Candidatos Medicina Açores/Madeira 2017/2018

med1

Membro Veterano
Matrícula
13 Junho 2016
Estive à procura pelo fórum de algum tópico semelhante. Infelizmente, não encontrei, mas peço, desde já, desculpa se estiver a criar este tópico em vão.
Criei-o para que as pessoas que estão a pensar nesta alternativa possam tirar todas as suas dúvidas e, quem sabe, conhecerem-se melhor, uma vez que, pressuponho ser difícil deixar a vida que temos no continente para ir para as ilhas em busca do nosso sonho (bem como os casos contrários que, obviamente, se verificam também).
Alguém está a pensar concorrer para a Madeira ou para os Açores este ano?!

Boa sorte a todos! :)

• Like
Reactions: MEduardaOliv

MEduardaOliv

Membro
Matrícula
14 Julho 2016
Curso
Medicina
Instituição
Universidade da Beira Interior
Eu estou, mas não sei se a minha media de 17,53 será suficiente :/

• Like
Reactions: med1

med1

Membro Veterano
Matrícula
13 Junho 2016
Eu estou, mas não sei se a minha media de 17,53 será suficiente :/
Eu ainda não sei se me vou candidatar para lá, acho que é "complicado", mas quem corre por gosto não cansa, não é?!
Sinceramente, eu não sei. Espero mesmo que consigas! A minha média é muiiiito parecida com a tua, mas ainda não tenho bem a certeza, preciso da Ficha ENES. Pode ser que desça um pouquinho a média. Caso isso se verifique, acredito que seja possível!

Qual a tua preferência, já agora?!
Madeira ou Açores?

MEduardaOliv

Membro
Matrícula
14 Julho 2016
Curso
Medicina
Instituição
Universidade da Beira Interior
Eu ainda não sei se me vou candidatar para lá, acho que é "complicado", mas quem corre por gosto não cansa, não é?!
Sinceramente, eu não sei. Espero mesmo que consigas! A minha média é muiiiito parecida com a tua, mas ainda não tenho bem a certeza, preciso da Ficha ENES. Pode ser que desça um pouquinho a média. Caso isso se verifique, acredito que seja possível!

Madeira ou Açores?
Obrigada pelo apoio! Boa sorte para ti :)
Sinceramente, preferia Açores porque depois acabava em Coimbra e ficava mais perto de casa.
E tu, já agora?

• Like

med1

Membro Veterano
Matrícula
13 Junho 2016
Obrigada pelo apoio! Boa sorte para ti :)
Sinceramente, preferia Açores porque depois acabava em Coimbra e ficava mais perto de casa.
E tu, já agora?
Possivelmente, também era para os Açores! :)
Espero que ambas consigamos alcançar aquilo que pretendemos! :)

• Like
Reactions: MEduardaOliv

barbara04

Membro Dux
Matrícula
15 Agosto 2015
Alguem sabe dizer quais as principais diferencas entre medicina nos acores e madeira ?

• Like

med1

Membro Veterano
Matrícula
13 Junho 2016
Alguem sabe dizer quais as principais diferencas entre medicina nos acores e madeira ?
Também gostava de ter mais informações! Só sei que Medicina nos Açores tem o contrato com a UC e na Madeira com a UL. Não sei mais nada!

Ice

Membro
Matrícula
9 Setembro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Também gostava de ter mais informações! Só sei que Medicina nos Açores tem o contrato com a UC e na Madeira com a UL. Não sei mais nada!
Penso q a única diferença relevante, além das universidades em q continuam o curso, é q na Madeira só estão 2 anos (ao 3° já passam p a FMUL), enquanto q nos Açores estão 3 (só ao 4° passam para Coimbra)

med1

Membro Veterano
Matrícula
13 Junho 2016
Penso q a única diferença relevante, além das universidades em q continuam o curso, é q na Madeira só estão 2 anos (ao 3° já passam p a FMUL), enquanto q nos Açores estão 3 (só ao 4° passam para Coimbra)
Realmente, eu não sabia disso! E até muda um bocadinho as minhas ideias! Obrigada! :)

anaxborges

Membro Veterano
Matrícula
19 Julho 2015
Curso
Medicina - 3º ano
Instituição
NMS|FCM
Pelo que já vi por aqui, plano de estudos e forma de avaliação nos Açores é igual ao de Coimbra, e na Madeira igual ao da FML (mas alguém que esteja a estudar nas duas ilhas conseguirá confirmar-vos isto melhor). Talvez seja mais fácil encontrarem informação assim! :)

• Like

med1

Membro Veterano
Matrícula
13 Junho 2016
Pelo que já vi por aqui, plano de estudos e forma de avaliação nos Açores é igual ao de Coimbra, e na Madeira igual ao da FML (mas alguém que esteja a estudar nas duas ilhas conseguirá confirmar-vos isto melhor). Talvez seja mais fácil encontrarem informação assim! :)
Obrigada, mesmo assim, pela tua atenção! :)

Fresh Off Mars

Membro Veterano
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
IFE - Cardiologia
Instituição
CHLO (ex-UAç/FMUC; ex-HFF);
Outra grande diferença é que na Madeira as aulas são leccionadas por videoconferência na sua maioria (creio eu), enquanto que nos Açores a grande maioria é leccionada pelos profs de Coimbra que vão uns dias a São Miguel para dar essas aulas (também há videoconferência mas, no meu caso, foi só em 1 unidade curricular).

Eu fiz 3 anos nos Açores e posso ajudar a esclarecer também outros pontos se quiserem

imanx

Membro
Matrícula
3 Janeiro 2016
Curso
Medicina
Instituição
Universidade dos Açores

Madeira ou Açores?
Eu também me vou candidatar a Medicina nos Açores. Acredito que seja complicado a mudança e habituar-me a uma nova realidade, mas como haverá mais na mesma situacao que nós, se nos ajudarmos uns aos outros, torna-se mais facil :)

• Like
Reactions: jt1998 and med1

Fresh Off Mars

Membro Veterano
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
IFE - Cardiologia
Instituição
CHLO (ex-UAç/FMUC; ex-HFF);
Eu também me vou candidatar a Medicina nos Açores. Acredito que seja complicado a mudança e habituar-me a uma nova realidade, mas como haverá mais na mesma situacao que nós, se nos ajudarmos uns aos outros, torna-se mais facil :)
É o que acontece sempre.
-
Mas desde já vos aviso, as vagas para o contigente geral são apenas metade das que abrem. Ou seja, são apenas 18-19 para o contigente geral, o que significa que, habitualmente, estas acabam por ficar ocupadas por alunos com um intervalo de médias muito curto (poucas décimas/centésimas - no meu ano, que foi atípico, variou de 18,00-18,05 (acho eu)...). Isto faz com que seja praticamente impossível prever quem vai lá cair, uma vez que é habitualmente uma das últimas opções e é sempre por muito pouco que não vai parar, p.e., à Covilhã.

• Like
Reactions: med1 and imanx

Éder12342

Membro
Matrícula
13 Julho 2016
Eu também estou muito inclinado a tentar ir para os Açores, no entanto, a minha média é de 17,67.. acham que dá?

Vansws

Membro Caloiro
Matrícula
23 Maio 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Eu também estou muito inclinado a tentar ir para os Açores, no entanto, a minha média é de 17,67.. acham que dá?
Acho que sim... Podes sempre tb colocar a da Madeira visto que a média é normalmente um pouco mais baixa que na dos Açores..

• Like
Reactions: Éder12342