Candidatura à ensino superior para licenciados

Rodrigo

Membro Veterano
Matrícula
6 Junho 2015
Curso
Enfermagem
Instituição
ESEL
Sou licenciado à 1 anos, contudo não me sinto realizado na profissão que escolhi por ser uma profissão muito desvalorizada e sentir que é muito desgastante… Tenho pensado em estudar de novo e tenho me interessado muito por psicologia (sou licenciado na área da saúde).

Caso quisesse candidatar-me a um curso para licenciados como devo proceder? Pensei em psicologia na faculdade de psicologia da UL. Contudo tive a ver no site e não vi qualquer referência a concurso para licenciados… alguém sabe como concorrer e sabe se tenho de fazer exames ? Os exames nacionais que fiz na altura que ingressei no ensino superior já expiraram o prazo… sabem como se processa a seleção?

TTFF

Membro
Matrícula
5 Fevereiro 2021
Os critérios de seriação são publicados para cada ano de candidatura, por norma são ponderações para critérios deste tipo:

A) Relevância do Curso Anterior (X Pontos para muito relevantes, Y pontos para mais ou menos relevantes, Z pontos para nao relevantes)
B) Classificação Final Obtida

Sujeito a mudanças e deverão atualizar mais perto da abertura das candidaturas mas tenta perguntar aos SA se te podem dar uma ideia dos critérios a esperar.

Rodrigo

Membro Veterano
Matrícula
6 Junho 2015
Curso
Enfermagem
Instituição
ESEL
Os critérios de seriação são publicados para cada ano de candidatura, por norma são ponderações para critérios deste tipo:

A) Relevância do Curso Anterior (X Pontos para muito relevantes, Y pontos para mais ou menos relevantes, Z pontos para nao relevantes)
B) Classificação Final Obtida

Sujeito a mudanças e deverão atualizar mais perto da abertura das candidaturas mas tenta perguntar aos SA se te podem dar uma ideia dos critérios a esperar.
Não encontro nenhum concurso para licenciados em área de psicologia em Portugal

TTFF

Membro
Matrícula
5 Fevereiro 2021
Caro Rodrigo,

A transição do regime de Mestrado Integrado para a separação entre Licenciatura + Mestrado á parte poderá levar a demora dado a ajustes necessários aos regulamentos das faculdades que oferecem a Licenciatura, e articulação com os decreto-leis que regulam o concurso, que têm que ser atualizados atempadamente, mas os concursos sem provas normalmente são mais para o fim do ano ou seja ainda há tempo.

Sugiro que aguarde porque não existe nenhuma razão a meu ver para as instituições públicas desta área não abrirem este concurso especial, bem como conheço pessoas que fizeram ingresso por esta via em anos anteriores.