Sim, sobre as cidades
E depois no futuro se quiser trabalhar no estrangeiro se há alguma facilidade em certas cidades
Então é assim, med vet no ICBAS tem Erasmus em Espanha (Valencia, León, Santiago de Compostela e Badajoz), , Polónia (Breslávia, Lublin, Cracóvia e Olsztyn), França (Nantes), Roménia (Cluj-Napoca), Itália (Milão, Padova, Bolonha, Turim, Teramo, Nápoles e Perugia) e República Checa (Brno).
Para concorreres conta a média e o número de unidades curriculares realizadas. Do que me lembro, só te podes inscrever quando tiveres 1 ano de unidades curriculares feitas (não têm de ser todas de 1 ano, tem só de corresponder a 60 créditos, o nº de créditos que um ano lectivo tem). Portanto, só te podes inscrever no 2 ano ( se tiveres tudo feito direitinho) para ires estudar em alguma destas cidades no 3 ano.
Tem em atenção também que muitas destas faculdades pedem um mínimo de A2/B1 de conhecimento da língua do país, muitas vezes com necessidade de mostrares um certificado. Exemplo: Itália, Espanha e França. Tem em especial cuidado com Itália, em que muitos professores não falam de todo inglês e os exames lá são quase sempre orais, por isso é mesmo necessário dominares o mínimo da língua italiana.
Outra coisa, muitas faculdades têm as unidades curriculares trocadas, por isso tens de estar 1 ano obrigatoriamente lá, porque as unidades do 1 semestre do 3 ano correspondem às o 2 semestre no ICBAS e vice versa, então tens de fazer 1 ano completo. Mas quando pesquisas as parcerias isso aparece-te.
Se não me engano pode-se fazer 9 meses (talvez um pouco mais, não tenho a certeza) de Erasmus+, eu por exemplo fiz 5 meses de Erasmus + estudos e 4 meses de Erasmus + estágio.
Se alguma destas cidades te interessa eu começava já a ponderar estudar a língua, creio que ajuda sempre para teres uma experiência muito mais agradável no país onde fizeres Erasmus. Na minha altura havia muita gente a querer Brno na República Checa, pois pelo que dizem é uma faculdade muito boa e também Cluj-Napoca na Roménia, porque, pelo menos até há pouco tempo, abrem uma turma à parte só para estudantes Erasmus e leccionam tudo em inglês.
Infelizmente não te posso ajudar especificamente com nenhuma dúvida do local onde fiz Erasmus, porque foi retirado das parcerias (Ankara, Turquia).
Tecnicamente tu podes falar com QUALQUER faculdade da Europa e perguntar se é possível fazer Erasmus lá, mas tens de ser tu a organizar as unidades curriculares e veres no que tens equivalência depois ao regressar a Portugal (correndo o risco de te recusarem algumas equivalências) e não recebes bolsa Erasmus, de modo que não conheço ninguém que optou por fazer Erasmus deste modo.
Quanto ao trabalho no estrangeiro não te posso ajudar muito. Dos colegas que estão fora a maioria está no Reino Unido, um no Qatar, outra em Espanha e o resto em Portugal. Não sei se há mais facilidade em certas cidades, penso que se és ambiciosa, trabalhas no teu currículo (não só ter boas notas, mas tentar fazer práticas em clínicas à parte, falar com professores para ajudar no laboratório deles,etc) conseguirás! Também depende da área de veterinária que queres seguir, por ex, Brasil é muito ligado à produção pecuária.
Penso que o mercado vai mudando ao longo dos anos e não deves preocupar-te com isso já, já. O ideal até seria fazeres estágio lá fora (também há programa Erasmus + estágio e esse sim podes fazer em QUALQUER lugar da Europa com direito na mesma ao pagamento da bolsa (100 euros mais por mês do que o Erasmus + estudos) e eventualmente ficares no local onde estagiaste, ou pelo menos nesse país, uma vez que já tens alguma noção de como as coisas funcionam ali.
Espero ter ajudado, qualquer coisa pergunta :)