Candidatos Medicina Açores/Madeira 2017/2018

Joanaarcos

Membro Veterano
Matrícula
21 Julho 2016
Curso
Medicina
Instituição
NMS | FCM
Olá, :relaxed: estou neste momento no 12º ano e gostava de entrar em medicina. Contudo não sei como irá ficar a minha média no final.:disappointed: Tenho andando a ver as universidades e as respectivas médias e durante essas pesquisas reparei que na Madeira/Açores, medicina tem a designação de Ciclo básico de medicina. Sendo do continente, gostava que alguém me esclarecesse quanto a diferença entre os dois cursos (se é que existe diferença) e como funciona caso queira pedir transferência para o continente. E já agora se quiserem dar umas informações adicionais ou umas dicas agradeço! :blush:
Muito obrigada!

X16

Membro Caloiro
Matrícula
13 Agosto 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUC
Olá, :relaxed: estou neste momento no 12º ano e gostava de entrar em medicina. Contudo não sei como irá ficar a minha média no final.:disappointed: Tenho andando a ver as universidades e as respectivas médias e durante essas pesquisas reparei que na Madeira/Açores, medicina tem a designação de Ciclo básico de medicina. Sendo do continente, gostava que alguém me esclarecesse quanto a diferença entre os dois cursos (se é que existe diferença) e como funciona caso queira pedir transferência para o continente. E já agora se quiserem dar umas informações adicionais ou umas dicas agradeço! :blush:
Muito obrigada!
Olá Joana! O que te posso fazer é falar da minha experiência nos Açores :) O facto de se chamar ciclo básico de Medicina quer dizer que fazes as "bases" nos Açores ou Madeira, sendo que nos Açores o curso dura 3 anos e depois continuas o 4º ano em Coimbra e na Madeira penso que seja 2 anos e depois continuas o curso em Lisboa . Quanto às transferências acho que é um pouco complicado porque acho que as vagas são muito escassas (acho que é 1 ou 2). O que alguns dos meus colegas fizeram foi continuar a estudar para os exames nacionais durante o 1ºano de Medicina nos Açores e depois voltaram a candidatar - se no ano a seguir ( e entraram!).

As aulas (nos Açores) normalmente são dadas por assistentes mas há cadeiras em que os professores de Coimbra vão lá durante alguns dias ou uma semana para dar a matéria que eles acham mais relevante. Quanto ao ambiente eu acho que é excelente :) Como somos poucos acabamos por ter um sistema de entreajuda que nos ajuda não só academicamente mas também quando as saudades de casa apertam ;)

Mais alguma dúvida é só dizeres :)
Não desistas e boa sorte para o 12ºano!

• Like
Reactions: Joanaarcos

Joanaarcos

Membro Veterano
Matrícula
21 Julho 2016
Curso
Medicina
Instituição
NMS | FCM
Olá Joana! O que te posso fazer é falar da minha experiência nos Açores :) O facto de se chamar ciclo básico de Medicina quer dizer que fazes as "bases" nos Açores ou Madeira, sendo que nos Açores o curso dura 3 anos e depois continuas o 4º ano em Coimbra e na Madeira penso que seja 2 anos e depois continuas o curso em Lisboa . Quanto às transferências acho que é um pouco complicado porque acho que as vagas são muito escassas (acho que é 1 ou 2). O que alguns dos meus colegas fizeram foi continuar a estudar para os exames nacionais durante o 1ºano de Medicina nos Açores e depois voltaram a candidatar - se no ano a seguir ( e entraram!).

As aulas (nos Açores) normalmente são dadas por assistentes mas há cadeiras em que os professores de Coimbra vão lá durante alguns dias ou uma semana para dar a matéria que eles acham mais relevante. Quanto ao ambiente eu acho que é excelente :) Como somos poucos acabamos por ter um sistema de entreajuda que nos ajuda não só academicamente mas também quando as saudades de casa apertam ;)

Mais alguma dúvida é só dizeres :)
Não desistas e boa sorte para o 12ºano!
Muito obrigada pela ajuda! :blush: É sempre bom ter a quem perguntar estas coisas.

• Like
Reactions: X16

carminhomcp

Membro
Matrícula
13 Julho 2016
Curso
MEDICINA
Instituição
NOVA MEDICAL SCHOOL - FCM
18.03 será seguro para entrar na Madeira ou Açores este ano?

• Like
Reactions: micaelap

inesfq

Membro Caloiro
Matrícula
22 Julho 2017
Acham que com 177.8 ainda da para entrar este ano em medicina em alguma ilha ?
Acho que vai ficar por aí nas ilhas... aposto que sim! estou com menos 1 décima que tu, e embora improvável estou a torcer p que desça para o 176,8 :p
--- Post atualizado ---
18.03 será seguro para entrar na Madeira ou Açores este ano?
De certeza, senão disparavam imenso as médias no continente!

• Like
Reactions: RCMF

barbara04

Membro Dux
Matrícula
15 Agosto 2015
Acho que vai ficar por aí nas ilhas... aposto que sim! estou com menos 1 décima que tu, e embora improvável estou a torcer p que desça para o 176,8 :p
--- Post atualizado ---

De certeza, senão disparavam imenso as médias no continente!
Rezandoo!!! Boa sorte!!

Ana Filipa Magalhães

Membro Caloiro
Matrícula
12 Julho 2017
Vais conseguir! Pode ser que as médias baixem um pouco! Vamos entrar os dois e depois vamos ter muito que estudar, ahaha! Oxalá que assim seja! :)
Bem, eu neste ano foi para Ciências Famacêuticas por causa das equivalências e pelo curso em si.
E posso dizer-te que foi o melhor ano da minha vida! Cresci imenso, ganhei outra maturidade, conheci pessoas incríveis e, muitas delas, estão neste momento na mesma situação. Grande parte dos alunos do meu curso pretendem seguir medicina e por isso nunca me senti "sozinha" nesta luta, o que também foi muito bom! Por isso, da minha opinião pessoal, aconselho-te a escolher outro curso e não a ficar parado. No entanto, isto é uma opinião meramente pessoal. Há muitas outras pessoas que defendem precisamente o contrário! :)

Olá, por acaso não me sabes dizer se CF tem muitas ou poucas equivalências para depois podermos mudar para medicina???

med1

Membro Veterano
Matrícula
13 Junho 2016
Olá, por acaso não me sabes dizer se CF tem muitas ou poucas equivalências para depois podermos mudar para medicina???
Olá, Ana Filipa! As equivalências dependem um pouco dos parâmetros estabelecidos pelos instuições de ensino. O curso de Ciências Farmacêuticas nos primeiros anos tem muitas unidades curriculares de química e algumas mais relacionadas com a biologia. São as cadeiras base, aquelas que não mudam ou que, geralmente, se alteram muito pouco ao longo dos tempos. Não são específicas e muitas delas, são naturalmente similares em ambos os cursos de saúde. No entanto, o plano curricular de uma faculdade de farmácia é ligeiramente diferente do de outra e o mesmo se passa com o curso de medicina, embora as alterações não sejam, evidentemente, significativas.
Relativamente às equivalências, não tenho experiência que me permita falar-te de uma forma detalhada e assertiva sobre o assunto, no entanto, por aquilo que vejo de muitos colegas meus, nem sempre é fácil obtê-las, embora o curso de CF seja dos mais "próximos" a Medicina e a segunda/terceira opção de muitos alunos com esse objetivo final.
Ainda assim, ressalvo o facto de ser até difícil, muitas vezes, obter equivalências quando os alunos pedem transferência para outro local, mantendo-se no mesmo curso. Assim sendo, aconselho-te a comparares os planos de estudo das faculdades que pretendes e acima de tudo a lutar pelo teu sonho, independentemente das equivalências que possas ou não ter. És jovem, penso eu, e por isso tens ainda tempo para fazer a escolha que te permitirá ser uma melhor profissional e uma pessoa ainda mais realizada.
Desculpa não ter ajudado, mas qualquer assunto sobre o curso de CF podes, se quiseres, falar comigo. Terei todo o gosto em poder esclarecer-te alguma dúvida.
Beijinhos e boa sorte nas tuas escolhas!

barbara04

Membro Dux
Matrícula
15 Agosto 2015
Estou um bocado indecisa na candidatura na ordem destas 2 faculdades: madeira e ubi. Alguem que me possa ajudar pfff ???

Lyneais

Membro Caloiro
Matrícula
22 Junho 2017
Curso
Medicina
Instituição
Universidade de Lisboa
Olá,

Este ano vou candidatar-me à medicina, e eu gostaria imenso de poder fazer o curso de medicina em lisboa, visto que aí habito. A minha média de escola é mais que suficiente, porém, umas vez que os exames nacionais não me têm corrido como esperado, penso que não vou conseguir média para entrar aqui.
Eu soube que na universidade da Madeira, eles leccionam o ciclo básico de medicina, e que, após 2 anos, passa-se a estudar na FMUL.
Porém, tenho algumas dúvidas:
É preciso ser morador da Região Autónoma da Madeira, para se candidatar?
Os moradores da madeira têm algum benefício/vantagen em relação aos moradores de fora?
Existe alguma desvantagem em estudar na madeira, relativamente aos cursos em outras cidades?

Muito obrigada

barbara04

Membro Dux
Matrícula
15 Agosto 2015
Olá,

Este ano vou candidatar-me à medicina, e eu gostaria imenso de poder fazer o curso de medicina em lisboa, visto que aí habito. A minha média de escola é mais que suficiente, porém, umas vez que os exames nacionais não me têm corrido como esperado, penso que não vou conseguir média para entrar aqui.
Eu soube que na universidade da Madeira, eles leccionam o ciclo básico de medicina, e que, após 2 anos, passa-se a estudar na FMUL.
Porém, tenho algumas dúvidas:
É preciso ser morador da Região Autónoma da Madeira, para se candidatar?
Os moradores da madeira têm algum benefício/vantagen em relação aos moradores de fora?
Existe alguma desvantagem em estudar na madeira, relativamente aos cursos em outras cidades?

Muito obrigada
Nao é preciso seres morador da regiao autonoma para te candidatares. Os moradores das ilhas tem sim vantagem na entrada do curso - preferencia regional (penso q cerca de 50% das vagas )

• Like
Reactions: davis

Matilde CT

Membro Caloiro
Matrícula
17 Julho 2018
Eu estou a ponderar candidatar-me ao Ciclo Básico de Medicina (Açores). Sei da existência de um certo "contrato" entre esta universidade e a universidade de Coimbra.
O que eu gostaria de saber é se todos os alunos, que acabem o 3º ano nos Açores, são transferidos para Coimbra ou há alguma limitação?

• Like
Reactions: Rui Veiga

Angelzz

sic parvis magna
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
3 Julho 2017
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Eu estou a ponderar candidatar-me ao Ciclo Básico de Medicina (Açores). Sei da existência de um certo "contrato" entre esta universidade e a universidade de Coimbra.
O que eu gostaria de saber é se todos os alunos, que acabem o 3º ano nos Açores, são transferidos para Coimbra ou há alguma limitação?
Sim, todos são transferidos.

• Like
Reactions: Rui Veiga

Rui Veiga

Membro Dux
Matrícula
28 Abril 2018
Curso
Engenharia física
Se tiveres mais dúvidas sobre os Açores podes falar comigo, estive lá :)