Candidatura 2fase (sem vagas)

Letícia1234

Membro Veterano
Matrícula
31 Maio 2017
Olá! Fiquei colocada na primeira fase, no entanto não foi na minha primeira opção, fiquei com esperanças de conseguir na segunda fase dado que subi imenso no exame da segunda fase, foi então que essa esperança toda fugiu agora quando me deparei com a inexistência de vagas sobrantes para a segunda fase. Acham que vale a pena fazer a segunda fase de candidaturas? Apesar de alguém se arrepender e não se inscrever acham pouco provável de conseguir?
😔😔😔

Mary Gomes

Membro
Matrícula
22 Abril 2020
Curso
História
Instituição
FLUP
Estou na mesma situação!! Em todos os cursos que concorri não sobraram vagas, e queria voltar a concorrer na minha 1opção... Para já não faço ideia do que irei fazer. Tenho medo de concorrer e perder a vaga da 1 fase e nao entrar no curso que queria na 2fase. Estou à nora

• Like
Reactions: Letícia1234

Letícia1234

Membro Veterano
Matrícula
31 Maio 2017
Estou na mesma situação!! Em todos os cursos que concorri não sobraram vagas, e queria voltar a concorrer na minha 1opção... Para já não faço ideia do que irei fazer. Tenho medo de concorrer e perder a vaga da 1 fase e nao entrar no curso que queria na 2fase. Estou à nora
Pelo que me disseram, acho melhor inscreveres te na que ficaste colocada so para salvaguardar o lugar e caso não consigas entrar na segunda fase, tens sempre a primeira fase... Confesso q o curso é o mesmo, mas não era na universidade que queria e deixa me desanimada..

estudanteuniversitaria

Membro Veterano
Matrícula
22 Abril 2020
Curso
Engenharia Física
Instituição
FCUL
Olá! Fiquei colocada na primeira fase, no entanto não foi na minha primeira opção, fiquei com esperanças de conseguir na segunda fase dado que subi imenso no exame da segunda fase, foi então que essa esperança toda fugiu agora quando me deparei com a inexistência de vagas sobrantes para a segunda fase. Acham que vale a pena fazer a segunda fase de candidaturas? Apesar de alguém se arrepender e não se inscrever acham pouco provável de conseguir?
😔😔😔

Acho que deveriam tentar a 2ª fase e fazer matrícula na 1ª fase para assegurar a vaga. Caso entrem na 2ª fase podem matricular-se e o dinheiro das propinas é transferido. Caso não entrem na 2ª fase, ficam com a vaga garantida da 1ª fase caso tenham feito matrícula.

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
😔😔😔
Sim, claro que vale.
Posteriormente, ficarão disponíveis as vagas das recolocações que existiram nessa fase e as vagas dos candidatos que não efetuaram a matrícula na instituição.
A maioria dos cursos não tem vagas por ocupar agora, mas acaba por ter vagas para a 2ª fase.

Editado:
@Letícia1234 e @Mary Gomes Esqueci-me de acrescentar que, este ano, excecionalmente, podem ser acrescentadas ainda vagas de outros concursos na 2ª fase.

Última edição:

Letícia1234

Membro Veterano
Matrícula
31 Maio 2017
Acho que deveriam tentar a 2ª fase e fazer matrícula na 1ª fase para assegurar a vaga. Caso entrem na 2ª fase podem matricular-se e o dinheiro das propinas é transferido. Caso não entrem na 2ª fase, ficam com a vaga garantida da 1ª fase caso tenham feito matrícula.
Exato, vou fazer isso... Mas desanima não haver vagas que sobrem da primeira fase.. Af
Post automatically merged:

Sim, claro que vale.
Posteriormente, ficarão disponíveis as vagas das recolocações que existiram nessa fase e as vagas dos candidatos que não efetuaram a matrícula na instituição.
A maioria dos cursos não tem vagas por ocupar agora, mas acaba por ter vagas para a 2ª fase.
Assim espero! Fico feliz por no meio de tantos candidatos ao meu curso ter ficado colocada, mas não é bem aquilo que queria... E dado a minha nota mo exame de segunda fase gostaria de tentar, vou sentir que o meu esforço para chegar ao 18,3 na segunda fase foi em vão...

• Like
Reactions: beatrizpbarroso

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Assim espero! Fico feliz por no meio de tantos candidatos ao meu curso ter ficado colocada, mas não é bem aquilo que queria... E dado a minha nota mo exame de segunda fase gostaria de tentar, vou sentir que o meu esforço para chegar ao 18,3 na segunda fase foi em vão...
Com um bocado de sorte, vais ver que não foi em vão.

Letícia1234

Membro Veterano
Matrícula
31 Maio 2017
Com um bocado de sorte, vais ver que não foi em vão.
Muito obrigado, assimm espero! Então, faço normalmente a inscrição/matrícula onde fiquei colocada e faço a candidatura de segunda fase. Depois se conseguir,esperemos q sim, q preciso de fazer em relação à primeira? Dps é preciso fazer matricula na segunda q entrei?

Edgar H

Mod Decretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
  • Like

Mary Gomes

Membro
Matrícula
22 Abril 2020
Curso
História
Instituição
FLUP
Mas e se eu fizer a matricula neste curso agora, concorrer à 2fase e nao ficar no curso que quero não perco a vaga da 1fase?
Assim fico sujeita a nao entrar na 1fase nem na 2fase...

• Like

estudanteuniversitaria

Membro Veterano
Matrícula
22 Abril 2020
Curso
Engenharia Física
Instituição
FCUL
Mas e se eu fizer a matricula neste curso agora, concorrer à 2fase e nao ficar no curso que quero não perco a vaga da 1fase?
Assim fico sujeita a nao entrar na 1fase nem na 2fase...

Não, só perdes a matrícula da 1ª fase, se te matriculares à segunda fase. Caso contrário não perdes a vaga.

• Like

vasco_morais199

Membro Caloiro
Matrícula
8 Agosto 2020
Tenho uma questão.
eu fui colocado na minha 3a opção. Queria mesmo entrar na 1a opcao.
Eu posso me matricular e inscrever nessa 3a opção enquanto simultaneamente concorro à 2a Fase para tentar entrar no curso que eu quero?

• Like

estudanteuniversitaria

Membro Veterano
Matrícula
22 Abril 2020
Curso
Engenharia Física
Instituição
FCUL
Tenho uma questão.
eu fui colocado na minha 3a opção. Queria mesmo entrar na 1a opcao.
Eu posso me matricular e inscrever nessa 3a opção enquanto simultaneamente concorro à 2a Fase para tentar entrar no curso que eu quero?

Sim podes (e deves) para assegurar a vaga.

Frances

Membro Veterano
Matrícula
11 Maio 2016
Curso
Direito
Acho que percebi, FINALMENTE! Obrigada! Só perco a vaga da 1fase se me matricular na 2fase! :)
Quero só fazer uma pequena nota: não é preciso tu matriculares-te no curso em 2ª fase para perderes a vaga da 1ª. A partir do momento em que és colocada num curso qualquer em 2ª fase, perdes a vaga da 1ª, mesmo que depois não te chegues a matricular no teu novo curso.

• Like

Mary Gomes

Membro
Matrícula
22 Abril 2020
Curso
História
Instituição
FLUP
Quero só fazer uma pequena nota: não é preciso tu matriculares-te no curso em 2ª fase para perderes a vaga da 1ª. A partir do momento em que és colocada num curso qualquer em 2ª fase, perdes a vaga da 1ª, mesmo que depois não te chegues a matricular no teu novo curso.
Então mas?? Eu faço a matricula no curso da 1fase, concorro à 2fase. entro na 2fase num curso que não era tbm o meu pretendido... perco a matricula da 1fase?