Candidatura à residência

coral

Membro
Matrícula
14 Dezembro 2018
Boa tarde!

Corrijam-me se estiver errada, mas as matriculas são obrigatoriamente presenciais, certo? E a questão da residência trata-se aquando da matricula, pelo que li. O meu problema é que serei deslocada, independentemente da universidade em que entrar, pelo que "daria jeito" já ter onde ficar, para não ter de fazer uma viagem de ida e volta que somaria no mínimo quatro horas no total. Se tanto a matricula quanto a candidatura à residência forem presenciais, como proceder neste caso?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @coral
Corrijam-me se estiver errada, mas as matriculas são obrigatoriamente presenciais, certo?
Depende da faculdade, mas na grande maioria, certo.
O meu problema é que serei deslocada, independentemente da universidade em que entrar, pelo que "daria jeito" já ter onde ficar, para não ter de fazer uma viagem de ida e volta que somaria no mínimo quatro horas no total. Se tanto a matricula quanto a candidatura à residência forem presenciais, como proceder neste caso?
Há algumas faculdades que em casos mais críticos arranjam temporariamente alojamento enquanto analisam os pedidos, mas terias de ver com os serviços sociais da instituição em causa.

• Like
Reactions: coral

coral

Membro
Matrícula
14 Dezembro 2018
Olá @coral

Depende da faculdade, mas na grande maioria, certo.

Há algumas faculdades que em casos mais críticos arranjam temporariamente alojamento enquanto analisam os pedidos, mas terias de ver com os serviços sociais da instituição em causa.
Certo, obrigada!

• Like
Reactions: davis

dmclm13

Membro
Matrícula
13 Outubro 2016
Olá, sabem se as residencias da UL é só para alunos de lá ou também dá para por ex os do ISCTE?

wefojoewfj

Membro Veterano
Matrícula
17 Outubro 2018
Eu queria candidatar me a uma residência da Universidade de Lisboa, mas pelo que vi isso tem que ser feito pela internet, aqui no IST disseram-me que tinha que ser assim porque não há aqui mesmo um sítio onde me possa candidatar presencialmente. Mas para candidatar pela internet, eu preciso de me registar como aluno, e para isso preciso de enviar um comprovativo de matrícula, mas apesar de já estar matriculado, eles disseram que isso é-me enviado para o drive e ainda demora um bocado a chegar, e que eles não passam comprovativos mesmo em papel (que eu assim digitalizava). Então isso impossibilita-me, de momento, a candidatar me à residência da Universidade de Lisboa, que era algo que eu queria tratar já, até porque ouvi que devemos ser rápidos a nos candidatar e assim até podia ter residência em breve. O que é que eu faço? Eles também olham para as candidaturas antes de o prazo destas acabaram como é com a bolsa da DGES?

Beatriz Tx

Membro
Matrícula
19 Julho 2018
Olá, amanhã vou me matricular na faculdade e pelo que sei, amanhã posso me candidatar às residências da UL. Não tendo direito a bolsa e vivendo a cerca de 130km de Lisboa, será que tenho hipóteses de ficar numa residência, se sim, poderia ficar logo desde o primeiro dia que irei frequentar a faculdade.
Caso me seja atribuída essa oportunidade e eu recusar, por já ter arranjado um quarto, existem consequências para um futuro em que me interesse realizar a candidatura às residências novamente?

Obrigada desde já

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Olá, amanhã vou me matricular na faculdade e pelo que sei, amanhã posso me candidatar às residências da UL. Não tendo direito a bolsa e vivendo a cerca de 130km de Lisboa, será que tenho hipóteses de ficar numa residência, se sim, poderia ficar logo desde o primeiro dia que irei frequentar a faculdade.
Caso me seja atribuída essa oportunidade e eu recusar, por já ter arranjado um quarto, existem consequências para um futuro em que me interesse realizar a candidatura às residências novamente?

Obrigada desde já
Olá, Beatriz. Há possibilidades de teres vaga numa resi da UL, mas dependerá do perfil dos outros candidatos, comparativamente ao teu. Fazes a candidatura no portal dos SASUL e eles podem demorar alguns dias a responder, embora poucos, dependendo da urgência. Se fores aceite, irás assinar um contracto e poderás ficar instalada na resi a partir desse momento.
Se já tiveres quarto, não há nenhuma consequência que te prejudique, desde que apresentes que tens um contracto e que é essa a razão de não ires para a resi. Lembra-te sempre que a probabilidade de não-bolseiros nas resis é menor.

• Fabulous
Reactions: Beatriz Tx

Beatriz Tx

Membro
Matrícula
19 Julho 2018
Olá, Beatriz. Há possibilidades de teres vaga numa resi da UL, mas dependerá do perfil dos outros candidatos, comparativamente ao teu. Fazes a candidatura no portal dos SASUL e eles podem demorar alguns dias a responder, embora poucos, dependendo da urgência. Se fores aceite, irás assinar um contracto e poderás ficar instalada na resi a partir desse momento.
Se já tiveres quarto, não há nenhuma consequência que te prejudique, desde que apresentes que tens um contracto e que é essa a razão de não ires para a resi. Lembra-te sempre que a probabilidade de não-bolseiros nas resis é menor.
Obrigada