algo relacionado com Direito Internacional então sem dúvida que a Nova é melhor opção para ti. A proximidade entre os alunos e os professores é maior devido ao número de alunos que entram por ano que são cerca de 100 enquanto que na FDUL são cerca de 450. Para mim o que falta à Nova é um plano de estudos nuclear, sendo que muitas cadeiras são opcionais na Nova e nas outras faculdades obrigatórias. A avaliação na Nova é 100% exame final (Apesar de já ter ouvido dizer que as avaliações estão muito mais contínuas, com testes e trabalhos que retiram algum peso do exame final) e não tens avaliações orais o que para mim é algo mau. Outra coisa que ouvi dizer é que os serviços académicos da Nova por vezes demoram muito tempo responder e a quantidade de melhorias permitidas ao longo do curso (8 melhorias ao longo dos 4 anos de curso).

Espero que te tenha ajudado, se tiveres mais alguma dúvida não hesites em enviar mensagem. Boa sorte nas candidaturas.
Obrigada pelo teu esclarecimento!

Olá olá a todos! Eu sou a Maria João, estou no meu terceiro ano na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e estou disponível para quaisquer dúvidas que tenham sobre o curso, ambiente, alojamento, tudinho! ☺️ Quem estiver interessado/a em Coimbra, por favor não hesite em colocar qualquer questão! Tenho nada a não ser coisas boas a dizer sobre esta faculdade incrível!
Muito boa sorte a todos os futuros/as caloirinhos/as, estamos muito felizes por vocês, cá vos esperamos com muito carinho! Um beijinho enorme, e aproveito e deixo o meu instagram caso alguma questão surja: @maria.almeida20. Boa sorteee 💟
Oi! Ainda não sei muito bem qual a ordem das minhas opções, mas uma delas é Direito na FDUC! Podes-me esclarecer uma coisa? Ao entrar em Direito posso fazer menor? E o melhor sítio e também mais barato para obter o traje? E se puderes, como foi a tua experiência? Obrigado desde já por me esclareceres as dúvidas!

• Like
Reactions: Rafael Salgueiro
Olá a todos! Sou o Bernardo e sou aluno na Nova School of Law. Qualquer dúvida que tenham sintam-se à vontade! :)

• Like
Reactions: Ravsad
Vamos conhecer os nossos possíveis futuros colegas de curso e de turma!!! Eu vou para a FDUL!!!
Olá, Martim! Tudo bem? Muito ansioso por setembro? :) Sou o Rafael, sou aluno na FDUL e terminei agora o primeiro ano, pelo que passei por toda essa emoção há pouquíssimo tempo! Qualquer dúvida ou inquietação, feel free para perguntar. Boa sorte, desde já, para as candidaturas ;)
Post automatically merged:

Olá!! Indecisa entre colocar, em primeira opção, a Nova ou a FDUL. Alguém por aqui que possa falar um pouco sobre estas universidades? Obrigada! ☺️
Alô, Ravsad! Que dúvidas tens? Sou aluno da fdul, pelo que estou completamente disponível por ajudar-te no que precisares :) Posso, no entanto, dizer-te que, até pela minha escolha, creio, convictamente, que a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa é a melhor escolha que poderias tomar 😊

Olá! Também devo colocar a FDUL como 1°opção :)
Boa sorte, Rafaela, qualquer questão, dispõe :)

Última edição:
Olá, Martim! Tudo bem? Muito ansioso por setembro? :) Sou o Rafael, sou aluno na FDUL e terminei agora o primeiro ano, pelo que passei por toda essa emoção há pouquíssimo tempo! Qualquer dúvida ou inquietação, feel free para perguntar. Boa sorte, desde já, para as candidaturas ;)
Olá, Rafael!! Está tudo bem comigo e espero que também esteja tudo bem contigo!! Neste momento estou muito ansioso para setembro e ao mesmo tempo preocupado
Desde já muito obrigado por ofereceres a tua ajuda e o teu apoio acerca das minhas dúvidas relativamente à FDUL!! Eu neste momento apenas tenho uma dúvida mas é mais uma inquietação e receio, eu já soube as notas dos exames nacionais, eu tenho média interna 18 e no exame de Filosofia do ano passado tive 14,4, no exame de Português tive 16,9 e no de História A tive 14,8!! Eu inscrevi-me para o exame de Português e de História A, sendo que o de Português não vou porque já tive uma boa nota e assim sendo só vou apenas à 2 fase de História A!! Vou concorrer à primeira fase com Português e História A, sendo a minha média 16,925 e estou com algum receio de não conseguir entrar na 1 fase e na minha primeira opção que é a FDUL…
Obrigado pela atenção e disponibilidade!!
Um grande abraço!!

• Like
Reactions: Rafael Salgueiro

Digo-te que entrei na fdul exatamente com o mesmo pensamento e a ideia de que fiz a escolha certa mantem-se!

Em termos académicos, têm um curso que vos prepara efetivamente, sendo que, mesmo na vertente internacional, Direito na FDUL está muito bem consolidado (isso vê-se pelas cadeiras de Direito internacional, pela substituição de optativas por cursos intensivos de Direito em línguas estrangeiras, como bem referiste, mas também pela presença de equipas da faculdade, que qualquer um se pode candidatar, em algumas das maiores simulações de julgamento do mundo e pela facilidade de entrada em instituições internacionais). Contudo, a fdul tem muito mais para vos dar, seja a nível de festas ou de núcleos ( alguns deles até já elencaste :) )

Em relação aos tetos de nota, existem, de facto, mas o mercado de trabalho está preparado para comparar uma classificação fduliana de uma não, não esquecendo que bons alunos conseguem sempre contornar estes problemas e há, no final, quem consiga notas excelentes na faculdade. Não desistam de escolher a fdul por este fator - mesmo!

Olá, Rafael!! Está tudo bem comigo e espero que também esteja tudo bem contigo!! Neste momento estou muito ansioso para setembro e ao mesmo tempo preocupado
Desde já muito obrigado por ofereceres a tua ajuda e o teu apoio acerca das minhas dúvidas relativamente à FDUL!! Eu neste momento apenas tenho uma dúvida mas é mais uma inquietação e receio, eu já soube as notas dos exames nacionais, eu tenho média interna 18 e no exame de Filosofia do ano passado tive 14,4, no exame de Português tive 16,9 e no de História A tive 14,8!! Eu inscrevi-me para o exame de Português e de História A, sendo que o de Português não vou porque já tive uma boa nota e assim sendo só vou apenas à 2 fase de História A!! Vou concorrer à primeira fase com Português e História A, sendo a minha média 16,925 e estou com algum receio de não conseguir entrar na 1 fase e na minha primeira opção que é a FDUL…
Obrigado pela atenção e disponibilidade!!
Um grande abraço!!
Martim, em primeiro lugar, não agradeças - quem quer vir para a fdul merece toda a atenção do mundo :)

Diria que, por descarte de consciência, fazer exames na 2ª fase pode ser vantajoso, mas, À PARTIDA (e vê que isto é em modo de previsão meu), nem vai ser necessário, mas aconselho! Com a média que tens, devido à interna, que é quase 1v mais alta do que a classificação do último colocado na fdul no ano passado, muito dificilmente vais ter qualquer problema! São muitos a entrar, pelo que as oscilações não são muito grande (já que as notas dos exames também não mudaram imenso).

Para garantires a tua entrada na fdul, aconselho-te, se é mesmo isso que queres, a colocares Direito em Pós-Laboral em segunda opção na nossa faculdade, opção que muitos desconhecem! O curso é igual, todos se podem candidatar (não é só para trabalhadores estudantes, como muito se pensa), tendo apenas a diferença de regentes diferentes e um horário das 18h30 às 22h20. E a média é consideravelmente mais baixa (plus: é relativamente fácil de trocar no ano a seguir para o curso diurno)

Última edição:
Olá a todos! Sou o Bernardo e sou aluno na Nova School of Law. Qualquer dúvida que tenham sintam-se à vontade! :)
Olá, Bernardo!
Agradeço, desde já, a tua disponibilidade!
Se puderes falar um pouco da tua experiência na NOVA: o que estás a achar do curso? Professores (são recetivos a tirar dúvidas, por ex?) Notas (existe o “teto de notas”?) Turmas grandes? Ambiente? Praxes? O que te lembrares e que gostarias que te tivessem dito na altura em que concorreste!!
Estou indecisa entre colocar em primeira opção a FDUL ou a Nova! Obrigada!🫶

Olá, Bernardo!
Agradeço, desde já, a tua disponibilidade!
Se puderes falar um pouco da tua experiência na NOVA: o que estás a achar do curso? Professores (são recetivos a tirar dúvidas, por ex?) Notas (existe o “teto de notas”?) Turmas grandes? Ambiente? Praxes? O que te lembrares e que gostarias que te tivessem dito na altura em que concorreste!!
Estou indecisa entre colocar em primeira opção a FDUL ou a Nova! Obrigada!🫶
Alô! Eu estou a gostar do curso, pois apesar do 1º ano ser muito introdutório e multidisciplinar vais ter várias oportunidades de explorar o Direito. O 1º ano é dividido em 2 turmas o que leva a que haja muita proximidade com os professores que, por si só, são muito recetivos a dúvidas (btw, não temos a clássica distinção entre aulas práticas e teóricas, o que nós vemos como uma vantagem). Não existe um teto de notas, sei de pessoas que conseguem tirar vários 18s 19s e até 20s (claro que não é a grande maioria, porque o curso é exigente), no entanto, é possível. Juntando as três últimas perguntas, o que gostaria que me tivessem falado mais foi sobre a praxe, pois eu estava tão focado na parte académica que cheguei à faculdade e o que me surpreendeu mais foi a praxe que serve sobretudo de receção e integração aos caloiros onde vais criar várias amizades e criar várias memórias, portanto sugiro que dês uma oportunidade e mais não digo para não estragar o elemento surpresa :) Assim, também consegues perceber que o ambiente na faculdade, com professores, colegas e funcionários, acaba por ser próximo por sermos uma faculdade mais pequena. Relacionado com isto, nunca vi uma sebenta de um aluno que de forma propositada tivesse erros, o que já diz bastante comparativamente a outras faculdades que possam preferir a competição face à cooperação e à entreajuda.

• Like
Reactions: franciscoojesus
Oi! Ainda não sei muito bem qual a ordem das minhas opções, mas uma delas é Direito na FDUC! Podes-me esclarecer uma coisa? Ao entrar em Direito posso fazer menor? E o melhor sítio e também mais barato para obter o traje? E se puderes, como foi a tua experiência? Obrigado desde já por me esclareceres as dúvidas!
Olá! Desde já desculpa a minha demora. Eu penso que não seja possível fazer algum menor na FDUC (apenas na FLUC). Não tenho em mente casos conhecidos que tenham feitos, e pelo o que perguntei todos me disseram que não. Sobre o traje, há dois principais sítios onde o adquirir em Coimbra: a Toga (conhecida por ser de melhor qualidade, mas diverge de opinião para opinião claro) e a Copitraje (onde é um pouco mais barato). Quero também dizer que ele está completamente desassociado da praxe no sentido de obrigação: não se tem de se fazer a praxe para poder adquirir o traje. Desde o primeiro momento da matrícula, qualquer estudante pode usá-lo ☺️.

Sobre a minha experiência, não poderia estar a ser uma melhor. É uma ótima faculdade, boa localização, a própria cidade gira à volta dela, e os estudantes estão em contacto permanente com as tradições nela criadas (nomeadamente por via da Associação Académica de Coimbra, a mais antiga do país, e que se encarrega de entregar esse espírito de acolhimento a todo e qualquer estudante). As cadeiras, em si, não diria serem difíceis, mas sim exigentes: requerem trabalho, empenho, mas sendo algo que gostes não há nada que não se faça. Os professores, ao contrário do que é pensado, são extremamente acessíveis, apesar de existir alguma separação notável entre aluno-professor. Ninguém te recusará ajuda, materiais de apoio, esclarecimento de dúvidas, e são muito simpáticos e recetíveis. O ambiente estudantil é muito notável, sempre tens estudantes em salas de leitura, cafés cheios, está por todo o lado da cidade e que faz-te sentir muito mais confortável, mais em casa ☺️.
Se houver alguma dúvida em específico ou que me tenha esquecido de mencionar, por favor coloca. Estou à tua disposição para esclarecer mais alguma questão. 🥰

oioi! o meu nome é francisco e à semelhança do Bernardo, também transitei agora para o 2.º ano da licenciatura na FDUNL/Nova School of Law. Alguma dúvida let me know!