Candidatos a Medicina Veterinária 2020/2021

Na UTAD o 1° ano é introdutório, não temos contacto com animais exceto nas aulas de anatomia, em que estudamos os ossos com modelos reais e fazemos dissecação também de animais reais. Temos também uma ou outra cadeira que ninguém percebe bem porque as temos, que são introdução a medicina veterinária, biofísica e bioestatística.
No 2° ano temos o 1° estágio, com duração de 4h, com animais de campo (vacas, cabras, ovelhas, cavalos, e até coelhos e pintos). Temos também exognosia, em que temos também prática com animais de campo. De resto, as práticas passam por observar lâminas, observar parasitas, portanto são práticas mais viradas para o laboratório e não diretamente com animais.
A partir do 3° ano entramos no mundo da clínica (cirurgia, anestesia, imagiologia, farmacologia...), então praticamente temos as aulas práticas todas no hospital veterinário (localizado a uns 5 minutos a pé, ou até menos, do polo onde temos aulas), e é também aqui que começamos a lidar mais com animais de companhia, no nosso caso, os nossos beagles.
O 4° ano continua continua a clínica, onde temos cadeiras de cirurgia, medicina interna e a continuação de anatomia patológica (temos a I no 2° semestre do 3° ano). É também no 4° ano que temos o 2° e o 3° estágios. Não posso falar-te muito, pois eu vou agora para o 4° ano.
Quanto ao 5° ano, é o mais chill, é basicamente à base de trabalhos.
Outra coisa é que nós temos cadeiras opcionais. Estás cadeiras são cadeiras "fora" do programa, isto é, existem uma lista para cada semestre do 3 e do 5 ano, portanto temos direito a escolher 4 opcionais. Quando cada semestre chegar, tens uma lista de 4 cadeiras opcionais para aquele semestre, e escolhes aquela que mais te interessar. Por exemplo, nós não abordamos animais exóticos e selvagens até ao 4° ano, mas no 3° ano temos a opcional direcionada para esses animais, o que é ótimo para quem quer seguir esta área e não a abordou em nenhuma outra cadeira obrigatória.
De momento, é isto que me estou a lembrar de falar. Se tiveres alguma dúvida em específico, é só perguntar :)
Ok fiquei esclarecida. Tenho de ver melhor a minha decisão, muito obrigada!!
Post automatically merged:

Alguém me pode falar de medicina veterinária no ICBAS?

Olá a todos! O dia de começo das candidaturas ainda nem chegou, mas eu já estou ansioso para conhecer pessoal como eu que vai concorrer a medicina veterinária este ano. Decidi, por isso, seguir o exemplo de vários outros tópicos e criar este para partilharem a vossa primeira opção para medicina veterinária, e a vossa média. Espero que entrem todos onde querem e espero não ser o único tão empolgado para o início do próximo ano letivo 😂

A minha primeira opção é a FMV e tenho média de 16,78

Hey! Ainda estou um pouco indecisa em relação à ordem das faculdades que vou pôr nas opções, porem estou mais inclinada para a FMV-UL ou a UE 😬. A minha média de candidatura é 17,5 para a FMV-UL e 17,6 para a UE.

Olá! Vejo muita gente a candidatar-se para a UTAD ou para a FMV-UL, mas pouca gente para o ICBAS. Alguém que me possa esclarecer se Medicina Veterinária é bom curso no Porto?

O curso é muito bom no ICBAS. O problema que ouço mais falar é que não tem grande variedade de animais, e é muito virado para animais de companhia (cães e gatos), enquanto que já a UTAD, por exemplo, tem uma boa amostra de animais exóticos.

Mesmo assim a formação é excelente e o ICBAS tem boas condições

O curso é muito bom no ICBAS. O problema que ouço mais falar é que não tem grande variedade de animais, e é muito virado para animais de companhia (cães e gatos), enquanto que já a UTAD, por exemplo, tem uma boa amostra de animais exóticos.

Mesmo assim a formação é excelente e o ICBAS tem boas condições

Olá! Vejo muita gente a candidatar-se para a UTAD ou para a FMV-UL, mas pouca gente para o ICBAS. Alguém que me possa esclarecer se Medicina Veterinária é bom curso no Porto?

Hello!
Nunca cheguei a falar com ninguém do curso, mas o que me apercebi do curso ao falar com estudantes de diferentes faculdades é que no ICBAS, o curso é mais teórico e menos prático, tens algumas cadeiras muito semelhantes a medicina humana (não sei até que ponto é que isto é mm verdade ou não) e tens de te deslocar mais entre os sítios de aulas teóricas e de aulas práticas.

Este ranking está atualizado e pode ser que te ajude: Ranking Medicina Veterinária atualizado 2020
Boa sorte <3

Boas! Estive a ler alguns dos posts deste tópico e penso que posso ajudar em relação a Medicina Veterinária no ICBAS uma vez que tirei lá o curso.

Primeiro de tudo, há bons e maus professores em qualquer faculdade que uma pessoa escolha. A minha opinião é que o grupo de docentes no ICBAS é, em regra geral, bastante bom, nomeadamente a Anatomia, Histologia, Imunologia, Farmacologia, etc.

Sempre me disseram que o ICBAS é mais de investigação e concordo em certa parte. O que se destaca é que o estudo de animais de pecuária não ocorre no edifício principal, mas num pólo à parte em Vairão (Vila do Conde), o que torna a ida às aulas um pouco mais difícil e demorada. Há inclusive, no último ano, aulas práticas de animais de pecuária que acabam por ser teóricas (discutem-se casos clínicos mais que nada), mas que mesmo assim têm de ser lecionadas no pólo de Vairão, o que acaba por dar um grande transtorno para muitos alunos. No meu tempo havia apenas autocarro do metro de Vila do Conde até ao pólo (Vairão), mas este ano penso que implementaram um serviço com um autocarro que leva os alunos diretamente do ICBAS a Vairão (existia antigamente, mas devido à pouca adesão deixou de existir, até ser retomado este ano).

É verdade que no 1º ano tínhamos muitas cadeiras em comum com Medicina humana, digo tínhamos porque desde há 2 anos +/- o plano de estudos de medicina humana mudou, portanto já não há tantas cadeiras iguais. Nessas cadeiras as teóricas eram em conjunto com medicina (inclusive bioquimica da FCUP tinha algumas cadeiras em comum connosco e os alunos iam lá assistir), mas as práticas eram separadas. Podia-se trocar uma aula prática numa semana que não nos desse jeito ir no nosso horário e ir assistir a uma aula prática no horário de medicina humana , mas, regra geral, os horários das práticas são separados nos 2 cursos. Atualmente com o plano alterado não sei bem quantas cadeiras há em comum, talvez apenas Biologia Celular e Métodos Quantitativos. Muitos alunos que queriam medicina humana mas não tinham média iam antes para medicina veterinária no ICBAS para ter depois no ano seguinte quase 1 ano inteiro de equivalências com medicina humana no ICBAS, mas penso que agora isso já não faz muito sentido.

As últimas cadeiras que há em comum com os 2 cursos são Farmacologia e Terapêutica I e II que são lecionadas no 3º ano. Aí as aulas teóricas são em conjunto, com exceção de umas 2 ou 3 aulas se não me engano, em que em medicina veterinária falamos de desparasitação, terapêutica de animais ruminantes, etc e medicina humana fala de fármacos antipsicóticos, parkison, etc. As práticas são separadas, mas pode-se trocar de aula caso não se possa assistir no nosso horário por qq motivo. Normalmente ninguém de veterinária conseguia trocar e ir a uma aula prática de medicina humana porque eles são imensos (o ICBAS é da faculdade cujo curso de medicina tem dos maiores rácio aluno/docente). O que acontecia normalmente era um ou outro aluno de medicina humana ir assistir às nossas aulas práticas.
Os professores de Farmacologia são bastante bons, no entanto penso que há mais perdas do que ganhos ao termos estas cadeiras em conjunto com medicina humana. Cada teórica é dada por um professor diferente (às vezes um professor dava várias aulas, mas eram praí 5/6 professores a darem as teóricas), professores de diferentes áreas, medicina veterinária, medicina humana, farmacêutica... Independentemente da área do professor, as teóricas eram claramente direcionadas para a farmacologia humana. Em farmacologia e terapêutica I não havia grande diferença, porque simplesmente se fala dos fármacos e da farmacocinética, mas na II já se perde muito no estudo ao ouvir falar de doenças que não nos interessam, a falar da resistência de antibióticos em Portugal e outros pontos ligados a medicina humana. Depois nas aulas práticas fala-se apenas dos animais e os professores tentam preencher algumas das dúvidas das teóricas. Daí não haver grande lógica em trocar as aulas práticas entre os cursos, pois nas práticas falamos exclusivamente de veterinária.

Outro senão é que a biblioteca parece estar sempre em obras, a verter água ou com algum outro problema. Chegou a haver o cúmulo de se realizarem lá obras em plena época de exames e de o pessoal ter de ir à cantina estudar. Isto já foi há alguns anos, agora não sei como está a situação. Por outro lado, estamos a 5 minutos do Palácio de Cristal e a biblioteca lá é simplesmente linda!!

O ICBAS foca-se mais em animais de companhia, temos a clínica da Universidade do Porto dentro das instalações e algumas aulas práticas lá, bem como a realização de urgências ao longo do último ano. Também aceitam alunos voluntários (acho que a partir do 3ºano) que queiram ter mais contacto com realidade da clínica. Ajuda-se nas cirurgias, na anestesia, radiologia... Eu achei muito dinâmico a clínica e as coisas em que podíamos participar. Assistir a cesarianas, entubar os animais, colocar cateteres, realizar radiografias, suturar os animais, realizar castrações, assistir às consultas, e inclusive realizar a primeira parte da consulta (numa das cadeiras isso conta para avaliação prática)... Depois não sei bem como são as outras faculdades em relação a isso, não posso comparar. Depois, como não há qualquer cadeira referente a exóticos no ICBAS, na clínica há uma doutora que está mais direcionada para essa área e ajuda muito quem quer conhecer mais sobre exóticos, recomenda livros, dá dicas, deixa assistir às consultas e é muito simpática!

Mesmo na parte dos grandes animais, como há poucos animais em Vairão, depois, no último ano, há saídas com vários médicos veterinários para Vacarias e Coudelarias, havendo contacto com a realidade clínica de vacas e equinos. Podemos tirar dúvidas com os veterinários e é um pouco mais tranquilo, pois eles não são nossos professores, acabando por haver um trato um mais informal. Temos de preencher fichas clínicas que contam para avaliação da parte prática da cadeira.

Em relação aos animais exóticos, é verdade que é a maior falha do ICBAS, no entanto a associação de estudantes tem tido em consideração o crescente interesse dos alunos nessa área. Chegou a haver jornadas de veterinária viradas para a conservação de fauna selvagem, com a realização um workshop prático por um professor da UTAD docente dessa área em que aprendemos a realizar um cateter intraósseo, imping de penas, colocação de tubo endotraqueal num saco aéreo e correção de fracturas. Também há em anatomia clínica 2 aulas teóricas e 2 aulas práticas de anatomia de aves muito bem dada por um professor que mais tarde tbm vos vai lecionar Inspeção Sanitária II e Tecnologia alimentar II, um professor muito muito conhecedor e que sabe explicar bem a matéria. Também há umas aulas de anatomia do coelho e com esses conhecimentos base um aluno interessado e curioso pode tentar informar-se mais dentro da área de animais selvagens. Também há estágios in situ, em que num semestre os alunos do ICBAS escolhem numa lista de clínicas do Porto e Vila Nova de Gaia uma clínica (há clínicas que exigem o aluno ser no mínimo do 3º ano, outras permitem desde o início ir lá) e fazem lá horas, em que aprendem muita coisa e podem praticar no final se tiverem feito 40 horas mínimas há direito a diploma) e dentro dessa lista há a Clinica de Exóticos do Porto, cujo fundador é um médico veterinário relativamente jovem que tbm tirou o curso no ICBAS (primeiro até tirou Ciências do Meio Aquático no ICBAS) que teve interesse na área de exóticos e foi aprofundado os seus conhecimentos.

Depois também temos o canil do ICBAS com beagles de várias idades em que numa cadeira praticamos com eles e aprendemos com o professor da cadeira. Podemos também passear os beagles depois das aulas basta assinar um papel e dizer até que horas vamos passeá-los, é sempre muito divertido, é só pena não haver muito tempo para o fazermos. Aliás, um exame prático é feito com um dos Beagles, é um exame que assusta muitos alunos mas é tranquilo :) E os beagles são muito cooperativos e brincalhões :)

Outra coisa, não tenho a ideia de como é nas outras faculdades, exceto na FFUP (Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto) que partilha as instalações com o ICBAS, é que os serviços académicos costumam ser muito benevolentes em relação a créditos extra que nos tenhamos de inscrever (isto é algo que vos ides familiarizar mais dentro do curso, mas assim explicando rápido, se tiverdes cadeiras em atrasados, só vos podeis inscrever a um número fixo de créditos). Eu comparo isso com a FFUP, em que diziam que lá eram muito rigorosos com os créditos e outras burocracias, não sei como é nas outras faculdades.

Disto isto, o balanço final do curso de Medicina Veterinária no ICBAS, na minha opinião, é bastante positivo! Há sempre coisas que uma pessoa gostaria de mudar mas no todo creio que a faculdade é bastante boa e dá muitas oportunidades aos alunos.

Num tom de desabafo, só tenho pena sermos a única faculdade que integra medicina humana com medicina veterinária e não aproveita de todo essa grande oportunidade. Em vez de haver uma sinergia dos dois cursos, com palestras em conjunto, nomeadamente a discutir o tópico "One Health" (em epidemiologia e saúde pública ides perceber desses temas; o docente dessas cadeiras dizia que era uma pena não noa aliarmos aos estudantes de medicina humana e discutir esse tema tão importante nos dias de hoje), por exemplo, ou outro tema que seja relevante para os 2 cursos, não há qualquer mobilização pela associação de estudantes ou docentes dos 2 cursos para que tal aconteça. O que há (havia antes mais) é algumas cadeiras em comum e mais nada. Ainda li há dias as vantagens de estudar medicina humana no ICBAS e falava precisamente que uma das vantagens era "a proximidade com outros cursos, o que cria um espírito de colaboração sinérgica e interdisciplinaridade entre colegas de várias áreas" e eu penso que isso é bonito na teoria, mas na prática não ocorre verdadeiramente. Até acredito que os alunos de medicina humana tenham uma mente " mais aberta" por estarem em contacto com outras realidades, inclusive o "slogan" do ICBAS dito pelo fundador (médico Abel Salazar) é que "Médico que só sabe de medicina, nem medicina sabe" e isso é algo sempre enfatizado. Mas não penso que a existência de vários cursos no ICBAS seja uma grande vantagem para medicina veterinária ou até ciências do meio aquático.

Peço desculpa se está tudo muito mal organizado, vi há bocado este tópico e resolvi dar a minha opinião. Era bom ler a opinião de outra pessoa que estudou no ICBAS para ajudar as pessoas com dúvidas na faculdade em que querem entrar tomar uma decisão mais informada. Isto é só a minha opinião pessoal e é bem capaz de haver alguém com uma opinião muito diferente.

Ah e queria acrescentar que há uma cadeira muito muito chata do 2º semestre do 1º ano, Química Biológica II, que é basicamente química orgânica, muito difícil de fazer, muitos alunos metem-se em explicações para acabar aquilo, muita gente só a faz na época especial de exames para terminar o curso (o meu caso xD). É uma cadeira complexa em que o regente na opinião de muitos alunos dá muito mal as teóricas e as práticas. Podemos ter a sorte de nos calhar na prática um professor mais paciente e que explica, mas regra geral, dá-se tudo a correr e consegue ser bastante exigente. Essa cadeira foi retirada do plano de estudos de medicina humana, porque, surpresa surpresa, tem 0 interesse e importância para um profissional de medicina humana (e veterinária), no entanto, veterinária ainda tem de levar com essa aberração de unidade curricular xD

Última edição:
Boa noite, preciso de uma opinião sincera
Candidatei-me a medicina veterinária ao ICBAS com uma média de 173,3
O último candidato do ano passado entrou com 167,8
Acham que consigo entrar? Tenho muito medo que as médias subam e eu não consiga

Olá, vou dar-te a minha opinião sincera:
Acho que a tua nota é bastante boa!!!😉
No entanto, este ano todos nos encontramos numa situação difícil e não sabemos muito bem o que esperar... Acho que a ansiedade é geral.😬
Na minha opinião, este ano as médias vão subir até porque(factos): muitas pessoas usaram a quarentena para estudar
Isto pode provocar uma subida de notas além das outras razões: os exames deixaram de contar 30% para a nota interna, algumas escolas no país colocaram EF a contar para a nota( no meu caso baixa mas em muitos casos sobe médias), diferentes critérios dos exames etc.
Mas de qualquer modo não há forma de prever o que vai efetivamente acontecer.
Por isso, independentemente de tudo aconselho-te a arranjares sempre um plano B, no meu caso foi enfermagem.
Não vale a pena ficar a pensar muito se a nota chega para entrar ou não (embora eu tenha pensado muito nisso😅)....
Ps: Não desmotives e se for mesmo um sonho não deves desistir: "Nada é tao nosso quanto os nossos sonhos".
Além de que med vet é sem dúvida um curso pelo qual vale a pena lutar🥰

A minha dica é: Pensa positivo e tem sempre um plano B😊

Última edição:
No entanto, este ano todos nos encontramos numa situação difícil e não sabemos muito bem o que esperar... Acho que a ansiedade é geral.😬
Na minha opinião, este ano as médias vão subir até porque(factos): muitas pessoas usaram a quarentena para estudar
Isto pode provocar uma subida de notas além das outras razões: os exames deixaram de contar 30% para a nota interna, algumas escolas no país colocaram EF a contar para a nota( no meu caso baixa mas em muitos casos sobe médias), diferentes critérios dos exames etc.
Por isso, independentemente de tudo aconselho-te a arranjares sempre um plano B, no meu caso foi enfermagem.
Não vale a pena ficar a pensar muito se a nota chega para entrar ou não (embora eu tenha pensado muito nisso😅)....
Ps: Não desmotives e se for mesmo um sonho não deves desistir: "Nada é tao nosso quanto os nossos sonhos".
Agora em respeito à nota: acho que talvez no Porto chegue a 17 dado ser a faculdade com notas mais altas no país(se não estou em erro). Por isso a tua nota deve chegar!!

Falo por experiência, tirei enfermagem veterinária à alguns anos e cá estou eu este ano a batalhar para entrar em medicina veterinária, não devemos desistir do que queremos mesmo fazer na vida! Muita sorte para todos!

Boa noite, preciso de uma opinião sincera
Candidatei-me a medicina veterinária ao ICBAS com uma média de 173,3
O último candidato do ano passado entrou com 167,8
Acham que consigo entrar? Tenho muito medo que as médias subam e eu não consiga

Olá! Finalmente encontro alguém que também quer ICBAS! Estou quase na mesma situação que tu, embora a minha média ainda seja um bocadinho mais baixa. Simplesmente já deixei de tentar fazer previsões, porque este ano é tudo muito incerto. Mas pensa positivo e espero que consigamos as duas entrar e quem sabe se não vamos ser futuras colegas! Espero encontrar te em outubro :)

Olá! Finalmente encontro alguém que também quer ICBAS! Estou quase na mesma situação que tu, embora a minha média ainda seja um bocadinho mais baixa. Simplesmente já deixei de tentar fazer previsões, porque este ano é tudo muito incerto. Mas pensa positivo e espero que consigamos as duas entrar e quem sabe se não vamos ser futuras colegas! Espero encontrar te em outubro :)
Olá
A minha 1.ª opção também é Medicina Veterinária no ICBAS.
Espero que todas consigamos entrar!
Boa sorte a todos/as 😄

Obrigada!! Vou tentar não estar nesta ansiedade constante ahaha

Falo por experiência, tirei enfermagem veterinária à alguns anos e cá estou eu este ano a batalhar para entrar em medicina veterinária, não devemos desistir do que queremos mesmo fazer na vida! Muita sorte para todos!
Obrigada! Boa sorte ☺️

Sim! Pensamento positivo
Boa sorte e também espero ser tua colega!