Candidatos Engenharia Informática - 2022/2023

brunacosta03

Membro Veterano
Matrícula
7 Dezembro 2020
Curso
Engenharia Informática
Instituição
ISEP
Olá a todos e parabéns pelas notas dos exames nacionais. Caso não tenham conseguido a nota pretendida, não desanimem. Vou para o segundo ano de Engenharia Informática no ISEP. Para os futuros candidatos ao ISEP ou a este curso, boa sorte e espero vê-los por lá! Estou aqui para vos tirar qualquer dúvida que tenham. :)

• Love
Reactions: mizumono

henrylspinto

Membro Caloiro
Matrícula
4 Junho 2020
Curso
Engenharia Informática
Instituição
ISEP
Boas amigos! Espero que estejam todos bem e que consigam entrar no nosso curso, nós recebemo-vos com muito carinho e gosto para ajudar. :) Qualquer dúvida sobre o curso ou os temas abordados no mesmo, dirijam-se a mim ou à minha colega Bruna que nós respondemos ou ajudamos no que for necessário com gosto! Desde já preparem-se, para quem gosta mesmo de computação e tenha gostado de programar no secundário, isto vai ser uma aventura incrível e um tremendo "rollercoaster" de emoções, mas no fim das contas vale imenso a pena e além de tudo vão conhecer amigos incríveis e ter experiências únicas. Também vou para o segundo ano, muitas vezes eu e a Bruna trabalhamos juntos(embora não sendo da mesma turma) e tenho a dizer que fiz muito bons amigos ao longo da jornada :)

dariodias97

Membro Veterano
Matrícula
6 Janeiro 2021
Curso
CET - TPSI (Prog.)
Instituição
CINEL
Olá

Este ano que passou eu estive no ISEP em Engenharia Mecânica Automóvel, mas acho que a minha vocação é a Informática e por isso vou agora fazer um curso CET de programação/sistemas de informação e no futuro deverei fazer uma licenciatura na área (Informática, Computação, Ciência de Dados ... ainda não sei).

No fim deste ano letivo houve um evento de desenvolvimento de jogos em software, em 48 horas - site: Level-Up GameJam 2022.

Vocês participaram? Podem falar sobre o evento, tipo quem participou foi apenas pessoal da LEI? Que tipos de jogos foram desenvolvidos? Mais alguma coisa que de que queiram falar?

henrylspinto

Membro Caloiro
Matrícula
4 Junho 2020
Curso
Engenharia Informática
Instituição
ISEP
Olá

Este ano que passou eu estive no ISEP em Engenharia Mecânica Automóvel, mas acho que a minha vocação é a Informática e por isso vou agora fazer um curso CET de programação/sistemas de informação e no futuro deverei fazer uma licenciatura na área (Informática, Computação, Ciência de Dados ... ainda não sei).

No fim deste ano letivo houve um evento de desenvolvimento de jogos em software, em 48 horas - site: Level-Up GameJam 2022.

Vocês participaram? Podem falar sobre o evento, tipo quem participou foi apenas pessoal da LEI? Que tipos de jogos foram desenvolvidos? Mais alguma coisa que de que queiram falar?
Olá, Dário!

Como podes imaginar, nós acabamos agora o primeiro ano então não temos grande experiência sobre jogos, no entanto decorreu sim esse evento. Nenhum de nós participou, pois ainda somos muito novos, mas queremos muito melhorar as nossas skillsets como desenvolvedores. Acho que só pessoal da LEI foi, tive alguns amigos que apareceram lá, no entanto não tenho a certeza.

Vejo que estás um pouco confuso na parte que se leciona neste ano, portanto posso-te dar uma visão geral deste primeiro ano e do que farás no seguinte. Se/quando entrares na LEI, vais dar bases de algoritmia no primeiro semestre, um pouco de linux e posteriormente terás, no segundo semestre, uma pequena ideia de como funciona a estrutura de uma aplicação empresarial, com as Unidades Curriculares de Engenharia de Software e Paradigmas da Programação. Para programação de jogos, se isso te interessa, é apenas abordado com grande relevância mais tarde, no Mestrado de Engenharia de Inteligência Artificial(pesquisei por interesse meu hehe), onde darás teoria de jogos.

No entanto, isto é apenas um curso e vais notar que grande parte do teu conhecimento nesta área pode ser arranjado na internet, logo o que podes fazer é (se entrares na LEI) aprender os básicos de programação no primeiro ano e entretanto estudar por ti mesmo a teoria de jogos, sendo que já tens bases de programação será mais fácil do que sem elas.

PS: A Linguagem de programação que abordas no primeiro ano em grande abundância é Java e usarás JavaFX. No entanto, darás uns toques de shell scripting e poderás também mexer um pouco em HTML e CSS.

Beatriz_Marques

Membro Caloiro
Matrícula
16 Março 2021
Olá a todos, estou com grandes dúvidas em relação às opções que colocar na candidatura.
Como primeira opção vou colocar a UC (engenharia informática) mas como a probabilidade de entrar é pouca, como segunda opção estou na dúvida entre a UBI ou o ISEC também em engenharia Informática. Alguém me pode dar uma ajuda?

henrylspinto

Membro Caloiro
Matrícula
4 Junho 2020
Curso
Engenharia Informática
Instituição
ISEP
Olá a todos, estou com grandes dúvidas em relação às opções que colocar na candidatura.
Como primeira opção vou colocar a UC (engenharia informática) mas como a probabilidade de entrar é pouca, como segunda opção estou na dúvida entre a UBI ou o ISEC também em engenharia Informática. Alguém me pode dar uma ajuda?
Helloooo! Isso é algo um pouco complicado pois não sei bem onde vives e qual desses dois institutos fica mais perto de ti. Um dos fatores a considerar às vezes é mesmo o quão longe a opção que escolhes é da tua casa, pois, por exemplo, para mim é muito melhor fazer viagens de meia hora para o porto do que 1 hora para aveiro. Acredito que desde que sejas auto-didata e sejas naturalmente curiosa tenhas um bom ensino em qualquer instituto público. Com isto dito, na minha opinião, tentavas a UC em primeiro lugar pois é algo que queres mesmo entrar, e em segundo a que fique mais perto de casa, para ser mais fácil de gerir o tempo, que vai ser algo que vais aprender a valorizar mais quando entrares na faculdade haha, mas claro, no worries, porque tudo se faz. Boa sorte com tudo nonetheless!

henrylspinto

Membro Caloiro
Matrícula
4 Junho 2020
Curso
Engenharia Informática
Instituição
ISEP
Boas, vou entrar no mestrado mas venho de um curso diferente e por isso vou ter um plano de estudo individual para complementar os meus conhecimentos com aquilo que é leccionado na licenciatura. Vou ter FISIAP e ARQSI, e mais tarde MATCP e MDISC. Sabes se existe algum repositório ou discord que tenha conteúdo dessas cadeiras?
Como podes imaginar, sobre FISIAP e ARQSI não tenho mesmo ideia, pois ainda não tive essas cadeiras, acerca de MATCP, que eu me lembre vais ter no próprio moodle exercícios resolvidos e exemplos da matéria, acerca de MDISC a professora vai disponibilizar as aulas gravadas no moodle. De resto não sei mais, sempre estudei pelo moodle e fui trocando resoluções com amigos, um conselho que te dou é integrares-te num bom grupo para depois se entre-ajudarem.

heyliceeee

Membro Caloiro
Matrícula
26 Agosto 2020
Curso
Engenharia Informática
Instituição
ESTG IPP
Última edição: