Na UTAD o 1° ano é introdutório, não temos contacto com animais exceto nas aulas de anatomia, em que estudamos os ossos com modelos reais e fazemos dissecação também de animais reais. Temos também uma ou outra cadeira que ninguém percebe bem porque as temos, que são introdução a medicina veterinária, biofísica e bioestatística.
No 2° ano temos o 1° estágio, com duração de 4h, com animais de campo (vacas, cabras, ovelhas, cavalos, e até coelhos e pintos). Temos também exognosia, em que temos também prática com animais de campo. De resto, as práticas passam por observar lâminas, observar parasitas, portanto são práticas mais viradas para o laboratório e não diretamente com animais.
A partir do 3° ano entramos no mundo da clínica (cirurgia, anestesia, imagiologia, farmacologia...), então praticamente temos as aulas práticas todas no hospital veterinário (localizado a uns 5 minutos a pé, ou até menos, do polo onde temos aulas), e é também aqui que começamos a lidar mais com animais de companhia, no nosso caso, os nossos beagles.
O 4° ano continua continua a clínica, onde temos cadeiras de cirurgia, medicina interna e a continuação de anatomia patológica (temos a I no 2° semestre do 3° ano). É também no 4° ano que temos o 2° e o 3° estágios. Não posso falar-te muito, pois eu vou agora para o 4° ano.
Quanto ao 5° ano, é o mais chill, é basicamente à base de trabalhos.
Outra coisa é que nós temos cadeiras opcionais. Estás cadeiras são cadeiras "fora" do programa, isto é, existem uma lista para cada semestre do 3 e do 5 ano, portanto temos direito a escolher 4 opcionais. Quando cada semestre chegar, tens uma lista de 4 cadeiras opcionais para aquele semestre, e escolhes aquela que mais te interessar. Por exemplo, nós não abordamos animais exóticos e selvagens até ao 4° ano, mas no 3° ano temos a opcional direcionada para esses animais, o que é ótimo para quem quer seguir esta área e não a abordou em nenhuma outra cadeira obrigatória.
De momento, é isto que me estou a lembrar de falar. Se tiveres alguma dúvida em específico, é só perguntar :)