Olá
Este ano que passou eu estive no ISEP em Engenharia Mecânica Automóvel, mas acho que a minha vocação é a Informática e por isso vou agora fazer um curso CET de programação/sistemas de informação e no futuro deverei fazer uma licenciatura na área (Informática, Computação, Ciência de Dados ... ainda não sei).
No fim deste ano letivo houve um evento de desenvolvimento de jogos em software, em 48 horas - site:
Level-Up GameJam 2022.
Vocês participaram? Podem falar sobre o evento, tipo quem participou foi apenas pessoal da LEI? Que tipos de jogos foram desenvolvidos? Mais alguma coisa que de que queiram falar?
Olá, Dário!
Como podes imaginar, nós acabamos agora o primeiro ano então não temos grande experiência sobre jogos, no entanto decorreu sim esse evento. Nenhum de nós participou, pois ainda somos muito novos, mas queremos muito melhorar as nossas skillsets como desenvolvedores. Acho que só pessoal da LEI foi, tive alguns amigos que apareceram lá, no entanto não tenho a certeza.
Vejo que estás um pouco confuso na parte que se leciona neste ano, portanto posso-te dar uma visão geral deste primeiro ano e do que farás no seguinte. Se/quando entrares na LEI, vais dar bases de algoritmia no primeiro semestre, um pouco de linux e posteriormente terás, no segundo semestre, uma pequena ideia de como funciona a estrutura de uma aplicação empresarial, com as Unidades Curriculares de Engenharia de Software e Paradigmas da Programação. Para programação de jogos, se isso te interessa, é apenas abordado com grande relevância mais tarde, no Mestrado de Engenharia de Inteligência Artificial(pesquisei por interesse meu hehe), onde darás teoria de jogos.
No entanto, isto é apenas um curso e vais notar que grande parte do teu conhecimento nesta área pode ser arranjado na internet, logo o que podes fazer é (se entrares na LEI) aprender os básicos de programação no primeiro ano e entretanto estudar por ti mesmo a teoria de jogos, sendo que já tens bases de programação será mais fácil do que sem elas.
PS: A Linguagem de programação que abordas no primeiro ano em grande abundância é Java e usarás JavaFX. No entanto, darás uns toques de shell scripting e poderás também mexer um pouco em HTML e CSS.