Candidatura a mestrado

cv11

Membro Caloiro
Matrícula
16 Abril 2017
Boa noite. Neste momento estou no meu terceiro ano de licenciatura e irei concluí-la este semestre. Pretendo candidatar-me a mestrado e em certas universidades as fases de candidatura já estão a decorrer. Devo submeter já a minha candidatura ou aguardar pelo fim do ano lectivo? E se submeter agora a candidatura, tenho que aguardar até ao fim das respectivas fases para saber o resultado? Obrigada.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @cv11
Devo submeter já a minha candidatura ou aguardar pelo fim do ano lectivo? E se submeter agora a candidatura, tenho que aguardar até ao fim das respectivas fases para saber o resultado? Obrigada.
Tipicamente submetes já a candidatura, sendo que caso venhas a ser aceite é com a condição de que concluirás o curso neste ano lectivo.

Infamous

Membro
Matrícula
25 Agosto 2016
Curso
Microbiologia
Instituição
Universidade Católica
Só podes candidatar-te ao mestrado depois de acabar a licenciatura, as 1ª's fases estão a decorrer mas não é para quem acaba a licenciatura em junho/julho. Candidatas-te à fase que esteja aberta depois de acabares a licenciatura.

Infamous

Membro
Matrícula
25 Agosto 2016
Curso
Microbiologia
Instituição
Universidade Católica
Errado. Onde?

Politecnico do Porto, UP, UM... Não me deixaram candidatar às primeiras fases sem o certificado de licenciatura na mão. Só pude ir às segundas fases de candidatura nas diferentes faculdades.

Quem entrou na 1ª fase foi quem tinha cadeiras do 1º semestre atrasadas e que acabou a licenciatura em janeiro/fevereiro. Tenho a certeza e estive pessoalmente na secretária das mesmas.

Só se este ano mudou ou em alguma instituição for diferente

Freddy

Membro Veterano
Matrícula
12 Agosto 2016
Politecnico do Porto, UP, UM... Não me deixaram candidatar às primeiras fases sem o certificado de licenciatura na mão. Só pude ir às segundas fases de candidatura nas diferentes faculdades.

Quem entrou na 1ª fase foi quem tinha cadeiras do 1º semestre atrasadas e que acabou a licenciatura em janeiro/fevereiro. Tenho a certeza e estive pessoalmente na secretária das mesmas.

Só se este ano mudou ou em alguma instituição for diferente
Na Nova e no ISCTE não é assim.

Maria

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
14 Janeiro 2015
Curso
Jornalismo
Instituição
ESCS (IPL)
Ora bem, para não dizer coisas sem conhecimento de causa, fui à DGES pesquisar:

Acesso ao 2.º Ciclo
Podem candidatar-se ao acesso e ingresso nos ciclos de estudos de mestrado:
  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos.

Tratando-se de concursos institucionais, organizados por cada instituição de ensino superior, será junto das mesmas que poderá ser obtida informação específica sobre o acesso e ingresso nestes ciclos de estudos, bem como sobre as vagas a fixar para cada ano letivo.

Creio que este ponto que coloquei a negrito é muito importante, porque creio que nenhum de vós está a dizer coisas erradas, mas sim a transmitir aquilo que sabem, o que corrobora a informação da DGES.
Exemplos: "Podem candidatar-se aos mestrados da FCSH/NOVA os titulares de Licenciatura ou equivalente legal.".

ISCTE:

FASE DATA DE COMEÇO DATA DE FIM CUSTO
1ª Fase 15 Fevereiro 2017 02 Maio 2017 50.00 €
REQUISITOS

Podem candidatar-se a este mestrado:

• Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um primeiro ciclo de estudo organizado segundo o processo de Bolonha;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;
  • Detentores de um curriculum escolar, científico ou profissional reconhecido como atestando capacidade para realização do mestrado.
Como a 2 de maio presumo que nem todas as pessoas tenham a licenciatura terminada, existe um ponto que é o seguinte: "para os candidatos e candidatas que não têm um curso superior terminado..." mas como não percebo o motivo pelo qual os futuros licenciados ficariam em desvantagem, evoco a sabedoria do @davis para percebermos se realmente existem várias fases de candidatura (algo que me parece bastante plausível!) :)

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Como a 2 de maio presumo que nem todas as pessoas tenham a licenciatura terminada, existe um ponto que é o seguinte: "para os candidatos e candidatas que não têm um curso superior terminado..." mas como não percebo o motivo pelo qual os futuros licenciados ficariam em desvantagem, evoco a sabedoria do @davis para percebermos se realmente existem várias fases de candidatura (algo que me parece bastante plausível!) :)
Tipicamente o que se faz é o que referi em cima: o candidato submete a candidatura na condição de até determinada data ou até à matrícula conseguir comprovar que concluiu a licenciatura, logo quando concorre não a tem ainda. Caso contrário terias de ficar um ano parado à espera para concorrer ao mestrado. Mas tudo depende de como a instituição em causa gere o concurso.

• Like
Reactions: Maria

Infamous

Membro
Matrícula
25 Agosto 2016
Curso
Microbiologia
Instituição
Universidade Católica
O problema não é esse, é alguém por exemplo com média baixa entrar em 1ª fase em Maio porque tinha cadeiras para trás e acabou em dezembro a licenciatura e depois irem todos a um osso e média subir brutalmente na 2ª fase que é a fase que os licenciados se candidatam.

Mas tinha mais sentido poder provar que acabei a licenciatura até ao fim do prazo, mas nas instituições que referi recusam a candidatura sem o certificado.

LopesGod

Membro Caloiro
Matrícula
1 Setembro 2017
Planeio concluir os 3 anos de graduação em Tradução na NOVA.
E estava a pensar prosseguir com Mestrado em Artes Performativas na Escola Superior de Teatro, é possível?
Ou não me é permitido?