Candidatura ao Curso de Medicina em 2024/2025 com Exame de Português feito em 2023

catzzz

Membro Caloiro
Matrícula
10 Novembro 2024
Olá! Sou a Catarina e estou no 2° ano de medicina na Universidade dos Açores, no entanto quero candidatar-me este ano para medicina em coimbra. Fiz 2 exames no meu 12° ano (em 2023): o de português e o de matemática. Com as novas regras de acesso ao ensino superior que entrarão em vigor este ano gostava de saber como é calculada a média de acesso, no meu caso. Tenho 167 no exame de matemática, 149 no exame de física e química, 171 no exame de biologia, 191 no exame de português e 192 de média interna :)

Olá.
Com as novas regras de acesso ao ensino superior que entrarão em vigor este ano gostava de saber como é calculada a média de acesso, no meu caso.
Exactamente da mesma forma que eram antes. As alterações tipicamente apenas relevam para cursos que ou exigiam apenas um exame ou atribuíam um maior peso à nota interna do que aos exames, que não é o caso de Medicina.

Olá.

Exactamente da mesma forma que eram antes. As alterações tipicamente apenas relevam para cursos que ou exigiam apenas um exame ou atribuíam um maior peso à nota interna do que aos exames, que não é o caso de Medicina.
A minha dúvida é: eu posso usar o exame de português para concorrer já que ele este ano vai ser obrigatório? E se sim como faço a ponderação exame/nota interna?

A minha dúvida é: eu posso usar o exame de português para concorrer já que ele este ano vai ser obrigatório? E se sim como faço a ponderação exame/nota interna?
O exame de Português é obrigatório para terminar o secundário, que não é o teu caso. Não é pedido como prova de ingresso para o curso de Medicina. Posto isto, se não repetires exames concorres exatamente com a mesma média que concorreste.
🍀🤞

• Like
Reactions: sigis
A minha dúvida é: eu posso usar o exame de português para concorrer já que ele este ano vai ser obrigatório?
A menos que alguma universidade tenha passado a admitir esta prova, não podes.
As provas exigidas são fixadas pelas universidades.

Última edição: