Candidatura de Mestrados - Dúvidas Gerais

Ruben M

Membro Caloiro
Matrícula
1 Junho 2015
Curso
Biotecnologia
Boa Tarde Comunidade,

Venho expressar aqui algumas das minhas dúvidas recentes ao proximo passo.

Se tudo correr bem, o que espero que aconteça, encontro-me licenciado em biotecnologia no final deste ano letivo.
Com intenção de realizar mestrado, ainda nao definido, tenho algumas dúvidas sobre este assunto, nomeadamente:

- Aspirava mestrados na àrea de sáude de alguma forma, como ambientes de trabalho por exemplo em hospitais, análise clínicas etc
Contudo ainda está sob a forma de análise, ainda ando à procura de um mestrado " certo "para mim, com licenciatura em biotecnologia na parte das ciências nao sei mesmo a que me candidatar, preferencialmente nao me queria candidatar a algo diretamente relacionado com a parte de ciência pura e investigação, se alguém tiver algum tipo de sugestoes agradecia

- Como vou realizar exame de época especial e nessa altura em junho já decorreram algumas fases de candidaturas de mestrados, restando me apenas a 3 fase de candidaturas
devo me candidatar já a alguns mestrados nesta 2º fase ? E se nao acabar o curso e a inscrição for aceite ? Tenho receio de nao ter vagas para um mestrado que aprecie na 3º fase

- Por último, se me candidatar a mestrado na universidade onde estou a tirar a licenciatura, poderei continuar a canditar-me a outros mestrados noutras instituições correto ?

Se me puderem dar um panorama geral desta situação de candidaturas a mestrados, já licenciados ou não agradecia imenso, exemplos de mestrados, experiencias etc
Obrigado e desculpem qq coisa, mas como se costuma dizer estou um pouco com " a corda ao pescoço "

ps: tenho que realizar exame em época especial, que é em em princípios de julho.

Babrun

Membro Veterano
Matrícula
4 Novembro 2017
Olá de novo! Julgo que já tenha falado contigo aqui no fórum, há uns meses atrás.
Eu estou ainda no 2º ano da licenciatura que frequento mas, tendo em conta que o ano já está quase a acabar, também já comecei à procura de mestrados (embora ainda tenho um ano para pensar hahahaha).

- Mestrados de saúde e cujos trabalhos se prendam com hospitais e análises clínicas, considerando a tua licenciatura em biotecnologia, consigo lembrar-me de mestrados em Análises Clínicas (existe, pelo menos, em Coimbra e no Porto, deixo-te aqui link do de Coimbra, para tomares como exemplo: Mestrado em Análises Clínicas - FFUC - Cursos - Universidade de Coimbra). Também me vem à cabeça mestrados na área de Farmacologia Aplicada (mais virado para ensaios clínicos), mas não sei se o teu curso te deu bases suficientes para apanhares a matéria de um mestrado deste tipo. Também tens mestrados da área da biotecnologia farmacêutica, os quais se calhar já terás maior número de bases para frequentar. Lembro-me também de teres mencionado que te interessaste por microbiologia. Podes optar por ingressar num mestrado de microbiologia (há vários no país), de preferência um que te permita fazer estágio + relatório, ao invés de uma tese, visto que queres uma via menos de investigação e mais profissionalizante. Sugeri-te isto porque a microbiologia pode ser profissionalizante se ingressares, como emprego, num laboratório de análises, tanto clínicas como alimentares. Acaba por ser abrangente, acho eu.

- Depende. As fases de candidaturas variam muito de mestrado para mestrado. Há mestrados cujas segundas fases de candidaturas vão até inícios de agosto, então, tendo em conta que o teu exame é só em princípios de julho, dava tempo. De qualquer maneira, visto que ainda não escolheste nenhum mestrado, recomendo-te tentar na mesma o ingresso em 2ª fase (apesar de teres esse exame especial). Também não perdes nada em tentar aceder à 3ª fase.

- Certamente que podes! :) Podes candidatar-te na insitituição que quiseres! No entanto um reparo: como por cada candidatura que apresentas, eles te taxam com, no mínimo, 20 euros sugiro moderares o número de mestrados a que te candidatas. Pessoalmente, selecionava os 3 mestrados que mais me agradassem e candidatava-me, no máximo, a apenas esses 3. Assim poupas dinheiro pois, mesmo que não entres no mestrado, eles não te reembolsam essa taxa de candidatura.

• Like
Reactions: davis

rosateixeira15

Membro Caloiro
Matrícula
7 Maio 2019
Boa noite a todos ;)

Então é assim... Estou a acabar a licenciatura em Educação Básica e queria inscrever-me a mestrado e tenho algumas duvidas... Tenho que me inscrever na 1 fase de candidaturas obrigatoriamente? Ou posso candidatar-me só na 2/3 fase?
As minhas opções para mestrado são em Braga e Vila Real, alguém sabe como funciona as candidaturas lá?

Muito obrigada 😊

Beatriz Gouveia

Membro Caloiro
Matrícula
15 Maio 2019
Boa tarde,

Sou estudante de Turismo numa universidade privada. Neste momento estou no 4º ano de curso porque estou a fazer cadeiras em atraso. Tenho um exame em Setembro, na época especial de conclusão de curso. No entanto, quero fazer mestrado numa faculdade pública e as inscrições são aceitas até junho.
A minha pergunta é, caso não consiga passar ao exame em Setembro, posso fazer mestrado na mesma numa outra instituição?

Obrigada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Beatriz Gouveia
Sou estudante de Turismo numa universidade privada. Neste momento estou no 4º ano de curso porque estou a fazer cadeiras em atraso. Tenho um exame em Setembro, na época especial de conclusão de curso. No entanto, quero fazer mestrado numa faculdade pública e as inscrições são aceitas até junho.
A minha pergunta é, caso não consiga passar ao exame em Setembro, posso fazer mestrado na mesma numa outra instituição?
Se não concluíres a licenciatura o mais provável é que qualquer candidatura que faças seja depois excluída.

rafafilipa

Membro Caloiro
Matrícula
16 Maio 2019
Curso
Jornalismo e Comunicação
Boas,

Eu estou longe de entender um porcento que seja da área da saúde, por isso irei focar apenas nas últimas duas questões, ok? Estive na mesma situação no final do ano letivo passado - com a licenciatura por concluir devido 1 unidade curricular, ter exame de época especial por fazer, etc e ver as fases de candidatura a mestrado a fechar sem eu poder candidatar-me. Portanto, o que eu fiz, na altura (ainda em julho) foi entrar em contacto com duas pessoas especificas: o diretor da minha licenciatura e o diretor do mestrado que eu pretendia, além de ir verificar os requisitos que o mestrado exigia para as candidaturas. Eles esclareceram-me melhor do que qualquer outra pessoa. Portanto:

- Não te candidates, seja qual for a fase, sem primeiro verificar se a instituição aceita candidatos que ainda não tenham terminado a licenciatura. Se o mestrado for na mesma instituição que a licenciatura, é provável que seja permitido (pergunta ao diretor do mestrado!); caso não seja a mesma instituição, é altamente improvável que aceitem. No meu caso, a candidatura exigia o certificado da licenciatura, implicando que esta estivesse concluída. Se ainda fores a tempo de te candidatares na 3a fase, não te preocupes, porque ainda vais a tempo. Normalmente a 1a fase é para estudantes estrangeiros e a 2a fase é que é para os estudantes nacionais. Por isso, de fores a ver bem, a 3a fase na realidade é a 2a(?), e normalmente há mais vagas do que pensamos. Eu estava aterrorizada com a probabilidade de não entrar e consegui facilmente. Se tiveres um média de licenciatura jeitosinha (mediana ou acima) e um currículo interessante, não precisas de te preocupar.

- Podes candidatar-te a mestrado em qualquer instituição de ensino superior, incluindo a mesma onde estás a tirar licenciatura. Tens apenas de verificar os requisitos especificos de cada instituição e cada mestrado antes de o fazeres. Mas se queres candidatar-te a mais do que um mestrado, tens de ter em consideração que as candidaturas de mestrado não funcionam como o concurso nacional de acesso ao ensino superior: normalmente é preciso pagar uma taxa (eu creio que paguei 50€), fazer uma carta de motivação e preparar o teu currículo. Por isso é preferível estudares bem qual a melhor opção e investires nela.

Espero ter ajudado!

rafafilipa

Membro Caloiro
Matrícula
16 Maio 2019
Curso
Jornalismo e Comunicação
Bom dia,

É possível fazer um mestrado em medicina sendo licenciada em Direito?
Boas,

Por princípio, é possível fazer mestrado em qualquer área independentemente da área da licenciatura. Já conheci que fizesse mestrado em Marketing depois de fazer licenciatura Desporto, eu própria tirei licenciatura em Comunicação e Design Multimédia e no momento estou no mestrado de Jornalismo e Comunicação.

PORÉM, a maioria dos mestrado pede que haja uma justificação ou uma relação entre as duas áreas, por isso a tua carta de motivação tem de ser muito boa e convincente.

No teu caso, provavelmente só poderás fazer na área do Direito dentro da Medicina, mas sugiro que investigues as opções existes e vejas a informação sobre o mestrado que pretendes.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @Diana Boucinha
É possível fazer um mestrado em medicina sendo licenciada em Direito?
Medicina é um curso especial em Portugal, que entre outras coisas não tem candidaturas para o mestrado. Poderias concorrer à licenciatura pelo concurso especial para licenciados, mas aí os critérios de candidatura são definidos por cada instituição e terias de ver uma a uma se terias condições para concorrer.