Olá Ruben! Sou uma ex-aluna da ESELX do Curso de AVT e segue aqui um "review" honesto do curso.
É facto que não há muitas opções para Artes em Portugal, mas este curso envolve de tudo um pouco ao contrário de outros cursos em áreas artísticas, aqui aprendes desde escultura e pintura a multimédia, design de produto etc.
Em teoria tudo me soou muito bom para currículo, mas depois de uns meses no curso apercebi-me que o método de ensino da maioria dos professores é "aqui tens um tema, agora faz algo" e não senti que muitos trabalhos se baseassem em teoria ou técnica, depois de dois anos de aulas sinto que aprendi muito pouco com apenas alguns professores que faziam questão de que os alunos realmente aprendessem.
É um curso bom se quiseres apenas "testar" as águas, ver que áreas das artes despertam mais o teu interesse, e depois fazer uma especialização nisso, mas imaginando que sabes exatamente o que queres por exemplo, ser um animador ou artista de arte conceitual, ou até pintor, são muito poucas as oportunidades que tens neste curso de aprofundar conhecimentos, aprendes softwares de rajada para logo a seguir aprenderes outro á pressa, sem adquirir conhecimentos a fundo.
Basicamente sais de lá a dizer "sei mexer 20% em Photoshop e mais ou menos em Illustrator, já abri InDesign , e uma vez fiz 1 trabalho em Blender" viste muitos programas porque é bonito dizerem que vos ensinam a mexer nisso tudo, mas não te dão o tempo necessário para dominares as ferramentas.
E prepara-te para comeres no jardim nos dias de sol ou no corredor da escola quando chove, porque mal há espaços para os alunos, e os tetos cheios de humidade no inverno, passa-se um frio horrível.
Com isto dito, nem tudo é mau, há professores bons que dão as aulas de forma divertida, especialmente na área de fotografia e design, são professores competentes e experientes na área, é pena o plano de estudos ser o que é.